Jump to content

Photo

Liverpool - Beatles tour

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
3 replies to this topic

#1 Luzspit

Luzspit
  • Usuários
  • 566 posts

Posted 23 de October de 2012 - 16:06

Bom pessoal, esse tópico aqui vai para os fãs do "FAB Four"
Se você é como eu, que adora essa banda sem comparação, você precisa conhecer Liverpool. Ver de perto os lugares que deram origens a banda que mudou a história não só do Rock, mas como da música em geral.

Eu sempre fui muito fã de Beatles, mas estar lá...é uma experiência única, parece que depois de conhecer Liverpool, eu passei a entender melhor as músicas, os ideais, o comportamento daqueles 4 garotos que em 1962 não tinham ideia do que eles viriam a ser depois.

Vamos ao report:

Primeiramente, chegar em Liverpool é simples se você está em Londres. Avião, onibus, carro, são opções mas eu recomendo ir de trem. Uma passagem aérea é mais cara evidentemente, e ir de onibus ou carro (além de ser mais complicado se você não conhece o país) vai demorar umas 6 ou 7 horas.
O trem faz em 2 horas, e os preços são baratos, uma passagem simples de ida custa em torno de £18.00. Todos os trens para Liverpool saem da estação de Euston em Londres, e há varias companhias que fazem essa rota.

Chegando em Liverpool, é bem provavél que você veja fotos, cartazes ou coisa dos Beatles. A cidade ganha muito dinheiro com isso. Por incrível que pareça, até os anos 80, não havia nada com relação aos Beatles, ninguem fazia passeios, nem cuidava dos locais que ficaram famosos graças a eles.
Liverpool sempre foi uma cidade que prosperou graças as suas docas e suas industrias, mas na segunda metade do séc. XX a cidade entrou em decadência e empobreceu. Os Beatles cresceram em uma Liverpool já mais pobre e sem muitas opções, eles foram a única coisa de importânte que aconteceu na cidade desde que a cidade começou a decair. Mas demorou muito para que a população da cidade usasse a história deles, para fazer turismo e levantar a cidade novamente. Hoje Liverpool ganha muito dinheiro com o turismo em cima dos Beatles e isso ajudou a cidade a se reorganizar. O turismo em Liverpool ficou tão forte que agora já existem várias outras atrações que não são relacionadas a banda. Depois eu vou deixar aqui algumas sugestões para os interessados.

O Beatles Tour:

O que eu fiz, e acho que é o ideal para todos que querem conhecer a história dos Beatles e passar pelos lugares importantes é o Beatles tour. Várias empresas oferecem esse serviço, onde eles te levam de onibus ao redor da cidade, parando nas casas onde eles nasceram, em locais citados nas músicas como: Penny Lane e Strawberry Fields, além de outros locais que fizeram parte da história deles.
A grande maioria desses onibus saem das famosas docas de Liverpool, que se você descer da estação central (onde o trem vindo de Londres para) e ir até as docas a pé, leva uns 15 minutos. Mas em volta da estação e no centro da cidade é tambem fácil pegar um táxi e ir até as docas. Existem muitos pontos de ajuda a turistas nessa área, então não fique preocupado em se perder.

Chegando nas docas você vai comprar o seu ticket para o passeio (tambem é possivel reservar seu lugar pela internet: http://www.beatlestours.co.uk/) A questão de horários é simples, acho que de fim de semana, há um onibus por hora.

As docas de Liverpool.

Posted Image

*Só um lembrete: Eu fiz esse passeio em um dia de chuva (normal em Liverpool) então em alguns lugares eu não desci e tive que tirar as fotos de dentro do onibus. Mas esse clima bem britânico deixou esse passeio bem mais legal na minha opinião.

Um dos onibus que faz o "Magical Mistery Tour"
Posted Image

O tour é acompanhado de um guia que vai contando a história dos locais. Um problema talvez para alguns seja o sotaque de Liverpool, se você não entende muito bem o sotaque britânico normal, vai achar mais estranho o "Scouse" falado em Liverpool. Mas em relação as pessoas, eu posso dizer que conheci bastante gente lá e tenho alguns amigos de Liverpool, e eles são muito legais, se você não os entender eles vão tentar explicar com mais clareza. (Os britânicos tem aquela fama de fechados, mas é só por fora mesmo, em Liverpool o pessoal é mais amigável que em Londres)

A minha primeira parada foi na "Admiral Grove", a rua onde nasceu e viveu Ringo Starr, infelizmente as casas dessa região foram demolidas (quando eu fui elas já estavam vazias) graças a problemas estruturais.
Entretanto há alguns outros lugares que permaneceram e que fizeram parte da história do Ringo:
Posted Image

De lá, nós fomos até a casa onde viveu George Harrison (uma das regiões mais pobres da cidade) Mas para chegar lá, é preciso passar pelo bairro mais famoso de Liverpool....Penny Lane.
Posted Image

Penny Lane fica quase que como uma encruzilhada no subúrbio de Liverpool, então para ir para vários lugares é necessário passar por lá. E é claro que as referências aos Bealtes são inúmeras.
Posted Image

As fotos da casa do George ficaram meio ruins, então decidi não postar (Lá inclusive, a gente desceu do onibus para conhecer de perto)
Mas após a casa dele, o onibus vai para um dos locais mais importântes da história dos Beatles..... esse aqui:

Posted Image

Sim, essa foto de cima ficou ruim, e você deve estar pensando "que raios de lugar é esse?"
Foi atrás dessa casa, seguindo essa ruazinha, que dois jovens se conheceram durante uma feira no inicio dos anos 60. Seus nomes? John Lennon que na época tocava com seus amigos em uma banda improvisada, e Paul McCartney que se encantou com essa "bandinha" e viu nesse tal de John Lennon, algum potêncial.

Não muito longe dali, fica o cemitério onde foi enterrada uma mulher chamada "Eleanor Rigby"....entretanto, quando Paul McCartney escreveu a musica de mesmo nome ele não conhecia esse túmulo que veio a ser descoberto só nos anos 80. Quando Paul ficou sabendo disso, ele disse que talvez tenha sido coisa do subconsciente dele, talvez ele tivesse visto esse túmulo nos tempos em que ele e John Lennon passavam por aquela área.
Posted Image

Após isso, o onibus segue para a casa onde John Lennon viveu por muito tempo com a tia dele. Que pode ser visitada por dentro. Antes disso, o onibus passa pelos portões vermelhos do antigo abrigo do Exército da Salvação "Straberry Fields". A foto que eu tirei da entrada ficou bem ruim tambem, então optei por não postar e colocar aqui direto as fotos da casa do John:
Posted Image

Posted Image

De lá para a casa de Paul McCartney (passando por Penny Lane novamente)
Assim como a casa de John, a do Paul também é patrimônio histórico e é um pequeno museu por dentro. Nessa casa Paul, escreveu várias músicas que seriam lançadas depois pelos Beatles.

Posted Image

Posted Image

Da casa do Paul, o onibus volta para o centro da cidade onde ele termina a sua rota, deixando os turistas na Mathew Street, onde se encontra o Cavern Club (Para que não sabe, foi nesse pequeno bar subterrâneo que os Beatles começaram a se apresentar)
Posted Image

Posted Image

O Cavern Club original não existe mais, ele ficava mais ao fim da rua, esse foi construido depois mas eles levaram o que tinha no interior do outro para esse "mais novo". Hoje o Cavern funciona como um PUB com música normal, não é um museu dos Beatles, o pessoal vai lá para ouvir música e tomar cerveja.
Quando eu fui, uma banda de punk rock se apresentava lá, o que deixou um grupo de turistas japoneses asusstado. Eu curti o som, mais ao lado tinha um outro palco com um pessoal mais antigo tocando um rock clássico, e esse estava muito bom tambem.

Posted Image

Bom e aqui terminou o tour dos Beatles, feito de onibus pela cidade.
Mas como eu havia dito antes, Liverpool não é só isso. A cidade é muito famosa pelos seus dois clubes de futebol, o Liverpool e o Evérton. Então para os fãs do esporte, vale uma visita em um dos estádios da cidade.

A cidade conta também com vários museus, como o World Museum, o Merseyside Maritime Museum com atrações sobre a história naval de Liverpool (inclusive sobre o Titanic que foi "registrado" em Liverpool) e o Int. Slavery Museum, que é sobre a escravidão (Esse eu não conheci, mas eu sei que o primeiro homem a criar leis contra a escravidão no mundo era de Liverpool)

Outro passeio interessante (que eu não fiz, mas me foi recomendado pelos meus amigos de lá) é o passeio de balsa que sai das docas.
Depois de ir embora da cidade descobri também que existe um submarino alemão da segunda guerra mundial que serve de exposição por lá. Fiquei com vontade de conhecer esse submarino, mas essa fica pra próxima.

Espero que tenham gostado, esse é meu primeiro tópico aqui no Trip Report, e eu acho que deve interessar aos fãs dos Beatles.
Eu recomendo o passeio!
Luzspit.

#2 alvaro767

alvaro767
  • Usuários
  • 678 posts

Posted 30 de October de 2012 - 16:42

Meu amigo,através dessas imagens pude fazer uma emocionante viagem.

Parabéns pelo Report e obrigado por compartilhar.

Um forte abraço amigo.Valeu!!! :salute:

#3 Jopeg

Jopeg
  • Usuários
  • 740 posts

Posted 30 de October de 2012 - 20:29

Caros,

Também já estive em Liverpool, aqui está o meu relatório:

Liverpool

A cidade dos Beatles ...

A ideia de visitar Liverpool partiu quando decidi alterar em cima da hora uns bilhetes da easyJet que tinha para Paris. Olhei para os destinos a partir de Lisboa desta companhia e decidi viajar até à cidade dos Beatles.

Longe de estar no top das cidades a visitar, passa-se um agradável fim-de-semana por estas paragens. A minha visita começou com um voo na sexta à tarde, no sábado fui a Manchester, domingo conheci Liverpool e segunda de manhã visitei o museu dos Beatles e fiz o voo de regresso.

A cidade não esquece os seus "4 magníficos", os Beatles, e isso não passa despercebido aos visitantes. Até a chegada à cidade por via aérea é feita pelo aeroporto John Lennon.
Em vários pontos da cidade é fácil ver referências aos Beatles, desde museus e monumentos de homenagem a lojas de recordações. De facto é impossível falar de cultura do Século XX sem falar nesta banda.

Os 4 magnificos

John Lennon
Posted Image

Paul McCartney
Posted Image

George Harrison
Posted Image

Ringo Starr
Posted Image

A Abbey Road, a foto de passadeira mais famosa do mundo, aqui em forma de bonecos pinguins
(Ver: http://www.google.pt...11&q=abbey road )
Posted Image

Uma loja que vende recordações do Beatles
Posted Image

Outra loja ... …
Posted Image

O local dos primeiros concertos, o The Cavern
Posted Image

A entrada para o museu The Beatles Story
Posted Image

O que também faz parte da mística da cidade são os seus clubes de Futebol, o mais conhecido Liverpool FC e o Everton. Aqui o futebol é vivido com uma mística que, infelizmente, não existe em Portugal.

O estádio do Everton FC

Posted Image

Goodison Park, construído em 1892 viu brilhar Eusébio na célebre vitória de 5-3 contra a Coreia no mundial de 1966
Posted Image

O estádio de Anfield, a casa do Liverpool FC e onde o SL Benfica jogou 5 dias depois para a Liga Europa
Posted Image

O mítico lema do Liverpool FC: Vocês nunca caminharão sozinhos
Posted Image

A homenagem às 96 vitimas da Tragédia de Hillsborough (Ver: http://pt.wikipedia....de_Hillsborough )
Posted Image

A cidade também tem uma relação íntima com o seu rio, o Mersey, tendo uma aprazível zona ribeirinha e um museu dedicado à vocação marítima da cidade.

Zona ribeirinha da cidade

Posted Image

Posted Image

Posted Image

O futuro museu da cidade
Posted Image

Posted Image

O museu marítimo e da escravatura
Posted Image

Posted Image

Depois como qualquer cidade inglesa tem tudo aquilo que é tradicional por estes lados:

Os Pubs

Posted Image

Os autocarros de 2 andares
Posted Image

Tradicional em Liverpool é a Superlambanana, um símbolo da cidade. Metade ovelha (Lamb em inglês), metade banana. Uma obra de arte a propósito dos perigos da engenharia genética e que também quis homenagear duas das coisas sempre presentes no porto de Liverpool. Hoje nas ruas temos uma espécie de cow-parade, mas com Lambananas.”

A Superlambanana

Posted Image

Posted Image

Em termos de cultura é uma cidade forte, que em 2008 foi Capital Europeia da Cultura, com bastantes museus e iniciativas culturais.

Museus

Posted Image

Posted Image

Posted Image

Victoria Building, University of Liverpool
Posted Image

A cidade conta com duas catedrais, a catedral anglicana (ver: http://www.liverpoolcathedral.org.uk/ ) e a mais moderna catedral metropolitana (católica) (ver: http://www.liverpool...thedral.org.uk/ ).

Aqui a Catedral Anglicana (fotos tiradas ao final da tarde com o sol a incidir)

Posted Image

Posted Image

Posted Image

A Catedral Metropolitana, interior e exterior
Posted Image

Posted Image

Uma escultura na Catedral Metropolitana
Posted Image

A cidade conta com os típicos edifícios ingleses em tijolo, com as pequenas vivendas de dois lugares e outros exemplos de arquitectura britânica. Junto ao rio encontram-se alguns edifícios mais imponentes como estes:

Royal Liver

Posted Image

Posted Image

Cunard Building
Posted Image

Os passeios pela cidade, podem ser feitos a pé, de autocarro turístico ou num estranho veiculo anfíbio da II Guerra Mundial, brilhantemente chamado de YellowDuckmarine (Ver: http://www.theyellowduckmarine.co.uk/ ). A combinação de Yellow Submarine dos Beatles, Amarelo, Duck (Pato) e anfíbio.

Na cidade

Posted Image

A entrar na água
Posted Image

Links:
Turismo: http://www.visitliverpool.com/
Saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Liverpool
Beatles: http://pt.wikipedia....iki/The_Beatles
Everton FC: http://pt.wikipedia....wiki/Everton_FC
Liverpool FC: http://pt.wikipedia....l_Football_Club
Aeroporto: http://www.liverpoolairport.com/

Conclusão: A cidade dos Beatles acaba por ser uma boa opção para um fim-de-semana diferente. Agradável, com cultura, com história e com a Beatlemania sempre presente.

Cmps,

Jopeg

Edited by Jopeg, 30 de October de 2012 - 20:34 .

#4 Luzspit

Luzspit
  • Usuários
  • 566 posts

Posted 30 de October de 2012 - 21:34

Jopeg,
Obrigado por postar mais fotos, eu tinha me esquecido completamente da catedral anglicana. E nem iria colocar nenhuma foto pois as minhas foram tiradas em um dia de chuva e ficaram ruins.
Eu passei apenas 1 dia em Liverpool mas foi o suficiente pra me fazer querem voltar. Ná proxima eu espero ficar mais tempo para conhecer bem a cidade.