Jump to content

Photo

GPS ou IPAD

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
91 replies to this topic

#21 Up Speed

Up Speed
  • Usuários
  • 408 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo/SP/Brasil
  • Data de Nascimento:16/12/1985

Posted 13 de February de 2013 - 18:53

O 3 G funcionaria, mas só funciona onde tem sinal da operador e abaixo de uns 5000ft hehehe.

A questão do Ipad é que o 3G vem com receptor de GPS que é o que precisamos e não do sinal 3G em si.

O Ipad Wifi não vem com receptor GPS, agora escrevendo isso me dei conta que talvez funcione usando o receptor externo tipo Dual XGPS 150 mas não tenho certeza.

Funciona sim a Dual XPGS 150! A conexão bluetooth é rápida e não demora muito para os satélites entrarem em conexão. Já a fiz funcionar no FL470 sem problemas, em 2min estava funcionando.

Sobre o GPS ou iPad não sei o que dizer. Conheço poucos softwares de navegação pro iPad, de fato ele tem a vantagem em comparação com o GPS pela quantidade de funções que pode se ter nele.

Abs!

#22 PullUp

PullUp
  • Usuários
  • 63 posts
  • Interests:Aviation
  • Cidade/UF/País:SP
  • Data de Nascimento:04/04/1980

Posted 13 de February de 2013 - 19:32

Meu caro, eu vôo com um IPAD3 colado no vidro e com um GPS aeronáutico dos mais simples no manche. O ipad é muito legal, possui mais funçoes que o gps classico, porém não é feito para esse fim. As vezes eu noto um leve "delay" em comparaçao ao gps. Sem falar que quando vc usa o airnav pro ou qualquer outro app de aviaçao que use o gps do ipad tua bateria dura pouquissimo, algo que pode-se evitar facilmente usando conectado no isqueiro. Mas em caso de pane elétrica tua autonomia vai ser de menos de 1 h.
Se você quer algo pra salvar a sua pele em caso de pane eu iria de GPS. O mais simples do mercado já resolveria seu problema
Abc
  • PTN4769 likes this

#23 MisterM

MisterM
  • Usuários
  • 399 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:09/10/79

Posted 16 de February de 2013 - 15:52

galera,

Alguem aqui usa o GPS Bendix AV80R? Tem alguma critica em relacao? Se comparando ao Garmin Aera 500 eh taaaao pior?
Valeu!

#24 PT-RXC

PT-RXC
  • Usuários
  • 145 posts
  • Cidade/UF/País:Cuiaba - MT
  • Data de Nascimento:01/01/1950

Posted 19 de February de 2013 - 16:42

Eu uso o IPAD3 + GARMIN GLO junto com um Aera 795.

Não tive problema nenhum! O IPAD funciona mto bem! Não deixou nada a desejar para o 795.

Mas lógico, quer utilizar ele como método primário? Leve 2 IPAD's a bordo da ACFT + carregador (Conforme regra da FAA - 120-76B - Guidelines for the Certification, Airworthiness, and Operational Use of Electronic Flight Bags)! Pois a bateria dele vai pro espaço rapidinho! (Vale lembrar que no Brasil a ANAC não homologa o uso do IPAD, então, use como método secundário)

[ ]'s

Edited by Cmte Ibrahim, 19 de February de 2013 - 16:43 .

• Cadu100 likes this

#25 COMOVAPI

COMOVAPI
  • Usuários
  • 241 posts
  • Cidade/UF/País:Moro dentro da Mala!
  • Data de Nascimento:19/09/1982

Posted 19 de February de 2013 - 21:36

Uso O Ipad, nunca me deixou na mão, tem o problema da bateria, mas levando um carregador fica sussa. Além do Airnav Pro, uso o EWAC (Norte e SUL), me identifiquei com ele!! programa bem legal, Alem da função plano de voo e WAC ele possui as ERC´s (HI e LOW) além dos corredores visual, que o Airnav tmb tem!

:joinha:

#26 Ricardo Cosentino

Ricardo Cosentino
  • Usuários
  • 42 posts
  • Cidade/UF/País:São Borja
  • Data de Nascimento:01/02/1986

Posted 25 de April de 2013 - 13:24

Alguém tem experiencia com a linha etrex da garmin em vôo? como sou inva estou pensando em comprar somente para as navegações com os alunos, para ter um backup caso ele se perca. e eu poder ir monitorando a rota.

#27 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,872 posts
  • Cidade/UF/País:Pirassununga / São Paulo / Brasil
  • Data de Nascimento:07/12/1976

Posted 25 de April de 2013 - 15:22

A turma do voo-a-vela utiliza muito o e-trex, e é bem eficiente.
Usei uma vez, a zilhões de anos atrás, pra fazer o sobrevoo de uma área a ser fotografada. Obviamente fui com a WAC junto, pra pegar as informações de altimetria do terreno, e não ficar em bundas depois....

Mas plotei as coordenadas, e ele foi bonitinho.

Recomendaria sim.

#28 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,387 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1986

Posted 29 de April de 2013 - 11:41

Pessoal, o Ipad com 3G tem uma antena de GPS interna, que funciona mesmo sem o chip 3G??

O que eu preciso ter para ter um moving map com o Air Nav Pro?

Abraços!

#29 PT-RXC

PT-RXC
  • Usuários
  • 145 posts

Posted 29 de April de 2013 - 11:51

Posted Image

Segue uma foto de comparação entre um Aera 795 e o iPad 3.

Segue uma página de discussão no facebook (iPad para Aviação - EFB Brasil): https://www.facebook...ight.bag.brasil

[ ]'s

#30 Leo Lima

Leo Lima
  • Usuários
  • 110 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Preto/SP
  • Data de Nascimento:20/03/1975

Posted 29 de April de 2013 - 12:23

Pegando uma carona no tópico, alguem ja conectou algum tipo de PCAS no ipad ou em algum glass (garmin, dynon, etc)?
Funcionou legal?
Apareçeu o trafico projetado na tela?

#31 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,149 posts
  • Cidade/UF/País:Brasília/DF/Brasil
  • Data de Nascimento:01/01/1979

Posted 01 de May de 2013 - 17:54

Nenhum Ipad tem GPS interno... Apenas o 3G utiliza as antenas de telefonia para calcular sua posição.. Qro ver alguem usar um chip da Tim no meio da Amazônia..rs... Pra quem quer usar o IPAD, o ideal é usar uma antena externa... Utilizo uma Dual que funciona por Bluetooth... Ja utilizei ela no FL390 e não perdeu sinal... O bom dela é q posso "jogar" ela por cima do painel... O ruim é que ela tem bateria e necessita recarga....

#32 phenon100

phenon100
  • Usuários
  • 92 posts
  • Cidade/UF/País:brazil
  • Data de Nascimento:01/01/1975

Posted 01 de May de 2013 - 20:31

é o xgps150, custa 100 dolar mais o frete. e se tiver sorte de nao cair na taxação de imposto.

#33 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,387 posts

Posted 01 de May de 2013 - 23:05

é o xgps150, custa 100 dolar mais o frete. e se tiver sorte de nao cair na taxação de imposto.

E funciona no Ipad 4?

#34 3Setão

3Setão
  • Usuários
  • 1,387 posts

Posted 01 de May de 2013 - 23:19

Nenhum Ipad tem GPS interno... Apenas o 3G utiliza as antenas de telefonia para calcular sua posição.. Qro ver alguem usar um chip da Tim no meio da Amazônia..rs... Pra quem quer usar o IPAD, o ideal é usar uma antena externa... Utilizo uma Dual que funciona por Bluetooth... Ja utilizei ela no FL390 e não perdeu sinal... O bom dela é q posso "jogar" ela por cima do painel... O ruim é que ela tem bateria e necessita recarga....

Roadster, lendo no site do fabricante do XGPS150, me deparei com a seguinte frase que deixou em dúvida:

"I have an iPad. Why would I need this?
The WiFi-only model of the iPad does not have a GPS receiver. If you would like to use a navigation app on this iPad – or any other app that needs to know your
location – you will need the GPS Receiver."

Isso me levou a entender que os modelos que tem 3G ou 4G possuem receptor de sinais GPS, o que mantém o Ipad funcionando e sem antena. Tem alguns Ipad que funcionam sem nenhum chip 3G durante o vôo e eu gostaria de saber como isso acontece porque o meu não está funcionando.

Abraços!!

#35 Islander

Islander
  • Membro Honorário
  • 3,776 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo - SP - Brasil
  • Data de Nascimento:10/10/1973

Posted 02 de May de 2013 - 17:05

Eu não tenho iPad, mas realmente parece que os iPads que tem 3G tem GPS interno. De quLquer forma, se você que usar o IPad como base pra navegação eu aconselho a comprar uma antena de GPS externa. A precisão é muito boa e não é algo tão caro assim.

#36 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,265 posts
  • Cidade/UF/País:Manaus
  • Data de Nascimento:01/01/1991

Posted 02 de May de 2013 - 19:05

Sobre o iPad com 3G, ele funciona sim, mas o problema é que o sinal do GPS fica ruim conforme sobe e acelera.
Tem que usar o GPS externo. Já vi usarem Bad Elf e Dual XGPS 150 e ambos funcionaram perfeitamente.

#37 Pifpaf

Pifpaf
  • Usuários
  • 278 posts
  • Cidade/UF/País:Somewhere inflight
  • Data de Nascimento:07/07/1966

Posted 13 de June de 2013 - 23:40

Nenhum Ipad tem GPS interno... Apenas o 3G utiliza as antenas de telefonia para calcular sua posição.. Qro ver alguem usar um chip da Tim no meio da Amazônia..rs...

O iPad com 3G tem, sim, receptor GPS. Dê uma olhada nas especificações em http://www.apple.com/ipad/specs/

O ideal é usar uma antena externa, mas mesmo sem ela é possível manter o sinal do GPS sem 3G.
Se dependesse do sinal da TIM, nem em área urbana, quanto mais na Amazônia - ou no meio do Atlântico! :-)

Posted Image

Abraços!

#38 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts
  • Data de Nascimento:11/04/1985

Posted 15 de April de 2014 - 12:00

11183_10151412669393280_1528769372_n.jpg

Segue uma foto de comparação entre um Aera 795 e o iPad 3.

Segue uma página de discussão no facebook (iPad para Aviação - EFB Brasil): https://www.facebook...ight.bag.brasil

[ ]'s

Fala Moçada.

Desculpa desenterrar este tópico.

Fiz a aquisição de um ipad e gostaria de saber de vc quais os programas básicos que poderia ter no Ipad.

Lembrando que uso um GPS e nao quero usá-lo para como navegação, so mesmo para controle e manutenção da rota e de procedimentos.

RXC qual e o nome deste seu programa do IPAD na foto?

Ja tive a oportunidade de usa-lo com um amigo e muito bom.

Abraços

Lopes

#39 PT-RXC

PT-RXC
  • Usuários
  • 145 posts

Posted 15 de April de 2014 - 12:09

Fala Lopes!

Recomendo o Air Navigation Pro e Ewac Sul!

Abs

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
  • lopes likes this

#40 CaioPici

CaioPici
  • Usuários
  • 89 posts
  • Cidade/UF/País:Presidente Prudente/SP - Brasil
  • Data de Nascimento:03/09/1986

Posted 15 de April de 2014 - 14:05

Exclarecendo a dúvida acima: o iPad 3G ou 4G é equipado com GPS interno, que consegue acompanhar o vôo até cerca de 15.000ft e 200kts mesmo sem sinal.
O modelo apenas WI-FI não tem esse GPS e os programas não funcionam. Comprei o Ewac Sul e descobri isso depois.

Porém, contudo, todavia, entretantoooo, o uso desses apps como auxílio para navegação ficam bem melhor e mais confiável com o GPS externo para iPad. -)

Eu nunca achei um GPS de iPad pra comprar, nem suporte para o manche ou perna.

Sent from my iPad using Tapatalk