Jump to content

Photo

Algumas PB historicas, encontradas no bau

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
40 replies to this topic

#1 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,312 posts

Posted 13 de May de 2012 - 23:59

Dando uma fuçada no meu bau de fotos, encontrei algumas fotos antigas do meu avô, a maioria delas eu nem sei do que se trata.
Resolvi postar pois acho que valem como registro de uma época:

1 - Não sei qual é esse hidro grande que está ancorado na Baia de Guanabara, em frente ao Yatch Club e ao Morro da Urca, mas é bem parecido com o Jahú...poderia ser um hidro igual.

Posted Image

Posted Image

2 - Esses eu não sei que aviões são. O hidro está ancorado no cais do Yatch Club do Rio. O avião convencional está pousado no antigo Campo de Manguinhos, dá pra ver o palácio mourisco por trás dele.

Posted Image

Posted Image

3 - Gosto desas foto, tirada pelo meu avô, possivelmente de bordo de um dos Autogiros. A foto é da praia do Leblon, e ao fundo vê-se a Lagoa Rodrigo de Freitas: note-se que não havia prédios, eram só poucas casas. Pode-se ver a direita o canal que liga a lagoa ao mar, e divide as praias de Ipanema e Leblon.
NOTA: percebam no canto superior esquerdo o Corcovado já com o Cristo, e no superior direito o Pão de Açucar.

Posted Image

4 - Essa foto mostra minha avó sentada sobre o hidro de um amigo do meu avo, que ficava guardado na praia de Jurujuba, em Niteroi. Seria esse hidro o Savoia Marchetti que foi do Melo Maluco, e depois foi vendido ao Montenegro ??? Não sei.

Posted Image

5 - Essa foto tem uma descrição escrita no verso, a lapis, por meu avo. Foi tirada em Paris, 17/05/1913 !!! Ele está a frente, atras está um primo dele, e o avião é um Antoinette, de propriedade da Latham....(reparem no nome...coincidencia ??)

Posted Image

6 - Esse é um mini-postal, falando de um raid Rio - Buenos Aires em 1920. Não encontrei registros sobre esse tal de Edu na Internet...

Posted Image

Bom é isso. Espero que gostem.

Antonio

#2 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,958 posts

Posted 14 de May de 2012 - 00:05

Registros históricos Kellet,sensacional. Agora, seu avo pelo visto foi um grande entusiasta da aviação,você poderia uma hora destas nos contar mais detalhes sobre ele. Um grande abraço.

#3 Alex Vieira

Alex Vieira
  • Usuários
  • 3,504 posts

Posted 14 de May de 2012 - 00:09

Que registros fantásticos Antônio.

Edited by Alex Vieira, 14 de May de 2012 - 00:09 .

#4 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 8,329 posts

Posted 14 de May de 2012 - 00:38

Nossa ! muito obrigado por compartilhar !!!!!

#5 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 14 de May de 2012 - 01:14

Show!

#6 Nishan

Nishan
  • Expulsos
  • 2,937 posts

Posted 14 de May de 2012 - 02:13

relíquia

#7 T-6D

T-6D
  • Usuários
  • 2,466 posts

Posted 14 de May de 2012 - 09:20

Antonio ,
É por isso que gosto de fazer parte do CR . Esse tópico é pura história . Registro muito interessante de nossa aviação do inicio do século passado. Sempre que possível faça uma busca no baú porque tem muita importancia.
Excelentes registros.

#8 Pedro de Souza

Pedro de Souza
  • Usuários
  • 2,390 posts

Posted 14 de May de 2012 - 11:08

Excelente registros históricos!

#9 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,207 posts

Posted 14 de May de 2012 - 12:32

Registros históricos Kellet,sensacional. Agora, seu avo pelo visto foi um grande entusiasta da aviação,você poderia uma hora destas nos contar mais detalhes sobre ele. Um grande abraço.

Show de bola! E concordo com o Mastercaptain, seria um banho de história e cultura aeronáutica se pudesse compartilhar conosco!

#10 SkyLiner

SkyLiner
  • Usuários
  • 4,633 posts

Posted 14 de May de 2012 - 13:48

Kellet

Fantásticos registros. Sobre o Edu da foto, se trata do lendário aviador Edu Chaves.

Seguem algumas informações sobre este pioneiro:
http://eduardo.pache...pacheco-chaves/

Abs!

#11 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,312 posts

Posted 14 de May de 2012 - 13:52

Pessoal, obrigado pelos comentários positivos.
Tenho alguma coisinha mais, fora o que já publiquei no CR (vide Memorabilia), que vou scannear e colocar aqui.

Master, como já disse antes, meu avo esteve visceralmente envolvido com o desenvolvimento da aviação esportiva na primeira metade do seculo passado. Foi um dos primeiros 100 pilotos brevetados, ganhou a 1° corrida aerea do Rio em 1932, participou da construção de campos de pouso no Rio (Yatch Club do Rio e Manguinhos), foi fundador da Fabrica de Aviões de Lagoa Santa (inicialmente um empreendimento privado, para produzir um trimotor igual ao usado na travessia do Atlantico pelo piloto Rene Couzinet), importou e voou o primeiro autogiro que voou no Brasil e na America Latina, dou 2 aeronaves 0km (Paulistinhas) para aeroclubes brasileiros, dentro do programa "Asas para o Brasil", de Assis Chataeubriand, e colaborou com as atividades da Latecoere (depois Air France) no Brasil e America do Sul. Durante o periodo de utilização do Campo de Pouso do Yatch Club, na Urca, trouxe um instrutor de voo dos USA para dar aulas de voo aos sócios interessados e outros alunos, e também foi socio da NAB, em apoio a um grande amigo dele, Paulo Venancio da Rocha Viana.

Tinha grandes amigos na Aeronautica, especialmente o Brigadeiro (então Tenente/Capitão/Major/Coronel) Francisco de Assis correa de Mello (mais conhecido pela alcunha de Mello Maluco, vejam o "sketch" do Ze de Vasconcellos no Programa do Jô, no You Tube, é de rolar de rir), seu grande companheiro de jornadas aereas e de passeios de barco.

Foi condecorado com Legion D'Honneur de France, pelos serviços prestados a Latecoere, e com a Medalha Santos Dumont (junto com o Mello Maluco).

A parte a minha ligação familar com ele, era considerado por todos como sendo uma grande figura humana, e isso é foi o traço mais importante de sua personalidade.

Abraços a todos que comentaram.

Antonio Seabra

#12 Clemente

Clemente
  • Usuários
  • 1,703 posts

Posted 14 de May de 2012 - 13:55

Maravilhosas! Como sempre compartilhando material histórico de primeira qualidade Kellet.

Abraços!

#13 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 14 de May de 2012 - 21:32

Antônio finalmente você está trazendo um pouco desse material pra gente!

O que o seu avô tem de história para contar com esses registros é algo fora de série!

Espetacular mesmo!

Um abraço.

#14 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,312 posts

Posted 15 de May de 2012 - 00:11

SkyLiner, valeu quanto a informação sobre Edu Chaves.
Eu nao tinha encontrado.

Flavio,
Restam apenas umas poucas fotos que eu devo colocar hoje.
Acho que tem mais com a minha irma, ou no meu apto de Vitoria, vou pesquisar lá também.

Antonio

#15 Kellet

Kellet
  • Membro Honorário
  • 2,312 posts

Posted 15 de May de 2012 - 01:12

Amigos,

Essas não são tão boas quanto as outras, mas, acho que vale postar.
Pode ser que uma ou outra eu já tenha postado antes, em topicos anteriores que estão no Memorabilia.

Vou começar pelao Autogiros.

1 - Auto giro Kellet, que foi o primeiro a ser importado, montado e voado no Brasil, por Antonio Seabra (meu avo) e o Mello Maluco.

Não sei onde é essa foto, mas possivelmente é no SDU ou nos Afonsos.

Posted Image

2 - Autogiro Kellet, numa viagem do Rio a Cambuquira, MG, feita por meu avo em companhia do Mello Maluco, em 15/04/1931

Posted Image

No verso da foto estão comentarios de quem fotografou e enviou a foto para meu avô.

Posted Image

Está escrito (literalmente) algo como: "Recordações da visita que os "azes" Brasileiros, Mello e Seabra, fizeram, no já tão famoso "Gira sol", a Cambuquira"
Cambuquira, 15/04/1931
Dr.Floriano

3 - Autogiro Pitcairn

Posted Image

4 - Autogiro Avro

Posted Image

Posted Image

Nesta foto, minha avó, a atriz e produtora de cinema Carmen Santos, uma das pioneiras do cinema nacional, está sentada na lateral do aparelho
Note-se que o prefixo é o mesmo do avião Avro que está numa dessas fotos abaixo.

Posted Image

5 - Aeronca Hidro

Posted Image

6 - Aeronca e Avro, ambos de meu avo, no Yatch Club.

Posted Image

7 - Uma foto de meu avo, publicada numa revista de aviação da epoca, em 1944

Posted Image

8 - Fotos do Campo de Pouso de Manguinhos, vendo-se os Palacio Mourisco (hoje Fundação Osvaldo Cruz) e uma faixa de publicidade preparada para reboque, promovendo um aliquidação da loja Park Royal, famosa loja da epoca.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

9 - Foto do Canal de São Simão, espetacular acidente geografico não mais existente no Rio Parana, ja que foi alagado pela Represa de Itaipú.
Foto aerea tirada por meu avô num voo ao local.

Posted Image

Finalmente, a unica lembrança fisica das aeronaves de meu avô, que me restou.
Ja tinha postado uma foto dela aqui no CR, mas agora, com uma lente grande angular, a foto dá uma dimensão mais real de como es´ta este elemento de decoraçaõ da minha casa.

Posted Image

É isso,

Abraços

Antonio

#16 Jones

Jones
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 15 de May de 2012 - 02:22

Quanta historia em, parabéns por manter estes arquivos, e muito obrigado por compartilhar.

#17 Jones

Jones
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 15 de May de 2012 - 02:25

Belas maquinas, de tempos de audácia e coragem.

#18 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,995 posts

Posted 15 de May de 2012 - 09:10

To'pico de Ouro!!

#19 *Fênix*

*Fênix*
  • Usuários
  • 3,096 posts

Posted 15 de May de 2012 - 10:40

Nossa Kellet, sensacional!
Tópico histórico! :rev:
Obrigada por postar!

#20 *Fênix*

*Fênix*
  • Usuários
  • 3,096 posts

Posted 15 de May de 2012 - 10:59

Relíquias Kellet! :salute:

Parabéns pelo tópico!

Curti a decoração, ainda mais por ter uma história! ;)