Jump to content

Photo

GPS ou IPAD

• You cannot start a new topic
  • Please log in to reply
91 replies to this topic

#41 Flyerx

Flyerx
  • Usuários
  • 814 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo, SP
  • Data de Nascimento:02/12/1968

Posted 15 de April de 2014 - 15:23

Se decolar com iPad 3G desligado e sem chip, ligar ele no fl410 a 450kt de ground, em menos de 5 minutos ele se acha e funcionará bem!!

Gps interno conforme dito pelo colega.

#42 Cadu100

Cadu100
  • Usuários
  • 380 posts
  • Cidade/UF/País:São Bernardo - SP
  • Data de Nascimento:02/05/1983

Posted 15 de April de 2014 - 20:57

Nenhum Ipad tem GPS interno... Apenas o 3G utiliza as antenas de telefonia para calcular sua posição.. Qro ver alguem usar um chip da Tim no meio da Amazônia..rs... Pra quem quer usar o IPAD, o ideal é usar uma antena externa... Utilizo uma Dual que funciona por Bluetooth... Ja utilizei ela no FL390 e não perdeu sinal... O bom dela é q posso "jogar" ela por cima do painel... O ruim é que ela tem bateria e necessita recarga....

Negativo. Tem gps sim mas nao adequado para o uso aeronautico, por isso e recomendavel um bed elf por exemplo.

Sent from my iPad using Tapatalk

#43 N1992X

N1992X
  • Usuários
  • 284 posts
  • Cidade/UF/País:Around the World
  • Data de Nascimento:01/01/1914

Posted 15 de April de 2014 - 23:11

Eu nunca achei um GPS de iPad pra comprar, nem suporte para o manche ou perna.

No Brasil existe algumas lojas virtuais que vendem o Kneeboard's para IPAD, contudo, com o preço salgado e qualidade duvidosa. Já o Yoke Mount nunca achei.

Existem alternativas como o EBAY: 

http://www.ebay.com/...eboard&_sacat=0

http://www.ebay.com/...t&_sacat=176970

Com relação aos apps, nenhum aplicativo(app) é completo, todos possuem seus pós e contras. Recomendo:

AIR NAVIGATION: Para mim o melhor aplicativo no que se diz : planejamento de voo e estimados. Além disso é possível incluir nas configurações, dados da aeronave como fuel flow, TAS e dados para o cálculo de peso e balanceamento. Além disso é possível gravar o perfil lateral e vertical do voo, inclusive velocidades, o que é um dos destaques desse software, o que pode ser uma ferramenta a mais na instrução de voo (debriefing) podendo ser aberto no google earth. Além do Flight Recorder, o software conta com logbook automático.

Com relação as cartas (BRASIL), quando o aplicativo é comprado, ele fornece mapas OpenStreet e as elevações dos terrenos, sendo que as cartas WAC(Georreferenciada) e diversas outros produtos são adquiridos separadamente, o que é um ponto negativo.

Algumas Screenshots (Clique para ampliar):

gps.jpg    gps_0.jpg

JEPPFD: Jeppesen é Jeppesen. Ótimo pra o voo IFR, porém o aplicativo não fornece estimados e a distância dos pontos(Ponto negativo), somente: GS, Altitude, Coordenadas e Acurácia. Nunca irá "faltar" Navaids e waypoints, o que poderá faltar no AIR NAVIGATION, porém bastantes aeródromos brasileiros não estão no database do software. 

Todas as cartas que possuírem escala serão georreferenciadas, como as: ADC, IAC e RADAR, o que acho incrível. Também é possível grifar as cartas (HIGHLIGHTING), função ótima pra o briefing. 

O app é gratuito para o download, contudo é necessária uma KEY. Esse é o X da questão, pois as assinaturas não são baratas e as Key's podem ser usadas por até 4 pessoas. A cobertura do brasil custa $335,00, se dividir por 4 sai aproximadamente 200 reais para cada pessoa. As cartas terminais podem ser impressas via IPAD.

Link das assinaturas: http://jeppdirect.je...Id=cat360029_ca

gps3.jpg   gps_4.jpg  jepp.jpg  jepp2.jpg

* As cartas escuras estão em Night-Mode

#44 Julio Giunti

Julio Giunti
  • Usuários
  • 206 posts
  • Cidade/UF/País:Teresina / PI / Brasil
  • Data de Nascimento:19/08/1977

Posted 19 de April de 2014 - 23:33

Eu uso o Eletronic Flight Bag Brazil com assinatura anual de quarenta obamas. Vale muito a pena!

Recentemente fiz um voo SBTE SBKP SBVT e em todo momento do voo tive sinal de GPS indicando a GS HDG e ALT. No mapa seguia as aerovias com uma precisão boa o bastante para valer o investimento.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

#45 Paulo Sales

Paulo Sales
  • Usuários
  • 91 posts
  • Cidade/UF/País:João Pessoa/PB/Brasil
  • Data de Nascimento:23/03/1994

Posted 20 de April de 2014 - 01:24

Ipad normal ou o mini?

Acredito que o mini seja mais pratico, qual que vcs usam?

Edited by Paulo Sales, 20 de April de 2014 - 01:25 .

#46 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts
  • Cidade/UF/País:Brasil
  • Data de Nascimento:11/04/1985

Posted 20 de April de 2014 - 08:04

Ipad normal ou o mini?
Acredito que o mini seja mais pratico, qual que vcs usam?

Aqui e o normal...sou meio cego pro míni.

Abraços

Lopes

Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk
  • Paulo Sales likes this

#47 fil

fil
  • Usuários
  • 1,312 posts
  • Cidade/UF/País:Belo Horizonte
  • Data de Nascimento:14/03/1983

Posted 11 de May de 2014 - 21:07

Bom, não sei se tem, mas poderiamos criar um tópico ou até mesmo citar nesse bons apps de aviação. Não só de navegação, mas meteo, log book e afins!!

abs

#48 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 13 de May de 2014 - 13:19

Bom, não sei se tem, mas poderiamos criar um tópico ou até mesmo citar nesse bons apps de aviação. Não só de navegação, mas meteo, log book e afins!!

abs

Boa fill

Abraços

Lopes

#49 Guimaol

Guimaol
  • Usuários
  • 10 posts
  • Cidade/UF/País:Curitiba/Pr/Brasil
  • Data de Nascimento:10/04/1983

Posted 14 de May de 2014 - 11:41

O pessoal que estava em dúvida quanto a kneeboard e antena de gps, segue os links:

http://gps.dualav.co...oduct/xgps150a/

http://www.forpilots...com/default.htm

Quanto aos programas, eu recomendo tbm o aeroinfo. Muito bom!!!!!

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

#50 Cadu100

Cadu100
  • Usuários
  • 380 posts
  • Cidade/UF/País:São Bernardo - SP
  • Data de Nascimento:02/05/1983

Posted 14 de May de 2014 - 14:05

6yhy8a5a.jpg

Além do air nav gosto do Ewac

Enviado de meu GT-I9100 usando Tapatalk

#51 Romeoniteroi

Romeoniteroi
  • Usuários
  • 17 posts
  • Cidade/UF/País:Niteroi/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:21/01/1953

Posted 23 de August de 2014 - 00:56

Tenho instalado no iPad Air o eWAc e o app RunwayHD. Cada um com suas qualidades. O RunwayHD tem um manuseio ótimo. Já o eWac tem mais informaçoes e melhores cartas, mas ao contrário dos concorrentes, faltam projeções sobre os mapas indicando o espaço aereo em que se está. Alguns amigos usam o AirNavigator Pro, e dele falam muito bem. Outra coisa : Melhor evitar o iPad mini, pois seu tamanho de tela não se adequa ao exigido na nova legislação da ANAC.

Pra quem tem iPhone, um app legalzinho é o Augport... 1 dolar e pouco...

Bons voos a todos.

#52 raphok

raphok
  • Usuários
  • 176 posts
  • Cidade/UF/País:São Paulo, SP, Brazil
  • Data de Nascimento:03/11/1983

Posted 14 de September de 2014 - 00:02

uso jeppesen FD e o adobe pdf com as cartas baixadas do aisweb! vai saber né :lol:

#53 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 24 de September de 2014 - 21:53

Fala mocada.

Estou necessitando de uma ajuda da galera que conhece bem iPad.

Qual seria o melhor pra poder comprar pra poder ter os programas que temos aqui no tópico....

Modelo cor memória e coisas e tal.

Obrigado pela ajuda mocada.

Abraços

Lopes

• Brunoo likes this

#54 Brunoo

Brunoo
  • Usuários
  • 1,221 posts
  • Cidade/UF/País:Algum/RJ/Brasil
  • Data de Nascimento:05/09/1920

Posted 24 de September de 2014 - 22:43

Uma pergunta...a mais...fora as do lopes....

Vale o investimento ? Já que esses novos IPad custam na base dos 2 barangotes ? Eles são precisos ?

#55 Full IFR

Full IFR
  • Usuários
  • 594 posts
  • Cidade/UF/País:Céus do Brasil
  • Data de Nascimento:23/10/1906

Posted 24 de September de 2014 - 22:50

Eu uso iPad 2 + Dual XGPS ( antena externa), ele com a antena funciona bem, hoje voei de Azul e ele acompanhou o voo todo, aqui iPad 2 de 16gb, uso quase que exclusivo p aviação, Jepp fd, air navigation pro, ewac Norte e Sul, aero weather, wunder map.

De algum lugar usando esse Tapatalk

#56 N1992X

N1992X
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 25 de September de 2014 - 00:08

Bem vou tentar explicar.
Atualmente são comercializados quatro tipos de Ipad: o IPad mini, iPad mini Retina, ipad 4th e iPad Air. Além disso existem 2 versões do Ipad: o Wifi e Cellular(4G/3G) com diferentes capacidades de armazenamento (16,32,64 e 128 GB). As diferenças podem ser comparadas neste link: https://www.apple.com/br/ipad/compare/
Recentemente a Anac publicou a INSTRUÇÃO SUPLEMENTAR- IS 91-002, a qual regulamentou o uso do tablet na aviação geral, porém, o display deve ser superior ou igual a 9 polegadas, sendo assim, os Ipad Mini não são aprovados pela a agência. Então restam somente os Ipads 4 ou Air, os quais possuem 9.7 In. Com relação a estes dispositivos( Air e 4): ambos possuem a mesma tela de retina, porém o chipset do Air é de nova geração o que leva vantagem de 20-30% em performance, além de ser mais fino e mais leve. O custo de produção do Air é mais barato, e há rumores que a qualidade do acabamento é inferior em relação as gerações anteriores.
O armazenamento deve ser no mínimo 32GB, recomendo 64 para evitar problemas futuros, pois os aplicativos de aviação são os que mais exigem armazenamento, ou seja 16GB como diz o Bino, é uma cilada.
Os modelos WiFi e Celullar estão relacionado a conectividade com a Internet. O modelo Wifi NÃO POSSUÍ RECEPTOR DE GPS/GLONASS sendo necessário o uso de receptores externos conectados via Bluetooth, como BAD ELF. O modelo Celullar possuí um receptor já integrado no aparelho, NÃO SENDO necessário o uso de Chip de operadoras telefônicas ou esses receptores externos para informar as coordenadas. Por isso que alguma pessoas reclamam que no pré vôo o JEPPFD, por exemplo, mostrava a posição no mapa, mas quando estava voando, não mostrava a posição, isso porque no pré vôo o ipad estava conectado no Wifi e o mesmo calculava a posição com base no local da rede (isso na versão wifi).
Por isso recomendo um Ipad com 64GB e 3G/4G. O Air é cerca de 200-300 reais mais caro do que o 4, mas possuí um processador de nova geração de 64 bits o que não é utilizado nos atuais aplicativos, mas será.
Espero ter ajudado
CYA

Sent from my iPad using Tapatalk HD

Edited by N1992X, 25 de September de 2014 - 00:13 .

• Hudson Eduardo likes this

#57 N1992X

N1992X
  • Usuários
  • 284 posts

Posted 25 de September de 2014 - 00:11

Com relação a precisão, o meu Ipad 4 aponta uma precisão de 5-10 metros em solo e em vôo (<15000 ft).

Sent from my iPad using Tapatalk HD

#58 Bacic

Bacic
  • Usuários
  • 150 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Negrinho
  • Data de Nascimento:04/10/1982

Posted 01 de October de 2014 - 15:37

Boa tarde pessoal. Espero que alguém possa me ajudar. Tenho um IPAD 2 WIFI 3G, com alguns APP´s de aviação instalados nele.

Pois bem, todas as vezes que viajo de avião programa a rota conforme RPL no app AIR NAV PRO. Entro no avião me acomodo, ligo o APP e ele está funcionando no gate, no taxi, e no início da decolagem, depois disso adios sinal do GPS.

Ontem fiz o seguinte vôo POA-CWB-POA e NADA de sinal do GPS. Resolvi então testar o AIR NAV PRO no iphone e funcionou a viagem inteira, tanto na ida quanto na volta.

Alguém sabe me dizer pq acontece isso? Se eu comprar um daqueles gps bluetooth será q resolveria o problema no IPAD?

Obrigado!!

#59 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 523 posts
  • Cidade/UF/País:Br
  • Data de Nascimento:01/01/1800

Posted 01 de October de 2014 - 16:22

Boa tarde pessoal. Espero que alguém possa me ajudar. Tenho um IPAD 2 WIFI 3G, com alguns APP´s de aviação instalados nele.

Pois bem, todas as vezes que viajo de avião programa a rota conforme RPL no app AIR NAV PRO. Entro no avião me acomodo, ligo o APP e ele está funcionando no gate, no taxi, e no início da decolagem, depois disso adios sinal do GPS.

Ontem fiz o seguinte vôo POA-CWB-POA e NADA de sinal do GPS. Resolvi então testar o AIR NAV PRO no iphone e funcionou a viagem inteira, tanto na ida quanto na volta.

Alguém sabe me dizer pq acontece isso? Se eu comprar um daqueles gps bluetooth será q resolveria o problema no IPAD?

Obrigado!!

Pode parecer besta a pergunta... mas vc poe ele em modo aviao ? se colocar ele desliga o GPS, tem que manter ele como se estivesse ligado no celular para continuar pegando... vamos dizer que vc nao poe ele em modo aviao.. ja pensou em colocar ele mais proximo da janela as vezes o sinal fica ruim mesmo estando alto mas perto da janela ele pega mais facil... 

Se comprar o gps bluetooth o bom eh que vc pode por ele na janela pra pegar melhor tb.. mas tenta ver o do ipad pq gastar atoa com um gps se vc ja tem gps no ipad nao faz muito sentido mesmo sendo barato esses gps bluetooth.. :)

:)

#60 Bacic

Bacic
  • Usuários
  • 150 posts
  • Cidade/UF/País:Rio Negrinho
  • Data de Nascimento:04/10/1982

Posted 01 de October de 2014 - 16:31

Ele estava totalmente ligado. Em nenhum momento coloquei no modo avião. Tentei colocar colado na janela sim, as vezes pegava sinal, ficava 3 segundos e já caía de novo.

E no iphone ficou o tempo todo funcionando, inclusive em cima da mesinha da poltrona.