Jump to content

Photo

[Regras] Subfórum Malha Aérea

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
4 replies to this topic

#1 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 16 de October de 2012 - 10:48

Este subfórum é destinado exclusivamente a tópicos focados na programação da malha aérea de companhias comerciais. Não serão aceitos aqui tópicos centrados em textos jornalísticos ou transmissão de rumores de mercado. Textos jornalísticos ou press releases podem ser incluídos como iniciadores de tópico desde que sejam acessórios à programação, que deve conter as seguintes informações obrigatoriamente:
  • nome da companhia aérea (códigos IATA, ICAO ou por extenso)
  • número do voo
  • frequências semanais (“1234567”, “23456SD”, "diário/daily"; ou por extenso)
  • equipamento (códigos IATA, ICAO, internos ou por extenso)
  • origem, destino, escalas (obrigatoriamente em códigos IATA, códigos ICAO somente para aeródromos sem IATA)
  • horários (indicar orientação de horário: Brasília, local ou UTC/GMT/Zulu)
  • Período de vigência (indicar se se trata de início (inclusão), fim (exclusão) ou alteração de programação)
Exemplos:

--------------------------------------------------------------
A vigorar a partir de 01/03/2013:
JJ 3348 diário > SDU 22h09 RAO 23h29 > A319
Horário de Brasília
Fonte: http://www2.anac.gov.br/hotran/
Com efeito a partir de 01/11/2012:
TP48 332 1--4-6- POA 2040 LIS 0920+1
Horário local
Fonte: Amadeus

A partir disso, é preciso atribuir essa programação aos quatro tipos de tópicos permissíveis neste subfórum e obedecer às suas particularidades. Essa classificação precisa ser especificada no título:

[MALHA]
É um tópico sobre a programação oficializada pela companhia aérea através de seus canais de comunicação ou antecipada por insiders reconhecidos pelo Contato Radar.

[HOTRAN]
É um tópico sobre a programação solicitada pelas companhias aéreas à ANAC pelas planilhas de HOTRAN. Inclusões, alterações ou exclusões significativas podem ser postadas em tópicos exclusivos. Já coletâneas de programação, pequenas mudanças ou lançamento de voos repetitivos, no entanto, devem ser postados nos tópicos mensais da companhia aérea correspondente. Somente companhias aéreas nacionais de porte possuirão tópicos pendurados.

[SLOT]
É um tópico sobre a concessão de slots feita por autoridades aeroportuárias ou pelo Comitê de Solicitação da ANAC.

[CHARTER]
É um tópico sobre voos fretados, sendo necessária a certeza de sua natureza. Caso contrário, sua classificação recai sobre MALHA ou HOTRAN. Programações extraordinárias são parte do subfórum Movimentos de Aeronaves, devendo lá serem publicadas.

Exemplos de padronização de títulos:

[MALHA IBERIA] Novo MAD-BSB
[HOTRAN TRIP] Novo mini-hub em REC
[CHARTER ANDES] Ponte-aérea EZE-FLN para o verão 2013
[SLOT AMERICAN] Sai MIA, entra LAX

Atenciosamente,
Staff Contato Radar

#2 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 16 de October de 2012 - 14:44

Eu não entendi bem essa parte do HOTRAN. O que seria uma alteração relevante e o que não seria? Por exemplo ali o post do CJC no HOTRAN Azul, considero relevante a exclusão daqueles voos, alteração siginificativa da malha GIG. Acho que pequenas mudanças deveria considerar coisas como pequenos ajustes de horários, alterações de parte das frequências de um determinado voo, alteração pontual de equipamento, estas coisas. Estou ficando meio perdido rs.

#3 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 9,498 posts

Posted 16 de October de 2012 - 15:03

Eu não entendi bem essa parte do HOTRAN. O que seria uma alteração relevante e o que não seria? Por exemplo ali o post do CJC no HOTRAN Azul, considero relevante a exclusão daqueles voos, alteração siginificativa da malha GIG. Acho que pequenas mudanças deveria considerar coisas como pequenos ajustes de horários, alterações de parte das frequências de um determinado voo, alteração pontual de equipamento, estas coisas. Estou ficando meio perdido rs.

Seria a relevância dada por quem posta. Se a pessoa, junto com o HOTRAN, traz um assunto sobre o qual discutir, existe relevância e passa a haver discussão. Se você encontrar o que realçar naquele post, você pode comentar no tópico geral a partir de agora sem problemas. Só não é possível termos semanalmente diversos tópicos com nomes parecidos, sem discussão direcionada. A informação trazida pelo PP-CJC é de grande importância. Creio que seja possível iniciar temas a partir dela, só que a quantidade de mudanças feitas pelas companhias nacionais é muito grande, por isso é preciso foco no que se deseja discutir. Ali, havia alterações centradas no GIG, mas também CWB e CNF. Se você acha de grande relevância o CNF-VDC, por exemplo, inicie um tópico sobre isso. Traga uma informação, se se trata do primeiro voo regular entre os dois aeroportos, se é o primeiro da Azul etc.

#4 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 16 de October de 2012 - 15:21

Entendi, mas acho que vai burocratizar demais a seção. Pois veja, se eu resolvo abrir um tópico sobre CNF-VDC, vem outro e abre sobre as exclusões do GIG, um terceiro abre sobre POA-CWB. Para cada um desses a importãncia pode ser grande, mas somando já teremos 3 tópicos discutindo uma informação que está centralizada no [HOTRAN AZUL]. Se o hotran for de um voo que começa em POA e termina em SLZ, com 5 etapas, será um tumulto de tópicos.

Se vale uma sugestão, eu acho que deveria então concentrar todos os hotrans do mês no tópico de cada companhia, independente da relevância. Fica muito mais fácil de acompanhar e de pesquisar (evitando duplicidades). Isso evita também que um tópico fique grande demais, pois como alguns hotrans são reenviados várias vezes, ele poderá ser repetido no mês seguinte, que é mais ou menos o tempo entre a restrição e o reenvio por parte da companhia.

Acho que seria melhor deixar a parte "geral" para as companhias que não tem seus tópicos fixados, e para as que tem quando o assunto for outro que não hotran (charters, alocação de frequências, etc).

Edited by E175, 16 de October de 2012 - 15:22 .

#5 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 9,498 posts

Posted 16 de October de 2012 - 19:05

Entendi, mas acho que vai burocratizar demais a seção. Pois veja, se eu resolvo abrir um tópico sobre CNF-VDC, vem outro e abre sobre as exclusões do GIG, um terceiro abre sobre POA-CWB. Para cada um desses a importãncia pode ser grande, mas somando já teremos 3 tópicos discutindo uma informação que está centralizada no [HOTRAN AZUL]. Se o hotran for de um voo que começa em POA e termina em SLZ, com 5 etapas, será um tumulto de tópicos.

Não vejo problema em ter diversos tópicos discutindo itens distintos da malha. Afinal, foi a companhia aérea que lançou tantas alterações ao mesmo tempo. Elas podem ser discutidas conjuntamente ou em separado. Na Aviação Civil, não havia restrição quanto a isso.
Obviamente, um voo com muitas etapas não vai ser discutido em segmentos.

Se vale uma sugestão, eu acho que deveria então concentrar todos os hotrans do mês no tópico de cada companhia, independente da relevância. Fica muito mais fácil de acompanhar e de pesquisar (evitando duplicidades). Isso evita também que um tópico fique grande demais, pois como alguns hotrans são reenviados várias vezes, ele poderá ser repetido no mês seguinte, que é mais ou menos o tempo entre a restrição e o reenvio por parte da companhia.

Esse estilo exigiria que todos acompanhassem os tópicos diariamente. Isso cria um grupo dos informados e outro dos não-informados. O CR é um fórum amplo que possui usuários com diversos hábitos de participação, leitura etc. De certa forma, creio que esse estilo facilita a leitura superficial e a escolha do tópico de interesse, pois o torna mais acessível a todos por fazer dos títulos espécie de chamada ou manchete.

De qualquer maneira, eu entendi suas colocações e agradeço sua colaboração. Creio que sejam posições válidas, porém o subfórum é muito jovem, foi criado hoje e, com certeza, vai precisar amadurecer. Todavia, peço a todos que deem tempo para que o subfórum ganhe vida, de forma que possamos observar como ele se desenvolve e se ele necessita de ajustes.

Entendo que todos possam querer contribuir ou dar sua opinião, porém creio que, antes de tudo, precisamos ver a dinâmica que se estabelece. Com intuito de não fomentar um debate precipitado, peço a todos que guardem sugestões e críticas para mais para frente. Vejo como prioridade no momento que todos entendam as regras do subfórum e saibam usá-las na prática. Se tiverem dúvidas sobre as regras, ponho-me à disposição de respondê-las aqui. Caso sejam sugestões e críticas, peço que observem melhor após algum tempo e as direcionem à Central de Relacionamento ou a mim por MP.