Jump to content


Photo

Milhas x Voo code-share. Cuidados.

dicas

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
1 reply to this topic

#1 leo_cnf

leo_cnf
  • Usuários
  • 2,468 posts

Posted 03 de October de 2012 - 18:16

Para quem ganhar milhas é um esporte, o que é o meu caso, quando se compra uma pasagem deve-se ficar atento às condições de acúmulo de milhas.

Existe basicamente duas modalidades de voos oferecidos por uma companhia aérea. O voo próprio, chamados de 'puros' ou os voos em code-share, em que há o número do voo próprio, mas operado por outra companhia.

Nos voos puros as regras são simples. É só olhar a tabela de acúmulo de milhas no seu programa de fidelidade e pronto. Será pontuado se for uma classe que pontua.

---

Nos voos code-share, a questão é um pouco mais complexa. Além da tabela de acúmulo de milhas, deve-se observar se o voo é elegível ao acúmulo de milhas.

Normalmente não se tem problemas quando se está pontuando na companhia aérea que vendeu o voo.
por exemplo:
Comprou o voo Tam GRU/MUC operado pela LH. O número do voo é JJ82XX. Irá pontuar normalmente no Tam Fidelidade ou no Mileas and More da LH.

Quando deseja se pontuar em companhias na mesma aliança, também é muito raro encontrar problemas.
por exemplo
Comprou o voo Tam GRU/MUC operado pela LH. O número do voo é JJ82XX. Irá pontuar normalmente no Mileage Plus da UA, pelo fato de ambas as companhias serem membros da *A.

O grande problema é quando o voo possui o código de uma companhia mas é operado por outra cia que possui acordo bilateral mas não é membro da mesma aliança.

por exemplo
Comprou o voo South African JNB/SYD. O número do voo é SA7700. Irá pontuar normalmente nos programas da SA ou da QF. Não irá pontuar nos programas de outras cias da *A nem da OW.

Resumindo: Para pontuar em voos code-share o número de voo e o avião que está operando (chamado de 'metal) têm que ser de uma cia parceira do seu programa de fidelidade.

Fiz recentememte GRU/JNB/SYD com a SA e somente a ida e volta Brasil/África pontuaram no Mileage Plus da UA, por serem voos puros SA. Os trechos África/Austrália não pontuaram por serem com metal QF, mesmo tendo número de voo SA.

#2 Thiago Lenzi

Thiago Lenzi
  • Usuários
  • 442 posts

Posted 23 de October de 2012 - 23:22

Quando deseja se pontuar em companhias na mesma aliança, também é muito raro encontrar problemas.
por exemplo
Comprou o voo Tam GRU/MUC operado pela LH. O número do voo é JJ82XX. Irá pontuar normalmente no Mileage Plus da UA, pelo fato de ambas as companhias serem membros da *A.


Não é raro não! No fórum FlyerTalk está cheio de casos de horror com voos codeshare da Star Alliance e Oneworld. Há até a iniciativa de criação de um mapeamento de conversão de regras tarifárias da empresa que vendeu e da classe tarifária da empresa que dará o metal voador (que é o que realmente vale na Star Alliance no tocante à acúmulo de milhas.

É bom ter cuidado: se pensar em milhas tente comprar passagens em que o metal voador é da mesma companhia. Em suma... tente evitar codeshares ;)