Jump to content

Photo

Acidente VASP - PP-SME [GRU]

732 breguinha pp-sme vasp

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
21 replies to this topic

#1 Alex Vieira

Alex Vieira
  • Usuários
  • 3,504 posts

Posted 01 de August de 2012 - 23:04

Pessoal não tinha conhecimento desse ocorrido, segue a info:

No dia 28 de Janeiro de 1986, no mesmo dia em que o ônibus espacial Challenger explodia em Cabo Canaveral, um Boeing 737-200 da VASP batia em um barranco na pista de Taxi do Aeroporto Internacional De São Paulo/Guarulhos.

O acidente ocorreu as 7:32 quando o voo que seguiria para Confins, mas o piloto inadvertidamente, sob nevoeiro intenso, adentrou a pista de taxi pensando estar na pista de decolagem e se chocou com um barranco de cerca de 8 metros de altura. Na época, a taxiway estava em processo de extensão. Houve uma vítima fatal entre os 67 passageiros e 5 tripulantes.
Infelizmente o site do Cenipa mostra apenas os relatórios finais de acidentes após 2007, o que não ajuda em nada a divulgação dos conhecimentos e lições aprendidas em acidentes aéreos e previne que saibamos qual foi a causa principal do acidente. Para terem uma idéia, o NTSB (órgão americano equivalente ao Cenipa) disponibiliza os dados de acidentes aéreos desde 1962!

Relembrei do ocorrido com o PP-SME por que ontem recebi algumas fotos por email e compartilho aqui.

Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image
Posted Image

FONTE: http://www.avioesemusicas.com/vasp-pp-sme-perda-total-em-28-de-janeiro-de-1986.html

Acho que por algum milagre divino ele não explodiu. A pancada foi forte.

#2 adenilson707

adenilson707
  • Usuários
  • 1,629 posts

Posted 01 de August de 2012 - 23:27

esse era um breguina Vasp Puro sangue, um -2A1.

#3 Sorriso Azul

Sorriso Azul
  • Usuários
  • 2,715 posts

Posted 01 de August de 2012 - 23:43

cara que zica...nunca soube desse acidente, ate hoje...

#4 Mastercaptain

Mastercaptain
  • Usuários
  • 8,958 posts

Posted 01 de August de 2012 - 23:51

Amadorismo!

#5 pilotoKAL

pilotoKAL
  • Membro Honorário
  • 1,765 posts

Posted 02 de August de 2012 - 00:15

O cockpit do SME,alias o que sobrou dele esta na DELTA 5 simuladores aqui em Sampa...ate onde sei sera reformado e transformado em FTD de 37 NG....

#6 A345_Leadership

A345_Leadership
  • Moderador
  • 19,989 posts

Posted 02 de August de 2012 - 11:10

Conhecia este acidente, mas não imaginava que fosse tão sério assim.

A propósito, este B737-200 não era aquele que fica/ficava ao lado do Corpo de Bombeiro de GRU?

#7 Drummer_IM

Drummer_IM
  • Usuários
  • 76 posts

Posted 02 de August de 2012 - 15:36

Conhecia este acidente, mas não imaginava que fosse tão sério assim.

A propósito, este B737-200 não era aquele que fica/ficava ao lado do Corpo de Bombeiro de GRU?

Se não me engano o que ficava perto do Corpo de Bombeiros é o -SMV

Abraço!

Edit:ta ai os dados do acidente com o -SMV

http://aviation-safe...p?id=19950202-0

Edited by Drummer_IM, 02 de August de 2012 - 15:39 .

#8 Murundum

Murundum
  • Usuários
  • 3,882 posts

Posted 02 de August de 2012 - 19:21

Caraca, que lambança. Parabens pela pesquisa e pelos dados obtidos no fundo do bau.

#9 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 04 de August de 2012 - 10:24

Eu sabia desse acidente mas algumas dessas fotos nunca tinha visto!
Vi algumas recentemente no FaceBook.
Tenho o relatório impresso desse acidente e vou escanear disponibilizando para vocês!

Obrigado ao colega pelo tópico!

:like:

#10 737-800

737-800
  • Usuários
  • 1,427 posts

Posted 04 de August de 2012 - 12:52

Que bela porrada! E pelo deslocamento das poltronas foi sorte não ter matado mais pessoas e os pilotos tbm.

#11 Cesar Jet

Cesar Jet

Springbok

• Colaborador
  • 3,800 posts

Posted 04 de August de 2012 - 22:44

Eu sabia desse acidente mas algumas dessas fotos nunca tinha visto!
Vi algumas recentemente no FaceBook.
Tenho o relatório impresso desse acidente e vou escanear disponibilizando para vocês!

Obrigado ao colega pelo tópico!

:like:

Caros colegas,

Através do link aqui postado,vocês poderão ler o relatório sobre esse acidente!

http://www.4shared.c...rJ/Desktop.html

Favor me informar se houver algum problema em acessar o arquivo!

Boa leitura!

#12 Evair

Evair
  • Usuários
  • 49 posts

Posted 04 de August de 2012 - 23:47

Perdoem minha ignorância, mas; Por qual razão cobriram o registro do avião??

#13 Speedbird

Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 5,348 posts

Posted 06 de August de 2012 - 16:30

Perdoem minha ignorância, mas; Por qual razão cobriram o registro do avião??

Padrão internacional, cobre-se o registro e o nome e logo da empresa acidentada.

#14 pilotoKAL

pilotoKAL
  • Membro Honorário
  • 1,765 posts

Posted 06 de August de 2012 - 17:34

Como o speed colocou muito bem a fuselagem do aviao e a pintura caracteristica da empresa sao um outdoor ambulante , e fotos como estas acima nao sou uma propaganda muito boa..

#15 pilotoKAL

pilotoKAL
  • Membro Honorário
  • 1,765 posts

Posted 07 de August de 2012 - 00:33

Acho que o master colocou uma opiniao, EU estava la no dia do acidente no DO, o 737 infelizmente foi decolar da atual taxiway A , a 09L tinha acabado de ser aberta (ela nao existia na Base Aerea), estava um nevoeiro terrivel, e ele infelizmente bateu num monte de terra da terraplanagem, os pilotos nao conseguiram cortar os motores , segundo a lenda foram cortados por um dos comissarios, como sempre foram diversos fatores que contribuiram para este lamentavel, lamentavel acidente, a VASP na epoca era uma GRANDE empresa e com um historico de operacao do brega impecavel, lembrando que ele havia sido introduzido no Brasil pela VASP(PP-SMA)..

#16 Crew Member

Crew Member
  • Usuários
  • 1,227 posts

Posted 07 de August de 2012 - 11:21

Acho que o master colocou uma opiniao, EU estava la no dia do acidente no DO, o 737 infelizmente foi decolar da atual taxiway A , a 09L tinha acabado de ser aberta (ela nao existia na Base Aerea), estava um nevoeiro terrivel, e ele infelizmente bateu num monte de terra da terraplanagem, os pilotos nao conseguiram cortar os motores , segundo a lenda foram cortados por um dos comissarios, como sempre foram diversos fatores que contribuiram para este lamentavel, lamentavel acidente, a VASP na epoca era uma GRANDE empresa e com um historico de operacao do brega impecavel, lembrando que ele havia sido introduzido no Brasil pela VASP(PP-SMA)..

Prezado "pilotoKAL"
Concordo com voce quando disse que o master colocou sua opinião, mas concorde comigo que ele foi inconsequente classificando o acidente como "amadorismo", pegou mal, pegou muito mal !
Como pode dizer que aviadores de b737 bem treinados e experiêntes sejam chamados de amadores, desculpe mas discordo totalmente de um atitude dessa, sabemos de tantos outros graves acidentes ocorridos com as outras empresas que não existem mais, e nunca me passou pela cabeça dizer que foi amadorismo, seria leviano de minha parte, e nunca diria isto, até porque em momento algum o relatório final desse acidente diz que houve falta de profissionalismo dos pilotos, então quem o master pensa que é para dizer um absurdo desses depois de tantos anos passados, gente, vamos respeitar, senão vamos ficar discutindo cada acidente para opinarmos se foi amadorismo ou não, acho muito deselegante e perigoso emitir opinião de interpretação duvidosa, pois temos leitores jovens e de pouca experiência os quais precisam do nosso respeito, vamos tomar mais cuidado com nossas opiniões.
Não pretendo polemizar, gostaria de encerrar o assunto, se o master não quiser se retratar , fique a vontade, nem precisa, apenas aceite a minha opinião, respetando os demais leitores da próxima vez.

#17 pilotoKAL

pilotoKAL
  • Membro Honorário
  • 1,765 posts

Posted 07 de August de 2012 - 11:44

Caro crew nao vou defender o Master nao ele nao precisa de defesa, sou novo no forum mas creio que o objetivo aqui e dar opiniao mesmo, provocar a discussao e fazer as pessoas se manifestarem pensando sobre os assuntos, procuro (EU) nao ver nenhum acidente sobre a otica da emocao e muito menos do julgamento , nao sou Cenipa para encontrar causas do acidente e muito menos juiz para julgar os culpados, todos nos aqui no forum quando emitimos uma opiniao a fazemos baseados em fragmentos do fato, a figura toda so estando no site no acidente para ver e mesmo assim cada qual na sua area, sou piloto nao engenheiro por exemplo portanto tenho minhas limitacoes na area do conhecimento, nao consigo ver nem entender que algum piloto seja ele quem for sai de casa , senta no aviao e decide vou me matar hoje e matar um monte de gente junto, ou voa escolhendo em qual morro ou obstaculo vai bater, nao funciona assim , como voce bem sabe multiplos fatores levam a este resultado tenebroso como o que vemos nas fotos acima, acho que cabe a cada um de nos , com mais ou menos experiencia , com um pouco mais de conhecimento ou nao , ouvir e respeitar a opiniao do outro seja ela qual for, as vezes e meio dificil mas respeitar este direito sagrado faz a coisa ser muito mais produtiva.
Grande abraco

#18 Kal_Center

Kal_Center
  • Usuários
  • 2,205 posts

Posted 09 de August de 2012 - 16:58

Pessoal não tinha conhecimento desse ocorrido, segue a info:

FONTE: http://www.avioesemu...ro-de-1986.html

Acho que por algum milagre divino ele não explodiu. A pancada foi forte.

Pelo jeito teve mta gente q se machucou feio... Que pancada!

Eu não lembrava deste acidente...

Alias, aos mais estudiosos, foram mtos os acidentes graves de GRU?

#19 leonardo_spinello

leonardo_spinello
  • Usuários
  • 85 posts

Posted 21 de September de 2012 - 15:47

Pelo jeito teve mta gente q se machucou feio... Que pancada!

Pelos danos causados, quando vi as fotos, parecia mais um acidente no pouso e não no táxi.
Posso estar enganado, mas, no mínimo, a velocidade de táxi estava acima da velocidade recomendável naquelas condições de visibilidade...

#20 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 21 de September de 2012 - 17:27

Pelos danos causados, quando vi as fotos, parecia mais um acidente no pouso e não no táxi.
Posso estar enganado, mas, no mínimo, a velocidade de táxi estava acima da velocidade recomendável naquelas condições de visibilidade...

Não foi no táxi, ele acreditou que a taxiway era a pista e mandou ver na corrida.