Jump to content

Photo

Iniciando formação como comissário - dicas

comissário de voo formação dicas materiais de estudo icao

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
5 replies to this topic

#1 dioxx

dioxx
  • Usuários
  • 20 posts

Posted 19 de March de 2013 - 00:06

Boa Noite,

Estou prestes a iniciar o curso de comissário de voo aqui na minha cidade - Santa Maria, RS. Tenho lido o fórum já a algum tempo, acompanhando as discussões sobre a área da aviação, movimentos das empresas, crescimento/estagnação do setor... dentre outros assuntos. Então, aproveitando a comunidade que temos aqui, gostaria de tirar algumas dúvidas (se eu tiver postado no fórum errado, corrijam-me por favor):
  • Tenho fluência em inglês, mas nunca fiz curso. Como posso obter alguma comprovação?
  • O fato de eu ter curso superior ajuda num processo de seleção no futuro?
  • Há algum requisito de altura, peso, aparência que as companhias priorizem? o fato de eu ser homem complica pra seleção?
  • Quais os conteúdos que eu devo me aprofundar? na prova da Além de Não Ajudar Complica para comissário, o que pesa mais?
é isto, pra começar. Qualquer coisa, avisem, pm, everything :)

#2 Marcus Phillipe

Marcus Phillipe
  • Usuários
  • 106 posts

Posted 19 de March de 2013 - 00:21

Amigo também tenho curso de comissário, nas entrevistas o inglês é testado via provas escritas e entrevistas orais. Nunca precisei comprovar meus cursos, mesmo tendo os tais diplomas. Curso superior sempre ajuda em qualquer processo seletivo, as companhias dão preferência para cursos e idiomas. Eu tenho 1,68 de altura e nunca fui barrado neste quesito, tenho 70kg. Os conteúdos principais são emergência, primeiros socorros, sobrevivência. Mas são importantes pra prova tbm conhecimentos de aeronaves, legislação etc.
Grande abraço. Boa sorte!

#3 dioxx

dioxx
  • Usuários
  • 20 posts

Posted 19 de March de 2013 - 00:40

Olá Marcos, obrigado pela atenção e respostas :D

não estamos longe então, to com 1,64 e 55kg, preciso ganhar alguns (planejamento pessoal mesmo). Sabes de algo relacionado à prova da ICAO pra comissários? achei que a prova focasse mais em conhecimentos e legislação, mas já que é emergência e primeiros socorros, me dei bem :)

#4 Atl77

Atl77
  • Usuários
  • 388 posts

Posted 25 de March de 2013 - 19:54

Olá Marcos, obrigado pela atenção e respostas :D

não estamos longe então, to com 1,64 e 55kg, preciso ganhar alguns (planejamento pessoal mesmo). Sabes de algo relacionado à prova da ICAO pra comissários? achei que a prova focasse mais em conhecimentos e legislação, mas já que é emergência e primeiros socorros, me dei bem :)

Sem querer te desanimar, a altura conta muito nas entrevistas(as empresas nao falam), homem nao pode ter menos que 1,70 pelo que minhas colegas comissarias falam, alias nunca vi comissários com menos de 1,75 nas viagens que fiz, conheci uma pessoa que queria ser comissario aos seus 18 anos, acabo desistindo por conta de sua altura de 1,63, hoje essa pessoa e piloto, nao quero que vc desista, se for seu sonho siga em frente.

#5 Rlabreu

Rlabreu
  • Usuários
  • 535 posts

Posted 02 de April de 2013 - 11:25

Tenho fluência em inglês, mas nunca fiz curso. Como posso obter alguma comprovação?
Acho que não é necessário, pois voce passará por um teste de ingles. Eu acabei de fazer a ANAC, então não fiz entrevistas ainda, mas conheço um selecionador e o mesmo me disse que não precisa comprovar, apenas mostrar que voce sabe;
O fato de eu ter curso superior ajuda num processo de seleção no futuro?
Sempre ajuda, mas não é mandatório.
Há algum requisito de altura, peso, aparência que as companhias priorizem? o fato de eu ser homem complica pra seleção?
Algumas coisas por lei, não podem ser ditas pelas empresas, mas na Emirates pelo menos, voce tem que alcançar 2,12 metro com a sua mão e não pode ter o IMC acima de 27.
Nas companhias nacionais creio que não seja muito diferente. Quanto à aparencia, nada de barba e cabelo cumprido.
Quais os conteúdos que eu devo me aprofundar? na prova da Além de Não Ajudar Complica para comissário, o que pesa mais?
Cara, cada um é cada um e no meu caso eu ja fiz PP, então o curso de comissário e a prova da ANAC foram muito faceis para mim. O mais dificil mesmo é o Bloco 3, que são primeiros socorros, anatomia, fisiologia essas coisas, mas é tudo basico da para aprender.

#6 PR-GRA

PR-GRA
  • Usuários
  • 213 posts

Posted 07 de April de 2013 - 16:23

Olá dioxx,

Eu também tenho curso e comissário de voo, minha formação profissional foi em 2003 porém até o momento não exerci a profissão.
Com relação a estatura, tenho 1,64cm e só tive problemas uma vez na Gol, que me reprovou, na Tam a 1ª fase consistia em peso e altura e fui aprovado, mas não consegui passar da 2ª fase que era dinâmica de grupo.
Ou seja, tinha o pesadelo da questão peso e altura, mas desencanei, trabalho na G3 e vejo muitos baixinhos....como nós...rsrrs

Se serve de consolo........

Abraço e boa sorte