Jump to content

Photo

Boeings 767-300ER da TAM poderão ir para a Força Aérea Brasileira

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
141 replies to this topic

#21 transvasp

transvasp
  • Usuários
  • 5,189 posts

Posted 14 de March de 2013 - 16:26

Já se fala disso a algum tempo.

http://forum.contato...ost__p__1027658 :joinha:

#22 alferreira

alferreira
  • Usuários
  • 690 posts

Posted 14 de March de 2013 - 16:36

Alguém arrisca como será o esquema da pintura?

#23 kari0ca

kari0ca
  • Usuários
  • 1,293 posts

Posted 14 de March de 2013 - 17:48

Já se fala disso a algum tempo. http://forum.contato...ost__p__1027658 :joinha:/>

Pois é, mas o desfecho dessa novela foi muito mais rapido que a novela FX-n
Se algum dia, decidirem alguma coisa, corre o risco de acontecer como está acontecendo na Africa do Sul, estocarem caças por nao ter grana para operar...

#24 Wind Sand and Stars

Wind Sand and Stars
  • Usuários
  • 2,082 posts

Posted 14 de March de 2013 - 18:10

Cinza, como os KC-137

#25 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 14 de March de 2013 - 18:32

Cinza, como os KC-137

Caro amigo,

Também acho que serão cinza (como os KC137, C97 e C99), mas podem ser camufladas, nesse padrão de pintura camuflada atual (KC390, C95, C98, C130). E tomara que cheguem logo!

Abraços

DEL

#26 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,902 posts

Posted 14 de March de 2013 - 19:18

Agora que um bocado da galera vai começar a querer ir ser carroceiro....

#27 Adler Correa

Adler Correa
  • Usuários
  • 498 posts

Posted 14 de March de 2013 - 21:20

Finalmente os velhos 707tões terão seu descanso, já era mesmo hora, aposto no padrão de pintura atual o"Cinza".

#28 Landing

Landing
  • Cadastrando
  • 11,915 posts

Posted 14 de March de 2013 - 21:37

Agora outra questao importante é a qualidade. Acho que a FAB deve ser prudente na encomenda inicial com 2 celulas.
agora a necessidade de reabastecedores é muito superior.
Teremos no futuro 5 locas a serem atendidos:
Manaus, Natal, Santa Cruz, Anapolis e as 2 bases do Sul que podem dividir o mesmo esquadrão.
Considerando que o 767 é um airline, com alto indice de despacho precisariamos de no minimo 5 aviões para atender cada uma dessas localidades, além de aeronaves reserva para missões estrangeiras.
Se futuramente a FAB encomendar mais 8 avioes, chegando a um total de 10 ai sim teríamos uma logística compatível ao nosso pais.

#29 ruifo

ruifo
  • Usuários
  • 1,643 posts

Posted 14 de March de 2013 - 22:20

‘Habemus’ KC-X2: FAB seleciona proposta da IAI para novo avião-tanque

14 de março de 2013, em Aviação de Transporte, Nota Oficial, Reabastecimento em voo, por Fernando "Nunão" De Martini

Posted Image

-

Nota oficial da FAB informa o final do processo de seleção de aeronaves reabastecedoras – KC-X2 – proposta escolhida foi da Israel Aerospace Industries, de conversão de dois jatos Boeing 767-300ER

-

O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informou, em nota oficial divulgada às 11h56 desta quinta-feira, 14 de março de 2013, que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT).
A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries – IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.
O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro.
Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.
Posted Image
Posted Image
FONTE: FAB (Centro de Comunicação Social da Aeronáutica – clique no link para o texto original da nota oficial, assinada pelo brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno)
IMAGENS: IAI (as ilustrações são concepções veiculadas no site da Israel Aereospace Industries, e não necessariamente correspondem à configuração selecionada pela FAB)
NOTA DO EDITOR: um dia após a rápida escolha de um novo papa, foi apresentado o vencedor do programa KC-X2, que pelo número “dois” ao final mostra que o processo de encontrar um novo avião-tanque da FAB já vinha desde algum tempo. Falta definir agora o vencedor de outro longo programa com um “dois” ao final, o F-X2, para sabermos quais os novos caças que serão reabastecidos pelo novo avião-tanque. Seria ótimo se essa decisão não se arrastasse ainda mais, e que a “fumaça branca” da escolha pudesse ser vista em breve sobre Brasília…

Leia mais (Read More): ‘Habemus’ KC-X2: FAB seleciona proposta da IAI para novo avião-tanque | Poder Aéreo - Informação e Discussão sobre Aviação Militar e Civil

http://www.aereo.jor.br/2013/03/14/boeing-767-300er-convertido-pela-iai-o-novo-aviao-tanque-da-fab/

#30 Speedbird

Speedbird

Administrador

• Administrador
  • 5,348 posts

Posted 14 de March de 2013 - 22:31

Muito sensata a escolha, sem crises de megalomania! Plataforma altamente confiável, com índice de utilização altíssimo e utilizando uma tecnologia já testada e aprovada.

Sent from my iPhone using Tapatalk

#31 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,093 posts

Posted 14 de March de 2013 - 23:25

Meus prezados:
Bem que a Israel Aereospace Industries poderia terceirizar este serviço para a TAP M&RO, que já executou o serviço de conversão de pax para cargo em B767, ainda sob o nome de VEM.

#32 Landing

Landing
  • Cadastrando
  • 11,915 posts

Posted 14 de March de 2013 - 23:33

talvez ela tenha sido escolhida por isso.
a fab tem um otimo historico em valorizar a industria nacional.

#33 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 14 de March de 2013 - 23:42

Agora outra questao importante é a qualidade. Acho que a FAB deve ser prudente na encomenda inicial com 2 celulas.
agora a necessidade de reabastecedores é muito superior.
Teremos no futuro 5 locas a serem atendidos:
Manaus, Natal, Santa Cruz, Anapolis e as 2 bases do Sul que podem dividir o mesmo esquadrão.
Considerando que o 767 é um airline, com alto indice de despacho precisariamos de no minimo 5 aviões para atender cada uma dessas localidades, além de aeronaves reserva para missões estrangeiras.
Se futuramente a FAB encomendar mais 8 avioes, chegando a um total de 10 ai sim teríamos uma logística compatível ao nosso pais.

Mas o KC-390 também não fará missões de REVO?

#34 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,093 posts

Posted 14 de March de 2013 - 23:53

Prezado DEL: os primeiros KC-390 estarão prontos em 2018. Será que os KC-137 estarão operacionais até lá?

#35 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,858 posts

Posted 15 de March de 2013 - 00:00

A idéia de transformar os 767's da TAM em KC-767 não é ruim não. No fim das contas, o que está baleado desses aviões é interior. Arranca o interior, reforça os pisos, faz mudanças estruturais e já era. E ainda mais esses 767's que são os ER's.

O motor do 767 saindo mais novo da fábrica para esses aí é quase a mesma coisa. Uma visita a uma oficina da GE e talvez uns milhões de dólares deixa os motores up-to-date e voariam muitos anos ainda.

O 767 é uma plataforma com projeto bem consolidado e que para manter não dá tanto trabalho. Aqui no Brasil tem a TAP e a TAM que fazem manutenção. E motores, a GE Celma dá conta do recado. Então... A FAB cicla muito pouco esses aviões, então, custo com checks, trocas de motores e componentes controlados por ciclos é bem menor do que o que a gente encontra em empresas aéreas.

#36 LAPDC8

LAPDC8
  • Usuários
  • 2,079 posts

Posted 15 de March de 2013 - 15:10

Buena elección de los Boeing 767-300ER para la FAB...

#37 Landing

Landing
  • Cadastrando
  • 11,915 posts

Posted 15 de March de 2013 - 15:58

sim.
eu outro topico eu questionei a real necessidade destas aeronaves ja que teriamos o KC-390.
a resposta que foi dada é que a capacidade do KC-390 como reabastecedor seria muito limitada.

#38 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 15 de March de 2013 - 16:45

sim.
eu outro topico eu questionei a real necessidade destas aeronaves ja que teriamos o KC-390.
a resposta que foi dada é que a capacidade do KC-390 como reabastecedor seria muito limitada.

Concordo. Também acho que o payload do 767 (seja full pax ou full carga) será bem maior que o KC-390, mas acho que, para as missões de REVO, estaremos bem com esses dois projetos operacionais. Na minha opinião, as missões de REVO, ficarão bem dividas entre estas duas aeronaves mas chuto que majoritariamente será o KC-390 que fará, mas para transporte de muitos pax/carga o 767 vai estar mais indicado. Resumindo, acho que em termos de missão ficará dividido da mesma forma que é feito hoje entre o KC137 x KC130.

Abraços

DEL

#39 MLN-SJP

MLN-SJP
  • Moderador
  • 4,260 posts

Posted 15 de March de 2013 - 17:13

[/size]
sim.

Outro ponto e que o 767 carregara muito mais fuel que o 390. Logo servira para missoes estrategicas (deslocamento longos etc...)

MLN

#40 adenilson707

adenilson707
  • Usuários
  • 1,629 posts

Posted 15 de March de 2013 - 17:14

Pq não aproveita os 762 da Transbrasil? :dente: :coolface:

Oxe, como os aviões serão utilizados pra REVO, é só dar uma geral e estarão prontos pra voar :coolface: