Pular para conteúdo

Imagem postada

Demanda por voos é a mais fraca em quase 3 anos

Já existem 12 respostas neste tópico, contribua você também!

#1 C010T3

• Usuários
  • 8.434 Postagens
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:14/06/1984
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 00:47

Demanda por voos é a mais fraca em quase 3 anos

Por Alberto Komatsu | De São Paulo
Valor - 02.05.2012

Posted Image

O aumento da demanda por viagens aéreas domésticas em março, de 1,27%, na comparação anual, acendeu um alerta no setor aéreo. Foi o pior desempenho mensal desde maio de 2009, quando houve recuo de 5,4% nesse indicador. Foi também a performance mais fraca para o mês de março desde 2004, quando o fluxo de passageiros transportados ficou estável, com alta de 0,2%.

Seguindo a tendência mundial de desaceleração do crescimento das viagens aéreas, frente a um cenário de crescimento econômico global incerto, o desempenho das companhias aéreas brasileiras mostra que a aviação comercial está se acomodando a um novo patamar de expansão.

Isso fica ainda mais evidente levando-se em conta que por um período de quase dois anos, a partir de agosto de 2010, as taxas mensais de crescimento variaram acima de dois dígitos. Em alguns casos, a expansão chegou a quase 43%, como em fevereiro de 2010. De 2009 a 2011, a alta anual da demanda doméstica também foi consistente, com taxas de 17,65%, 23,47% e 15,72%, respectivamente.

Diante desse cenário de menor crescimento em 2012, as duas maiores empresas aéreas do país, TAM e Gol, comunicaram ao mercado que o crescimento da demanda doméstica por viagens aéreas neste ano, na projeção mais otimista, será de até 10%. Essa é a previsão da Gol. Para a TAM, a estimativa inicial chegava a 11%, mas em abril ela reviu a taxa para até 9%.

Enquanto o crescimento da demanda perde o ritmo, a tendência para o preço do querosene de aviação (QAV), responsável por cerca de 35% dos custos de uma companhia, é de alta (ver reportagem abaixo). Em 2011, o preço do QAV no país subiu 33,5%. Em 2012, acumula alta de 9,19% até ontem.

A maior parte da expansão de demanda esperada para 2012 deverá vir das companhias de médio porte. Isso porque TAM e Gol anunciaram que a oferta delas - ou seja, a capacidade de transporte - deverá ter "crescimento zero" neste ano, pois o foco das duas é a rentabilidade. Em 2011, as duas apresentaram prejuízo combinado de R$ 1 bilhão.

Tanto TAM quanto Gol divulgaram que o planejamento de frota, para 2012, será bem mais comedido por causa do atual cenário de oferta acima da demanda. Outro resultado de março que chama a atenção é a queda de demanda da Gol, de 10,07%, e da TAM, de 7,73%.

As companhias aéreas de médio porte, na rota inversa, registraram crescimentos robustos de demanda em março, em relação ao mesmo mês de 2011.

A maior taxa foi a da Avianca, de 131%, seguida pelos 68,07% da Trip. Logo em seguida veio a Azul (31,79%) e a Webjet 25,17%. Esta última foi comprada pela Gol, em julho de 2011, mas sua operação permanece independente até o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) avaliar a negociação.

Não é por acaso, portanto, que o duopólio TAM/Gol vem perdendo força. Em março, a participação de mercado conjunta das duas maiores empresas aéreas brasileiras foi de 72,69%, sendo 38,25% da TAM e 34,44% da Gol. Em 2011, a fatia combinada era de 80,78%, perda de 8,09 pontos percentuais.

As aéreas de médio porte, por sua vez, responderam, juntas, por 25,43% da demanda doméstica em março. Em igual período do ano passado, elas tinham fatia combinada de 18,04%, aumento de 7,39 pontos percentuais.

http://www.valor.com...em-quase-3-anos

#2 Mastercaptain

• Consultor
  • 8.051 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo /São Paulo /Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1959
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 00:49

Bate com as previsões feitas desde o ano passado aqui no CR.

#3 E195-SDU

• Usuários
  • 5.463 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 01:39

View PostMastercaptain, on 02 de maio de 2012 - 00:49 , said:

Bate com as previsões feitas desde o ano passado aqui no CR.

Isso pode significar uma redução significativa de contratações para este e/ou próximos anos?

#4 naytexugo

• Usuários
  • 358 Postagens
  • Interests:Aviacao, carros vídeo games e RPG
  • Cidade/UF/País:são paulo
  • Data de Nascimento:17/04/1986
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 01:57

Estou bastante satisfeita com o desempenho das companhias de médio porte. Me surpreendeu muito o crescimento da avianca e torço para que continue assim. Mais empregos e mais opções para o consumidor.

#5 Road Runner

• Fundador
  • 6.901 Postagens
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:09/07/1977
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 02:15

View PostE195-SDU, on 02 de maio de 2012 - 01:39 , said:

Isso pode significar uma redução significativa de contratações para este e/ou próximos anos?

depende de como você enxerga o mercado...

Das duas majors? Provavelmente sim veremos redução nas contratações... Mas nas menores, o ritmo de crescimento não deve diminuir...

No meu parco conhecimento a grande diferença das majors para as menores, principalmente as que vêm se destacando, é que estas já sabem lidar com concorrência acirrada e mercado instável, apesar do seu tamanho pequeno. Coisa que a TAM e a Gol, principalmente a Gol, não tiveram que enfrentar já que herdaram mercado.

Acho que haverá um ajuste, uma sintonia fina, mas não vejo como tenebroso o futuro...

#6 E195-SDU

• Usuários
  • 5.463 Postagens
  • Interests:Adquirir informacoes.<br />Conversar com profissionais.
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:23/02/1981
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 02:40

View PostRoad Runner, on 02 de maio de 2012 - 02:15 , said:

Das duas majors? Provavelmente sim veremos redução nas contratações... Mas nas menores, o ritmo de crescimento não deve diminuir...

No meu parco conhecimento a grande diferença das majors para as menores, principalmente as que vêm se destacando, é que estas já sabem lidar com concorrência acirrada e mercado instável, apesar do seu tamanho pequeno. Coisa que a TAM e a Gol, principalmente a Gol, não tiveram que enfrentar já que herdaram mercado.

Acho que haverá um ajuste, uma sintonia fina, mas não vejo como tenebroso o futuro...

Eu via dessa forma. Mas eu ainda estou na turma que ainda não teve o privilégio de ser acolhido pela linha aérea. São tantos profetas do fim dos tempos a minha volta, que eu acabei ficando grilado com isso. Afinal, Avianca e Azul estão recebendo avião que não acaba mais.

Bons Voos!

#7 Air Force One

• Usuários
  • 2.614 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 02:51

Tá meio estranho.
Vejo muita gente bem qualificada procurando e não achando empregos.
Por exemplo, em Curitiba, tenho dois amigos, um é engenheiro e o outro administrador, que ainda estão na faculdade e buscando estágios, e disseram que tem visto muita gente já formada e muito experiente em entrevistas de estágios, enquanto isso vejo na TV que o Brasil é a bola da vez, mas só se for para os políticos.

#8 EagleFlight86

• Usuários
  • 273 Postagens
  • Cidade/UF/País:WorldWideVHHX/Closed
  • Data de Nascimento:25/12/0000
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 03:23

View PostAir Force One, on 02 de maio de 2012 - 02:51 , said:

Tá meio estranho.
Vejo muita gente bem qualificada procurando e não achando empregos.
Por exemplo, em Curitiba, tenho dois amigos, um é engenheiro e o outro administrador, que ainda estão na faculdade e buscando estágios, e disseram que tem visto muita gente já formada e muito experiente em entrevistas de estágios, enquanto isso vejo na TV que o Brasil é a bola da vez, mas só se for para os políticos.

Muita gente boa qualificada realmente por ai se deparando com a realidade Brasil. Boa qualificacao nao garante ninguem, infelizmente.

Segue o voo

#9 Air Force One

• Usuários
  • 2.614 Postagens
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:14/02/1992
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 03:40

View PostEagleFlight86, on 02 de maio de 2012 - 03:23 , said:

Muita gente boa qualificada realmente por ai se deparando com a realidade Brasil. Boa qualificacao nao garante ninguem, infelizmente.

Segue o voo

Seria uma espécie de mentira tudo o que falam sobre o momento econômico do nosso país?!

#10 EagleFlight86

• Usuários
  • 273 Postagens
  • Cidade/UF/País:WorldWideVHHX/Closed
  • Data de Nascimento:25/12/0000
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 03:55

View PostAir Force One, on 02 de maio de 2012 - 03:40 , said:

Seria uma espécie de mentira tudo o que falam sobre o momento econômico do nosso país?!

Controle da Massa talvez? O que importa e que estamos em plena guerra monetaria... entre mortos e feridos sobreviveram todos, espero eu!

#11 SOUSA CPV

• Usuários
  • 2.920 Postagens
  • Interests:Conhecimento e troca de informações
  • Cidade/UF/País:Campina Grande / Paraíba / Brasil
  • Data de Nascimento:02/04/1975
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 08:33

View PostRoad Runner, on 02 de maio de 2012 - 02:15 , said:

Belo comentário. Tenho a mesma visão, haverá e já iniciou um ajuste. Vale lembrar
que todo desempenho da GOL foi herança da TRANSBRASIL, VASPE VARIG com
as pequenas crescendo o que estamos vendo é a realidade, ajustar para dar espaço
as demais.

#12 LipeGIG

Staff Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 17.229 Postagens
  • Data de Nascimento:30/06/1972
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 22:18

Por que eu não me surpreendo ?

#13 LipeGIG

Staff Contato Radar

• Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 17.229 Postagens
  • Data de Nascimento:30/06/1972
/*

Postado 02 de maio de 2012 - 22:26

Velha questão, as cias aéreas Brasileiras parecem estar sempre na ponta inversa da situação real

Em alguns meses o mercado vai melhorar... mas espero que as cias usem isso a favor delas.

1 Usuário(s) lendo este tópico

0 usuário(s), 1 visitante(s) e 0 usuário(s) anônimo(s)