Jump to content

Photo

pergunta sobre altitude pressão

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
4 replies to this topic

#1 felipesans

felipesans
  • Usuários
  • 13 posts
  • Cidade/UF/País:Itajai/ SC/ Brasil
  • Data de Nascimento:30/09/1979

Posted 15 de July de 2012 - 11:06

bom dia amigos estou com uma duvida de uma pergunta de um simulado, não sei se essa área do forum me premite esse tipo de pergunta mas vamos lá... qualquer coisa me corrijam.

A pergunta é a seguinte:

Uma aeronave encontra-se pousada num aeródromo cuja elevação é de 2.400 pés e o QNH no momento de 1017 hPa com as informações conclui-se que a altitude pressão aeronave é de:

vou colocar as respostas que é, e que eu coloquei

eu coloquei a resposta como 2520 pés, porque acho que o fato do QNH ser maior que o QNE padrão a altitude pressão seria maior que 2400 pés.
O simulado diz que a resposta correta é 2280 pés.

Estou errado mesmo?

Se algum dos amigos mais experiêntes puderem me ajudar fico muito agradecido.

Abs a todos.
Felipe Sanches - Estudante PPH

#2 N1992X

N1992X
  • Usuários
  • 284 posts
  • Cidade/UF/País:Around the World
  • Data de Nascimento:01/01/1914

Posted 15 de July de 2012 - 13:48

Quando ele quer saber a altitude pressão (QNE), sempre vai ser em 1013 Hpa.

Neste caso, como o QNH no AD' está maior que o QNE, sua altitude pressão vai ser menor (1017<1013).

Exemplo do exercício:
Posted Image

Outro exemplo é o seguinte : pense em uma aeronave no solo, específicamente no altímetro. O QNH do local está maior que o QNE (ALT. PRESSÃO), daí você quer ver se sua altitude pressão está maior o menor do que o QNH. É só setar o valor da pressão em 1013,25 (A.P/ QNE) e seu valor do mesmo vai ser menor, e vice-versa.
Para fins práticos usa-se o valor de 30ft para cada 1 Hpa, como a figura acima.

#3 felipesans

felipesans
  • Usuários
  • 13 posts

Posted 15 de July de 2012 - 15:26

Gustavo obrigado pela resposta, eu estava com uma visão meio limitada disso, com sua explicação e o desenho ficou mais claro para mim.

Obrigado pela ajuda, grande abraço.

#4 felipesans

felipesans
  • Usuários
  • 13 posts

Posted 15 de July de 2012 - 17:11

Gustavo hehe me descupe abusar mas como estou estudando sozinho as vezes fico com certas duvidas que preciso que alguem confirme a resposta ou me ajude.
baseado na sua explicação qual seria a resposta para a pergunta abaixo:

-Uma aeronave sobrevoa Brasília no FL060. A elevação da pista é de 3.450 pés o QNH no momento do sobrevoo é de 1008,2 hPa. Com todas estas informações, tem-se que a altitude pressão da aeronave é de:

poderia me ajudar em mais essa pergunta porque no piloto brasil a resposta correta é 6000 pés.

Abs.
Felipe

#5 N1992X

N1992X
  • Usuários
  • 284 posts
  • Cidade/UF/País:Around the World
  • Data de Nascimento:01/01/1914

Posted 15 de July de 2012 - 17:28

Ele quer saber a Altitude Pressão da aeronave no momento do sobrevoo, correto ??
Como o enunciado lhe informa seu nível de voo (FL060), ele está lhe informando sua altitude pressão, porque altitude pressão(QNE=1013.25 Hpa) equivale a Nível de Voo (FL de Flight Level). Então a A.P da ACFT é 6000 ft.

Agora se ele pedisse a altitude verdadeira, já tinha que fazer cálculos.