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Dúvida METAR


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10 replies to this topic

#1 mateusp

mateusp
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Posted 18 de January de 2013 - 11:09

Pessoal, de quanto em quanto o METAR é atualizado ? 1 em 1 hora ?
mateusp

#2 PR-JJV

PR-JJV
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Posted 18 de January de 2013 - 11:12

O METAR é confeccionado a cada hora cheia do dia e é observado.

#3 Pampa-Centauro

Pampa-Centauro
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Posted 18 de January de 2013 - 12:20

E se, entre essa hora, houver alguma mudança significativa no clima, é lançado um SPECI

#4 DanielVS

DanielVS
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Posted 22 de January de 2013 - 22:43

Em algumas localidades mundo afora, o METAR é atualizado a cada 30 minutos. Ex.: CDG, DEL.
Em alguns raros aeródromos com muito pouco movimento, é atualizado apenas nos horários previstos de decolagem/pouso de aeronaves comerciais.

#5 Islander

Islander
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Posted 01 de February de 2013 - 10:57

Aqui no Brasil houve uma época em que os METARes foram atualizados a cada 30 minutos. Depois voltaram atrás....

#6 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 06 de February de 2013 - 19:37

Aqui no Brasil houve uma época em que os METARes foram atualizados a cada 30 minutos. Depois voltaram atrás....


METAR e TAF não é levado a sério em determinadas regiões. Macaé é um exemplo. É tosco ler 9999 ou BKN070, quando na verdade você tem 5000 e BKN020, com -RA.

#7 Bruno Duarte

Bruno Duarte
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Posted 06 de February de 2013 - 20:37

METAR e TAF não é levado a sério em determinadas regiões. Macaé é um exemplo. É tosco ler 9999 ou BKN070, quando na verdade você tem 5000 e BKN020, com -RA.


E195-SDU,

METAR é levado a sério sim em Macaé. Supondo que seu exemplo tenha sido um, só posso imaginar que tenha sido um equívoco excepcional, ou simplesmente momentos antes de ser emitido um SPECI.

Quanto ao TAF, 90% das vezes é levado a sério...infelizmente tem gente no CMA-1 que está mais preocupada em conseguir nota boa no programa que nos avalia (que é absurdamente falho), do que fazer de fato uma previsão.

Abraço,
Bruno.

#8 Omykron

Omykron
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Posted 06 de February de 2013 - 20:59

tem algumas localidades que o taf é tão confiavel como uma nota de 3 reais

#9 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 06 de February de 2013 - 21:12

E195-SDU,

METAR é levado a sério sim em Macaé. Supondo que seu exemplo tenha sido um, só posso imaginar que tenha sido um equívoco excepcional, ou simplesmente momentos antes de ser emitido um SPECI.

Quanto ao TAF, 90% das vezes é levado a sério...infelizmente tem gente no CMA-1 que está mais preocupada em conseguir nota boa no programa que nos avalia (que é absurdamente falho), do que fazer de fato uma previsão.

Abraço,
Bruno.


Me desculpe se você tem alguma relação meteorologia local. Não tive intenção de denegrir a imagem dos prestadores de um importante serviço para a região.

#10 Bruno Duarte

Bruno Duarte
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Posted 06 de February de 2013 - 22:59

Não há necessidade de se desculpar comigo, não tenho relação local em Macaé, apenas contato profissional. Nem conheço pessoalmente as pessoas que trabalham lá.

Omykron,

De fato eu acredito que para algumas localidades, a confiabilidade do TAF deve ser um tanto baixa, principalmente na primavera. Porém, é importante que o usuário entenda o que ele deve esperar de uma previsão desse tipo. Como diz a FCA 105-2,

"Devido às características das variáveis meteorológicas no espaço e no tempo e às limitações causadas pelas técnicas de previsão e pela definição de algumas daquelas variáveis, os valores específicos incluídos na previsão devem ser entendidos pelos usuários como a melhor probabilidade de ocorrência ou mudança esperada durante o período de validez. Similarmente, quando a hora de ocorrência ou mudança de uma variável é incluída na previsão, esta hora deve ser entendida como a mais provável."

Não existe setor mais exigente de previsão de tempo do que a meteorologia aeronáutica. Nenhum outro tipo de centro ou instituto realiza prognósticos com variações horárias, altura da base de nuvens (e quantos oitavos de céu estarão cobertos em cada camada!), visibilidade com precisão de 1 km, entre outros requisitos. Não estou dizendo que não deva ser assim, porque para a aviação, pouco adianta uma previsão que diga apenas: "nebulosidade variável com possibilidade de pancadas de chuva no final do período". Mas a verdade é que não se pode fazer muito mais do que isso utilizando-se das técnicas usuais disponíveis nos principais centros meteorológicos, principalmente em regiões tropicais e subtropicais, como é o caso do Brasil. No entanto, a meteorologia aeronáutica exige um detalhamento que só ela o faz, e os previsores precisam de métodos adicionais, aliados a experiência pessoal com determinadas localidades.

Se o TAF não acerta por duas horas o início de uma trovoada, por exemplo, para a aviação isso já é um erro! E não tem que deixar de ser, afinal de contas duas horas fazem muita diferença para uma aeronave em procedimento de chegada em uma grande terminal. Mas para qualquer outro público, só o fato de ocorrer a trovoada (ou simplesmente a chuva) já será satisfatório. Quando colegas vem de outros setores para trabalhar no CMA, ou quando perguntam detalhes do nosso serviço, é sempre algo do tipo: "vento de 10 em 10 graus? Como assim??".

Veja bem, não estou apenas defendendo a classe, certamente existem bons e maus profissionais na área e vc deve ter bons motivos para desconsiderar um TAF. O objetivo do post é expor e esclarecer um pouco da peculiaridade da meteorologia aeronáutica e suas dificuldades. Também não quero com isso que o usuário sempre aceite nossos erros, porque entende a dificuldade. Não deixa de ser um desafio interessante, e a exigência do setor certamente traz o aprimoramento constante das previsões.

Abraço,
Bruno.

#11 Omar

Omar
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Posted 21 de February de 2013 - 01:43

Parabéns Bruno! Parabéns pelo seu profissionalismo e moderação em seus comentários e obrigado pelos esclarecimentos.
Omar.