Ir para conteúdo

Foto

Tabela dos táxis do Aeroporto Santos Dumont será revisada

SDU RIO

• Novo Tópico
  • Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

#1 rogger

rogger
  • Usuários
  • 1.241 posts
  • Interests:AVIAÇAO GERAL E COMERCIAL E AEROPORTOS
  • Cidade/UF/País:barra mansa-RJ BrASIL
  • Data de Nascimento:27/03/1973

Postado 01 de novembro de 2012 - 04:21

Tabela dos táxis do Aeroporto Santos Dumont será revisada
[/left]

Novo Secretário de Transportes anuncia estudo para verificar se houve distorção nos preços, 45% mais altos

Imagem Postada

Passageiro em frente ao balcão de táxi comum no Aeroporto Santos Dumont Gabriel de Paiva / O Globo

RIO — O novo secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, anunciou na quarta-feira que será feita uma revisão na tabela de preços dos táxis convencionais (amarelinhos) que fazem ponto no Aeroporto Santos Dumont. Osório disse que a Coordenadoria Geral de Concessões fará um estudo para verificar se houve algum tipo de distorção nos preços estipulados na lista.

Veja também
A decisão do secretário foi tomada depois que O GLOBO mostrou, em reportagem publicada na quarta-feira, que corridas cobradas pelas tarifas prefixadas podem sair até 45% mais caras para os passageiros que chegam pelo Aeroporto Santos Dumont. Ex-secretário de Conservação, Osório assumiu ontem a pasta de Transportes.
Tabela vale desde março
O secretário explicou que o Aeroporto Santos Dumont passou a ter cobrança por sistema de tabela em março deste ano, às vésperas da Rio+20:
— O objetivo é oferecer informações claras para proteger o turista e os que chegam à cidade, evitando qualquer exploração. A prefeitura entende que o sistema funciona muito bem nos aeroportos (Santos Dumont e Tom Jobim). Mas não tem interesse em que ocorra sobrepreço.
Osório afirmou que a base de cálculo feita pela Secretaria municipal de Transportes é a mesma usada em qualquer lugar do mundo. Segundo ele, ao fixar a corrida para determinado bairro, é levada em conta a parte central. Assim, podem ocorrer discrepâncias. Um exemplo é Copacabana, cujo ponto estipulado para o cálculo é a altura da Rua Santa Clara. Pela tabela, a corrida Santos Dumont-Copacabana sai por R$ 29,50, valor que independe se o destino é a Avenida Princesa Isabel ou o Posto 6, no outro extremo do bairro.
No caso do Santos Dumont, o passageiro que optar pelos táxis cadastrados pela cooperativa que atua no terminal de desembarque terá que pagar o preço da tabela, uma vez que a resolução 2.218 da Secretaria de Transportes autoriza os taxistas cadastrados a fazer a cobrança com valor prefixado.
Opção do outro lado da Rua
Osório lembra, no entanto que, no Santos Dumont, o usuário tem a opção de pegar táxis convencionais, cuja cobrança é feita pelo taxímetro. Para isso, no entanto, o passageiro precisa andar até a pista da esquerda, que não é exclusiva dos veículos credenciados. Na pista junto ao terminal, os motoristas não cadastrados estão proibidos de circular. Caso não cumpram as regras, os motoristas correm o risco de serem multados, uma vez que a fiscalização é feita por câmeras.
No Aeroporto Internacional Tom Jobim, desde julho os táxis não credenciados só podem pegar passageiros na pista da esquerda do desembarque do Terminal 2.

Fonte ; Globo.Oglobo

[/left]

#2 Galeão-Cumbica

Galeão-Cumbica

Vulgo GIG-GRU

• Moderador
  • 4.212 posts
  • Cidade/UF/País:RJ - SP / Brasil

Postado 01 de novembro de 2012 - 12:59

Sempre tem diferença... do SDU pra minha casa, em bandeira 2, a diferença entre o taxímetro e a tabela é de 7 reais pra mais. Mas tem absurdos como SDU x GIG por R$ 39 (R$ 47 em bandeira 2) e SDU x Ilha do Governador (onde fica o GIG) por R$ 61 (R$ 73 em bandeira 2). Tudo bem que a Ilha é grande, mas o passageiro que mora, por exemplo, na Portuguesa (primeiro bairro de entrada na Ilha depois do GIG), pagaria o preço de quem mora, por exemplo, no Bananal, lá na curva do vento.

Opção particular: eu não uso e não recomendo os táxis da Aerosdumont/Servimar. Já tive problemas com eles e perdi o pouco de confiança que tinha neles. Trabalhei anos no GIG, sempre usei muito os carros da Aerocoop e nunca tive problemas. Quando preciso de táxi pra sair do SDU, ligo pra Aerocoop e peço um carro. E sempre faço a corrida no taxímetro, sem cara feia de motorista. Geralmente, o pessoal da Aerosdumont não gosta de corrida curta, tenta empurrar sempre preço fechado e faz cara feia se mandar ligar o taxímetro. E os problemas que tive com eles foram justamente por isso... mandar ligar o taxímetro e no final a corrida ficar mais cara que em outras cooperativas. Bem com jeitão de taxímetro adulterado.

#3 E175

E175
  • Usuários
  • 15.410 posts
  • Cidade/UF/País:Ankara
  • Data de Nascimento:15/09/1987

Postado 01 de novembro de 2012 - 13:08

Nas primeiras vezes que estive no Rio evitei os amarelos e optei pela cooperativa, mas depois vi que estava sendo esfaqueado. Passei a usar o táxi comum, sempre ou quase sempre pagando preço justo e sem maiores problemas.
  • PR-MGE curtiu isso

#4 Islander

Islander
  • Membro Honorário
  • 3.545 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973

Postado 01 de novembro de 2012 - 14:41

A anos que eu não pego um táxi no SDU, mas quando pegava regularmente, deixei de usar os táxis das cooperativas do SDU porque, na época, sempre pagava MUITO mais na ida do que na volta. Depois que passei a pegar táxis que vinhas deixar passageiros no aeroporto e não eram os da cooperativa, os problemas acabaram. Todos os que eu peguei tinham problema de adulteração no taxímetro. E eram aberrações do tipo 50% a mais.... Emfim, falta de fiscalização.

#5 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 8.829 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro
  • Data de Nascimento:14/06/1984

Postado 01 de novembro de 2012 - 15:12

Ah, no SDU é fácil. É só pegar táxi no embarque.

#6 Mike Sierra

Mike Sierra
  • Usuários
  • 1.986 posts
  • Cidade/UF/País:Rio de Janeiro/Rj/Brasil
  • Data de Nascimento:12/06/1990

Postado 01 de novembro de 2012 - 17:37

Ah, no SDU é fácil. É só pegar táxi no embarque.

Mesmo assim também já peguei taximetro alterado, o melhor é não pegar os que estão esperando e sim de alguem que acabou de desermbarcar.

Mais isso é ridiculo, a anos todos sabem desse problema de taximetros adulterados, filas e ninguém faz nada. Pior coisa do Rio de Janeiro é essa história de querer ser malandro e se dar bem em cima dos outros.

Cansa isso tudo
  • Nishan curtiu isso

#7 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 8.829 posts

Postado 01 de novembro de 2012 - 17:50

Mesmo assim também já peguei taximetro alterado, o melhor é não pegar os que estão esperando e sim de alguem que acabou de desermbarcar.

Mais isso é ridiculo, a anos todos sabem desse problema de taximetros adulterados, filas e ninguém faz nada. Pior coisa do Rio de Janeiro é essa história de querer ser malandro e se dar bem em cima dos outros.

Cansa isso tudo

Você acha que estava adulterado, só que não creio que esse problema tenha a proporção que muitos acham que tem. Fato é que o Rio possui os táxis mais baratos entre as capitais.
  • Thiago Zschornack e Renan Lopes curtiram isso

#8 Renan Lopes

Renan Lopes
  • Usuários
  • 222 posts
  • Data de Nascimento:06/01/1976

Postado 01 de novembro de 2012 - 18:22

Cansa isso tudo

Na ponta oposta quem trabalha direito tem sua recompensa. O taxista que me atende é honesto, educado, taxi sempre limpo, etc...é ex-comissário Varig, começou com um taxi e por ser fluente em inglês e espanhol atende a demanda de hoteis que pagam prêmio por passeios, etc...com essa renda extra comprou mais taxis, todos tripulados por ex-Varig...atendendo em inglês, espanhol, francês, etc... e o negócio continua expandindo agora com carros de luxo em hoteis...é um belo exemplo de que essa história de se dar bem não compensa...
  • emmerich, Nishan, Flying Blue e 4 outros curtiram isso

#9 Mike Sierra

Mike Sierra
  • Usuários
  • 1.986 posts

Postado 02 de novembro de 2012 - 11:28

Na ponta oposta quem trabalha direito tem sua recompensa. O taxista que me atende é honesto, educado, taxi sempre limpo, etc...é ex-comissário Varig, começou com um taxi e por ser fluente em inglês e espanhol atende a demanda de hoteis que pagam prêmio por passeios, etc...com essa renda extra comprou mais taxis, todos tripulados por ex-Varig...atendendo em inglês, espanhol, francês, etc... e o negócio continua expandindo agora com carros de luxo em hoteis...é um belo exemplo de que essa história de se dar bem não compensa...

Me passa o telefone dele urgente!! hahaha

Concordo totalmente, e prefiro pagar mais para gente honesta e ter a certeza de um bom serviço .
  • emmerich curtiu isso

#10 Mike Sierra

Mike Sierra
  • Usuários
  • 1.986 posts

Postado 02 de novembro de 2012 - 11:31

Você acha que estava adulterado, só que não creio que esse problema tenha a proporção que muitos acham que tem. Fato é que o Rio possui os táxis mais baratos entre as capitais.

Acho não, tenho certeza que estava adulterado.

Ter problema com táxis é algo super comum no Rio de Janeiro,

Sobre o preço, não adianta ser mais barato e o taximetro rodar 2 vezes mais do que deveria.

A Cidade precisa de um choque de ordem, do jeito que está fica insuportável morar aqui
  • RCWSKY curtiu isso

#11 Jack Daniels

Jack Daniels
  • Usuários
  • 3.042 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:00/00/0000

Postado 02 de novembro de 2012 - 12:33

Pior coisa do Rio de Janeiro é essa história de querer ser malandro e se dar bem em cima dos outros.

O pior, Mike Sierra, é que o Brasil é um país de estelionatários. Em qualquer lugar, qualquer comércio, cidade, bairro, tio da pipoca, etc, tenta-se obter vantagem além da justa. É impressionante a cultura que se impregnou aqui no Brasil. Estou cansado disso também.
  • Mike Sierra curtiu isso

#12 Thiago Zschornack

Thiago Zschornack
  • Usuários
  • 925 posts
  • Data de Nascimento:16/01/1989

Postado 02 de novembro de 2012 - 14:07

Eu sempre me pergunto: Por que a prefeitura do Rio não muda a cor da pintura dos táxis da Aerosdumont? Não tenho nada contra cobrar mais caro, desde que esteja claro para o passageiro que aquele serviço possui um preço diferenciado.

Como são 'amarelinhos' podem pegar qualquer passageiro por aí, ao contrário dos táxis cooperativados do GIG que possuem tal pintura. Além do absurdo dos preços praticados (OK, é taxi de aeroporto) operam em igual condição com táxis amarelinhos mais baratos, o que ao menos para mim é concorrência desleal (a menos que pegue passageiros exclusivamente no ponto).

#13 joaquimfcosta

joaquimfcosta
  • Usuários
  • 391 posts
  • Cidade/UF/País:Recife/PE/Brasil
  • Data de Nascimento:13/03/1986

Postado 02 de novembro de 2012 - 14:21

Porque taxi de aeroporto tem que ser mais caro que taxi normal?

A epoca do glamour de quem viajava de avião era rico acabou faz tempo.

#14 C010T3

C010T3
  • Moderador
  • 8.829 posts

Postado 02 de novembro de 2012 - 15:52

Eu sempre me pergunto: Por que a prefeitura do Rio não muda a cor da pintura dos táxis da Aerosdumont? Não tenho nada contra cobrar mais caro, desde que esteja claro para o passageiro que aquele serviço possui um preço diferenciado.

Como são 'amarelinhos' podem pegar qualquer passageiro por aí, ao contrário dos táxis cooperativados do GIG que possuem tal pintura. Além do absurdo dos preços praticados (OK, é taxi de aeroporto) operam em igual condição com táxis amarelinhos mais baratos, o que ao menos para mim é concorrência desleal (a menos que pegue passageiros exclusivamente no ponto).

Porque taxi de aeroporto tem que ser mais caro que taxi normal?

A epoca do glamour de quem viajava de avião era rico acabou faz tempo.

Na verdade, vocês não entenderam bem a questão. Qualquer táxi amarelo teria de cobrar pela tabela saindo do Santos Dumont. Isso, aliás, se aplica também ao Galeão e à Novo Rio. Essa tabela não é mais cara que o taxímetro, porém ela traz distorções por ser elaborada levando o centro do bairro em consideração. Alguns bairros são grandes e levam a distorções muito grandes. Essa distorção fica mais evidente quanto menor for a distância do ponto de origem. É por isso que o Centro é problemático, pois ele é grande e ainda possui áreas que requerem grande contornos para serem alcançadas.

Se alguém vai para a Cinelândia, a tarifa seria a mesma que para alguém que vai para a Central do Brasil. Isso gera até uma certa inversão ao que tínhamos antes. Nenhum taxista aceitava ir para a Cinelândia. Agora, todos devem querer. Ao mesmo tempo, nenhum deve querer ir para a Central, já que pegaria um engarrafamento bem forte na Presidente Vargas.
O mesmo problema enfrenta alguém que vai para Botafogo. Se o destino é a Praia de Botafogo, o valor era bem diferente de quem ia para a Pinheiro Guimarães, só que aquele que vai para a Praia de Botafogo se sente prejudicado agora, enquanto o da Pinheiro Guimarães comemora.

O fato de taxistas de outras cooperativas e independentes não poderem parar nos terminais é que é o grande problema. Isso é uma visão antiquada e totalmente inadequada. É por causa dela que o Galeão tem oferta muito baixa de táxis. O certo é que ambos terminais tivessem um estacionamento de táxis para todos os taxistas que ali quisessem ficar aguardando a vez para passar no terminal e pegar passageiro. A concorrência daria conta de eliminar os taxistas fora de linha. Isso, é claro, não eliminaria problemas para quem vem de fora e que não conhece o Rio e as tarifas praticadas.
  • Renan Lopes curtiu isso

#15 Thiago Zschornack

Thiago Zschornack
  • Usuários
  • 925 posts
  • Data de Nascimento:16/01/1989

Postado 02 de novembro de 2012 - 20:47

Mas até onde eu sei o táxi do aeroporto não é mais caro por ser "de rico", mas sim devido ao alto preço cobrado pelo aluguel do ponto (A Infrazero como sempre).

Não tenho nada contra táxis no embarque, tendo em vista que eu também utilizo quando não há veículos da cooperativa que atua no aeroporto. O que não pode é um táxi qualquer ir pegar passageiro no aero sem ter de pagar pelo aluguel do ponto, o que seria concorrência desleal.

Mas no caso da Aerosdumont, que pelo menos mudem a pintura dos veículos.
  • RCWSKY curtiu isso

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)