
AERODROMOS não controlados - Qual critério para operar VFR?
#1
Posted 15 de July de 2012 - 13:47
Em toda minha formação na aviação sempre voei no SBBI ( bacacheri) aerodromo controlado, com METAR. E aqui no sul semmmmmpreeeee fechado VFR! Quem aqui faz instrução em lugares nao controlados, me digam como é a decisão de subir VFR?
#2
Posted 15 de July de 2012 - 14:47
#3
Posted 21 de August de 2012 - 21:16
mas no fim pode ser que vire algo "eliseu".
"Se der deu, se não der..."
#4
Posted 23 de August de 2012 - 00:28
Dê uma xeretada nos GAMETs da área onde você for voar, essa é uma mensagem meio negligenciada por um monte de gente, mas cobre bem os fenomenos do solo até o FL100.
Abraços aí,
Tio Rogério
#5
Posted 24 de August de 2012 - 23:50
Abraços, bons voos
#6
Posted 25 de August de 2012 - 05:09
Lembrando que quem emite os GAMET's/SIGMET's são os CMV's de cada FIR, então para buscar os mesmos digite o designativo ICAO da FIR, essas mensagens são em linguagem clara e abreviada, cobrindo tantos fenomenos observados e previstos na FIR e seus setores .
Abraços, bons voos
Viking, algumas correções: quem confecciona os GAMET são os CMA-1 e são mensagens que consistem em condições e fenômenos previstos, sem englobar observados. O método de busca que você explicou está correto!
Abraço,
Bruno.
#7
Posted 25 de August de 2012 - 07:54
Boa tarde pessoal!
Em toda minha formação na aviação sempre voei no SBBI ( bacacheri) aerodromo controlado, com METAR. E aqui no sul semmmmmpreeeee fechado VFR! Quem aqui faz instrução em lugares nao controlados, me digam como é a decisão de subir VFR?
quando voei em um aeroclube em que não eramos controlados, era no achômetro mesmo... quando a gente percebia que a camada não estava muito baixa, decolávamos... com uma certa experiencia que os INVAs tinham, nunca decolei e precisei voltar, e nunca voei abaixo dos mínimos. mas caso alguém decolasse e estava abaixo dos mínimos, voltava-se ao chão! paciência!
#8
Posted 27 de September de 2012 - 18:05
#9
Posted 14 de October de 2012 - 18:12
Ex.: K4I3 142105Z AUTO 18008G15KT 7SM -RA BKN008 BKN018 BKN046 18/16 A2978 RMK AO2
Será que são muito caros para instalar no Brasil?
#10
Posted 14 de October de 2012 - 23:29
o problema até aonde eu acredito é a homologação de uma estação AWOS, principalmente junto a ANATEL.Nos EUA, vários aeroportos pequenos têm estações meteorológicas que fornecem METARs automatizados.
Ex.: K4I3 142105Z AUTO 18008G15KT 7SM -RA BKN008 BKN018 BKN046 18/16 A2978 RMK AO2
Será que são muito caros para instalar no Brasil?
#11
Posted 20 de October de 2012 - 10:15
O problema não é só comprar mas manter. Aqui na nossa terrinha comprar é fácil. Quem vai manter o sistema operando? Se for uma pista particular é mais fácil, tá bem claro de quem é a responsabilidade. Mas e nas pistas que são publicas, "mantidas" pelas prefeituras? Nem aparar o mato fazem, quanto mais manter uma estação automatizada? Basta ver a dificuldade de se manter bombeiro em lugares como Chapecó, Passo Fundo, e diversas outras cidades de Minas. E estamos falando de cidades que recebem voo regular, cidades "ricas"....Nos EUA, vários aeroportos pequenos têm estações meteorológicas que fornecem METARs automatizados.
Ex.: K4I3 142105Z AUTO 18008G15KT 7SM -RA BKN008 BKN018 BKN046 18/16 A2978 RMK AO2
Será que são muito caros para instalar no Brasil?
#12
Posted 20 de October de 2012 - 14:17
#13
Posted 30 de October de 2012 - 22:23
#14
Posted 31 de October de 2012 - 01:00
eu diria 100 anos-luz para tudoAviação dos EUA está no mínimo a 1 ano-luz de distância da aviação brasileira no quesito "instrumentos para planejamento de voo e meteorologia".