Jump to content

Photo

Daltonismo de grau leve pode impedir a CCF 1ª Classe?

daltonismo ccf grau leve civil aviação

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
30 replies to this topic

#21 fernando 737

fernando 737
  • Usuários
  • 19 posts

Posted 13 de February de 2014 - 11:56

Ressuscitando o tópico para não criar outro!!!

Vamos supor que consiga o CMA 2ª classe em clinica credenciada ANAC, e na hora de tirar o CMA 1ª classe eu fique reprovado. O médico do CEMAL pode alegar que eu não deveria ter "passado" na 2ª classe, tendo em vista que eu não fiz no CEMAL a classe anterior?

Caso eu obtenha no CEMAL, não tem justificativa ele me reprovar na outra classe.

O que vcs acham?

abs

Eu acho pouco provável que te reprovem no CEMAL, pois o teste aplicado lá é o mesmo do aplicado em clínicas e em outros hospitais.

Nunca revalidei em hospital aeronáutico, mas conheço pessoas com o mesmo problema que fizeram o inicial numa boa (no CEMAL mesmo).

Meu único medo é que a ANAC mude as exigencias quanto a visão de cores para pilotos tornando-nos inaptos, mas não sei se isso é permitido. Alguém sabe se já ocorreu algo parecido aqui no Brasil? As exigencias relacionadas a determinada patologia aumentarem, fazendo vários pilotos perderem o CMA?

Obrigado

#22 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,723 posts

Posted 26 de February de 2014 - 17:07

Eu acho pouco provável que te reprovem no CEMAL, pois o teste aplicado lá é o mesmo do aplicado em clínicas e em outros hospitais.
Nunca revalidei em hospital aeronáutico, mas conheço pessoas com o mesmo problema que fizeram o inicial numa boa (no CEMAL mesmo).
Meu único medo é que a ANAC mude as exigencias quanto a visão de cores para pilotos tornando-nos inaptos, mas não sei se isso é permitido. Alguém sabe se já ocorreu algo parecido aqui no Brasil? As exigencias relacionadas a determinada patologia aumentarem, fazendo vários pilotos perderem o CMA?

Obrigado

Isso é pouco provável que ocorra, a não ser que comprovem que a inaptidão para enxergar cores (seg voo) seja prejudicial para o exercício da profissão.

#23 caio_

caio_
  • Usuários
  • 88 posts

Posted 12 de April de 2014 - 15:46

Obrigado

Mas acho que isso seria ilegal, não?

#24 rodsvin

rodsvin
  • Usuários
  • 524 posts

Posted 13 de April de 2014 - 10:18

Mas acho que isso seria ilegal, não?

Não é ilegal contanto que ela tenha uma base e justificativa valida para alterar o RBAC 67 nesse quesito, mas no caso de quem ja tem a carteira da uma boa briga judicial ;)

#25 fernando 737

fernando 737
  • Usuários
  • 19 posts

Posted 13 de April de 2014 - 13:56

rodsvin.
Sabe dizer se já ocorreu alguma situação parecida com outra doença?
Obrigado

#26 caio_

caio_
  • Usuários
  • 88 posts

Posted 13 de April de 2014 - 20:25

Não é ilegal contanto que ela tenha uma base e justificativa valida para alterar o RBAC 67 nesse quesito, mas no caso de quem ja tem a carteira da uma boa briga judicial ;)

Concordo com você, mas não acho que existam motivos para alterarem o RBAC de uma hora pra outra por causa disso, pois nunca houve um acidente ou incidente gerado por este problema.

#27 icez

icez
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 22 de October de 2015 - 11:04

Poxa, fazem três anos que abri esse tópico. Na época havia desistido da carreira por ter perdido a motivação e com medo de ser reprovado em algum momento. Apesar disso, encontrei motivação para tentar novamente. Fiz vestibular para curso superior de aviação\aeronáutica e passei novamente. Como relatado, tenho a CCF\CMA de segunda classe com validade até 2018. Ainda sou Daltonico (risos) e ainda tenho insegurança... Realmente estou dando um tiro no escuro pois é um investimento caro e uma decisão de vida.

Tenho dificuldades com o teste de Ishiara mas na prática nunca tive problemas, inclusive para enxergar as cores separadamente. Nunca houve caso de me confundir alguma cor e ser corrigido por outra pessoa, mas no famigerado teste tenho dificuldade. 

Durante a prova da ANAC é realizado outro teste de capacitação física? Ouvir relatos de pilotos que voam comercialmente mesmo com Daltonismo é confortante, mas nada tira esse medo e insegurança de investir o que tenho e que não tenho em algo que pode ser frustrado por algo que na minha opinião é uma grande bobagem, afina, não tenho problemas para enxergar cores luminosas nem as cores da aviação... O que fariam no meu caso? Alguma sugestão ou relato? Abraços!

#28 MarceloF

MarceloF
  • Usuários
  • 770 posts

Posted 23 de October de 2015 - 00:47

Poxa, fazem três anos que abri esse tópico. Na época havia desistido da carreira por ter perdido a motivação e com medo de ser reprovado em algum momento. Apesar disso, encontrei motivação para tentar novamente. Fiz vestibular para curso superior de aviação\aeronáutica e passei novamente. Como relatado, tenho a CCF\CMA de segunda classe com validade até 2018. Ainda sou Daltonico (risos) e ainda tenho insegurança... Realmente estou dando um tiro no escuro pois é um investimento caro e uma decisão de vida.

Tenho dificuldades com o teste de Ishiara mas na prática nunca tive problemas, inclusive para enxergar as cores separadamente. Nunca houve caso de me confundir alguma cor e ser corrigido por outra pessoa, mas no famigerado teste tenho dificuldade. 

Durante a prova da ANAC é realizado outro teste de capacitação física? Ouvir relatos de pilotos que voam comercialmente mesmo com Daltonismo é confortante, mas nada tira esse medo e insegurança de investir o que tenho e que não tenho em algo que pode ser frustrado por algo que na minha opinião é uma grande bobagem, afina, não tenho problemas para enxergar cores luminosas nem as cores da aviação... O que fariam no meu caso? Alguma sugestão ou relato? Abraços!

Conheço alguns que entraram na linha aérea recentemente, fique tranqüilo. Mas atente-se ao fato de que no resto do mundo não aceitam.

#29 icez

icez
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 23 de October de 2015 - 13:07

Conheço alguns que entraram na linha aérea recentemente, fique tranqüilo. Mas atente-se ao fato de que no resto do mundo não aceitam.

Pois é, fico confuso pois outro amigo no posts acima afirmou que pilotos daltônicos não podem atuar profissionalmente.

#30 Marcos-SJK

Marcos-SJK
  • Usuários
  • 433 posts

Posted 23 de October de 2015 - 15:53

Calma gente...

Há uma luz no fim do túnel:

https://tecnoblog.ne...ige-daltonismo/

Edited by Marcos-SJK, 23 de October de 2015 - 15:54 .

#31 Henrique C. Duarte

Henrique C. Duarte
  • Usuários
  • 2 posts

Posted 26 de November de 2015 - 11:26

Você consegue.

Edited by Henrique C. Duarte, 26 de November de 2015 - 11:31 .