Jump to content

Photo

Tour pela Normandia

etretat normandia frança

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
12 replies to this topic

#1 Devries

Devries
  • Desligados
  • 928 posts

Posted 24 de September de 2012 - 21:03

Nesse verão como de costume, decidirmos ir a França de férias. Ano passado ficamos 2 semanas entre Nice e Saint-Tropez porém esse ano eu queria tentar algo diferente. Chegamos até a pensar na Croácia quando eu dei a idéia de irmos para a Normandia.
Inicialmente recebi muitas críticas porque muitos achavam que eu não ia encontrar nada lá a mais que não seja as praias da ocupação (o que eu não vi porque meu objetivo era descansar e tomar banho de mar). Quero explorar nesse relato um lado praiano da Normandia que não é muito explorado por visitantes da região.

Bom, as férias chegaram, acordei bem cedinho (em torno das 7 da manhã) para pegar a estrada. O percurso total de Leeuwarden até Wimereux era de 512 km. E queria ir devagar, podendo ter tempo suficiente para fazer as refeições e não ter correria e ainda pegar uma praia em Wimereux rsrs

Paramos próximo a Antwerpen na Bélgica para almoçar,

Posted Image

Chegamos em Wimereux ( Boulogne-sur-Mer) por volta das 4 da tarde, fiz check-in no hotel (esqueci de tirar foto), nada de luxo, um Ibis de beira de estrada e como o nosso destino final era Honfleur só estamos ali de pernoite para prosseguir a viagem no dia seguinte.
Deixado as coisas no hotel seguimos para a Praia, bom a praia de Wimereux na minha opinião é bonita pela orla, mas entrar na água Jamais!
Gostei do local, percebi que é um destino bem local de férias. E como é tradição na França, o que me encanta são as barracas de praia na Orla. Aonde as familias as alugam para se trocar, guardar os pertences e passar o dia na praia.
Segue algumas fotos de Wimereux:

Posted Image

Posted Image

Foi lá que realmente eu tive a sensação gostosa de estar de férias, e que o verão tinha chegado pra valer, o por do sol em tons alaranjados refletindo por todo lugar, e essa vista foi a recompensa de ter dirigido muito e a certeza que essas semanas de férias seriam maravilhosas

Posted Image

Acordamos cedinho no dia seguinte, tivemos sorte porque durante as duas semanas que ficamos na Normandia não choveu 1 dia e não tinha 1 nuvem no céu. O que me assustou foi a quantidade de pedágios que a Normandia tem, muito mais que Côte d'zur. Por exemplo, dependendo do lugar para se ir de um bairro a outro tem pedágios automáticos cobrando 50 centavos, nas auto-estradas chegam a 20 euros, fiz as contas e gastei 157 euros de pedágios ao fim das 2 semanas de estada.
Voltando a viagem, seguimos a Honfleur, aonde alugamos uma casa de veraneio.

Atravessando a Pont de Normandie:
Posted Image

Home sweet home,
Alugamos um duplex de veraneio em Honfleur, gostei bastante, muito amplo, com todos os serviços de um hotel, e limpeza do quarto diariamente. Wifi Free, Piscina, Sauna e outros itens. Foi um bom negócio, e me deu liberdade de fazer um churrasco quando queria, cozinhar (coisa que eu amoooo), curtir o verde da paisagem. Foi a primeira vez que alugo casa de veraneio e realmente valeu muito a pena, pretendo voltar ano que vem rsrs
Segue algumas fotos do Équamauville Residence:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Ficamos em casa esse dia, fizemos um churrasco, fomos pra piscina e descansamos da viagem.
Honfleur fica muito perto de Deauville, a Saint-Tropez da Normandia. Fomos para a praia mas eu espera mais, falavam tanto dessa praia que eu fui com minhas expectativas lá em cima e me decepcionei muito. Muita gente por metro quadrado, uma boa farofada de gente e 1 hora para estacionar o carro. Segue as fotos:

Posted Image

Posted Image

Voltamos para casa, fomos para a piscina, jantamos, e no dia seguinte eu iria para o lugar mais especial da viagem, e que durante as semanas cheguei a ir 4 vezes de tanto que gostei. Fui a famosa e pequenininha Étretat.
As falésias de Étretat são uma maravilha arquitetônica da Mãe-natureza, eternizadas por Monet, e é um daqueles lugares que temos que conhecer antes de morrer. A água é bem clarinha (o que não é comum na Côte d' Albâtre), ela é composta de pedrinhas que são resultado da erosão das falésias e na verdade doi o pé um pouco para caminhar, porém vale todo o esforço porque o cenário é muito lindo.
Fui a todas as trilhas seguras, algumas falésias chegam a 95 metros de altura e algumas não me arrisquei a ir com medo de despencar lá de cima ou ter uma vertigem. Seguem as fotos:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Eu gritando: Pega minha sandália!!! A água tá levandoooooo.

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Minha mãe quis me matar quando viu essa foto:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Nos dias seguintes fomos a outro lugar muito especial, fica 125km mais ao sudoeste da normandia, já na divisa com Bretanha, se chama Mont Saint-Michel. É uma ilha bem pequena de 1 km de diâmetro. A abadia é muito bonita e é patrimônio mundial da UNESCO.
Não se paga entrada, só o estacionamento que é uma boa facada, 40 euros. Se anda muito até o ponto dos onibus levarem até a ilha, andamos do estacionamento até o ponto dos onibus algo como 1 km e meio, achamos um absurdo mas, c'est ça France!
Segue as fotos:

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Vai Chichis aí ???

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Bom pessoal e isso aí, visitei outros lugares também porém o relato ia ficar muito longo e apresentei os principais.
A normandia é um lugar que vale a pena visitar.

Abraços,

De Vries

#2 Kekarady

Kekarady
  • Usuários
  • 2,678 posts

Posted 25 de September de 2012 - 22:57

Muita história na Normandia.

St. Michel é algo extraordinário. Chose de loc (que já pra te esclarecer é uma frase do programa Viva o Gordo, com o Jo Soares - da outra vez voce tinha perguntado o que é e eu fiquei devendo a explicacao né :D)

Muito boa sugestao de visita. Voce nao foi nas praias do desembarque? Ainda tem muita coisa da guerra por lá.

#3 Devries

Devries
  • Desligados
  • 928 posts

Posted 25 de September de 2012 - 23:49

Keka gostei muito de St. Michel mas Etretat foi o lugar que mais me surpreendeu na viagem, quando estudei historia da arte no ensino medio me interessei muito por Monet, e quando vi a pintura que eu conhecia a muito tempo bem na minha frente em forma de natureza me senti em um momento mistico.
Agora entendi, entao Chose de loc seria algo como "quelque chose de fou".
Nao fui as praias do desembarque, tem muitas coisas de guerra pra todo lado porem o meu objetivo era curtir as praias (coisa que a Holanda fica devendo muito), piscina e sol (outra coisa que a Holanda fica devendo muito).
Pretendo ir no proximo verao novamente a Normandia e visitar Omaha beach e outras praias do desembarque. Mas 15 dias nao foram suficientes essa vez para me deixar enjoado de praia todos os dias.

Sent from my iPad using Tapatalk

#4 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,582 posts

Posted 26 de September de 2012 - 07:36

Bem bacana mesmo!

E da próxima vá nas praias do desembarque, conheça Caen e as praias próximas de Caen são boas também, várias tem água quente e são praticamente uma piscina

O MSM é fantástico mesmo!

#5 Packo1

Packo1
  • Usuários
  • 975 posts

Posted 26 de September de 2012 - 12:45

Caraca Devries,

Que lugar lindo!!! E que viagem interessante!

Essa é uma das coisas boas de viver na Europa, em algumas horas de viagem a paisagem é outra, o país é outro e tem milhares de coisas para conhecer!

#6 Devries

Devries
  • Desligados
  • 928 posts

Posted 26 de September de 2012 - 13:06

Caraca Devries,

Que lugar lindo!!! E que viagem interessante!

Essa é uma das coisas boas de viver na Europa, em algumas horas de viagem a paisagem é outra, o país é outro e tem milhares de coisas para conhecer!

Até mesmo com meu carro que faz 25 km por litro a 120 por hora, sai mais barato ir de avião por conta dos pedágios. Porém a locomoção nesses lugares se torna um caos, sem carro lá fica tudo complicado.
Eu sempre dou minhas voltas de carro pela Europa, já fui da Escandinavia a Espanha de carro e apesar de ser um pouco intediante e cansativo acho que quem pode ir de carro que vá. Claro que vai precisar de mais tempo, mas vale a pena.

Bem bacana mesmo!

E da próxima vá nas praias do desembarque, conheça Caen e as praias próximas de Caen são boas também, várias tem água quente e são praticamente uma piscina

O MSM é fantástico mesmo!

Com certeza, a próxima vez vou conhecer lugares novos e visitar os que que mais gostei.
Fiquei maravilhado com as praias nesse canto da França, podia ser ignorância minha mas pensava que o norte da França não tinha praias belas. Tinha a idéia que só Cote d´azur era destino de verão.

#7 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 26 de September de 2012 - 20:25

Obrigado por esta partilha caro Devries,

Esta Normandia eu ainda não conheço, mas conheço a Normandia do Desembarque do Dia D que marcou a II Guerra Mundial e a história de toda a humanidade.

Ver aqui: http://forum.contato...raias-do-dia-d/

Um abraço português,

Jopeg

#8 Marcos

Marcos
  • Usuários
  • 389 posts

Posted 28 de September de 2012 - 12:12

Muito legal o relato!

Eu moro à 1h de Wimereux (que fica no Nord-Pas de Calais, não na Normandia) e de todos os lugares que vc mostrou, soh não conheço Deauville!!

Estive em Etretat ano passado e em julho ultimo fui nas praias de Saint-Malo/Cancale (Bretanha), passando pelo Mont-Saint-Michel!

As falésias du Etretat são de fato magnificas! Contudo, se vc pretende voltar às praias do canal da mancha no proximo verão, recomendo fortemente esticar até a Bretanha. La as praias são de areia em vez de pedras e a maioria são fora das cidades (facil acesso de carro), mt boas para relaxar!

E ja que seu carro faz 25km/L à 120km/h (Dirigi semana passada um DS4 que fazia 22km/L, o maximo q eu ja tinha visto! Meu Punto, coitado, faz soh 17km/L...), te aconselho à voltar para a Holanda passando pelos castelos do Vale do Loire! Fiz este itinerario com minha noiva e ela não reclamou nada! hehehe

Quanto aos pedagios, com 15 dias de férias vale a pena evita-los passando pelas "Estradas Departamentais"! Ainda que você perca tempo na estrada (90-110km/h em vez de 130km/h), as paisagens e vilas que cruzamos nessas estradas são muito mais interessantes que a monotonia dos guard-rails nas "Autoroutes".

#9 raverbashing

raverbashing
  • Usuários
  • 2,582 posts

Posted 28 de September de 2012 - 12:39

As falésias du Etretat são de fato magnificas! Contudo, se vc pretende voltar às praias do canal da mancha no proximo verão, recomendo fortemente esticar até a Bretanha. La as praias são de areia em vez de pedras e a maioria são fora das cidades (facil acesso de carro), mt boas para relaxar!

Não conheço a Bretagne, ma as praias da Baixa Normandia (acho que a partir de Ouistreham) são de areia ;)

Acho que quanto mais para nordeste, mais de pedra é, pelo menos Le Havre é de pedra e as mais ao nordeste (como Tréport) também são. (bom, é o que conheço, não andei praia por praia =P)

#10 Devries

Devries
  • Desligados
  • 928 posts

Posted 28 de September de 2012 - 12:41

Obrigado por me lembrar sobre Wimereux não pertencer a Normandia. Pensamos em seguir para Bretanha só que eu estava exausto e queria mesmo ficar em um lugar e parar para descansar. O meu carro é um Polo Blue Motion com motor a diesel. Faz 25km por litro a 120, se estou a 80km-h faz 30km por litro kkk Ja e o meu segundo Polo e nao troco tao cedo por carro nenhum hahahaha
Boa dica essas estradas departamentais.

#11 JL Rugery

JL Rugery
  • Usuários
  • 436 posts

Posted 04 de December de 2013 - 09:52

Eu nao paguei 40 euros no estacionamento do Mont Saint Michel. Nao paguei mesmo!!

Estranho. Devo ter pago uns 15 euros no maximo e fiquei la uma manha inteira.

#12 Caravelle

Caravelle
  • Usuários
  • 3,964 posts

Posted 04 de December de 2013 - 15:55

Belíssimo relato! ;)

Turismo de cultura e apreciação e não "de compras". :cutuca:

Ahhh Europa... :wub_anim:

Edited by Caravelle, 04 de December de 2013 - 15:59 .

#13 F-BHSP

F-BHSP
  • Usuários
  • 1,601 posts

Posted 18 de December de 2013 - 19:53

As praias da Baixa Normandia até são legais, mas de lá a falar de águas quentes já é forçar amizade hehe. A Corrente do Golfo faz questão de dar o olé e passar pelo norte da Irlanda!

Quanto à região, é bem massa quando de férias! Porque para ficar bonita desse jeito em algumas semanas do verão, aguente chuva e mais chuva o ano inteiro! Aliás, já que pretendes voltar, minha dica seria ir de carro de novo e se perder pelas départementales de lá, do Pays d'Auge principalmente (região de Lisieux). E não deixe de abusar de queijos fedidos, calvados, cidra, poiré, e o que mais de típico cair no prato e no copo.