Jump to content

Photo

Uso de foto p/ caixa de miniatura

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
37 replies to this topic

#21 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,345 posts

Posted 15 de March de 2012 - 15:59

Aí sim é bom, por que além de um valor fixo recebe por um tempo os lucros (afinal a foto entra no custo da produção). Mas creio que são moscas brancas.

não... seria vender a foto E os royalties dela por 10 anos no total de 500 dolares (ou 4.16 dolares por mes).
segundo o produtor da propaganda, seria para uma revista com 20k tiragens.

#22 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 15 de March de 2012 - 20:35

Caros, o cara parece uma máquina, só responde a mesma coisa, não é capaz de argumentar:
Perdi a paciência:

Lvcivs, meu avo costumava falar que o dia é mais longo que a salsicha (é um ditado húngaro)... com isto ele queria dizer (em portugues) é que nao se queimam pontes.

Entao, apesar de eu achar que voce marcou seu ponto, tentou negociar e a outra parte se se manteve firme na recusa, e apesar de achar que voce falou o que estava entalado na garganta de todo mundo aqui para falar, permita-me dar uma sugestao? Da proxima vez, na diplomacia, simplesmente dá-lhe um "respectfully decline the offer"...

Eu sou um tipo muito rebelde (mais do que transparece) e para eu te falar isso é até meio incoerente de minha parte, mas só posso falar que já fui mais longe com elegancia do que com rebeldia. Muitas vezes eu retruquei com meu avô, achava que ele era um bobo por nao falar o que tinha que ser falado, mas na medida que a gente avança no tempo e nas experiencias a gente percebe que o mundo é muito pequeno e dá voltas pra chuchu.

Hoje eu entendo o que meu avô queria dizer. Pena que nao escutei ele mais vezes. Sei que se conselho fosse bom a gente vendia, mas dá-los também nao custa. Espero que voce me entenda na boa. :)

Parabéns pela linda foto e te desejo sempre muito sucesso! :joinha:

#23 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts

Posted 15 de March de 2012 - 22:13

Entendo perfeitamente. Também sou do tipo rebelde mas também já percebi que com elegância e serenidade se vai ao longe e ganha-se respeito de verdade, e durante muito tempo confundi isso com engolir sapo.

Mas eu tô fora de negócio com esses caras. A resposta idêntica ao primeiro email provou pra mim que eles não estavam nem aí. Tenho um histórico nisso q foi uma foto minha publicada numa revista nacional, a preço de banana. Não gostei da sensação e não vejo sentido em sair dizendo "ó, a foto é minha", sendo q ganhei uma mixaria perto do q o sindicato exige oficialmente.

Como disse no outro post, não me importo de receber menos financeiramente, desde que a compensação seja satisfatória. Acho porém, que nesta ânsia de "fazer nome", "não queimar meu filme", muito fotógrafo amador se prostitui e vende por preços baixos, ferrando o mercado profissional.

Prefiro expor minhas fotos de graça aqui no CR, no Airliners, no AeroEntusiasta/AeroFórum, no grupo do Flickr, do que expô-las fisicamente a preço de banana. Eu sei que meu pensamento é deveras utópico, mas se eu puder fazer o que eu acho certo, eu farei. Acho que é importante manter pontes, mas também ter a consciência de qual pontes não se deseja usar. Prefiro vender 1 foto a preço justo do que 500 por ofertas como a dessa cara. Por isso, por mais que provavelmente esteja queimando uma ponte, estou tranqüilo, pq eu não quero lidar com esse babaca e essa empresa tão cedo. Tem pontes que eu acho melhor nem ter mesmo...

#24 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 15 de March de 2012 - 22:26

Mas eu tô fora de negócio com esses caras. A resposta idêntica ao primeiro email provou pra mim que eles não estavam nem aí. Tenho um histórico nisso q foi uma foto minha publicada numa revista nacional, a preço de banana. Não gostei da sensação e não vejo sentido em sair dizendo "ó, a foto é minha", sendo q ganhei uma mixaria perto do q o sindicato exige oficialmente.

Como disse no outro post, não me importo de receber menos financeiramente, desde que a compensação seja satisfatória. Acho porém, que nesta ânsia de "fazer nome", "não queimar meu filme", muito fotógrafo amador se prostitui e vende por preços baixos, ferrando o mercado profissional.

Prefiro expor minhas fotos de graça aqui no CR, no Airliners, no AeroEntusiasta/AeroFórum, no grupo do Flickr, do que expô-las fisicamente a preço de banana. Eu sei que meu pensamento é deveras utópico, mas se eu puder fazer o que eu acho certo, eu farei. Acho que é importante manter pontes, mas também ter a consciência de qual pontes não se deseja usar. Prefiro vender 1 foto a preço justo do que 500 por ofertas como a dessa cara. Por isso, por mais que provavelmente esteja queimando uma ponte, estou tranqüilo, pq eu não quero lidar com esse babaca e essa empresa tão cedo. Tem pontes que eu acho melhor nem ter mesmo...

Tá... mas só para esclarecer: Nao critiquei de jeito nenhum sua decisao. Pelo contrário, até falei aí que voce falou o que tava entalado na garganta de todo mundo... o meu post foi só referente à maneira de como mandar eles tomar banho e nao ao fato de faze-lo. :joinha:

#25 Junio Gracielo

Junio Gracielo
  • Usuários
  • 2,522 posts

Posted 15 de March de 2012 - 22:52

Meu amigo fotógrafo aéreo, que por sinal vive e muito bem dissso com clientes no Brasil todo de Norte a Sul, reconhecido no ES com banners pela cidade e foto em selo dos Correios (chega né rsrsrsrs) me disse que tudo tem seu preço e que é preciso saber negociar. As vezes com um pequeno lance se inicia um grande negócio mas de graça NUNCA!

Eu sou mero aprendiz de spotter, em breve pretendo fazer um curso de fotografia pra melhorar um pouco mais e tals, não levo esse hobbye a sério nem pretendo levar, mas o fato de não ser profissional nem viver do ramo me faz repensar e muito sobre o que muitos aqui disseram, enfim... Cada um pensa como achar melhor!

Cada um têm o direito de fazer o que bem entender de suas "imagens". Ahh quem me dera se eu fosse um spotter, ressalto, spotter logo me refiro amador, e ai vendesse uma foto, isso depois de uns 3 anos de spotting, vendese uma só foto e ficasse milionário rsrsrsrsrs.

#26 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 16 de March de 2012 - 11:22

Junio, confesso que não consegui captar exatamente para qual lado da balanço seu comentário pendeu, já que no início você comenta sobre o que seu amigo fotógrafo disse, que no meu entender é exatamente o que todos estão falando aqui no tópico, que deve-se pedir o valor justo, porém no fim da postagem entendi que um spotter, por ser um fotógrafo amador, não deve se preocupar tanto em conseguir um valor alto ou justo (diga-se de passagem, justo sob o ponto de vista do mercado) em sua foto.

O que foi dito no tópico tem a ver com correção. Claro que tudo é uma questão a ser avaliada, que cada negocação é uma história diferente, que cada pessoa tem motivos e interesses diferentes no que se refere ao seu trabalho, no caso às suas fotos, mas essa idéia de valor de mercado serve como parâmetro, como diria o Bertoli, independente da pessoa ser ou não um fotógrafo profissional, até porque custo todo mundo tem, mesmo que no caso do hobby seja um custo bancado sem interesse comercial.

Vale dizer que o fato de ser um hobby, justamente porque tudo tem um custo (seja equipamento, deslocamento, alimentação, etc), não faz qualquer valor ser lucro, a não ser que a medida do lucro seja diretamente proporcional ao valor de se massagear o ego.

Lvcivs, quanto a questão colocada pela Keka, gostaria de acrescentar algo. Entendo perfeitamente a colocação feita por você de que algumas pontes nós devemos simplesmente descartar, mas se existe o interesse em comercializar as fotos, é importante pensar que diversas pontes se conectam a outras, e simplesmente declinar evita que a pessoa se sinta ofendida e faça uma propaganda negativa sua para outras.

Claro que aqui também as coisas devem ser colocadas sob perspectiva, pois não acho que no caso de quem fotografa por hobby isso seja verdadeiramente um fator, mas para quem trabalha na área penso que com certeza é algo a se considerar sempre que estiver fazendo uma negociação.

E segue o bonde, até porque é praticamente uma unanimidade entre todos nós que postamos aqui neste tópico que o mais importante você fez.

Assim você valorizou não só o seu trabalho mas também o dos demais.

Um abraço.

#27 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 16 de March de 2012 - 14:42

Lvcivs, quanto a questão colocada pela Keka, gostaria de acrescentar algo. Entendo perfeitamente a colocação feita por você de que algumas pontes nós devemos simplesmente descartar, mas se existe o interesse em comercializar as fotos, é importante pensar que diversas pontes se conectam a outras, e simplesmente declinar evita que a pessoa se sinta ofendida e faça uma propaganda negativa sua para outras.

É isso mesmo captou muito bem o que eu quis dizer... e além das pontes se conectarem, também mudam de lugar. A gente nunca sabe quando vai tropeçar de novo com a mesma pessoa ou empresa em outro lugar ou empresa. Coisa que, por sinal, acontece muuuuito frequentemente.

E segue o bonde ;)

#28 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 16 de March de 2012 - 21:36

Algumas pessoas, além de destruir a ponte, é bom deixar um pacote de C4 armado, pra caso ela seja montada novamente, explodir e se destruir automáticamente. :P

#29 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 16 de March de 2012 - 21:44

Meu amigo fotógrafo aéreo, que por sinal vive e muito bem dissso com clientes no Brasil todo de Norte a Sul, reconhecido no ES com banners pela cidade e foto em selo dos Correios (chega né rsrsrsrs) me disse que tudo tem seu preço e que é preciso saber negociar. As vezes com um pequeno lance se inicia um grande negócio mas de graça NUNCA!

Eu sou mero aprendiz de spotter, em breve pretendo fazer um curso de fotografia pra melhorar um pouco mais e tals, não levo esse hobbye a sério nem pretendo levar, mas o fato de não ser profissional nem viver do ramo me faz repensar e muito sobre o que muitos aqui disseram, enfim... Cada um pensa como achar melhor!

Cada um têm o direito de fazer o que bem entender de suas "imagens". Ahh quem me dera se eu fosse um spotter, ressalto, spotter logo me refiro amador, e ai vendesse uma foto, isso depois de uns 3 anos de spotting, vendese uma só foto e ficasse milionário rsrsrsrsrs.

Pelo que eu entendi, tu acha que só quem é profissional tem o direito de cobrar pelas fotos? E que acha normal a pessoa "dar" a foto caso não seja? Se realmente for isso, cara, reveja seus conceitos. ;)

Ps: Esse seu amigo, é o Leonel?(Perdão a indiscrição)

#30 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 16 de March de 2012 - 23:16

Algumas pessoas, além de destruir a ponte, é bom deixar um pacote de C4 armado, pra caso ela seja montada novamente, explodir e se destruir automáticamente. :P

Tá... suit yourself. :suicide_anim:

:angel:

#31 Junio Gracielo

Junio Gracielo
  • Usuários
  • 2,522 posts

Posted 16 de March de 2012 - 23:17

Pelo que eu entendi, tu acha que só quem é profissional tem o direito de cobrar pelas fotos? E que acha normal a pessoa "dar" a foto caso não seja? Se realmente for isso, cara, reveja seus conceitos. ;)

Ps: Esse seu amigo, é o Leonel?(Perdão a indiscrição)

Já que tu perguntou, sim é o Leonel Albuquerque!

http://redeglobo.glo...gra-10/1850341/

Edited by Junio Gracielo, 16 de March de 2012 - 23:22 .

#32 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 17 de March de 2012 - 10:21

Já que tu perguntou, sim é o Leonel Albuquerque!

http://redeglobo.glo...gra-10/1850341/

Eu jamais via cair no erro de Julgar o trabalho dele ou coisa parecida. (Espero que entenda esse comentário) Mas tem muito "spotter" do CR que não deixa em nada a desejar as imagens dele, com qualidade tão boa ou superior. Aí vai fazer de graça só pq não vive disso?

Edited by Wagner Damasio, 17 de March de 2012 - 10:24 .

#33 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 17 de March de 2012 - 11:16

A minha opinião é a seguinte: Quer usar minha foto comercialmente? Pague um preço justo (existem várias tabelas por aí com preço de fotos de arquivo de acordo com a finalidade) . Agora, querer explorar quem desconhece o mercado praticando preços parasitários? É como o Damásio disse. Além de demolir pontes com esse tipo de pessoa, é bom ter um pouco de C4 reservado, "just in case". Sério! Esse tipo de pessoa que propõe modelos de negócio parasitas, onde pra ele ganhar o outro necessariamente tem que se #####, eu quero distância. É o tipo de pessoa que eu não faço questão de me relacionar nem ter o meu trabalho associado..
" Ah, mas se for assim você não vai ter cliente nenhum" Como eu disse, cliente desse tipo não quero. Isso não é cliente, é parasita.
Quem se curva muito deixa o traseiro à mostra.
Minhas duas rúpias :thumbsup:

#34 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 17 de March de 2012 - 11:34

A minha opinião é a seguinte: Quer usar minha foto comercialmente? Pague um preço justo (existem várias tabelas por aí com preço de fotos de arquivo de acordo com a finalidade) . Agora, querer explorar quem desconhece o mercado praticando preços parasitários? É como o Damásio disse. Além de demolir pontes com esse tipo de pessoa, é bom ter um pouco de C4 reservado, "just in case". Sério! Esse tipo de pessoa que propõe modelos de negócio parasitas, onde pra ele ganhar o outro necessariamente tem que se #####, eu quero distância. É o tipo de pessoa que eu não faço questão de me relacionar nem ter o meu trabalho associado..
" Ah, mas se for assim você não vai ter cliente nenhum" Como eu disse, cliente desse tipo não quero. Isso não é cliente, é parasita.

:rev: :rev: :rev:

#35 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 17 de March de 2012 - 11:44

Bertoli, tá tudo certo, claro. Todavia, eu acho que responder com educacao a um email nao custa nada. Declina e se quiser até justificar dizendo que "I decline your offer because I don't think it is dignifying" tá bom o suficiente.

Quando a gente é grosso só por que alguém fez uma oferta indecente isso nao muda a prática de mercado desse sujeito e nem vai alterar o resultado final da pessoa nao conseguir o que ela quis pelo preco que ela quis, a única coisa que fica clara com uma resposta atravessada é o atravessado da resposta.

Pra que isso? Educaçao nunca fez mal a ninguem.

Jogue a primeira pedra quem nunca tomou ferro por falar sincero demais.

Agora por favor levante a mao quem já tomou ferro porque usou um pouco de diplomacia.

#36 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 17 de March de 2012 - 12:22

Quando a gente é grosso só por que alguém fez uma oferta indecente isso nao muda a prática de mercado desse sujeito e nem vai alterar o resultado final da pessoa nao conseguir o que ela quis pelo preco que ela quis, a única coisa que fica clara com uma resposta atravessada é o atravessado da resposta.

Eu já vejo de outra forma. Tem pessoas que necessitam de uma sacudida pra cair na real. Veja, o Lucio tentou ser educado e o cara simplesmente ficava repetindo a mesma coisa. Poxa! O que ele achou? que tava tratando com algum idiota?
Num primeiro contato, concordo que cortesia e polidez nunca fizeram mal a ninguém, entretanto há pessoas que agem com má fé e com essas eu não sinto nem um pouco de remorso de dar uma bela patada.

Jogue a primeira pedra quem nunca tomou ferro por falar sincero demais.

Ser sincero demais é diferente de ser grosso. E maquiar sinceridade por interesse é hipocrisia.

Agora por favor levante a mao quem já tomou ferro porque usou um pouco de diplomacia.

Eu já! E não foi uma vez só.

A questão é: Não adianta tratar bem gente mau caráter.

#37 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 17 de March de 2012 - 12:44

Acho que temos duas situações que precisam ser separadas aqui: saber com quem negociar e saber como negociar.

Eu diria que as duas são uma arte, e a capacidade de negociação, bem como o sucesso, será medido pela capcidade de bom julgamento envolvendo ambas.

Se todos educadamente declinassem, a pessoa que faz as propostas abaixo do aceitável se veria obrigada a adequar suas propostas ao mercado, e essa é a única forma de fazer alguém que pensa somente nos seus interesses mudar a sua forma de pensar.

O poder de persuasão no meu modo de ver está não apenas nas palavras mas também nas atitudes. A simples recusa ou aceitação é o que mais importa quando há interesses comerciais envolvidos.

De certa forma a recusa da maioria fará o papel do C4 sempre presente que o Damasio mencionou para implodir determinadas pontes.

Um abraço.

#38 Mateus Torres

Mateus Torres
  • Usuários
  • 92 posts

Posted 25 de April de 2012 - 10:20

Fiz questão de ler todos os posts e gostaria de deixar uma mensagem:

"Não confundam sinceridade com grosseria, falsidade com educação e amigos com colegas"

Grande abraço à todos!