Jump to content

Photo

Estão cobrando por acesso a dados meteorológicos, isso é correto?

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
11 replies to this topic

#1 David Weber

David Weber
  • Usuários
  • 411 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:04/11/1989

Posted 02 de September de 2012 - 20:44

Olá.
Grandes colegas de fórum, por algumas vezes tentei obter dados pluviométricos diretamente na Infraero de Ilhéus - BA para usa-los em um projeto científico acadêmico, porém em todas as vezes foram cobradas taxas abusivas (300 reais pela média anual do município), sendo que nunca foi apresentado nenhum orçamento oficial, ao invés disso as coisas corriam em forma de contrato de boca e muitas vezes foram apresentados diferentes preços pelo mesmo serviço, todos esses fatos me chamam a atenção para um possível "espertinho" tentando se dar bem a custa da necessidade alheia.
Vim através desta postagem pedir o auxílio dos senhores advogados ou mesmo pessoas que exerçam função onde seja possível o acesso a essas informações para que me apresentem esclarecimento a respeito do assunto sobre a cobrança desse serviço para pessoas de fora da aviação. É legal ou não cobrar pelas informações de pluviosidade?

Agradeço a todos que compartilham da mesma visão e a todos que por ventura venham me ajudar.

Edited by David Weber, 02 de September de 2012 - 20:48 .

#2 MarcosFarias

MarcosFarias
  • Usuários
  • 1,125 posts
  • Cidade/UF/País:Belém-PA
  • Data de Nascimento:01/12/1982

Posted 02 de September de 2012 - 20:52

Na faculdade precisei desses dados para um trabalho e consegui de boa, tem que fazer amizade com os "homi", esses dados são públicos.
  • David Weber likes this

#3 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,895 posts
  • Cidade/UF/País:Porto Alegre, República Rio-Grandense, Brasil
  • Data de Nascimento:22/09/1976

Posted 02 de September de 2012 - 21:22

Pede pro Coronel Ramiro Bastos dar um jeito nesses malandros...
  • David Weber, Override, Cj3 and 1 other like this

#4 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 7,541 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:18/09/1965

Posted 02 de September de 2012 - 22:08

David Weber, seu avatar diz tudo sobre a vergonha que passamos em serviços onde é necessario conhecer alguém para obter dados publicos.

Deve ter algum local onde é possivel denunciar.
  • Landing and David Weber like this

#5 Lvcivs

Lvcivs
  • Desligados
  • 2,271 posts
  • Cidade/UF/País:SBJR, SDU e GIG
  • Data de Nascimento:0

Posted 02 de September de 2012 - 23:24

Sim, os dados podem ser cobrados. Que eu saiba o uso é liberado para fins educacionais, mas para qualquer outro fim, é pago.

Não sei como é na Bahia, mas no Rio a compra não é feita com o aeroporto e sim com a Regional. Aliás, com quem menos se fala é com a Meteorologia, é quase tudo resolvido pelo financeiro.

Na dúvida, liga na ouvidoria.

#6 David Weber

David Weber
  • Usuários
  • 411 posts

Posted 03 de September de 2012 - 06:47

Pede pro Coronel Ramiro Bastos dar um jeito nesses malandros...

Esse cidadão realmente existiu e botava para quebrar MESMO. Quem me dera que ele ainda estivesse aqui... kkkkkkkkkk

Sim, os dados podem ser cobrados. Que eu saiba o uso é liberado para fins educacionais, mas para qualquer outro fim, é pago.

Não sei como é na Bahia, mas no Rio a compra não é feita com o aeroporto e sim com a Regional. Aliás, com quem menos se fala é com a Meteorologia, é quase tudo resolvido pelo financeiro.

Na dúvida, liga na ouvidoria.

Obrigado por sua dica amigo, farei isso.

David Weber, seu avatar diz tudo sobre a vergonha que passamos em serviços onde é necessario conhecer alguém para obter dados publicos.

Deve ter algum local onde é possivel denunciar.

Se houver, tenha certeza que farei.

#7 Tio Rogerio

Tio Rogerio
  • Usuários
  • 828 posts
  • Cidade/UF/País:Wichita/Kansas/ EUA
  • Data de Nascimento:06/11/1971

Posted 03 de September de 2012 - 21:34

Dê uma olhada no site do IBGE , ou fale com alguém de lá. Se bobear, deve haver site gringo melhor do que os brasileiros com a informação disponível. E de graça.

Tio Rogério
  • Landing and Up Speed like this

#8 MarcosFarias

MarcosFarias
  • Usuários
  • 1,125 posts
  • Cidade/UF/País:Belém-PA
  • Data de Nascimento:01/12/1982

Posted 03 de September de 2012 - 21:44

Não sei se ajuda, mas dá uma fuçada aqui. http://bancodedados.cptec.inpe.br/

#9 Fernando P C

Fernando P C
  • Usuários
  • 345 posts
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:12/07/1988

Posted 03 de September de 2012 - 21:53

Olha... O que você quer devem ser as séries históricas, não?

Para estudos hidrológicos, utilizo os dados do site da ANA (Agência Nacional de Águas).
http://hidroweb.ana.gov.br/

Nesse site, você consegue encontrar muitas informações incluindo fluviometria, pluviometria, bacias, sub-bacias, etc..
Procure a estação pelo mapa, anote o código e vá em dados hidrológicos e depois em "séries históricas".

Qualquer coisa, estamos aí.

Espero ter ajudado.

Abraços,
Fernando

#10 newtonc

newtonc
  • Usuários
  • 216 posts
  • Cidade/UF/País:bsb
  • Data de Nascimento:01/01/1980

Posted 04 de September de 2012 - 09:00

A Lei de acesso aa informacao lhe garante o acesso gratuitamente.

#11 Leonardo Santana

Leonardo Santana
  • Usuários
  • 117 posts
  • Cidade/UF/País:Uberaba/MG
  • Data de Nascimento:06/11/1983

Posted 16 de September de 2012 - 20:27

Já estagiei em uma Estação Meteorológica do INMET, operada por uma Universidade Federal. Os dados eram fornecidos gratuitamente para estudantes mediante um ofício.

Porém, toda semana repassávamos uma quantidade de dados, com a apresentação da GRU devidamente paga, quando os dados solicitados eram para fins comerciais (seguradoras, construtoras, empresas de consultoria ambiental, etc).

Envie um ofício, por intermédio do seu orientador científico para o Superintendente do Aeroporto que talvez seja melhor encaminhado.
Mas dados de pluviosidade em aeroporto, eu não sei se terá informações recentes.
  • David Weber and Lvcivs like this

#12 David Weber

David Weber
  • Usuários
  • 411 posts

Posted 17 de September de 2012 - 08:08

Leonardo Santana

Obrigado por elucidar essa questão.
O pedido foi feito pelo próprio orientador. Ele conseguiu uma vez gratuitamente, mas das outras vezes foram cobrados uns preços "estranhos", pois sempre eram diferentes para o mesmo tipo e quantidade de informação, daí a minha disconfiança.
O jeito é levar um bolo de chocolate, uma jarra de café e uma morena bonita para fazer o pedido. kkkkkkkkkkk