Jump to content

Photo

Creta - Grécia

Creta

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
3 replies to this topic

#1 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 23 de October de 2012 - 06:28

Creta

A maior das ilhas gregas ...

Confesso que sou um absoluto fã das Ilhas Gregas. Depois de ter visitado Santorini e Miconos decidi voltar, tendo agora escolhido a maior, e mais a sul, ilha grega … Creta.

Para esta escolha pesou o factor de haver voos diretos a partir de Berlim - o meu ponto de partida - e a história da ilha, nomeadamente a Batalha que aqui ocorreu na Segunda Guerra Mundial.

O voo da easyJet aterrou no aeroporto de Heráclion já de noite. O aeroporto fica perto do centro da cidade e através de transportes públicos cheguei facilmente ao meu hotel. Escolhi o hotel Athinaiko, onde paguei 42€ por uma noite em quarto individual.

O dia seguinte foi dedicado à descoberta de Heráclion, a capital de Creta e a sua maior cidade, ao contar com mais de 100.000 habitantes.

Cidade com muita história, hoje em dia o trânsito e alguns (feios) edifícios em betão tiram-lhe algum encanto. Mesmo assim mantém uma rica arquitectura veneziana e aqui ou ali, alguns pontos de interesse.

É o caso do seu porto e da sua grande fortaleza veneziana. Destaque também para a igreja de Agios Títos e para a rua principal do centro da cidade, com lojas e cafés em torno da Fonte Morosini. Visitei também um pequeno museu sobre a Batalha de Creta na Segunda Guerra Mundial.

O porto de Heráclion
Posted Image

A fortaleza
Posted Image

A igreja de Agios Títos
Posted Image

Posted Image

A fonte Morosini
Posted Image

Cafés e esplanadas, fazem parte da cultura grega …
Posted Image

Monumento à Batalha de Creta
Posted Image

Museu sobre a 2ª Guerra Mundial em Creta
Posted Image

Depois de alguma leitura sobre a ilha, vim a descobrir que a localidade de Chaniá era mais interessante que Heráclion. Visitada a capital da ilha, apanhei um autocarro para esta localidade …

Chaniá está situada entre montanhas majestosas e um mar com tons verde-azulados. É talvez a mais bela cidade de Creta e uma excelente base para visitar a parte ocidental da ilha. Esta cidade foi a minha base durante três dias.

Edifícios neoclássicos e fortificações venezianas atestam o passado rico e turbulento da cidade. Chaniá foi controlada por Romanos, Bizantinos, Venezianos, Genoveses, Turcos e Egípcios. Depois de pertencer à Grécia, já no Século XX, a cidade assistiu à invasão dos pára-quedistas alemães em 1941.

O porto velho da cidade, com as suas noites quentes de verão, as suas esplanadas, a sua ótima gastronomia, o mar mesmo junto à cidade e muitas pessoas a desfrutar disto … fazem-me pensar: isto é excelente !, isto é o carácter das ilhas gregas !

A vista do meu hotel, situado bem perto do animado porto
Posted Image

A Mesquita dos Janízaros em pleno porto
Posted Image

O porto antigo de Chaniá
Posted Image

Posted Image

O porto à noite
Posted Image

Posted Image

Igreja em Chaniá
Posted Image

Bebidas frescas à base de café. Uma delicia ao final da tarde ou a meio da manhã …
Posted Image

O pôr-do-sol, um ex-líbris da cidade
Posted Image

Culinária grega, o Polvo
Posted Image

O famoso, e espesso, Iogurte grego
Posted Image

No dia seguinte, e já de carro alugado, fui percorrer os arredores de Chaniá. Comecei o dia a visitar o Cemitério de Guerra da Commonwealth em Souda Bay, seguido do cemitério alemão de Máleme, ambos com milhares de vítimas resultantes da dura batalha aqui travada durante a Segunda Guerra Mundial.

Batalha de Creta ver: http://pt.wikipedia....atalha_de_Creta

Cemitério militar em Souda Bay
Posted Image

Como é apanágio dos cemitérios da C.W.G.C., impecavelmente mantido !
Posted Image

Cemitério alemão em Máleme
Posted Image

20 de maio de 1941, um dia complicado para os pára-quedistas alemães
Posted Image

Explicações sobre a Batalha de Creta e a dura resistência grega durante a 2ª GM
Posted Image

Uma vez cumprida a parte cultural/história da viagem, da parte da tarde fui até à praia de Falásarna, talvez a mais bonita da ilha. Se as praias até aqui não me tinham impressionado em termos de mar e areia, Falásarna foi diferente ! com areia clara e um mar e cor turquesa. Pena foi que ao final da tarde, e antes de ter tirado todas as fotos, pôs-se um ligeiro nevoeiro.

Uma praia antes de chegar a Máleme (areia escura)
Posted Image

Falásarna, talvez a mais bela praia de Creta
Posted Image

Posted Image

No último dia de carro alugado fui visitar mais umas localidades costeiras e uns vestígios históricos/arqueológicos. Descobri que a ilha é muito militarizada (bases gregas e dos EUA) e há algumas zonas onde é proibido fotografar. Este, além do sol forte e do calor, é um dos principais cuidados a ter na ilha. De resto é uma ilha fácil de visitar, fácil de conduzir - apesar de algumas estradas de montanha - e segura.

Praia em Creta
Posted Image

Uma historia muito rica com bastantes vestígios
Posted Image

Posted Image

Posted Image

O carácter montanhoso da ilha, reflecte-se na sua cultura
Posted Image

O mesmo podemos dizer da constante presença do mar
Posted Image

Para concluir a minha visita a Creta, voltei a Heráclion tendo parado em Réthymno.
Aqui foi um erro nesta minha viagem. Comprei o voo Heráclion-Atenas e podia ter comprado, nas mesmas condições, um Chaniá-Atenas. Assim poupava a viagem de regresso entre Chaniá e Heráclion de autocarro.

Mas falando de Réthymno, onde parei algumas horas ... É uma cidade que vale a pena conhecer. É a capital intelectual de Creta, cidade costeira e com um bairro velho rico em bem preservados edifícios venezianos a par com a arquitectura otomana.

Mesquita em Réthymno
Posted Image

As mesas junto ao mar, uma caracteristica das ilhas gregas …
Posted Image

A fortaleza de Réthymno
Posted Image

O porto
Posted Image

Um dos muitos cafés existentes
Posted Image

Uma rua de Réthymno
Posted Image

O último almoço … uma saborosa Moussaka, um dos mais típicos pratos da culinária grega
Posted Image

De Heráclion apanhei um voo da Aegean para Atenas (ver: http://www.voltaomun...hp?f=286&t=5932 ), passei uma noite na capital grega e no dia seguinte regressei a Portugal. Um dia destes voltarei à Grécia ...

Links:
Saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Creta
Turismo: http://www.visitgree...lang_choosen=en
Fotos: http://www.google.co...icrosoft:pt-PT:

Em resumo: Creta tem cidades interessantes, algumas belas praias, uma história muito rica, uma culinária saborosa e as suas noites quentes passadas nas ruas e esplanadas são uma delícia. No fundo, tudo isto faz parte do encanto das ilhas gregas.
Infelizmente, a ilha não é tão bela como as suas “irmãs” Santorini ou Miconos, por exemplo, nem tem o carácter destas.
É uma hipótese para quem como eu é fã da Grécia, mas não deve ser a primeira opção em termos de ilhas gregas.

Cumprimentos,

Jopeg

#2 Pedro de Souza

Pedro de Souza
  • Usuários
  • 2,254 posts

Posted 23 de October de 2012 - 10:01

Excelente viagem! Gostei, e o céu azul a tarde da Grécia, muito bonito, dá próxima viagem sua a Grécia, tente ir a Atenas (ATH), pois, tenho muita vontade de ver por fotos como é a capital da Grécia!

#3 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 23 de October de 2012 - 14:09

Excelente viagem! Gostei, e o céu azul a tarde da Grécia, muito bonito, dá próxima viagem sua a Grécia, tente ir a Atenas (ATH), pois, tenho muita vontade de ver por fotos como é a capital da Grécia!

Caro Pedro de Souza,

Já coloquei o meu relatório sobre Atenas aqui no "CR".

Abraço,

Jopeg

#4 Stelios4K

Stelios4K
  • Usuários
  • 7,392 posts

Posted 22 de November de 2012 - 11:14

muito bom Jopeg.

por mim a única coisa que valeu a pena ver nas fotos é meu querido Frapé grego! hahahaha

só nos fazemos uma frapé diferenciado, faço todo domingo de tarde em casa independente do tempo se estiver calor ou frio. è refrescante de quaqluer fora.
do restante, eu não posso falar muita coisa neh! sou beeem suspeito de comentar sobre Grécia.