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Chuva forte em SP e a previsão do tempo

previsão tempo meteorologia

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12 replies to this topic

#1 DanielVS

DanielVS
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Posted 09 de March de 2013 - 20:49

Quem mora em São Paulo viu a chuva generalizada que caiu hoje à tarde (vide METARs abaixo). Deixou 28 pontos de alagamento na cidade.

Porém, ontem à noite, entrei no site da Climatempo para ver a previsão do tempo para o final de semana, que informava:

"O risco de temporal é menor do que nesta sexta-feira, pois há expectativa de uma diminuição dos níveis de umidade do ar. Mesmo assim, algumas pancadas de chuva podem ser fortes, mas se ocorrerem, devem ser em poucas áreas da capital e da Grande São Paulo."
(http://www.climatemp...erao-sao-paulo/)

Hoje, menos de uma hora antes de começar o temporal, acessei o site do Centro de Gerenciamento de Emergências de SP (www.cgesp.org), que informava que possíveis pancadas de chuva isoladas eram esperadas para SP.

Reparem que a previsão de ambos os órgãos não era de dias antes do fato, mas sim de horas (no caso do CGE, menos de 1 hora).

Será que só eu tenho a impressão de que a previsão do tempo não é nada confiável? Sempre existe uma explicação para o que ocorreu e por que a previsão falhou: "Uma massa de ar quente bloqueou a entrada da frente fria...", "A frente fria perdeu força e foi para o mar"...

Muito se fala no papel da Defesa Civil para evitar desastres relacionados à chuva, mas e o papel dos órgãos de meteorologia?

Soube que recentemente o CPTEC/INPE recebeu um supercomputador para análises numéricas da previsão do tempo. Ainda estou para ver na prática a utilidade do equipamento.

SBGR 092300Z 10003KT 7000 -TSRA BKN008 FEW050CB BKN080 21/20 Q1 017
SBGR 092200Z 10006KT 5000 -TSRA BKN013 FEW040CB 20/20 Q1016 RER A
SBGR 092143Z 11004KT 3000 -TSRA SCT013 SCT040CB 20/20 Q1016
SBGR 092115Z 04018KT 2000 TSRA SCT008 BKN020 SCT040CB 22/20 Q10 15
SBGR 092100Z 11010KT 3000 -TSRA BR BKN013 SCT040CB 26/22 Q1014

SBSP 092300Z 03007KT 9000 -TSRA SCT004 FEW035CB OVC100 21/19 Q1 017 RERA
SBSP 092230Z 06006KT 9000 -TSRA SCT002 FEW035CB OVC100 20/18 Q1 016
SBSP 092200Z 31015G25KT 1000 R17/1800N R35/P2000D +TSRA BKN007 SCT035CB 20/18 Q1017
SBSP 092153Z 06006G19KT 2500 +TSRA BKN007 FEW035CB 23/20 Q1017

SBMT 092300Z 09005KT 6000 -TSRA FEW050CB BKN090 21/20 Q1016 RER A
SBMT 092200Z 10008KT 3000 TSRA BR FEW013 BKN020 FEW050CB 22/20 Q1016
SBMT 092100Z 18002KT 1000 TSRA BR BKN017 FEW050CB 25/22 Q1014
SBMT 092048Z 18002KT 2000 TSRA BR BKN017 FEW050CB 26/22 Q1014

#2 B737-8EH

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Posted 09 de March de 2013 - 23:08

engracado.. Assisti o SPTV ontem e a Flávia Freire foi categórica ao afirmar que a chuva seria igual ou pior hoje.. A diferença, segundo ela, é que hoje seria mais quente a tarde..
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#3 Bonotto

Bonotto
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Posted 09 de March de 2013 - 23:48

La pelas 20:30 deu g25 em SBSP !!!!!

#4 carlossp

carlossp
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Posted 10 de March de 2013 - 12:34

Quem mora em São Paulo viu a chuva generalizada que caiu hoje à tarde (vide METARs abaixo). Deixou 28 pontos de alagamento na cidade.

Porém, ontem à noite, entrei no site da Climatempo para ver a previsão do tempo para o final de semana, que informava:

"O risco de temporal é menor do que nesta sexta-feira, pois há expectativa de uma diminuição dos níveis de umidade do ar. Mesmo assim, algumas pancadas de chuva podem ser fortes, mas se ocorrerem, devem ser em poucas áreas da capital e da Grande São Paulo."
(http://www.climatemp...erao-sao-paulo/)

Hoje, menos de uma hora antes de começar o temporal, acessei o site do Centro de Gerenciamento de Emergências de SP (www.cgesp.org), que informava que possíveis pancadas de chuva isoladas eram esperadas para SP.

Reparem que a previsão de ambos os órgãos não era de dias antes do fato, mas sim de horas (no caso do CGE, menos de 1 hora).

Será que só eu tenho a impressão de que a previsão do tempo não é nada confiável? Sempre existe uma explicação para o que ocorreu e por que a previsão falhou: "Uma massa de ar quente bloqueou a entrada da frente fria...", "A frente fria perdeu força e foi para o mar"...

Muito se fala no papel da Defesa Civil para evitar desastres relacionados à chuva, mas e o papel dos órgãos de meteorologia?

Soube que recentemente o CPTEC/INPE recebeu um supercomputador para análises numéricas da previsão do tempo. Ainda estou para ver na prática a utilidade do equipamento.

SBGR 092300Z 10003KT 7000 -TSRA BKN008 FEW050CB BKN080 21/20 Q1 017
SBGR 092200Z 10006KT 5000 -TSRA BKN013 FEW040CB 20/20 Q1016 RER A
SBGR 092143Z 11004KT 3000 -TSRA SCT013 SCT040CB 20/20 Q1016
SBGR 092115Z 04018KT 2000 TSRA SCT008 BKN020 SCT040CB 22/20 Q10 15
SBGR 092100Z 11010KT 3000 -TSRA BR BKN013 SCT040CB 26/22 Q1014

SBSP 092300Z 03007KT 9000 -TSRA SCT004 FEW035CB OVC100 21/19 Q1 017 RERA
SBSP 092230Z 06006KT 9000 -TSRA SCT002 FEW035CB OVC100 20/18 Q1 016
SBSP 092200Z 31015G25KT 1000 R17/1800N R35/P2000D +TSRA BKN007 SCT035CB 20/18 Q1017
SBSP 092153Z 06006G19KT 2500 +TSRA BKN007 FEW035CB 23/20 Q1017

SBMT 092300Z 09005KT 6000 -TSRA FEW050CB BKN090 21/20 Q1016 RER A
SBMT 092200Z 10008KT 3000 TSRA BR FEW013 BKN020 FEW050CB 22/20 Q1016
SBMT 092100Z 18002KT 1000 TSRA BR BKN017 FEW050CB 25/22 Q1014
SBMT 092048Z 18002KT 2000 TSRA BR BKN017 FEW050CB 26/22 Q1014


Daniel:

Estamos no verão, então tudo que está acontecendo está dentro da normalidade, calor durante o dia e trovoadas com chuvas à tarde, e chuva em São Paulo é sempre complicado.
Como foi dito na previsão, trovoadas isoladas, que atingem algum bairros com mais intensidade e outros não.

O fato é que infelizmente os órgãos do governo não propiciam equipamentos suficientes para que uma previsão melhor seja feita, visto a quantidade de radares meteorológicos, estações meteorológicas e radiossondagens existentes no Brasil.

Compare a quantidade de estações meteorológicas existentes no EUA e no Brasil, vc vai chorar de vergonha! Quantos aeroportos nos EUA têm METAR e quantos no Brasil?
Pra vc ter uma idéia na rota SP a Curitiba, somente temos METAR de Congonhas e Curitiba durante toda a rota, um verdadeiro absurdo, já que as frentes que chegam a SP passam por alí, e para os previsores uma estação meteorológica nesse meio de caminho, já daria informações valiosíssimas sobre o deslocamento e intensidade do fenômeno.
Outra situação é a quantidade de estações que fazem a radiossondagem. O ideal é que houvesse uma radiossondagem a cada 300 km de raio e efetuada 4 vezes ao dia, porém no Brasil, são feitas somente 2 por dia. Como exemplo, em SP é feita radiossondagem no Campo de Marte, para o norte teremos somente em Uberlândia.
Isso é para demonstrar que o Brasil ainda tem muito que melhorar nas condições básicas de aquisição de dados meteorológicos que vão alimentar o "famoso" super computador do CPTEC para que ele possa enfim fazer uma previsão com um índice alto de acerto.

Vale ressalter que o Brasil melhorou muito a sua previsão do tempo ao longo dos anos, mas teremos que aguardar por algum tempo ainda para chegarmos a um nível de previsão como a dos EUA.
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#5 DanielVS

DanielVS
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Posted 10 de March de 2013 - 14:16

Compare a quantidade de estações meteorológicas existentes no EUA e no Brasil, vc vai chorar de vergonha! Quantos aeroportos nos EUA têm METAR e quantos no Brasil?
Pra vc ter uma idéia na rota SP a Curitiba, somente temos METAR de Congonhas e Curitiba durante toda a rota, um verdadeiro absurdo, já que as frentes que chegam a SP passam por alí, e para os previsores uma estação meteorológica nesse meio de caminho, já daria informações valiosíssimas sobre o deslocamento e intensidade do fenômeno.

É verdade que a quantidade de aeródromos com METARs disponíveis no Brasil é mínima.
Mas será que os meteorologistas não dispõem de outras estações meteorológicas além das existentes nos aeródromos? Apenas um exemplo: entre SP e Curitiba, será que a cidade de Registro não dispõe de uma estação meteorológica, que não emite METAR por não estar ligada ao aeródromo da cidade e cujos dados só estão disponíveis para os meteorologistas?

Edited by DanielVS, 10 de March de 2013 - 14:17 .


#6 Alfa X-Ray

Alfa X-Ray
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Posted 10 de March de 2013 - 15:15

Quem mora em São Paulo viu a chuva generalizada que caiu hoje à tarde (vide METARs abaixo). Deixou 28 pontos de alagamento na cidade.

Porém, ontem à noite, entrei no site da Climatempo para ver a previsão do tempo para o final de semana, que informava:

"O risco de temporal é menor do que nesta sexta-feira, pois há expectativa de uma diminuição dos níveis de umidade do ar. Mesmo assim, algumas pancadas de chuva podem ser fortes, mas se ocorrerem, devem ser em poucas áreas da capital e da Grande São Paulo."
(http://www.climatemp...erao-sao-paulo/)

Hoje, menos de uma hora antes de começar o temporal, acessei o site do Centro de Gerenciamento de Emergências de SP (www.cgesp.org), que informava que possíveis pancadas de chuva isoladas eram esperadas para SP.

Reparem que a previsão de ambos os órgãos não era de dias antes do fato, mas sim de horas (no caso do CGE, menos de 1 hora).

Será que só eu tenho a impressão de que a previsão do tempo não é nada confiável? Sempre existe uma explicação para o que ocorreu e por que a previsão falhou: "Uma massa de ar quente bloqueou a entrada da frente fria...", "A frente fria perdeu força e foi para o mar"...

Muito se fala no papel da Defesa Civil para evitar desastres relacionados à chuva, mas e o papel dos órgãos de meteorologia?

Soube que recentemente o CPTEC/INPE recebeu um supercomputador para análises numéricas da previsão do tempo. Ainda estou para ver na prática a utilidade do equipamento.

SBGR 092300Z 10003KT 7000 -TSRA BKN008 FEW050CB BKN080 21/20 Q1 017
SBGR 092200Z 10006KT 5000 -TSRA BKN013 FEW040CB 20/20 Q1016 RER A
SBGR 092143Z 11004KT 3000 -TSRA SCT013 SCT040CB 20/20 Q1016
SBGR 092115Z 04018KT 2000 TSRA SCT008 BKN020 SCT040CB 22/20 Q10 15
SBGR 092100Z 11010KT 3000 -TSRA BR BKN013 SCT040CB 26/22 Q1014

SBSP 092300Z 03007KT 9000 -TSRA SCT004 FEW035CB OVC100 21/19 Q1 017 RERA
SBSP 092230Z 06006KT 9000 -TSRA SCT002 FEW035CB OVC100 20/18 Q1 016
SBSP 092200Z 31015G25KT 1000 R17/1800N R35/P2000D +TSRA BKN007 SCT035CB 20/18 Q1017
SBSP 092153Z 06006G19KT 2500 +TSRA BKN007 FEW035CB 23/20 Q1017

SBMT 092300Z 09005KT 6000 -TSRA FEW050CB BKN090 21/20 Q1016 RER A
SBMT 092200Z 10008KT 3000 TSRA BR FEW013 BKN020 FEW050CB 22/20 Q1016
SBMT 092100Z 18002KT 1000 TSRA BR BKN017 FEW050CB 25/22 Q1014
SBMT 092048Z 18002KT 2000 TSRA BR BKN017 FEW050CB 26/22 Q1014



NO metar de SBSP das 2300z do dia 09, o que seria o "RE", que está junto com chuva, RERA?

#7 carlossp

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Posted 10 de March de 2013 - 15:46

É verdade que a quantidade de aeródromos com METARs disponíveis no Brasil é mínima.
Mas será que os meteorologistas não dispõem de outras estações meteorológicas além das existentes nos aeródromos? Apenas um exemplo: entre SP e Curitiba, será que a cidade de Registro não dispõe de uma estação meteorológica, que não emite METAR por não estar ligada ao aeródromo da cidade e cujos dados só estão disponíveis para os meteorologistas?


Os dados estão disponíveis para qualquer pessoa, acontece que para estes dados "virarem" previsão necessitam de cálculos matemáticos que esse tal super computador faz baseado em leis da termodinâmica, dinâmica dos fluidos, matemática e etc, que vai depender da capacidade de cálculos que ele pode fazer para gerar uma previsão mais correta.
Lembre-se que a atmosfera está mudando a cada minuto, o que já torna o trabalho difícil, e uma previsão nada mais é do que como a própria palavra diz, "uma previsão", isso não quer dizer que vá acontecer exatamente como está lá escrito.



NO metar de SBSP das 2300z do dia 09, o que seria o "RE", que está junto com chuva, RERA?


RE significa tempo recente, ou seja, a condição de tempo presente que havia durante a última hora e que não está acontecendo mais, ou uma precipitação mais forte e que agora diminuiu de intensidade.
RERA = chuva moderada ou forte na hora passada
RETS = trovoada na hora passada
REGR = granizo na hora passada.
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#8 Bruno Duarte

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Posted 10 de March de 2013 - 20:49

Penso que parte da população ainda precisa entender e saber interpretar uma previsão do tempo, além de conhecer as limitações da mesma. O carlossp disse muito bem. E a quantidade de dados disponíveis para análise aqui é realmente muito pequena, dá até agonia não ter uma sondagem em determinados momentos. Mas isto está muito longe de se tornar realidade. Mês passado o galeão ficou umas duas ou três semanas sem lançar a radiossonda por falta de gás.

Abraço,
Bruno.

#9 Alfa X-Ray

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Posted 11 de March de 2013 - 14:23


Os dados estão disponíveis para qualquer pessoa, acontece que para estes dados "virarem" previsão necessitam de cálculos matemáticos que esse tal super computador faz baseado em leis da termodinâmica, dinâmica dos fluidos, matemática e etc, que vai depender da capacidade de cálculos que ele pode fazer para gerar uma previsão mais correta.
Lembre-se que a atmosfera está mudando a cada minuto, o que já torna o trabalho difícil, e uma previsão nada mais é do que como a própria palavra diz, "uma previsão", isso não quer dizer que vá acontecer exatamente como está lá escrito.



RE significa tempo recente, ou seja, a condição de tempo presente que havia durante a última hora e que não está acontecendo mais, ou uma precipitação mais forte e que agora diminuiu de intensidade.
RERA = chuva moderada ou forte na hora passada
RETS = trovoada na hora passada
REGR = granizo na hora passada.



Valeu cara.

#10 Varig_777

Varig_777

    Varig_777

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Posted 14 de March de 2013 - 22:02

A meteorologia está completamente furada esses últimos meses, perdi as contas de quantas vezes pelos TAFs, e demais previsões disponíveis (Cartas, imagens de satélite, etc) eu não conseguiria voar e quando cheguei na EJ estava CAVOK ou quase isso! E o oposto também já aconteceu diversas vezes, pela previsão no máximo SCT e chegar em Jundiaí estava tudo encoberto.

Falando sobre o TAF especificamente, o que o pessoal tem abusado desses PROB30 e PROB40 não está no gibi! Sei que com certeza os equipamentos devem ser limitados, etc, mas o que parece é que colocam todas as possibilidades imagináveis com o tal do PROB30, pois assim caso aconteça ninguém pode dizer que não estava previsto. Se você pega um TAF do exterior é outra coisa, não só usando pouco o PROB como também até mesmo o BECMG, o nível de precisão é tão elevado que eles usam principalmente o FROM.

#11 AlexVenturine

AlexVenturine
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Posted 19 de March de 2013 - 18:39

GRU está fechado no momento?

METAR SBGR 192100Z 08006KT 7000 -RA OVC010 19/17 Q1019=




SPECI SBGR 192125Z 10006KT 3000 -RA BR OVC007 18/17 Q1019=


#12 pilotoKAL

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Posted 19 de March de 2013 - 18:48

GRU está fechado no momento?

METAR SBGR 192100Z 08006KT 7000 -RA OVC010 19/17 Q1019=



SPECI SBGR 192125Z 10006KT 3000 -RA BR OVC007 18/17 Q1019=

Com esta metar nao, esta bem acima dos minimos ILS CAT1..

#13 V2+15

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Posted 18 de April de 2013 - 14:30

A título de informação:

http://www.metsul.co...ul_Meteorologia

PS: Quanto a precisão dos TAF's na minha visão uma das coisa que prejudica, e muito, a eficiência do sistema, além da falta de equipamentos, é a forma de avaliação dos meteorologistas.
Exemplificando:
PROB30 1808/1815 BKN020 OVC100

Se acertar a previsão: Pontuação dada é 3/10, já que a probabilidade era de 30%
Se errar a previsão: Pontuação dada é de 7/10, já que a probabilidade de NÃO OCORRER era de 70%.

Ou seja, com fins de avaliação, é mais vantagem ele errar do que acertar....

Edited by Gustavo_pila, 18 de April de 2013 - 14:33 .






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