Jump to content

Photo

Raso dos Jaguares hoje em BSB quebrou os vidros do STF

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
140 replies to this topic

#41 Pellegrini

Pellegrini
  • Usuários
  • 667 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:08

No ínicio dos anos 90 no Campo de Marte, o glorioso Cel. Braga com seu T-6 estourou os vidros da lanchonete do Aeroclube com um raso, meu amigo fazendo toque e arremetida com um HS125 também estourou. Não precisa de muito pra estourar... acho que estavam próximos ao som, mas não após, boom sonico é uma p%#@ porrada...

#42 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:12

Observem apartir de 0100.

#43 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:13

Bem...

As aeronaves em questão tinha velocidade suficiente, a banda estolou no compasso e a vidraça crashou.

Podem chamar o Cenipa Virtual!

:coolface:

Amanhã vão dizer que o piloto é primo da vridraçaria aue presta serviço ao STF...

Em uma só palavra? LINDO!

#44 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:19

Valeu.

Quanto aos vidros... perfeita a sua explicação... mas o que dizer dos anexos (prédios que estão logo atrás do sede) que ficaram intactos?

Se fosse por essa ótica os vidros dos fundos do Palácio do Planalto também teriam quebrado. É bem verdade que o Palácio do Planalto já foi reformado e creio que foram trocados os vidros, o que (acho) que não foi feito no STF.

Enfim, se essa prática (raso) é comum ali nas cerimônias de troca de bandeiras, algo foi feito diferente dos rasos anteriores.

#45 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:21

Bem...

As aeronaves em questão tinha velocidade suficiente, a banda estolou no compasso e a vidraça crashou.

Podem chamar o Cenipa Virtual!

:coolface:

Amanhã vão dizer que o piloto é primo da vridraçaria aue presta serviço ao STF...

Em uma só palavra? LINDO!

Com certeza foi lindo.

Uma pena é que nós é que vamos pagar a conta dessa "brincadeira".

#46 Pellegrini

Pellegrini
  • Usuários
  • 667 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:22

Phase Out Man, se entendi bem o vídeo, uma aeronave a Mach 0.99 já gera o cone sônico, correto? Então mesmo abaixo de Mach 1 mas muito perto, aeronaves podem estourar os vidros?

#47 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:23

Se fosse por essa ótica os vidros dos fundos do Palácio do Planalto também teriam quebrado. É bem verdade que o Palácio do Planalto já foi reformado e creio que foram trocados os vidros, o que (acho) que não foi feito no STF.

Enfim, se essa prática (raso) é comum ali nas cerimônias de troca de bandeiras, algo foi feito diferente dos rasos anteriores.

Kleber, os vidros do Planalto são blindados.

#48 Ricardo Santos

Ricardo Santos
  • Usuários
  • 612 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:26

Kleber, os vidros do Planalto são blindados.

Nem todos... só os da Presidência, se não estou enganado.

#49 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:29

Por vários motivos kkkk.

#50 Marcus Vinicius

Marcus Vinicius
  • Usuários
  • 162 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:29

Já vi por varias vezes umas passagens baixas em goiania, e apesar deles passarem bem devagar, inclusive com o trem de pouso baixado e travado, o som que ouvimos ali na cabeceira da pista 14 parece que vai rasgando o nosso ouvido!

#51 Kleber

Kleber

Skywalker

• Membro Honorário
  • 10,856 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:30

Eu ía comentar exatamente isso. Fui no Palácio do Planalto há 8 anos e não ví nada demais nos vidros que pudesse parecer blindados. Obviamente no gabinete deve ser mesmo. ;)

#52 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:32

Eu ía comentar exatamente isso. Fui no Palácio do Planalto há 8 anos e não ví nada demais nos vidros que pudesse parecer blindados. Obviamente no gabinete deve ser mesmo. ;)

De la pra cá fizeram duas reformas se não me engano.

#53 Alex Vieira

Alex Vieira
  • Usuários
  • 3,504 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:34

Hahaha, demais isso, rola fazer de novo quando arrumarem os vidros?

#54 adelfy

adelfy
  • Usuários
  • 951 posts

Posted 01 de July de 2012 - 22:40

Foi linda a passagem, e espero que não aconteça, mas com certeza os oficiais que pilotavam as jacas vão tomar uma cadeia jóia viu!!!!!
Já ví outros tomarem por muito menos, mas os caras quebraram logo do STF!!!!
Acho que o Carlos Ayres Britto vai dar uma ligadinha para o Saito!

Mas que foi lindo foi!!!!

uhauhauhauahuahuahuha

Edited by adelfy, 01 de July de 2012 - 22:44 .

#55 Fernando Cima

Fernando Cima
  • Usuários
  • 732 posts

Posted 01 de July de 2012 - 23:26

Foi linda a passagem, e espero que não aconteça, mas com certeza os oficiais que pilotavam as jacas vão tomar uma cadeia jóia viu!!!!!
Já ví outros tomarem por muito menos, mas os caras quebraram logo do STF!!!!

Acho que não vai ter cadeia para ninguém. Fizeram a passagem conforme previsto (e pelo vídeo bem abaixo de Mach 1), se as ondas de choque ainda assim quebraram as vidraças paciência, a Aeronáutica paga o conserto e pronto.
No final vai ser só mais um "causo" para a história do GDA.

#56 PHASE OUT MAN

PHASE OUT MAN
  • Usuários
  • 772 posts

Posted 01 de July de 2012 - 23:34

O pessoal anda bem de "radar" ou "velocimetro" ou "chutometro" por aqui...

#57 Fernando Cima

Fernando Cima
  • Usuários
  • 732 posts

Posted 01 de July de 2012 - 23:44

O pessoal anda bem de "radar" ou "velocimetro" ou "chutometro" por aqui...

Amigo, quem já ouviu um boom sônico sabe que isto aí que aparece no video não está nem perto.
Se estivesse a esta velocidade o Plano Piloto inteiro ia escutar.

#58 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 01 de July de 2012 - 23:47

Interessante... quanta gente que estava sentada no assento dos F-2000 e agora pode postar aqui e dizer: "com certeza estavam em Mach 1". Privilégio nosso termos no CR tanto pilotos de Mirage que, só de olharem o vídeo, conseguem precisar o que ocorreu.

Já ouvi muitas histórias de Xavantes e A-1's que quebraram vidros em passagens baixas, a aeronave não precisa estar em Mach 1. Até onde sei, dentro da doutrina da Aviação de Caça, a quebra da barreira do som só pode ser realizada a partir de determinada altitude. Meu chute: no exato momento da passagem em cima do STF o ala deve ter dado um pouco mais de potência para manter a posição, o que fez com que o barulho na hora fosse um pouco maior. Isso pressupondo que a altitude prevista para o exercício foi respeitada.

Sinceramente galera, afirmar que isso foi um boom supersônico é demais.

Abraços

DEL

#59 Luzspit

Luzspit
  • Usuários
  • 566 posts

Posted 01 de July de 2012 - 23:55

http://www.aereo.jor...ereo-ao-1o-gda/

Muito boa! :salute:

#60 PP-VNA

PP-VNA
  • Usuários
  • 110 posts

Posted 02 de July de 2012 - 00:05

Bom, eu estava lá e posso dizer que o som foi perfeitamente suportável. Não tenho ideia de como seja o sonic boom.
Uma coisa que me intrigou é que só os vidros do STF quebraram. Os anexos do STF e Planalto pareceram intactos. Será que esses vidros não eram muito finos?

To dizendo! Superfaturaram até os vidros do STF!
Hahahaha