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Concurso ANAC 2012


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100 replies to this topic

#21 jrpilot

jrpilot
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Posted 02 de April de 2012 - 23:46

Citei o LULA "Peregrino" pois não creio que esteja sendo citado o nome de Carlos Eduardo Magalhães da Silveira Pellegrino,ex-coronel da FAB e ex-piloto de caça.
Preferi me fazer de burro....

#22 Leduc

Leduc
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Posted 03 de April de 2012 - 03:35

Rs! ....... Sem problemas jrpilot.

Quis dizer o presidente interinino da ANAC, Carlos Pellegrino. Este teve a sua gestão entre a saida da Solange paiva e o atual presidente Marcelo dos Guaranys.
:thumbsup:

#23 jrpilot

jrpilot
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Posted 03 de April de 2012 - 10:18

Rs! ....... Sem problemas jrpilot.

Quis dizer o presidente interinino da ANAC, Carlos Pellegrino. Este teve a sua gestão entre a saida da Solange paiva e o atual presidente Marcelo dos Guaranys.
:thumbsup:

Assim sendo, só resta lhe dizer: Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Leva isso como um elogio de uma pessoa que não faz isso à toa.
Parabéns mesmo.....
10.
Fez o papel que milhares queriam ter a coragem ou a oportunidade em fazer!
Pena que os cargos de confiança da ANAC são comissionados e escolhidos direto pelo presidente (citei o lula pois ele queria colocar um afilhado dele ali..... sem comentarios)
"Contamina" o pessoal ai para terem a mesma postura e linha de raciocínio.
Era o tipo de coisa que eu imaginei que fosse morrer com 100 anos e jamais ouvir!
Já que vc trouxe a minha ingeligencia de volta, o Sr. Pellegrino (achei que fosse o peregrino Lula) desnecessário então dizer qq coisa né?
Abraço e boa jornada ai.
Jr

#24 Diego Nascimento

Diego Nascimento
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Posted 05 de April de 2012 - 15:31

malditos concursistas!

#25 RafaelBoaventura

RafaelBoaventura
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Posted 07 de April de 2012 - 10:50

Concurso é o ouro!

#26 RIGHT

RIGHT
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Posted 07 de April de 2012 - 10:54

Até eu vou estudar para este!!!

#27 jambock

jambock
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Posted 07 de April de 2012 - 21:29

Eu não quero ser o "advogado do diabo", mas o colega culpou as pessoas erradas...
A culpa não é deles, quem decide o programa do edital e suas exigências é a ANAC, bem como, ela é a responsável pelo treinamento e capacitação dos servidores.

Em todos os concurso que exigem "nível superior em qualquer area" acontece isso. Na PF/ABIN, não é raro ver fisioterapeutas, graduados em matemática, física, psicologo e etc... O candidato está atrás de emprego e estabilidade, simples assim. E não rara as vezes, possui até boa vontade pra se virar, mas, não sabe onde procurar conhecimento e quem deveria fiscalizar o serviço, não o faz.
A Anac é ineficiente por culpa do gestor comissionado... Mude a direção da agência para pessoas que "entendem do riscado", pra se ela não melhora uns 800%.

Os concursos têm que serem realizados à maneira dos que exigem curso na Escola Superior Fazendária, uma vez aprovados e classificados em uma primeira etapa. Após seis meses de curso na mencionada Escola os aprovados serão nomeados por ordem de classificação.

#28 jambock

jambock
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Posted 07 de April de 2012 - 22:12

malditos concursistas!

Prezado Diego Nascimento: estranho teu brado de revolta. Diga-me uma coisa, por que meio uma pessoa apolítica, sem padrinho, sem QI (quem indica), sem PH (parente do homem) vai poder ingressar na função pública, para ocupar um cargo subalterno (sim, subalterno, porque o de direção sempre será dado a um cupincha, tendo capacidade ou não) a não ser por meio de um concurso público, que classificará os melhores preparados?
Se a dinâmica do concurso não é a mais adequada, são outros quinhentos. Eu desejaria que todos os concursos tivessem duas etapas. A primeira, aprovação e classificatória e a segunda, através de um curso de treinamento com duração de +/- seis meses (com bolsa de estudo) e posterior nomeação dos melhores classificados, seguido de um período de estágio probatório ( que já é indispensável e obrigatório na função pública) de dois anos. Sòmente após isso é que o candidato seria efetivado e estabilizado na função pública.
A Polícia Federal, a Receita Federal, já utilizam este sistema de seleção. O mesmo sistema está aplicado nos Institutos Militares envolvidos na seleção de pessoal civil (médicos, dentistas, advogados, professores, economistas, contadores, etc.) para ingresso na carreira militar. E por aí vai...

#29 FCANTERAS

FCANTERAS
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Posted 08 de April de 2012 - 05:57

malditos concursistas!


Poderia explicar o motivo de sua revolta??

#30 RIGHT

RIGHT
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Posted 08 de April de 2012 - 10:43

Na ANAC também tem-se o estágio probatório a ser cumprido.

#31 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 09 de April de 2012 - 00:17

Aos que participarem: bons estudos e boa sorte na prova! Espero que dos muitos selecionados hajam majoritariamente gente que gosta de aviação, pois isso vai melhorar muito a ANAC e trabalharão com o que gosta. Porém o exemplo que o jrpilot deu é verdadeiro. Tem gente que presta trocentos concursos para conseguir "entrar na máquina" (como eu ouvi de uma funcionária pública).

#32 aerobronco

aerobronco
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Posted 10 de April de 2012 - 23:58

citei que um dos grandes problemas era ocasionado pelo concurso de 2009, da qual não caiu nem a lei de criação da ANAC, nada relacionado a aviação e suas demais áreas e sim conteúdos que favoreciam aos concurseiros profissonais. Que era muito comum escutar dos recém emposados (pedagogos, fisioterapeutas.... etc), durante o cafézinho, que aquilo era um emprego temporário para ganhar grana enquanto se preparava para um outro concurso mais interessante.

cara, eu fiz o concurso de 2009 e não foi nada disso que você tá falando.
Na prova que eu fiz (area 1 engenharia, 100 vagas) haviam várias questões de aerodinâmica, controle de aeronaves, mecânica aeronáutica, etc
Na prova da area 2 (piloto, 20 vagas) só tinha assuntos relacionados a aviação.
O total de vagas era 200, então em mais que metade das vagas para o cargo de Especialista havia algum tipo de conhecimento de aviação era necessário.
Lembrando que aviação também é o que a Embraer e Helibras fazem, aviação não é só aeroclube e ponte aérea.

O concurso que encheu a ANAC de pedagogos e fisioterapeutas (que você citou) foi o anterior, de 2006.
Nessa época os salários eram menos da metade do valor de 2009 (que é praticamente o mesmo de hoje).
Quem deu a turbinada nos salários (da ANAC e de todas outras agências reguladoras) lá por 2008 foi o Lula.

Sobre o fato de não cair "regulamentos ANAC" no concurso da ANAC de 2009, entendo que é porque os próprios regulamentos estão/estavam sendo revistos (RBHA sendo atualizados para RBAC) e na época entendeu-se que era melhor fazer um concurso para selecionar através do conhecimento técnico em detrimento do conhecimento "regulativo" ou legislativo.

Depois do concurso, houve então um curso de formação de 1 mês (inclusive sábados) em Brasília que ainda poderia ser eliminatório, no qual foi abordado o funcionamento da ANAC.


Na teoria muito bonito, na prática você chega na ANAC e só vai imprimir e carimbar papel !!
As decisões são tomadas por comissionados que estão em altos cargos por questões políticas, e ainda existe uma cultura militar de comunicação institucional inexistente. Entre outras "características"...

#33 Reineves

Reineves
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Posted 12 de April de 2012 - 10:46

Sabe, tem uma coisa muito triste no meio dessa historia toda!
Podem falar a vontade quem nao concordar comigo... porém eu já fui deselegante ao ponto de digitar o nome de um fulano da ANAC RECIFE no google para saber com quem eu iria comprar uma briga por ter perdido a validade de uma autorização de um voo de recheque em fortaleza, por causa desse cara da Agencia e eu dei de cara com os resultados dele em concursos da petrobras, policia federal, policia rodoviaria federal, anatel, aneel, bb, agu, receita federal, inss e uma porrada de outras em varios estados e municipios que ele não passou da primeira fase.... o cara era formado em direito!
Concurseiro nato! ele nao queria saber do que, mas queria ser funcionario publico federal, estadual, municipal, distrital..... qq porcaria para exercer a arte de ganhar dinheiro nas costas do povo e incompetente pois se fosse um voo de algum piloto sem experiencia e que já nao fosse calejado disso, o cara ia perder a experiencia recente (se fosse aluno de algum aeroclube) alem da autorização... (4 mil reais de prejuizo por causa de um clown, bad worker)
Eu sou suspeito para falar pois eu tenho um pairente que é funcionario publico federal aposentado ha pouco tempo, porém ele prestou 1 concurso na vida, passou na primeira, fez exatamente o que gostava, tem duas marcas de balas no corpo por cumprir a obrigação dele. Continua trabalhando, mas no escritorio dele....
Infelizmente nem todos são assim....


Vivi isso aí durante minha carreira na FAB. Foi o único concurso que prestei, um sonho de infância que consegui concretizar. Infelizmente nos últimos anos uma grande parte dos colegas "estava" militar...enquanto não passava em outro concurso ...

#34 Reineves

Reineves
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Posted 12 de April de 2012 - 11:10

Na ANAC também tem-se o estágio probatório a ser cumprido.


Alguém conhece algum funcionário demitido durante o estágio probatório?
Na FAB esse período é de 10 anos e só se demite após um processo demorado e muito bem embasado judicialmente. Nunca vi ninguem ser demitido por INCOMPETÊNCIA, todos os casos foram por INDISCIPLINA.

#35 Leduc

Leduc
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Posted 12 de April de 2012 - 18:38

cara, eu fiz o concurso de 2009 e não foi nada disso que você tá falando.
Na prova que eu fiz (area 1 engenharia, 100 vagas) haviam várias questões de aerodinâmica, controle de aeronaves, mecânica aeronáutica, etc
Na prova da area 2 (piloto, 20 vagas) só tinha assuntos relacionados a aviação.
O total de vagas era 200, então em mais que metade das vagas para o cargo de Especialista havia algum tipo de conhecimento de aviação era necessário.
Lembrando que aviação também é o que a Embraer e Helibras fazem, aviação não é só aeroclube e ponte aérea.

O concurso que encheu a ANAC de pedagogos e fisioterapeutas (que você citou) foi o anterior, de 2006.
Nessa época os salários eram menos da metade do valor de 2009 (que é praticamente o mesmo de hoje).
Quem deu a turbinada nos salários (da ANAC e de todas outras agências reguladoras) lá por 2008 foi o Lula.

Sobre o fato de não cair "regulamentos ANAC" no concurso da ANAC de 2009, entendo que é porque os próprios regulamentos estão/estavam sendo revistos (RBHA sendo atualizados para RBAC) e na época entendeu-se que era melhor fazer um concurso para selecionar através do conhecimento técnico em detrimento do conhecimento "regulativo" ou legislativo.

Depois do concurso, houve então um curso de formação de 1 mês (inclusive sábados) em Brasília que ainda poderia ser eliminatório, no qual foi abordado o funcionamento da ANAC.


Na teoria muito bonito, na prática você chega na ANAC e só vai imprimir e carimbar papel !!
As decisões são tomadas por comissionados que estão em altos cargos por questões políticas, e ainda existe uma cultura militar de comunicação institucional inexistente. Entre outras "características"...


Prezado aerobronco.

Não viria a este espaço para inventar historias. Fiz o concurso de 2009 para o cargo de tecnico adiministrativo, pois na ocasião, ainda faltavam 2 semestres para a minha graduação superior, portanto, não me habilitando para as áreas mais apetitosas como vc citou; e que é o minimo que cada candidadto deveria saber, dadas as áreas especificas por vc citadas. Sobre sua opnião do porque não cair matérias relativas ao orgão que vc está se canditatando, discordo, a lei estava criada desde 2005 e com as alterações mais significantes consolidadas e quanto os regulamentos de aviação, bem, estes estão sempre em mutação, não custava cair ao menos o basíco, e a falta destes conteudos vi diarimente durante um ano de estágio da qual além do basico que era "bater carimbos" também era atender uma infinidade de usuários da melhor maneira o possivel, com pouca gente especializada e apagando incêndio dos novatos, que não sabiam nem por onde começar a buscar as legislações pertinentes a cada assunto.

#36 Leduc

Leduc
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Posted 12 de April de 2012 - 18:52


Lembrando que aviação também é o que a Embraer e Helibras fazem, aviação não é só aeroclube e ponte aérea.



Amém cara! Obrigado por nos lembrar disso!

Abs!

#37 aerobronco

aerobronco
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Posted 14 de April de 2012 - 14:22

Me referia as vagas do cargo de especialista (nível superior).

Não estava falando das vagas dos cargos de técnico (nível médio).


De qualquer forma, não inventei nenhuma história.
Quem quiser conferir, basta procurar no google "ANAC 2009" e ir no site do CESPE para ver as provas (de especialista) e ver como não estou mentindo.


Abs!

#38 almeidaneto

almeidaneto
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Posted 14 de April de 2012 - 16:10

Que pena eu ainda não poder realizar esse concurso aqui citado. É uma área do meu interesse, obviamente, não só pelo salário que ajudaria nas minhas horas de vôo, mas também no cunho da cátedra aeroviária (?) abrangida; acho que eu – na minha concepção de momento – faria a diferença.

Acredito que quando se realiza algo por prazer todo trabalho deixa de ser visto como "trabalho" e os resultados são facilmente visíveis.

Abraços!

Edited by almeidaneto, 14 de April de 2012 - 16:10 .


#39 SabrinaXLima

SabrinaXLima
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Posted 14 de April de 2012 - 22:15

Eu vou tentar esse concurso e discordo de culpar os concursados pelos problemas da ANAC. Assim como Marinha, Exercito ou qualquer outro órgão publico você faz o concurso e no estágio de adaptação te moldam. Se a ANAC não está agradando, obviamente não é culpa dos concursados e funcionários e sim de quem faz as regras e de quem ocupa o topo da hierarquia.

#40 Fabricio Ibraim

Fabricio Ibraim
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Posted 16 de April de 2012 - 22:37

Tava vendo no site da ANAC algumas informações sobre o concurso de 2009, especificamente nas perguntas mais frequentes e no item 8 temos:

8) Há vagas para a minha área de formação?
(2.2) NÍVEL MÉDIO
CARGO 8: TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL – ÁREA 1: MECÂNICO DE MANUTENÇÃO AERONÁUTICA
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, e Certificado de Habilitação Técnica (CHT) válido em uma das seguintes habilitações: grupo aviônicos, grupo células ou grupo motopropulsor.
CARGO 9: TÉCNICO EM REGULAÇÃO DE AVIAÇÃO CIVIL – ÁREA 2: PILOTO
REQUISITOS: certificado, devidamente registrado, de conclusão de curso de nível médio (antigo segundo grau), fornecido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, acrescido de Licença de Piloto Comercial, e, no mínimo, 500 (quinhentas) horas de voo total. Possuir, ainda, Certificado de Habilitação Técnica (CHT) e Certificado de Capacidade Física (CCF) ambos válidos.

Será que teremos os mesmos requisitos para o proximo concurso?
Abraço!