Ir para conteúdo



Foto

Disputa sindical trava retomada das obras de ampliação de Viracopos


  • Novo Tópico
  • Por favor, faça o login para responder
1 resposta neste tópico

#1 Cassio.Fernandes

Cassio.Fernandes
  • Usuários
  • 2.894 posts
  • Gender:Male
  • Location:Campinas-SBKP
  • Cidade/UF/País:Campinas-sp
  • Data de Nascimento:10/09/1988

Postado 07 de novembro de 2012 - 07:29

Disputa sindical trava retomada das obras de ampliação de Viracopos

Sindicatos de Campinas e São Paulo querem representar trabalhadores.
Consórcio solicitou mediação do Tribunal Regional do Trabalho.



A disputa entre dois sindicatos, que pleiteiam o direito de representar os trabalhadores da ampliação do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está travando a retomada das obras, parcialmente paradas desde quinta-feira (1º). Tanto empresas quanto sindicalistas afirmaram que a adesão chegou a praticamente 100% dos 500 trabalhadores nesta terça-feira (6). A greve deve continuar na quarta-feira (7).

Representantes do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada, Infraestrutura e afins do Estado de São Paulo (Sintrapav) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Campinas e Região (Sinticom), estiveram em reunião realizada na Delegacia Regional do Trabalho nesta terça-feira, mas a pauta de reivindicações nem foi colocada em discussão, pois os sindicalistas não chegaram a um acordo sobre a representação dos trabalhadores.

Mediação do TRT
Com o impasse, o Consórcio Construtor Viracopos solicitou ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) uma audiência conciliatória, com intuito, também, de definir quem será o representante legal na mesa de negociação. Um desembargador do TRT será designado para mediar a situação, mas ainda não há uma data definida para o encontro.

Segundo o presidente do Sintrapav, Antônio Bekeredjian, o sindicato se negou a discutir uma pauta única de reivindicações. Por outro lado, o coordenador político do Sinticom, Amilton Mendes dos Santos, disse que estava diposto a unificar os pedidos para depois debater quem representará os trabalhadores.

Disputa
O sindicato que conseguir o aval para representar os trabalhadores tem o direito de receber a contribuição confederativa. "(A ampliação de Viracopos) é uma construção pesada e o (outro) sindicato é de edificações", argumentou Bekeredjian.

Já Santos defendeu que o trabalho no aeroporto se trata de uma reforma. "Não é uma construção, é ampliação", falou. Além disso, outro ponto mencionado pelo Sinticom é o fato de estar sediado em Campinas.

Reflexos
O Consórcio Construtor Viracopos é formado pelas empresas Constran e Triunfo. Segundo a assessoria de imprensa do consórcio, não foi feito um levantamento sobre os reflexos da greve no cronograma de obras. A primeira etapa de ampliação prevê a entrega do novo terminal de passageiros em 2014.

As obras começaram em 31 de agosto, após a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) emitir a licença necessária para início do trabalho. A iniciativa privada será responsável pela administração de Viracopos por 30 anos, depois de um leilão de concessão realizado em fevereiro.

Fonte:

http://g1.globo.com/...-viracopos.html

Editado por Cassio.Fernandes, 07 de novembro de 2012 - 07:30 .


#2 Stratocruiser

Stratocruiser
  • Ombudsman/Atendimento ao Usuário
  • 6.698 posts
  • Gender:Male
  • Location:Oxford/UK
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Paraná/Brasil
  • Data de Nascimento:12/03/1981

Postado 07 de novembro de 2012 - 08:13

[...] O sindicato que conseguir o aval para representar os trabalhadores tem o direito de receber a contribuição confederativa. [...]

Essa frase explica toda a confusão armada pelos sindicatos.
  • JThielen e raverbashing curtiram isso







0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membro(s), 0 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)