Jump to content

Photo

[VIDEO] Reconstituição desastre Teneriffe

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
6 replies to this topic

#1 HFJ

HFJ

Can´t keep my eyes from the circling skies

• Membro Honorário
  • 1,832 posts

Posted 08 de January de 2007 - 01:19

Muito bem feita a reconstituição ...

Impressionante!

Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=r84EA-xTIKo...ted&search=

Parte 2
http://www.youtube.com/watch?v=-poRLXRaRSw...ted&search=

HFJ

#2 DaViZaUM

DaViZaUM
  • Usuários
  • 1,645 posts

Posted 08 de January de 2007 - 09:34

Muito bem feito, realmente!

Mas a pergunta é: Por que o piloto da KLM jogou força nos motores se ele não teve autorização para decolagem?

#3 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 08 de January de 2007 - 16:46

QUOTE(DaViZaUM @ Jan 8 2007, 10:34 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Muito bem feito, realmente!

Mas a pergunta é: Por que o piloto da KLM jogou força nos motores se ele não teve autorização para decolagem?

Houve confusão nas comunicações e o Cmte Van Zanten acreditava estar autorizado a decolar, uma vez que o Pan Am já teria livrado a pista. Porém isso não ocorreu e deu no que deu. Fala-se algo sobre a "arrogância" do cmte da KLM que não teria dado importância ao alerta do co-piloto, mas isso é uma questão mais polêmica.

Abraço

#4 CabinCrew

CabinCrew
  • Usuários
  • 1,984 posts

Posted 08 de January de 2007 - 16:56

Pra mim se a reconstituição é veridica, se ela é fiel aos fatos e as conversas gravadas nas caixas das aeronaves, além de confusão, o cmdt do 744 da KLM devia ter algum problema mental. O cara não recebeu autorização pra decolagem em momento algum, porque cargas dagua ele insistiu tanto em iniciar a rolagem sem a devida autorização???

#5 PR-GOK

PR-GOK
  • Usuários
  • 3,050 posts

Posted 08 de January de 2007 - 20:32

QUOTE(Christian Bergamo @ Jan 8 2007, 05:56 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Pra mim se a reconstituição é veridica, se ela é fiel aos fatos e as conversas gravadas nas caixas das aeronaves, além de confusão, o cmdt do 744 da KLM devia ter algum problema mental. O cara não recebeu autorização pra decolagem em momento algum, porque cargas dagua ele insistiu tanto em iniciar a rolagem sem a devida autorização???

Na verdade, era pq ele tinha um horário pra não estourar a jornada de trabalho da tripulação, se não, teria de vir uma tripulação nova la de Amsterdam assumir o voo. E como eles ainda fariam toda a perna de Gran Canaria - Amsterdam, quis se adiantar... Até encheu os tanques de combustível em Tenerife....

Qdo é pra acontecer.... Sorte do sujeito que resolveu desembarcar em Tenerife mesmo, o único sobrevivente do PH-BUF

#6 BIG GIG

BIG GIG
  • Desligados
  • 4,449 posts

Posted 09 de January de 2007 - 06:59

Eu ví recentemente essa reportagem no Discovery Channel acho eu. Muito boa mesmo!

Pra mim esse comandante do KLM foi muito estúpido e arrogante mesmo! Ponho a culpa toda nele!

#7 HFJ

HFJ

Can´t keep my eyes from the circling skies

• Membro Honorário
  • 1,832 posts

Posted 09 de January de 2007 - 11:06

O problema é que nesse dia, vários foram os ingredientes no caldeirão da bruxa! Começou com a bomba em Las Palmas. Depois a superlotação em Los Rodeos. O fog, o inglês do ATC, a pressa do Van Zanten o PanAm que não livrou a pista na intercessão correta.
Concordo que a pressa do Cmte do KLM foi o fator principal para a causa do acidente. Mas, nós aqui, confortavelmente sentados de frente pro computador não percebemos nem sentimos toda a pressão vivida por esses tripulantes. O ser humano fica tão entorpecido em situações de stress, que até um simples cálculo matemático pode ter um resultado incorreto. Por isso vemos Cmtes experientes como Van Zanten fazendo tais "absurdos", como aquele que pousou um A340 na taxiway em Guarulhos, e aquele outro que voou 2 horas na proa 270 quando o vôo duraria apenas 45 minutos no rumo 027.. Enfim, são situações que muito facilmente criticamos. Mas será que nenhum de nós poderiamos cometer falhas semelhantes se pressionados por uma situação de stress?
Existem casos de irresponsabilidade como do Aeroflot 593, onde o Cmte ignora as regras, sendo essas situações bem diferentes daquelas onde todos são pegos de surpresa por um "curto circuito mental".

HFJ