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AERODROMOS não controlados - Qual critério para operar VFR?


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13 replies to this topic

#1 owambier

owambier
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Posted 15 de July de 2012 - 13:47

Boa tarde pessoal!

Em toda minha formação na aviação sempre voei no SBBI ( bacacheri) aerodromo controlado, com METAR. E aqui no sul semmmmmpreeeee fechado VFR! Quem aqui faz instrução em lugares nao controlados, me digam como é a decisão de subir VFR?

#2 inadroig

inadroig
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Posted 15 de July de 2012 - 14:47

Não entendi a Pergunta, mas seria a avaliaçāo das condicoes meteorologicas da rota cumprirem com os mini os vfr...

#3 Omykron

Omykron
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Posted 21 de August de 2012 - 21:16

teoria é o que o inadroig disse. Na pratica decide-se a operação vfr na base do olhometro.

mas no fim pode ser que vire algo "eliseu".
"Se der deu, se não der..."
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#4 Tio Rogerio

Tio Rogerio
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Posted 23 de August de 2012 - 00:28

Cara,

Dê uma xeretada nos GAMETs da área onde você for voar, essa é uma mensagem meio negligenciada por um monte de gente, mas cobre bem os fenomenos do solo até o FL100.

Abraços aí,

Tio Rogério
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#5 VikingPilot

VikingPilot
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Posted 24 de August de 2012 - 23:50

Lembrando que quem emite os GAMET's/SIGMET's são os CMV's de cada FIR, então para buscar os mesmos digite o designativo ICAO da FIR, essas mensagens são em linguagem clara e abreviada, cobrindo tantos fenomenos observados e previstos na FIR e seus setores .

Abraços, bons voos

#6 Bruno Duarte

Bruno Duarte
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Posted 25 de August de 2012 - 05:09

Lembrando que quem emite os GAMET's/SIGMET's são os CMV's de cada FIR, então para buscar os mesmos digite o designativo ICAO da FIR, essas mensagens são em linguagem clara e abreviada, cobrindo tantos fenomenos observados e previstos na FIR e seus setores .

Abraços, bons voos


Viking, algumas correções: quem confecciona os GAMET são os CMA-1 e são mensagens que consistem em condições e fenômenos previstos, sem englobar observados. O método de busca que você explicou está correto!

Abraço,
Bruno.

#7 Pampa-Centauro

Pampa-Centauro
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Posted 25 de August de 2012 - 07:54

Boa tarde pessoal!

Em toda minha formação na aviação sempre voei no SBBI ( bacacheri) aerodromo controlado, com METAR. E aqui no sul semmmmmpreeeee fechado VFR! Quem aqui faz instrução em lugares nao controlados, me digam como é a decisão de subir VFR?


quando voei em um aeroclube em que não eramos controlados, era no achômetro mesmo... quando a gente percebia que a camada não estava muito baixa, decolávamos... com uma certa experiencia que os INVAs tinham, nunca decolei e precisei voltar, e nunca voei abaixo dos mínimos. mas caso alguém decolasse e estava abaixo dos mínimos, voltava-se ao chão! paciência!

#8 Flyerx

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Posted 27 de September de 2012 - 18:05

voo nao controlado diariamente, nao temos metar nem nada. A decisão vem com base na experiência. Visibilidade da pra saber se é boa ou não simplesmente olhando ao redor. Quanto ao teto,, algumas vezes aberto de um lado, mas uma camadinha mais baixa bem na perna do vento, ou está aberto mas há nevoeiro ou umidade formando e/ou aproximando, decidimos ficar. E por aí vai... o fato de se conhecer bem o lugar que voa ajuda bastante. Ja aconteceu de eu decolar achando que tava visual e no fim tava uns 100ft a menos do teto, então é relativo, bem relativo!

#9 DanielVS

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Posted 14 de October de 2012 - 18:12

Nos EUA, vários aeroportos pequenos têm estações meteorológicas que fornecem METARs automatizados.
Ex.: K4I3 142105Z AUTO 18008G15KT 7SM -RA BKN008 BKN018 BKN046 18/16 A2978 RMK AO2


Será que são muito caros para instalar no Brasil?

#10 Omykron

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Posted 14 de October de 2012 - 23:29

Nos EUA, vários aeroportos pequenos têm estações meteorológicas que fornecem METARs automatizados.
Ex.: K4I3 142105Z AUTO 18008G15KT 7SM -RA BKN008 BKN018 BKN046 18/16 A2978 RMK AO2


Será que são muito caros para instalar no Brasil?

o problema até aonde eu acredito é a homologação de uma estação AWOS, principalmente junto a ANATEL.
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#11 Islander

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Posted 20 de October de 2012 - 10:15

Nos EUA, vários aeroportos pequenos têm estações meteorológicas que fornecem METARs automatizados.
Ex.: K4I3 142105Z AUTO 18008G15KT 7SM -RA BKN008 BKN018 BKN046 18/16 A2978 RMK AO2


Será que são muito caros para instalar no Brasil?

O problema não é só comprar mas manter. Aqui na nossa terrinha comprar é fácil. Quem vai manter o sistema operando? Se for uma pista particular é mais fácil, tá bem claro de quem é a responsabilidade. Mas e nas pistas que são publicas, "mantidas" pelas prefeituras? Nem aparar o mato fazem, quanto mais manter uma estação automatizada? Basta ver a dificuldade de se manter bombeiro em lugares como Chapecó, Passo Fundo, e diversas outras cidades de Minas. E estamos falando de cidades que recebem voo regular, cidades "ricas"....
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#12 rumba

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Posted 20 de October de 2012 - 14:17

Fica no aeródromo observando, conversa com os mais experientes que estejam lá, pede aos colegas que decolarem pra reportar as condições na freqüência livre, olha SIGMET/GAMET/CPTEC/INPE quanto mais informação melhor.

#13 Jack Daniels

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Posted 30 de October de 2012 - 22:23

Aviação dos EUA está no mínimo a 1 ano-luz de distância da aviação brasileira no quesito "instrumentos para planejamento de voo e meteorologia".

#14 Omykron

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Posted 31 de October de 2012 - 01:00

Aviação dos EUA está no mínimo a 1 ano-luz de distância da aviação brasileira no quesito "instrumentos para planejamento de voo e meteorologia".

eu diria 100 anos-luz para tudo
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