Bom, vou tentar explicar o básico do básico de um motor a reação.
Mas antes vamos ver alguns princípios físicos.
O principío do motor a reação é semelhante ao do convencional, eles aceleram a massa de ar para o lado oposto do movimento (3º lei de Newton).
Lembra da 2º lei de Newton ??
F= m.a
Em um motor a reação a massa
(m) é transportada pelo compressor. A aceleração é a diferença da velocidade de saída (V0) e a velocidade de entrada (V1).
O motor convencional impulssiona relativamente uma
larga massa de ar, porém, em
baixa velocidade, equanto o motor a reação impussiona uma
pequena massa de ar, porém, com
maior velocidade.
De acordo com a 3º Lei de Newton :
"Para toda ação em um corpo, há uma reação de mesma intensidade ,porém, em sentido oposto"
Nos 2 casos (Motor a reação e convencional) a FORÇA/TRAÇÃO criada pela massa de ar e velocidade, gera no sentido oposto o movimento da aeronave para frente. É importante lembrar que a propulsão do motor a reação não é causada pela liberação de pressão na atmosfera (Foguete), mas pela massa de ar e velocidade expelida.
Você deve se lembrar dos quatro tempos de um motor convencional (CICLO OTTO). Bom, eles são bem parecidos em um motor a reação (CICLO BRAYTON).
A principal diferença, é onde as fases operacionais acontencem. No motor convencional as fases(6) ocorrem no interior do cilindro intermitentemente, e no a reação ocorre de maneira contínua em cada parte do motor, citadas abaixo:
- Entrada de Ar
- Compressor
- Câmara de Combustão
- Turbina
- Escapamento
A Indução, compressão, Combustão, Tempo Motor e Escape do ciclo OTTO é combinada com a Indução, Compressão, Combustão e Escape do ciclo BRAYTON. No motor a reação,
teóricamente, a combustão ocorre com
PRESSÃO CONSTANTE, enquanto no convencional com
VOLUME CONSTANTE.
O TEMPO MOTOR do MOTOR A REAÇÃO É GERADO PELAS TURBINAS, que transformam a ENERGIA CINÉTICA da massa de ar em ENERGIA MECÂNICA.
Pelo fato das fases ocorrerem de maneira intermitente no motor convencional, somente o tempo MOTOR produz trabalho no motor convencional, os outros 3 tempos estão em "idle", e como mencionado acima, o motor a reação produz seus tempos de maneira contínua, eliminando esse ''idle", permitindo assim mais tempo para a queima de combustível.
Essa é uma das razões de como o motor a reação tem uma alta relação de Tração/Peso em comparação ao motor convencional.
DUTOS
Quando o ar passa através do motor há várias alterações exigidos na sua velocidade e pressão. Por exemplo, durante toda a fase de Compressão, o ar tem de ser comprimido, mas sem qualquer aumento significativo na sua velocidade.
Outro exemplo é o bocal de escape
convergente, onde a pressão e temperatura do gás e diminuida, aumentando sua velocidade, gerando uma boa eficiência para o sistema.
Lembra do Teorema de Bernoulli ?
Diagrama PRESSÃO-VOLUME no motor a reação
Esse diagrama mostra ciclo do motor de uma forma simples, observe:
- O ar na pressão atmosférica entra pelo motor no ponto
A e é comprimido ao longo da linha
A B.
- Combustível é adicionado nas câmaras de combustão mostrado pelo ponto B e logo queimado, em teoria sob
pressão constante . A perda de pressão está relacionado com a entrada da massa em um duto
divergente que reduz a velocidade,
reduzindo a pressão dinâmica.
- Entre os pontos C e D o gás gerado através da combustão é expandido na turbina ( DUTO DIVERGENTE) e no duto de escape. Teóricamente atinge um valor igual ao da pressão atmosferica antes de ser expelido.
Têm muita coisa para ser explicada, como estou sem tempo, fica complicado

.
Recomendo como citado acima o livro do PALHARINI, e não se limite aos livros em português, recomendo muito o LIVRO da JEPPESEN EM PARCERIA COM A OXFORD AVIATION (TENHO ELE em PDF, caso alguém se interessar , me MANDA PM, que eu passo o link p/ Download)
Tenho também o DVD da OAT MEDIA sobre todo o GAS TURBINE (MUITO EXTENSO MAS VALE OURO), é so me madar MP.
Fonte: Oxford Aviation Jeppesen - Powerplant.
Espero ter ajudado.
Editado por GustavoFL, 15 de junho de 2012 - 22:32 .