Jump to content

Photo

Antes e Depois - tratando a imagem

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
39 replies to this topic

#1 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 04 de May de 2012 - 15:27

Oi amigos, o Thor.Rao jogou no ar a vontade de ter um topico com o Antes e Depois do tratamento de imagem.

Embora, eu tenha certeza que houve alguns topicos mostrando as imagens tratadas, achei que talvez voces gostariam de compartilhar o workflow que usaram em algumas fotos.

Vou dar o pontapeh inicial (droga, to sem acento dinovu!) e postar aqui uma foto que peguei para tratar. Porem, antes tenho que fazer algumas observacoes:

1) nao sou muito boa em Photoshop (tenho o CS2 e eh esse mesmo que uso) mas definitivamente nao domino a ferramenta

2) acho que o quanto alguem ajusta a imagem depende do gosto de cada um. Por exemplo, eu acho que tem gente que satura a foto demais, outros acho que dao um unsharp muito agressivo. Mas gosto eh gosto e tenho certeza que tem gente que acha que eu nao trabalho a foto o suficiente. Mas, na paz, penso que esse topico eh capaz de me ajudar e a outros a melhorar o tratamento.

3) Tenho um medo terrivel de como a foto aparece no monitor dos outros, jah que nao calibro o meu e, seguramente, muitos de voces tb nao calibram os seus. Entao, jah que cada um regula o brilho e contraste de seu monitor a seu gosto, eh bem provavel que uma foto fique mais vibrante em um computador do que em outro

4) quando subo a foto (em JPG) para o Photobucket, metade do meu esforco vai pro beleleu, jah que o Photobucket me faz o favor de matar a qualidade da foto.

5) como sempre digo: um editor de foto nao faz uma foto ruim ficar boa, soh faz uma foto boa ficar melhor. Assim, vamos sempre caprichar no uso da maquina, porque aih o servico jah tah feito :)

Acho tb que o objetivo deste topico serah ouvir criticas e sugestoes, concordam? O unico jeito de melhorar eh saber o que tah ruim.

Entao, facam e oucam de bom grado e com educacao todas as criticas que ajudarao fazer uma foto ficar espetacular! :)

:joinha:
________

Ok. A foto que escolhi pra postar foi uma noturna e que eu nao escolheria como uma das minhas melhores, mas peguei pelo simples desafio de tentar melhora-la. Eu estava jah andando para o embarque, assim nao tinha nem tripe nem apoio (portanto espero um pouco de blurring).

Photo Info:
Nikon D-80
Formato RAW+JPG
ISO 400
Shutter priority
1/30 - f1.8
lente 50mm
WB regulado para tungstenio (tentando compensar a luz laranja do aeroporto)

Como ela saiu no original

Posted Image

Joguei no PS, no formato RAW, (depois digo o que eu faria se eu soh tivesse o formato JPG) e fiz o seguinte - e eh sempre mais ou menos a mesma rotina, mudando os valores. Nao sei fazer muito mais do que isso :D:

Ao abrir:
aumentei a exposicao em +1
Reduzi a temperatura (WB) para 2250 (original 2950)
Open:
new adjustment layer > ajustei o level só um pouquinho
new adjustment layer> curves ajustei a gosto (foi só um pouco tb)
flatten
Reduzi o tamanho da imagem para 800 de largura
Unsharp mask 107%; radius 2; threshold 4 (sempre uso radius 2 e threshold 4, dada a qualidade da imagem, mas voces devem tentar o melhor para suas fotos)
Noise > despeckle (raramente uso isso, mas aqui o ISO 400 deixou um pouco de ruido, que preferi remover)
Unsharp mask 30%; radius 2; threshold 4 (apliquei de novo, para compensar o blur que o despecke deixou)
Cooling filter (82) - densidade 25% (quase nunca uso filtro. Nessa imagem ficou bom)
Salvei como JPG

O resultado eh esse (e embora ainda assim esteja longe de eu considerar boa, vejam a diferenca do original para essa imagem):

Posted Image

Para quem nao tem RAW, eu tentei fazer um workflow a partir da original em JPG, e fiz o seguinte:

Image > Adjustment > Exposure > +1
new adjustment layer > Cooling filter (82) (densidade 80%)
new adjustment layer > Curves reduzi uns 25 pontos no input
new adjustment layer > Brightnes/Contraste +11/+4 respectivamente
flatten
image size 800 de largura
unsharp mask 80%
noise > despeckle
unsharp mask 30%

O resultado do JPG nao ficou tao bom (eh provavel que eu tenha falhado em alguma coisa), mas ficou assim:

Posted Image

Bom, eh isso amigos. Estou aguardando sua contribuicao!

Abracos

Keka

#2 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,879 posts

Posted 05 de May de 2012 - 00:07

Bem gente...
Sou novato no spotting, tenho ainda apenas uma saboneteira e estou querendo aprender com os experts.

A Keka, com sua boa vontade e conhecimento, já começou os ensinamentos, dicas e experiência pessoal sobre como tratar fotos.

Por favor né gente - rs rs rs rs - vamos contribuir!!!!
Quero aprender com vcs!!!

Sds

#3 Pinho

Pinho
  • Usuários
  • 136 posts

Posted 05 de May de 2012 - 00:32

Gostei da ideia, vou participar também.

Antes de colocar a foto vou colocar o exif

Câmera Canon EOS REBEL T2i
Exposição 0,001 sec (1/800)
Abertura f/4.5
Distância focal 74 mm
ISO 100

A minha foto é essa:

Posted Image
AF antes por filipecac, no Flickr

Depois ela ficou assim:

Posted Image
AF depois por filipecac, no Flickr

O que eu fiz? Primeiramente eu uso o Lightroom 3.6 para edição.

Alterei o Withebalance
Almentei a exposição para 0,40
Recuperação para 100
Brilho em 60
Contraste em 75
Claridade em 30
Vibração em 10
Saturação em 10

Att.

#4 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,879 posts

Posted 05 de May de 2012 - 15:14

Curti!

#5 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 07 de May de 2012 - 12:31

Então dona Keka, fiquei até animado em pegar aquelas fotos horríveis que por acaso ainda não tenha apagado para postar aqui.

Acho que se a idéia é ajudar com a edição se partimos dessas fotos o entendimento em relação aos recursos utilizados será melhor, facilitando também a sua aplicação em fotos que já sairam boas da câmera uma vez que será apenas uma questão de dosar o que foi aprendido.

Vou ver se acho alguma coisa coisa para participar desse tópico também!

Um abraço.

#6 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 07 de May de 2012 - 15:44

Segue então um exemplo meu usando uma daquelas fotos horríveis que depois preciso incusive lembrar de apagar do computador para não ficar ocupando espaço. :lol:

Não me preocupei com ajustes muito finos, aqueles que a gente faz para tentar corrigir os próprios "erros" criados pelos recursos de edição já que a lógica desses recursos faz com que ao corrigir uma coisa eles possam produzir um problema em outra, que consequentemente precisará ser compensado de outra forma e assim por diante, até porque acredito que o mais interessante é passar uma idéia mais básica.

Seguem então as fotos, com edição feita utilizando o formato RAW, começando com a original:

Posted Image

Agora a editada:

Posted Image

O programa utilizado foi o Lightroom 3 e os recursos e níveis de regulagem foram os seguintes:

Exposure: + 0,40

Tone curve

Highlights: + 85
Lights: + 61
Darks: + 52
Shadows: +76

Sharpening

Amount: 150
Radius: 1.0

Noise Reduction

Luminance: 75
Color: 100

Essa foi uma edição chutando o balde, onde todos os níveis estão bastante acima do que eu normalmente aplicaria, inclusive alguns eu sequer aplicaria em outras fotos.

A verdade é que lendo todos esses detalhes parece complicado, mas edição pra mim é basicamente olhômetro. Ou seja, vou mexendo na foto e olhando o resultado até chegar no que quero.

Esse é mais um motivo pelo qual acho interessante destacar que esses dados são interessantes para se ter uma noção do que o software permite fazer, mas nunca devem ser decorados, pois o mais importante é o gosto de cada um, é chegar no resultado olhando bem para a foto enquanto ela é editada.

Outro ponto importante, que me ajudou muito e continua me ajudando quando o assunto é editar, é não apenas entender para que cada recurso de edição serve mas principalmente como eles funcionam, como eles conseguem fazer a sua mágica melhorando a foto, porque entendendo como eles fazem isso nós temos a possibilidade de saber antes mesmo de usá-los quais resultados ele trarão, tanto no que se refere a melhoria quanto a piora, devido à sua lógica de funcionamento.

Aliás, só para não ficar só no conceito e dar um exemplo, o sharpen é um dos mais clássicos, onde aumentá-lo para dar mais nitidez aumenta também o ruído da foto. Outros recursos também aumentam o ruído, ao passo que outros recuperam partes escuras mas diminuem a nitidez, e assim por diante. Dessa forma tudo acaba sendo uma questão de equilíbrio.

Aliás eu gostaria de ter o conhecimento suficiente para falar de forma clara e didática como esses recursos funcionam, o que eles fazem nas imagens para melhorá-las, mas como não tenho saberia fazê-lo vou procurar alguns textos na internet que falam sobre isso e postar os links aqui no tópico para vocês.

Um abraço.

#7 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 08 de May de 2012 - 10:27

Está aí um site interessante para quem quiser entender mais o funcionamento dos recursos de edição:

http://www.cambridgeincolour.com/

Um abraço.

#8 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 08 de May de 2012 - 21:14

Está aí um site interessante para quem quiser entender mais o funcionamento dos recursos de edição:

http://www.cambridgeincolour.com/

Um abraço.

Tambem gosto desse site :)

#9 Matheus Obst

Matheus Obst
  • Usuários
  • 1,573 posts

Posted 11 de May de 2012 - 06:24

Foto crua:
Posted Image

Editada:
Posted Image
http://www.jetphotos...7343505&nseq=23

Canon 7D + 70-200 f2.8
Abertura: f7.1
Exposição: 13s
ISO: 100

Não me lembro exatamente os settings de edição, usei o Adobe Camera RAW + Photoshop CS5. No primeiro ajustei a temperatura das cores, jogando um tom de azulado, tirei ainda um pouco de saturação amarela, ajustei o contraste e brilho.. depois abri a foto no Photoshop onde cropei, alinhei, retoquei as cores, dei sharp e resize. É simples..nada que ultrapasse 5 minutos do meu tempo! hehe

*ps. O JetPhotos tira um pouco das cores e do contraste...

Edited by Kekarady, 11 de May de 2012 - 11:45 .
editado para aparecer a foto.

#10 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 11 de May de 2012 - 10:55

Vamos lá...

Foto "crua"
Posted Image

Foto tratada
Posted Image

Velocidade: 1/200
Abertura: F7.1
ISO: 200

O que eu fiz? Não lembro... rs... Mas dá pra ver o antes e o depois.

#11 Ícaro Souza

Ícaro Souza
  • Usuários
  • 316 posts

Posted 11 de May de 2012 - 14:12

Vamos lá...

O que está acontecendo com suas fotos? :thumbsdown_still:

#12 PR-JJV

PR-JJV
  • Usuários
  • 6,962 posts

Posted 11 de May de 2012 - 19:18

Não entendi? Você viu acontecer algo?

Em tempo, a proposta do tópico é uma.

Edited by PR-JJV, 11 de May de 2012 - 19:20 .

#13 Pedro de Souza

Pedro de Souza
  • Usuários
  • 2,385 posts

Posted 12 de May de 2012 - 10:41

Caput eu vi essa diferença na foto ai deu pra ver que na turbina do jato, a cor do ceu, olha ai na foto "crua" o céu você ver que está cinza, já na tratada o céu já fica bem azul!

?????

#14 Junio Gracielo

Junio Gracielo
  • Usuários
  • 2,522 posts

Posted 15 de May de 2012 - 23:21

Muito show este tópico, depois vou postar minha humilde contribuição mas desde já confesso que gostaria de ver obras dos Sres. Bertoli, Road, Damasio, Jones, Skyliner, Fred, Coacci, Click... Antes e depois!

Abs.

#15 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 16 de May de 2012 - 09:30

Muito show este tópico, depois vou postar minha humilde contribuição mas desde já confesso que gostaria de ver obras dos Sres. Bertoli, Road, Damasio, Jones, Skyliner, Fred, Coacci, Click... Antes e depois!

Abs.

Junio, aguardamos realmente sua contribuicao :)

#16 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,879 posts

Posted 20 de May de 2012 - 11:57

Keka,

você poderia dar um UP no tópico!

Junio,

estamos aguardando!

Sds

#17 Chico-MII

Chico-MII
  • Usuários
  • 2,463 posts

Posted 25 de May de 2012 - 09:11

Opa! Vou dar minha colaboração!

Puma Air

Antes:
Posted Image

Depois
Posted Image

Camera: Canon EOS XSi (450D)
Lente: Canon EF-S 55-250mm IS
F/11 - 1/250s @135mm

Mesmo com obturador fechadinho a luz estava muito boa naquela fria manhã de outono (13/06/2010) em Guarulhos

E este Webjet, com o mesmo equipamento da foto acima (mesmo dia):
F/8 - 1/2500s (contra o sol) @116mm
Antes:
Posted Image

Depois:
Posted Image

Na minha opinião foram as fotos que tiveram mais "Melhoras" após as edições. Em algumas outras, apenas o "básico", com sharp, levels, crops, etc!

Espero ter ajudado!

Edited by Chico-MII, 25 de May de 2012 - 09:14 .

#18 Chico-MII

Chico-MII
  • Usuários
  • 2,463 posts

Posted 25 de May de 2012 - 09:24

Pessoal, onde está:

Mesmo com obturador fechadinho a luz estava muito boa naquela fria manhã de outono ...

Considerem "Diafragma" ehehehhe

Ainda não me adaptei aos nomes... :coolface:

Valeu

Edited by Chico-MII, 25 de May de 2012 - 09:24 .

#19 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 25 de May de 2012 - 16:53

Opa! Vou dar minha colaboração! Puma Air Antes: Na minha opinião foram as fotos que tiveram mais "Melhoras" após as edições. Em algumas outras, apenas o "básico", com sharp, levels, crops, etc! Espero ter ajudado!

Chico, ficaram lindas, mas será que voce poderia dar umas dicas mais detalhadas sobre como voce chegou ao resultado desejado?

Acho que a intençao deste tópico é ensinar à galerinha como usar bem o photoshop ou o Lightroom para melhorar uma foto. :joinha:
Eu nao sou muito boa professora nessas coisas ;)

_______

Mas va lá, vou também incluir outra participaçao. Na primeira foto aí em cima eu fiz uma edicao simplificada (minha favorita) e usei uma foto que nao era lá grandes coisas.

Essa eu resolvi fazer de tudo: Peguei uma foto boa e vou usar mais ferramentas do PS, assim voces podem ver alternativas na edicao. Eu nao tenho muita paciencia para isso, entao nem sempre sai como deveria sair, entao considerem que o workflow é bom, eu é que nao uso com a devida circunspecção.

Quando forem aplica-lo em suas fotos, nao façam como, usem seu bom-senso e julgamento :D

(lembrem-se: nao há nada melhor do que pegar uma foto que já é boa e dar só um up. Usar PS para fazer uma foto ruim ficar boa vai levar horas e o resultado pode realmente nao ficar grandes coisas. Isto é, caprichem na hora do click!)

Entao, a máquina é a mesma D-80, num fim de dia de inverno (tava muito frio, meus dedos congelavam :D)

Photo Info:

Programa Manual
Lente 70-300mm - em 140mm
Velocidade 1/640
Abertura f 5.0
ISO 320
Compensacao (exposure bias) -1.33

Original (em RAW):
Posted Image

Bom, a primeira coisa que eu fiz foi ao abrir, aumentar a exposiçao em 0.75.
Eu gostei da luz meio rosada de por do sol, mas se voce nao gosta, ajusta o White Balance ou dá um tint.

Com a imagem aberta dei o crop para ficar só com a aeronave.
Em seguida eu copiei a camada e dei um equalize, para ver se tinha sujeira no sensor. A maquina ainda era novinha, nao tinha (mas se tivesse, trabalha como o band-aid na camada original e depois deleta a camada equalizada).

Agora o que eu fiz foi o seguinte:
1) Adjustment layer -> level (ajuste a gosto)
2) Adjustment layer -> saturation 3 aumentei em 15 - 20 era muito, 10 era pouco
3) Adjustment curves -> só uma aparadinha no balanço do contraste
4) Flatten
5) duplica a camada e blending mode: lightning
6) vai ao channels, e carreguem a selecao (isso vai selecionar a parte mais clara)
7) inverte (para selecionar a parte escura)
8) vai pro layers e corrige a curva de novo
9) flatten
10) seleciona a foto (ctrl+A), copia
11) no channels, cria um novo Alpha e cola a imagem. Desceleciona (ctrl+D)
12) stylize -> find edges (se os edges estiver muito claro, ctrl+L e escurece com o levels para definir os limites melhor)

13) clica no circulinho pontilhado. Isso vai de novo selecionar sua imagem fora dos edges
14) inverte
15) unsharp mask (USM) a gosto
16) joga fora a camada e volta pro layers
17) ajusta o tamanho da imagem e se precisar da mais um USM

Bom é isso. Esse dá mais trabalho e prefiro minha ediçao mais simlificada pq dá um resultado aceitavelmente bom (eu nao mando minhas fotos para JetPhotos, entao se eu gostei já to feliz, mas se voce quer mandar para estes sites, capricha porque a exigencia lá é insana).

Tá aqui o resultado final dessa via crucis (uma observacao é que o Phtobucket escureceu a foto, entao os detalhes que dariam para ver nos flaps e nos spoilers perderam a nitidez que tinham aqui no meu monitor) :

Posted Image

Espero que tenham gostado.

Para os amigos que nao tem formato RAW e forem trabalhar com JPG, dá para usar mais ou menos o mesmo workflow, mas uma das diferenças essenciais é que voce nao consegue compensar a exposicao.
Voces tem que caprichar no click mais do que os que tem formato RAW, entao dominem sua camera, para nao ter que ficar usando o PS demasiadamente e perdendo informacao da imagem :joinha:

Abracos

#20 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 25 de May de 2012 - 23:58

Keka e aos demais.

Por acaso tem algum lugar que eu possa aprender a fazer isto sendo auto didata???

Sei la um material em Pdf algum vídeo ou coisa assim!!

Abraços.