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Obras no Aeroporto de Vitória serão retomadas


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#21 Landing

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Posted 15 de April de 2013 - 00:06

Pessoal, consegui uma informação sobre a pista, e não é AFA rsrs... deve ser divulgado até junho com o novo projeto que está sendo revisto pelas construtoras e será apresentado ao TCU para aprovação. A pista será reduzida, a princípio ainda em estudo, para 2.100m. Concordo com Landing, deve ser pelas elevaçoes incompatíveis com uma pista maior. E o terminal já sairá com 10 posições ante os 6 previstos em 2004, tentarei postar imagem da planta que mostra o projeto. Se for 2.100m me corrijam se tiver errado, ao nível do mar como é VIX no máximo um B763 e ainda com um payload de 90% MTOW nem a pau! abç

dutra, me diga pelo amor de deus, ala e o escambau que vao mudar a orientação da pista.

#22 atc_dutra

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Posted 15 de April de 2013 - 02:23

dutra, me diga pelo amor de deus, ala e o escambau que vao mudar a orientação da pista.


kkk... infelizmente não será dessa vez meu caro amigo Landing, o problema não é só o Morro Mestre Álvaro. A futura pista, pelo que andei me informando, foi orientada de modo a livrar um outro morro de menor tamanho chamado Morro do Moreno, com cerca de 250m que fica menos de 3NM da futura RWY 01 dá uma olhada lá no google que voce vai entender. De modo que para afastar a RWY 19 do famigerado mestre álvaro, aproximaria a 01 do moreno tornando inviável. Infelizmente Vitória parece estar cercado de problemas. conforme tinha falado, a Infraero tem um projeto já mais atualizado do aeroporto, claro que pode sofrer alteraçoes, como de fato já ocorreu com a pista, como podem observar agora com 2058m ( para preservar área de preservaçao ve se pode rsrs...) e o novo TPS com 10 posiçoes conforme avia informado segue imagem.

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#23 Landing

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Posted 15 de April de 2013 - 08:57

kkk... infelizmente não será dessa vez meu caro amigo Landing, o problema não é só o Morro Mestre Álvaro. A futura pista, pelo que andei me informando, foi orientada de modo a livrar um outro morro de menor tamanho chamado Morro do Moreno, com cerca de 250m que fica menos de 3NM da futura RWY 01 dá uma olhada lá no google que voce vai entender. De modo que para afastar a RWY 19 do famigerado mestre álvaro, aproximaria a 01 do moreno tornando inviável. Infelizmente Vitória parece estar cercado de problemas.


pelo visto é melhor buscar um novo sitio aeroportuario.

#24 A345_Leadership

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Posted 15 de April de 2013 - 09:26

Qual é o impeditivo de aumentar a pista atual e evitar de construir uma mirada para o morro? No Google Earth calculei que é possível aumentar em até 500 metros a pista atual.
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#25 Sydy

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Posted 15 de April de 2013 - 16:28

que beleza. a pista mirada ao morro entao vai sair!


Mas vc há de dizer que, ao alinhar, a vista será linda... :rage:


Abcs,

Sydy

#26 emmerich

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Posted 15 de April de 2013 - 17:41

Qual é o impeditivo de aumentar a pista atual e evitar de construir uma mirada para o morro? No Google Earth calculei que é possível aumentar em até 500 metros a pista atual.

Olhando no Google Earth realmente parece que dá para aumentar.
Mas o dia que você pousar em VIX por essa pista, ou simplesmente visitar o aeroporto, vai entender que mesmo que aumentada, as aeronaves não podem fazer um glide slope padrão e ao mesmo tempo utilizar toda a extensão da pista, se tivesse esse aumento. Creio que o que dificultaria é o fato de o bairro de Carapina, na Serra, para onde a cabeceira da pista 23 está "apontada" é um platô mais elevado que a pista, tanto é assim que na "reta do aeroporto", quando se sai da Serra em direção a Vitória, a Rodovia desce um talude, que é o desnível entre a cota do terreno doAeroporto Eurico Salles e a cota no início do município da Serra. Não sei de quanto é esse desnível, mas certamente prejudica, sem contar que foi erguido um shopping no talude, exatamente no eixo da pista.
O novo traçado ao menos tira o tréfego das aeronaves em pouso ou decolagem das áreas mais habitadas, grande crítica da população em relação ao ruído e a segurança. A aproximação para a 01 certamente será um show a parte, uma pena que apenas 2060 metros....
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#27 Dantoviski

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Posted 16 de April de 2013 - 11:12

eis a dúvida que me tormenta:

será que sai?

#28 Junio Gracielo

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Posted 23 de April de 2013 - 20:49

A pergunta

ai eu pergunto: pra que?


E a resposta!

kkk... infelizmente não será dessa vez meu caro amigo Landing, o problema não é só o Morro Mestre Álvaro. A futura pista, pelo que andei me informando, foi orientada de modo a livrar um outro morro de menor tamanho chamado Morro do Moreno, com cerca de 250m que fica menos de 3NM


As vezes,(isto também na vida) estamos preocupados achando que, aquilo "alí" maior é o que está atrapalhando nossa vida independentemente de quanto tempo temos de experiência no ramo ou atividade, quando na verdade por tão pouco nos enganamos!

Na verdade, o Sítio comporta um projeto para contruir o "novo", que já é velho, e neste, ampliá-lo de forma a atender a demanda projetada para os próximos 50 anos ou sejam, o Plano Diretor Urbano, que definitivamente mostrou que é viável o investimento nesse sítio, teve a projeção de nos próximos anos seguintes possíveis a ampliação do pátio em 4x a sua área e a do terminal em 3 ou 4x. Têm área de sobra para contruir pátios e terminais alí!

Se mudassem alguns graus no projeto da pista nova, o "sonho" de se ter um ILS iria por água abaixo e ai os questionamentos dos sábios seriam inevitáveis: Mas ôo, porque o projetista não pensou nisso? Porque ele não orientou a pista de forma que fosse possibilitado instalar um ILS na cabeceira que mais será utilizada? Pois é! E os google da vida, pra que projeto? Ahh, digo sábios aqueles expert's também que, quando vêem uma matéria em sites falando qualquer coisa controversa sobre aviação, matérias escritas por quem não é da área e tão pouco sabe a diferença entre Boeing e Airbus, saem metendo o "pau" com suas identidades escondidas atrás dos Nick Names.
A atual pista não possibilita a instalação justamente porque, de um lado elevações e outro o platô, e por ai vai...

A cobrança que fazemos para que os outros não leiam coisas mirabolantes nem sensacionalistas servem tanto lá quanto cá!
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#29 rTonoli

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Posted 23 de April de 2013 - 22:37

De tudo que li aqui, acho q a solução é cortar o morro (Mestre Álvaro). :P
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#30 Businessliner

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Posted 23 de April de 2013 - 22:44

Ou fazer a pista em curva então!
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#31 Landing

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Posted 23 de April de 2013 - 23:25

A pergunta


E a resposta!


As vezes,(isto também na vida) estamos preocupados achando que, aquilo "alí" maior é o que está atrapalhando nossa vida independentemente de quanto tempo temos de experiência no ramo ou atividade, quando na verdade por tão pouco nos enganamos!

Na verdade, o Sítio comporta um projeto para contruir o "novo", que já é velho, e neste, ampliá-lo de forma a atender a demanda projetada para os próximos 50 anos ou sejam, o Plano Diretor Urbano, que definitivamente mostrou que é viável o investimento nesse sítio, teve a projeção de nos próximos anos seguintes possíveis a ampliação do pátio em 4x a sua área e a do terminal em 3 ou 4x. Têm área de sobra para contruir pátios e terminais alí!

Se mudassem alguns graus no projeto da pista nova, o "sonho" de se ter um ILS iria por água abaixo e ai os questionamentos dos sábios seriam inevitáveis: Mas ôo, porque o projetista não pensou nisso? Porque ele não orientou a pista de forma que fosse possibilitado instalar um ILS na cabeceira que mais será utilizada? Pois é! E os google da vida, pra que projeto? Ahh, digo sábios aqueles expert's também que, quando vêem uma matéria em sites falando qualquer coisa controversa sobre aviação, matérias escritas por quem não é da área e tão pouco sabe a diferença entre Boeing e Airbus, saem metendo o "pau" com suas identidades escondidas atrás dos Nick Names.
A atual pista não possibilita a instalação justamente porque, de um lado elevações e outro o platô, e por ai vai...

A cobrança que fazemos para que os outros não leiam coisas mirabolantes nem sensacionalistas servem tanto lá quanto cá!

já que vc é tão sabio e experiente entao, poderiam nos dar uma explicação detalhada do pq essa decisão foi a mais correta?
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#32 Junio Gracielo

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Posted 23 de April de 2013 - 23:44

já que vc é tão sabio e experiente entao, poderiam nos dar uma explicação detalhada do pq essa decisão foi a mais correta?


Caro Landing, não sou "tão sabio" nem tão pouco "experiente" mas, a resposta está acima!

Este lado do sítio é o que, geograficamente, permite a implantação em maior comprimento de uma pista porém, se a mesma for direcionada com a finalidade de "livrar" o morro Mestre Álvaro (se observar já está livre pois a pista não está no seu eixo), a cabeceira oposta estaria no alinhamento do Morro do Moreno e o outro morro aonde fica o Convento da Penha. Assim como não foi possível instalar um ILS na cabeceira 05 devido os morrotes na sua longa final, da mesma forma não seria possível devido as elevações citadas. Ahh, ressalto que estas cabeceiras voltadas para o sul são as mais utilizadas aqui no ano.

Assim eu deixo meu post com um questionamento e logo respondo:
Será que as pistas de aeroportos são projetadas partindo de informações apenas dos engenheiros civis? Eu tenho certeza de que não!
O que é melhor? Ter uma pista longa sem ILS ou uma pista mais curta com ILS?

#33 Leonardo Abrantes

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Posted 24 de April de 2013 - 00:07

E afinal, qual a desculpa para não proceder com a instalação do ILS na 23? O GEIV já tinha até efetuado testes.

Abs.

#34 Landing

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Posted 24 de April de 2013 - 01:31

O que é melhor? Ter uma pista longa sem ILS ou uma pista mais curta com ILS?


melhor é buscar um sitio aeroportuário que permita uma pista longa com ils.
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#35 atc_dutra

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Posted 25 de April de 2013 - 12:13

Os testes do ILS na RWY 23 continuam, parece que alguns ajustes estão sendo feitos, nos primeiros ensaios a DA está prevista algo em torno de 280ft. Claro após o GEIV tem todo os tramites junto a ANARC, digo ANAC para homologação.


#36 teiacontabil

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Posted 25 de April de 2013 - 12:16

A SAC postou a pouco o seguinte no Facebook:

AVISO DE PAUTA

Brasília, 25 de abril de 2013 – Nesta sexta-feira (26/04), a partir das 10:30, o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, participa de reunião com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, parlamentares e autoridades locais. Na oportunidade, o consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon apresentará um panorama da execução das obras de ampliação do aeroporto de Vitória, paralisadas desde 2008 por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). No início deste mês, durante reunião na sede da Infraero, em Brasília, o ministro discutiu com representantes do consórcio e do TCU o novo cronograma para retomada das obras. A apresentação do consórcio poderá ser acompanhada pela imprensa.

Data: 26 de abril de 2013
Reunião na Sede do Governo do Espírito Santo
Local: Palácio Anchieta - Praça João Clímaco, s/n, Cidade Alta, Centro
Horário: 10:30h

Contatos para a imprensa:

Assessoria de Comunicação Social da Secretaria de Aviação Civil
Telefones: (61) 3313.7076, (61) 3313.7067, (61) 3313.7107
Site: www.aviacaocivil.gov.br
E-mail: imprensa@aviacaocivil.gov.br
Facebook: http://www.facebook....adeaviacaocivil


#37 teiacontabil

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Posted 26 de April de 2013 - 15:16

Mais uma postagem do Facebook da SAC/PR

Consórcio apresenta cronograma para a retomada das obras do aeroporto de Vitória

Brasília, 26 de abril de 2013 – O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, assumiu o compromisso público com a população e o governo do Espírito Santo em relação à retomada das obras do aeroporto Eurico Salles, na capital capixaba. “Estou há um mês e quinze dias como ministro, e a primeira providência pedida pela presidenta Dilma Rousseff foi resolver a situação do aeroporto de Vitória. O Brasil precisa garantir um serviço de qualidade ao usuário do sistema aéreo brasileiro”, disse.
A declaração foi dada hoje durante uma reunião com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, representantes da Infraero, do consórcio responsável pelas obras e de parlamentares. Paralisada desde 2008, após decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), a ampliação do aeroporto é essencial para a melhoria da qualidade do atendimento do serviço aéreo prestado aos usuários no estado.
Durante o encontro, a Infraero e o consórcio formado pelas empresas Camargo Corrêa, Mendes Junior e Estacon apresentaram um cronograma para retomada das obras: construção de novo terminal de passageiros, pista de pouso e pátio de aeronaves. O ministro Moreira Franco cobrou transparência no cumprimento da programação das obras do aeroporto. “É preciso que a sociedade e o cidadão possam olhar quem está assumindo a responsabilidade de cumprir o calendário.”
Moreira Franco avalia que a ausência do poder público em projetos de infraestrutura que perdurou no Brasil desde a década de 80 até o segundo mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, resultou no esfacelamento da profissão de engenheiro civil e, consequentemente, na desorganização de todo o setor da construção civil. Para o ministro, o aeroporto de Vitória é a expressão física dessa falta de investimento que “durou décadas” no País.

Retomada das obras

A diretoria da Infraero analisará a atualização do projeto do complexo aeroportuário de Vitória como um todo e o encaminhará ao TCU, que terá palavra final sobre os detalhes da retomada das obras. O governo está empenhado nas ações destinadas a dar celeridade a esse processo para que o trabalho retorne ao seu desenvolvimento normal. De acordo com representantes do consórcio, as obras do aeroporto deverão ser retomadas no início de novembro. O prazo de execução está estimado em 24 meses.
Além de novo terminal com capacidade para 5,5 milhões passageiros/ano, novo pátio de aeronaves, pista de pouso e decolagem, a reforma do aeroporto Eurico Salles também prevê sistema de pistas de taxiamento e estacionamento de veículos com 2.154 vagas, entre outros investimentos.
Auditoria do TCU realizada em 2006 determinou a retenção de parte de futuros pagamentos ao consórcio em função de indícios de sobrepreço. As obras foram paralisadas pelo consórcio em 2008. Três anos depois, a Justiça Federal autorizou a elaboração de acordo para retomá-las, com cronograma físico e financeiro de mobilização, desenvolvimento e conclusão.
Em junho de 2012, foi assinado documento preliminar para definir as principais providências a serem adotadas e os parâmetros e condições a serem observados visando um entendimento final. Em janeiro de 2013, a Infraero e o consórcio assinaram um termo aditivo para complementação e atualização dos projetos executivos do terminal de passageiros.


#38 E175

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Posted 26 de April de 2013 - 15:20

Que fantástico, lá pra 2019 VIX terá um novo aeroporto, com pista de 2058m de comprimento. Estupendo.
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#39 atc_dutra

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Posted 27 de April de 2013 - 00:58

Parece que o novo TPS e pista vão sair, só lamento um planejamento de uma pista com essas dimensões, não sei quais profissionais são convocados para o projeto, se são da área ou "simples" engenheiros civis que não sabem nem a diferença entre um B737 de um B777, mais uma vez lamentável e a cidade pode pagar por esse erro no futuro.
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#40 teiacontabil

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Posted 31 de March de 2014 - 17:52

Moreira Franco cobra conclusão de projeto do aeroporto de Vitória

 

Data: 31/03/2014

Obra que deveria ser concluída em 2015 está paralisada desde 2008. Ministro da SAC quer que cronograma seja seguido

 

O ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, cobrou da construtora Camargo Corrêa e da Infraero agilidade na conclusão do projeto do aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (31/03). Paralisada há seis anos, a obra só sairá do papel quando o Tribunal de Contas da União (TCU) for convencido que as irregularidades alegadas no passado, como sobrepreço, foram superadas e aprovar a retomada dos trabalhos.

 

Para que isso ocorra, ambas as partes responsáveis pela modernização do aeroporto de Vitória devem entrar em consenso sobre a metodologia utilizada na formação de preços nos itens referentes principalmente à fase de acabamento. Estava previsto no projeto inicial a ampliação do pátio, do saguão, modernização da torre de controle e nova fachada.

Durante a reunião de hoje, representantes da construtora Camargo Corrêa, que lidera o consórcio responsável pela reforma do aeroporto, demonstraram interesse em resolver o imbróglio para que o novo terminal comece a ganhar forma. O ministro Moreira Franco intermediou o debate e unificou o discurso da construtora e da Infraero, administradora aeroporto.
 

Ambas as partes se comprometeram a concluir o acordo sobre os valores da construção e enviar, no tempo mais curto possível, uma proposta sólida ao Tribunal de Contas.

“Vamos redefinir a metodologia e levar ao TCU justificativas sólidas para os valores. O cronograma continuará sendo cumprido. Vamos dar à população capixaba um aeroporto referência na avaliação de desempenho”, defendeu o ministro Moreira Franco. No início deste ano, o ministro do TCU e relator do caso, Raimundo Carreiro, garantiu que a demanda do aeroporto de Vitória será analisada como prioridade.

História

Anunciadas no final de 2004 e iniciadas um ano depois, as obras de ampliação do aeroporto Eurico de Aguiar Salles foram paralisadas. Os anos de 2005, 2006 e 2007 foram marcados por chuvas e dificuldades em conseguir verbas. O ritmo das obras estava cada vez mais lento até que, em 2008, as obras pararam de vez.

Nos anos seguintes foram realizadas obras emergenciais para tentar desafogar o aeroporto. No fim do ano passado, o ministro Moreira Franco foi até o aeroporto e garantiu que trabalharia para que o cronograma de obras fosse seguido.

O aeroporto

O aeroporto de Vitória fecha a lista dos três aeroportos brasileiros – Guarulhos, em São Paulo, e Aeroporto de Cuiabá, em Mato Grosso, ficaram em primeiro e segundo lugares – que estão operando com capacidade máxima. Segundo matéria da revista Exame Brasil, a capacidade suportável de passageiros no aeroporto capixaba é de 3,3 milhões. Em 2013, aproximadamente 3,45 milhões de passageiros foram transportados no aeroporto da capital. De acordo com a matéria, Vitória opera com 4,6% acima da capacidade permitida.

 

Fonte: http://www.aviacaoci...orto-de-vitoria


Edited by teiacontabil, 31 de March de 2014 - 17:53 .