Jump to content

Photo

Antes e Depois - tratando a imagem

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
39 replies to this topic

#21 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 26 de May de 2012 - 10:14

Keka e aos demais.

Por acaso tem algum lugar que eu possa aprender a fazer isto sendo auto didata???

Sei la um material em Pdf algum vídeo ou coisa assim!!

Abraços.

Lopes, tudo que sei (apesar de nao ser lá grandes coisas) aprendi sendo auto-didata.

Nunca fiz um curso e o mundo digital ajuda muito, pq vc pode fazer infinitos testes. Qdo eu aprendi, ainda era filme e custava muito caro ficar fazendo teste... eu ficava assim :ahhh: Agora, eu faço os testes com digital e fico assim :cheer:

Olha, tem um PDF, com o qual aprendi o workflow do PS, me manda teu email num MP que eu anexo ele pra vc. Mas o melhor de tudo, foi um livro que comprei sobre Photoshop e outros sobre fotografia. Comprei todos enquanto morei nos EUA, mas quem sabe eles existem aqui tambem... eu nao sei dizer, mas vale a pena olhar. :)

Leitura é a melhor amiga dos autodidatas :)

Abracos,

Keka

#22 raphacwb

raphacwb
  • Usuários
  • 1,438 posts

Posted 30 de May de 2012 - 17:57

Pessoal, vou usar o topico da Keka emprestado para mostrar um problema no pós tratamento.

Workflow basico:
- Abre a foto (ahhh tá)
- Edita no Camera RAW
- Crop e resize no PS, nitizez, etc

Ao finalizar, como a vejo no PS:
Posted Image

Ao salvar, usando JPG qualidade 12 a baseline standard, o que eu vejo depois:
Posted Image

Conseguiram notar a diferença no vermelho? No PS está mais avermelhado, no arquivo JPG está mais escuro.

Já virei do avesso e não encontro resposta, no JPG isso não acontece porque a compactação já atuou no arquivo na propria camera.

O que estaria ocorrendo?

Tks! :joinha:

#23 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 30 de May de 2012 - 23:31

Pessoal, vou usar o topico da Keka emprestado para mostrar um problema no pós tratamento.

Workflow basico:
- Abre a foto (ahhh tá)
- Edita no Camera RAW
- Crop e resize no PS, nitizez, etc

Ao finalizar, como a vejo no PS:
Posted Image

Ao salvar, usando JPG qualidade 12 a baseline standard, o que eu vejo depois:
Posted Image

Conseguiram notar a diferença no vermelho? No PS está mais avermelhado, no arquivo JPG está mais escuro.

Já virei do avesso e não encontro resposta, no JPG isso não acontece porque a compactação já atuou no arquivo na propria camera.

O que estaria ocorrendo?

Tks! :joinha:

Gerenciamento de cor do PS tá configurado diferente.

#24 raphacwb

raphacwb
  • Usuários
  • 1,438 posts

Posted 31 de May de 2012 - 00:15

Gerenciamento de cor do PS tá configurado diferente.

Achei.

Resetei tudo e identifiquei que ele fica mais avermelhado por conta do RGB adobe. Como faço para salvar nesse perfil a foto? Mexi em tudo ali e sempre salva com as cores piores.

#25 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 31 de May de 2012 - 09:51

Achei.

Resetei tudo e identifiquei que ele fica mais avermelhado por conta do RGB adobe. Como faço para salvar nesse perfil a foto? Mexi em tudo ali e sempre salva com as cores piores.

Rapha, procure trabalhar sempre no sRGB, que é o padrão na web e na maioria dos laboratorios fotograficos. Deixa pra salvar no AdobeRGB quando o lugar que vc for usar a foto peça nesse perfil, se não da diferença mesmo.

Vai uma screenshot de como deixo configurado meu PS pra não dar diferenças da tela pro save:

Posted Image
Posted Image

Edited by Fellipe Carneiro, 31 de May de 2012 - 09:52 .

#26 raphacwb

raphacwb
  • Usuários
  • 1,438 posts

Posted 31 de May de 2012 - 10:16

Rapha, procure trabalhar sempre no sRGB, que é o padrão na web e na maioria dos laboratorios fotograficos. Deixa pra salvar no AdobeRGB quando o lugar que vc for usar a foto peça nesse perfil, se não da diferença mesmo.

Vai uma screenshot de como deixo configurado meu PS pra não dar diferenças da tela pro save:

Posted Image
Posted Image

Deu certo Fellipe! Não vou lembrar qual o perfil estava aplicado, mas era outro. E para salvar, eu usava "File / Save as". Usando esse Save for Web ele manteve as cores que estavam no PS.

Muitissimo obrigado pela ajuda! :joinha:

Ps: tenso agora é reeditar tudo hahahahahah

Edited by raphacwb, 31 de May de 2012 - 10:19 .

#27 Junio Gracielo

Junio Gracielo
  • Usuários
  • 2,522 posts

Posted 31 de May de 2012 - 21:08

Excelente dica do Filipe, descobri isso a pouco tempo!

Eu particularmente gosto de cores mais vivas, bem nítidas!

#28 Chico-MII

Chico-MII
  • Usuários
  • 2,463 posts

Posted 01 de June de 2012 - 17:33

Deu certo Fellipe! Não vou lembrar qual o perfil estava aplicado, mas era outro. E para salvar, eu usava "File / Save as". Usando esse Save for Web ele manteve as cores que estavam no PS.

Muitissimo obrigado pela ajuda! :joinha:

Ps: tenso agora é reeditar tudo hahahahahah

Excelente dica do Filipe, descobri isso a pouco tempo!

Eu particularmente gosto de cores mais vivas, bem nítidas!

Eu tinha esse problema e vi essa dica aqui no CR. "Save for Web/Devices"

Hoje eu só salvo assim. O "unico" problema é que ele perde as informações do EXIF.

Mas as cores ficam melhor

#29 raphacwb

raphacwb
  • Usuários
  • 1,438 posts

Posted 01 de June de 2012 - 21:06

Hoje eu só salvo assim. O "unico" problema é que ele perde as informações do EXIF.

MOG! Bizarro! Mas sem problema. :)

#30 Fellipe Carneiro

Fellipe Carneiro
  • Usuários
  • 4,307 posts

Posted 02 de June de 2012 - 10:19

Tá vendo ali onde diz METADATA, na tela do save for web?
Então... Se você colocar "ALL" vai salvar todos os metadados, inclusive o EXIF.

#31 Chico-MII

Chico-MII
  • Usuários
  • 2,463 posts

Posted 03 de June de 2012 - 20:38

Tá vendo ali onde diz METADATA, na tela do save for web?
Então... Se você colocar "ALL" vai salvar todos os metadados, inclusive o EXIF.

Opa!! Vivendo e aprendendo!! Valeu pela dica ;)

#32 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,348 posts

Posted 08 de June de 2012 - 20:24

Raw direto da camera:
Posted Image

perfil de cor, crop, horizonte, correção de lente e de temperatura, ajuste nos tons e exportado:
Posted Image
Claro, Lightroom 4.0

#33 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 10 de June de 2012 - 17:41

Minha contribuição pro tópico.

Dados da captura: Canon EOS 7D, ISO6400 , EF 24-105mm f/4L IS USM @ 70mm, f/4, 1/2s , RAW, White Balance: Auto
Tratamento com Lightroom 4.1

ANTES
Posted Image

Tratamento aplicado: Perfil de cor personalizado, white balance, perfil de lente, contraste, clarity, vibrance, sharpen e noise reduction

DEPOIS
Posted Image

:thumbsup:

#34 Omykron

Omykron
  • Administrador Técnico
  • 17,348 posts

Posted 10 de June de 2012 - 17:43

não sabe brincar né?

#35 Bertoli

Bertoli

787 Flight Engineer

• Usuários
  • 6,603 posts

Posted 11 de June de 2012 - 12:15

não sabe brincar né?

Nhé!

É só pra ilustrar o que eu falo faz tempo. Faça uma captura razoável e terá um resultado razoável. Veja que houve pouquíssima alteração no produto final. :thumbsup:

Abraço

#36 boeing 747-400

boeing 747-400
  • Usuários
  • 559 posts

Posted 12 de July de 2012 - 01:00

queria uma sugestão se esse tratamento que eu fiz ficou correto estou querendo aprender já que agora estou tentando me aventurar no mundo das fotos,toda sugestão bem valida para aprender com vcs.

foto sem tratamento
Posted Image

foto tratada
Posted Image

Edited by boeing 747-400, 12 de July de 2012 - 01:02 .

#37 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 12 de July de 2012 - 15:29

Oi Fabio,

olhando as duas imagens, a diferenca que eu vejo é só a "temperatura" da foto, isto é, a luz ficou um pouco mais quente (mais por-do-sol), fora isso nao sei se estou vendo alguma outra alteracao significativa.
Eu nao sei se voce aplicou um pouco de sharp, nao dá pra dizer, mas eu faria, só um pouquinho para divisar melhor os edges.

A foto é muito bonita e realmente nao precisa de muito mais do que isso, na minha opiniao, mas acho que a pergunta mais importante é: voce atingiu o resultado que voce queria atingir? Se sim, está ótimo, se nao, o que é que voce nao conseguiu e que gostaria de fazer? Assim fica mais facil a gente te ajudar. :)

#38 boeing 747-400

boeing 747-400
  • Usuários
  • 559 posts

Posted 12 de July de 2012 - 17:09

sim para mim resultado ficou ate satisfatório,para melhorar mais essa imagem só faltava eu conseguir deixar um pouco mais nítido as ranhuras e os parafusos do leme ai sim ficaria ao meu modo de ver perfeito,obrigado kekarady para quem começa se aventurar precisa pegar um pouco de bagagem e experiencia .

#39 TMA-SP

TMA-SP
  • Usuários
  • 2,920 posts

Posted 12 de July de 2012 - 17:29

sim para mim resultado ficou ate satisfatório,para melhorar mais essa imagem só faltava eu conseguir deixar um pouco mais nítido as ranhuras e os parafusos do leme ai sim ficaria ao meu modo de ver perfeito,obrigado kekarady para quem começa se aventurar precisa pegar um pouco de bagagem e experiencia .

Tenta dar um sharpen...

#40 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 13 de July de 2012 - 10:47

Boeing, tá indo muito bem :)

Olha só, para maior nitidez dessa foto, eu daria um Unsharp Mask (vulgo USM). Só um pouquinho, porque a foto tá boa. Dependendo do tamanho e resolucao da foto, eu daria uns 30%-40%. O Radius la por 2 e Threshold 4. Tenta e ve se fica bom. Nao deixa sharp demais porque vai doer "nosoio" ;)

Abracos