Jump to content

Photo

Como tirar ou evitar o efeito esbranquiçado??

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
13 replies to this topic

#1 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,400 posts

Posted 22 de August de 2012 - 20:20

Olá pessoal!! :joinha:

Eu estou tendo um certo trabalho com minhas fotos, pois elas saem um pouco esbranquiçadas e eu gostaria de saber como eu resolvo isso. Elas ficam como se eu tirasse fotos ao meio-dia, sem o parassol, etc... :ahhh: :ahhh:

O Photoshop consegue resolver??.... Não sou um expert nele, se alguém souber como fazer isso no Photoshop, aceito dicas!! :joinha:

Meu objetivo é obter fotos nesse estilo, ou seja, as cores ficam puras, sem esbranquiçado nenhum. Segue um exemplo:

http://www.airliners...iner/2149930/L/

http://www.airliners...-436/2149960/L/

Para complementar, uso uma Nikon D5100 e uma Nikon 70-300mm (com parassol) AF-S VR. Devo estar fazendo algo errado. :jnana:

Desde já agradeço a atenção de vocês!! :joinha:

Grande abraço!! :salute:

#2 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 22 de August de 2012 - 20:25

Posta uma foto sua que voce chama de esbranquiçada, pra eu entender o que voce tá vendo :)

#3 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,400 posts

Posted 22 de August de 2012 - 20:40

Claro Keka!! Dá uma olhada!!

http://img.photobuck...BR/DSC_0234.jpg

http://img.photobuck...BR/DSC_0303.jpg

http://img.photobuck...BR/DSC_0233.jpg

Obrigado!!

#4 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 22 de August de 2012 - 21:13

Oi 3setao, lindas fotos.

Entao, em minha modestissima opiniao e baseada nuns testes que fiz aqui com suas fotos, acho que basta, na pós ediçao, aumentar um pouco o contraste e a saturação e voce se livrará deste "esbranquiçado" que tá esbranquiçando seu cabelo.

No Photoshop fiz assim com suas fotos (atençao isso nao é um workflow nem é a maneira como eu trabalho as fotos, mas só para efeito de comparação do antes e depois faz seguindo os passos e vê se assim voce atinge o resultado desejado):

1) duplica o layer original (ctrl+j) e trabalha sobre a cópia
2) vai no Imagem > ajustes > Contraste - eu aumentei só o contraste em 15 (a partir da foto que eu baixei aqui, na original pode ter que ser menos tá)
3) vai no Imagem (de novo) > ajustes > saturacao - aumenta só a saturacao em 10 (mesma observacao do contraste)

e agora, vai lá nos layers e fecha o olho da copia e ve a original, veja a diferença que só essas duas coisinhas fizeram na foto.

Me diz se é isso que voce espera e se isso acaba com sua dor de cabeça, ou se tem mais algum detalhe na imagem que voce queira tratar.

Vou estar esperando sua resposta.

PS: ah é... depois disso eu sempre recomendo dar um unsharp, só pra imagem ficar mais "crocante" ;) :D

#5 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,400 posts

Posted 22 de August de 2012 - 22:09

Nossa Keka!!! Nota 1000!!!! Muuuuuito obrigado!!! Ficou do jeito que eu queria.... e o Unsharp....hehehehehe.... sensacional, deu vida para a foto!!!

Eu realmente estava chateado com o resultado anterior.

Fiquei na curiosidade, o que seria um "workflow" ideal? Dá para conseguir um resultado ainda melhor??

Muito obrigado mesmo!!

#6 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 22 de August de 2012 - 22:22

Kibon que é isso que voce queria.

Viu? Nao tinha nenhum segredo :) O segredo é uma boa foto como essas aí.

Sobre Workflow ideal, nao tem nenhum, ou antes: o ideal é aquele que funciona pra voce, até porque tudo depende como sua foto está no original. Eu nao sigo alguma rotina especifica, mas existe uma que considero ótima e que me ensinou montes sore o Photoshop, e de vez em quando eu até uso. Tá em ingles, se nao tiver problema pra voce. Me manda um PM com seu email e eu te mando esse arquivo. É muito joia.

Mas te confesso que normalmente o que eu faço é só isso que voce viu mesmo: contraste, saturacao e unsharp (so que em vez de ajustar direto na imagem eu faço tudo em New Layer Adjustment, porque eu posso mudar a qqer momento).

Agora, se assim mesmo vc quiser esse workflow, foi um que uma pessoa disponibilizou na internet e nao tem problema eu te mandar.

Abracao

#7 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 24 de August de 2012 - 11:17

Como a Keka já disse o que eu diria, que era uma questão de contraste também na minha opinião, vale ressaltar que você não vai conseguir mesmo que a foto já saia da câmera como aquelas que você viu no Airliners e gostou.

Claro que a combinação câmera/lente/luz faz diferença, mas dificilmente, para não dizer jamais, uma foto sai da câmera sem que seja necessário um ajuste mesmo que mínimo em algum detalhe, como por exemplo a nitidez, que foi o assunto do tópico.

Uma outra dica legal, além dessas sobre edição já dadas, é fotografar em RAW, se você já não faz isso.

No começo você pode inclusive utilizar o formato RAW+JPEG para ter mais segurança.

Depois é só passar para o RAW e ser feliz na edição!

Um abraço.

#8 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 24 de August de 2012 - 13:00

Como a Keka já disse o que eu diria, que era uma questão de contraste também na minha opinião, vale ressaltar que você não vai conseguir mesmo que a foto já saia da câmera como aquelas que você viu no Airliners e gostou.

Claro que a combinação câmera/lente/luz faz diferença, mas dificilmente, para não dizer jamais, uma foto sai da câmera sem que seja necessário um ajuste mesmo que mínimo em algum detalhe, como por exemplo a nitidez, que foi o assunto do tópico.

Uma outra dica legal, além dessas sobre edição já dadas, é fotografar em RAW, se você já não faz isso.

No começo você pode inclusive utilizar o formato RAW+JPEG para ter mais segurança.

Depois é só passar para o RAW e ser feliz na edição!

Um abraço.

Bem lembrada a dica, Flavio.
RAW é a melhor coisa mesmo qdo a gente ajusta a foto e que esse ajustezinho é inevitavel pra foto que já for bonita saída da maquina, ficar lindona. :)

#9 TMA-SP

TMA-SP
  • Usuários
  • 2,920 posts

Posted 24 de August de 2012 - 13:24

Quando vc fotografa em JPEG, a câmera se encarrega de fazer alguns "ajustes" na sua imagem e depois comprimir.
Se vc fotografar em RAW, esses parâmetros não são modificados e vc mesmo pode fazer isso com mais facilidade na imagem ORIGINAL!

Na canon tem um lance que chama "picture style", vc consegue ja presetar contraste, saturação etc.
Acho que deve ter algo semelhante na Nikon.

Abs

#10 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,400 posts

Posted 24 de August de 2012 - 15:22

Bacana, mas uma foto em RAW só pode ser "vista" por um programa que lê esse arquivo, não??

Outra pergunta... seu eu configuro minha câmera para gravar RAW, terei de converter para JPEG foto por foto, depois de fazer uma edição no PS?.... tipo.... eu abro a foto RAW, faço as edições necessárias e salco como JPEG?

Abração a todos e obrigado!!

#11 TMA-SP

TMA-SP
  • Usuários
  • 2,920 posts

Posted 24 de August de 2012 - 15:58

Bacana, mas uma foto em RAW só pode ser "vista" por um programa que lê esse arquivo, não??

Outra pergunta... seu eu configuro minha câmera para gravar RAW, terei de converter para JPEG foto por foto, depois de fazer uma edição no PS?.... tipo.... eu abro a foto RAW, faço as edições necessárias e salco como JPEG?

Ela tem q ser feita em RAW originalmente, senão de nada vale...
Altera isso no menu da camera!

#12 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 24 de August de 2012 - 19:43

Sim, será necessário um programa que visualize em RAW, mas me parece que isso tem se tornado cada vez mais comum, tanto que até os programas básicos para visualização de imagens que já vêm nos computadores já oferecem essa opção de visualização, e quando não oferecem logo de cara há plug-ins disponíveis.

Quanto à edição, você disse que usa o Photoshop, então também não haverá problema, basta instalar o aplicativo Camera RAW, que é o editor desse tipo de fotos no Photoshop.

Em relação a ter que salvar em jpeg após editar, sim, você vai ter que salvar em jpeg, mas você já não faz isso de toda forma após editar a foto? :)

Aliás, talves o Camera RAW até já faça isso automaticamente (deixando pré-configurado), confesso que agora não me lembro.

No Lightroom isso é feito automaticamente ao dar o comando exportar, quando é aplicada à foto todas as pré-seleções feitas como tamanho, qualidade, extensão do arquivo, acréscimo de marca d`água, etc.

Como faz tempo que não uso o Camera RAW estou deduzindo que ele permita fazer o mesmo, mas vou deixar para quem tem costume de usá-lo falar melhor sobre isso.

Um abraço.

#13 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 24 de August de 2012 - 21:39

Olha, só pra que conste dos autos eu tenho o PS CS2 veinho veinho e ele abre RAW sem eu nunca ter instalado intencionalmente nada mais do que ele. Mas... well... tb nao sei... eu trabalho no Mac, será no PC diferente?

De qqer maneira, quando voce vai salvar a foto voce pode salvar como JPG, ou se voce tiver "flattened" (nao sei esse comando em portugues) a imagem vai automaticamente ser salva como JPG.

Se é que isso que eu falei ajuda... :)

#14 Wagner Damasio

Wagner Damasio
  • Usuários
  • 2,162 posts

Posted 05 de September de 2012 - 00:06

Quando vc fotografa em JPEG, a câmera se encarrega de fazer alguns "ajustes" na sua imagem e depois comprimir.
Se vc fotografar em RAW, esses parâmetros não são modificados e vc mesmo pode fazer isso com mais facilidade na imagem ORIGINAL!

Na canon tem um lance que chama "picture style", vc consegue ja presetar contraste, saturação etc.
Acho que deve ter algo semelhante na Nikon.

Abs

Nas Nikons é o Picture Control =)