Jump to content

Photo

GPS ou IPAD

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
91 replies to this topic

#1 phenon100

phenon100
  • Usuários
  • 92 posts
  • Cidade/UF/País:brazil
  • Data de Nascimento:01/01/1975

Posted 10 de February de 2013 - 17:04

Boa tarde caros colegas, oque me faz a abrir este tópico é uma dúvida. Oque seria melhor ter como um backup, um gps ou o ipad com airnav pro?

Vantagem do Ipad é a capacidade da bateria, além de softwares que possibilitam traçar as navegações utilizando as cartas,
mas acho que o custo entre aquisição, compra do programa, das cartas etc... talvez supere o valor de um gps como um 296 ou um aera 500 ou até mesmo se equivalham.

Como a acft que voo é g1000, (se tiver uma pane eltrica das bem cabeluda, fico sem nada) as cartas seria possível utilizar a chave que ja tenho da jeppesen, seria custo a menos. Mas acho que só pode ser o IPAD com 3G que vem com chip de GPS, o ipad 2 somente com WIFI não sei se funciona, acredito que não.

grande abraço e bons ventos.

#2 Flyerx

Flyerx
  • Usuários
  • 814 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo, SP
  • Data de Nascimento:02/12/1968

Posted 10 de February de 2013 - 17:27

Eu estava neste dilema e quase postei aqui pra ouvir opiniões da turma.

Minha opinião:

Aera 500: bateria com pouca capacidade mas gps muito bom embora o touch nao seja legal afinal acostumamos com multi touch e por vezes é bem ruim de manusear (5hs de bateria com blacklight etc tudo no mínimo)

iPad: o sem 3G nao funciona de jeito nenhum, temos um iPad 2 aqui no aeroclube com airnav e ele so se acha quando conectado no wifi.
iPad 3G com gps: funciona muito bem e tambem tenho no iphone, nunca fiquei sem sinal no iphone, mas no iPad de um amigo, num C182, perdemos o sinal 10 milhas após DEP e so fomos ter sinal de novo inclusive de gps quando ja chegávamos no destino.

Garmin 296: o melhor na minha opinião e comprei um. Bateria dura ate 15 horas, sendo aproximadamente 10hs com blacklight médio. Fácil de lidar e aceita ate 3000 pontos fora os ja da jeppesen ( atualização 250 dólares por ano ou 50 single).

Garmin 95C: pequeno, simples de lidar mas aceita somente 1000 pontos. Nao perde sinal e é um baita gps, estilo o 296 mas memorizando e usa 2 pilhas AA. Com duração de 20 horas, sem falar que pode andar com 2 pilhas reserva.

Eu iria de 296 ou 96c. No mercadolivre vi um 196 pra vender que é a mesma coisa que o 296 mas monocromático.
Ja o 396, 496 sao iguais o 296 com a diferença de aceitar assinatura de meteorologia via satélite em tempo real, porém nao disponível no brasil o serviço. O preço deles duplica em relação ao 296 que no brasil nao fará diferença alguma.

• Safe Flight likes this

#3 MBedin

MBedin
  • Usuários
  • 45 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul
  • Data de Nascimento:27/05/1984

Posted 10 de February de 2013 - 17:36

Boa Tarde,

Tenho um Ipad2 3G com AirNAv Pro e o GPS funciona muito bem pra mim em aeronaves lentas tipo até 170 kt, inclusive havia comprado um GPS externo e nos testes quase nem dava diferença na recepção do sinal.
Fiz uns voos com aeronaves a 230 Kt ai o sinal demora pra pegar e as vezes se perde.

Pra voar um Seneca ou coisa menor com instrumentação analógica e GPS antigo recomendaria o IPAD pra usar no dia a dia.

Mas no teu caso pra ficar de backup e sendo G1000 o avião iria de GPS o 296 é boa pedida, mas qualquer um ta valendo.

#4 Felipe Marques

Felipe Marques
  • Usuários
  • 800 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília
  • Data de Nascimento:20/03/1993

Posted 10 de February de 2013 - 17:39

Amigo Flyerx, só pra te lembrar que no caso de iPad sem 3G, ou até nos que tem 3G, você pode comprar o BadElf ou o Dual GPS.
Um INVA do aeroclube onde voo tem um iPad com Dual GPS e nunca teve problema.

Eu iria de iPad, por não ser só um GPS e ter várias outras utilidades.

Abração

#5 JEduardo

JEduardo
  • Usuários
  • 781 posts
  • Cidade/UF/País:Lost in space
  • Data de Nascimento:28/12/1900

Posted 10 de February de 2013 - 18:25

Gps aeronautico é testado, comprovado e aprovado, ipad como GPS é gambiarra. Pode ser muito bom como substituto de papel, mas como GPS para uso aeronautico, não passa de um brinquedo
  • PTN4769, adelfy, borrachasaovento and 6 others like this

#6 PTN4769

PTN4769
  • Usuários
  • 5,579 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:21/12/1991

Posted 10 de February de 2013 - 19:04

Concordo com o Flyerx e o JEduardo, iria de GPS aeronáutico sem dúvida, é um baita backup, completíssimo e com garantia de funcionamento em todas as condições.

A linha Garmin 196/296/495/496 é excelente, possuindo poucas diferenças entre eles. No kit inicial já vem com suporte de manche, antena externa para colocar no pára-brisas e cabo de conexão 12v para ligar na aeronave. A bateria também possui boa vida útil caso perca o 12v do avião.

A linha Aera também é excelente, porém touchscreen e com pouca vida útil na bateria.

Ambas as linhas da Garmin são como um "mini-G1000", possuem todas as informações disponiblizadas inclusive da mesma maneira, seguindo a mesma lógica de organização das informações, muito fácil de usar e se adaptar quando tem necessidade de modificações rápidas em voo.

Na minha opinião o GPS do iPad se encaixaria como backup de tudo isso, e não como opção principal.

Abraços

Edited by PTN4769, 10 de February de 2013 - 19:05 .

• adelfy, borrachasaovento, Renato Vicente and 1 other like this

#7 phenon100

phenon100
  • Usuários
  • 92 posts

Posted 10 de February de 2013 - 20:09

hum. realmente é dficil a decisão. o avião não tem saida 12v, apenas uma 110v.

o ipad seria legal pq eu poderia traçar as rotas usando as cartas da jeppesen ja que o aviao tem assinatura para atualizaçao do painel.
senão tem que usar o planodevoo.net (notebook+internet e se vc não estiver em casa ...f..deu)
mas um ipad 3g ta muito caro (ou eu que ganho pouco). e so com wifi que não funciona tbm nao resolve nada.

e certamente um 296 ja estaria com a bateria viciada. eu acho.

#8 Lebrão

Lebrão
  • Usuários
  • 4,062 posts
  • Interests:Aviação
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/1982

Posted 10 de February de 2013 - 22:14

Uso um iPad2 3G com AirNavPro.
Vcs tão falando somente do GPS em si, o Airnav faz logbook, auxilia a elaborar rotas também e pra mim pelo menos recebe sempre bom sinal, seja no solo, seja no FL200, não tenho do que reclamar do mesmo, no King vai bem sim
Já usei o 295 (mais antiguinho) e entre ele e o Airnav com relevo e tudo, sem sombra de dúvidas fico com o Airnav, mesmo não sendo GPS "aeronáutico".

É a minha opinião.

Abraços!
  • Cadu100 and guick like this

#9 MarioOliveira

MarioOliveira
  • Usuários
  • 125 posts
  • Cidade/UF/País:Daytona Beach/ FL/ USA
  • Data de Nascimento:15/04/1992

Posted 10 de February de 2013 - 23:23

Phenon100, acredito que Ipad Wifi não funciona at all. Apenas 3G; . Eu escolhi o aera500 para backup etc. Otimo GPS, exelente.
Utizilei algumas vezes do IPAD, nao tive do que reclamar, mas digamos que procure algo para Backup, em caso de pane eletrica/etc, minha opiniao é voce ir de algo específico para aviação como o GPS, e nao algo que nao foi feito para voar, apenas adaptado como o Ipad.

Ipad como o colega acima disse, funciona perfeitamente para Paperless, e outras funções! Mas o tenha após a compra do Gps. Segurança nunca é demais!
Abracos.

#10 JEduardo

JEduardo
  • Usuários
  • 781 posts

Posted 11 de February de 2013 - 00:31

Manda o patrão enfiar a mão no bolso (quem tem Phenon 100 pode) e compra um Garmin 795 com assinatura da Jeppesen, vc vai ter de fato um mini G1000.
  • PTN4769, Lebrão, adelfy and 2 others like this

#11 Lebrão

Lebrão
  • Usuários
  • 4,062 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/PR/Brasil
  • Data de Nascimento:14/09/1982

Posted 11 de February de 2013 - 13:12

Manda o patrão enfiar a mão no bolso (quem tem Phenon 100 pode) e compra um Garmin 795 com assinatura da Jeppesen, vc vai ter de fato um mini G1000.

Aí falou bonito! hehehe
E Não esqueça de um HTzinho já que quer Backups!

Abraços
  • PTN4769, JEduardo, Aces High and 1 other like this

#12 JEduardo

JEduardo
  • Usuários
  • 781 posts

Posted 11 de February de 2013 - 14:35

O HTzinho já me tirou de "fria" umas 3 vezes, uma delas eu era passageiro mas resolveu um apagão num corisco, deu até Datena ao vivo

#13 phenon100

phenon100
  • Usuários
  • 92 posts

Posted 11 de February de 2013 - 17:45

mais fácil eu comprar do q o patrão. mas com o salario q paga... mas nem vamos entrar nesse mérito, vai virar discussão.... a, eu não voo phenon 100 não. esse ainda está muuuuuito além das minhas capacidades. tenho que comer mais um bom pouco de feijão e arroz pra por a bunda num desses. por enquanto mono pistao mesmo.

#14 giuli

giuli
  • Usuários
  • 1,606 posts
  • Cidade/UF/País:SP/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1950

Posted 11 de February de 2013 - 17:58

mais fácil eu comprar do q o patrão. mas com o salario q paga... mas nem vamos entrar nesse mérito, vai virar discussão.... a, eu não voo phenon 100 não. esse ainda está muuuuuito além das minhas capacidades. tenho que comer mais um bom pouco de feijão e arroz pra por a bunda num desses. por enquanto mono pistao mesmo.

Se eu fosse vc não comprava nada. Monomotor a pistão não foi feito para voar instrumento e se vc tiver uma pane elétrica em condição IMC, não é um gps que vai te salvar... Se vc tem um g1000 no seu monomotor, já esta muito bem servido. Guarde este dinheiro para investir em algum curso para vc e se o seu patrão acha que tem que ter um gps backup ele que compre um.
  • Lebrão, adelfy, JEduardo and 3 others like this

#15 Pytágoras

Pytágoras
  • Usuários
  • 1 posts
  • Cidade/UF/País:Goiânia
  • Data de Nascimento:16/07/1991

Posted 13 de February de 2013 - 11:15

Acho que todo piloto independente de qual avião que voe tem que ter seu kit pessoal de equipamentos, como um GPS, Headset e um HTzinho. E carregar sempre na sua mala de viagem.

O Ipad tem algumas funções legais que o GPS não disponibiliza, eu por exemplo somente uso para pegar alguns pontos e coordenadas e inseri-los no gps. Mas vale lembrar que tanto um quanto o outro é apenas um meio secundário de navegação ou uma facilidade tecnológica, porém nada substitui um bom planejamento da rota a ser voada.

#16 coltcomander

coltcomander
  • Usuários
  • 14 posts
  • Cidade/UF/País:Estados Unidos
  • Data de Nascimento:18/03/1988

Posted 13 de February de 2013 - 12:12

Usando o AirNavPro no Ipad com o wifi conectado no iphone, pelo 3g do iphone, não funcionaria?

#17 fas66

fas66
  • Usuários
  • 82 posts
  • Cidade/UF/País:SP/Brasil
  • Data de Nascimento:09/04/1985

Posted 13 de February de 2013 - 12:20

Ipad com 3G, qdo ta mto rapido ou mto alto cai o sinal...eh bom ter o Bad Elf, ai nao cai NUNCA!!!

Abs
  • Cadu100 likes this

#18 MBedin

MBedin
  • Usuários
  • 45 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Grande do Sul
  • Data de Nascimento:27/05/1984

Posted 13 de February de 2013 - 12:57

Usando o AirNavPro no Ipad com o wifi conectado no iphone, pelo 3g do iphone, não funcionaria?

O 3 G funcionaria, mas só funciona onde tem sinal da operador e abaixo de uns 5000ft hehehe.

A questão do Ipad é que o 3G vem com receptor de GPS que é o que precisamos e não do sinal 3G em si.

O Ipad Wifi não vem com receptor GPS, agora escrevendo isso me dei conta que talvez funcione usando o receptor externo tipo Dual XGPS 150 mas não tenho certeza.
  • coltcomander likes this

#19 Montanari-AeroSOROCABA

Montanari-AeroSOROCABA
  • Usuários
  • 60 posts
  • Cidade/UF/País:Sorocaba
  • Data de Nascimento:14/01/1985

Posted 13 de February de 2013 - 13:38

Esse video tem mais de uma hora de duração ainda não assisti mas deve ser útil!

#20 Atl77

Atl77
  • Usuários
  • 388 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba
  • Data de Nascimento:07/05/1992

Posted 13 de February de 2013 - 18:13

Pra condições VFR eu ja voei com o Airnavigation no Android, alem de ter feito ArcoDME.