Jump to content


Termos de Uso & Regras do Fórum

1 – TERMOS DE USO

1.1 - Os termos a seguir são um contrato entre o Contato Radar (aqui entendido como Revista Eletrônica e Fórum de Discussões, o "Fórum") e você e devem ser lidos e aceitos expressamente antes que prossiga no seu cadastramento. Ao optar por se cadastrar você estará aderindo expressamente a tais termos.

1.2 - Informamos ainda que a qualquer momento podem ser feitas alterações a estes termos (que serão notificadas via anúncio no Fórum de Discussões), o que torna imperativo que você se mantenha atualizado em relação aos mesmos.

2 – Cadastramento no Fórum

2.1 - Ao se cadastrar você deverá fornecer ao Contato Radar os dados requeridos, se responsabilizando por serem sempre completos e verdadeiros. Cadastros incompletos ou incorretamente preenchidos não serão aceitos.

2.2 - É proibido o cadastro de usuário com nome que represente uma empresa, sem autorização expressa dos administradores deste Fórum.

2.3 - Escolha com sabedoria seu nome de usuário. Uma vez cadastrado a alteração do mesmo só será realizada através de pedido fundamentado enviado ao Staff, podendo ser negado ao exclusivo critério do mesmo.

2.3.1 - Usuários que criarem logins (nome de usuário) considerados ofensivos (baixo calão), que sejam contrários à legislação (ex: apologia ao crime, nazismo, terrorismo, discriminatório) ou que possam gerar polêmicas desnecessárias terão o seu cadastro alterado ou apagado. O mesmo ocorrerá com nomes de usuários semelhantes aos utilizados pelos moderadores, ombudsman, administradores ou que lembrem o nome Contato Radar sem o expresso consentimento dos mesmos.

2.4 - Os novos cadastros serão aprovados mediante análise dos Administradores do Fórum. Ao se cadastrar, o usuário receberá um e-mail confirmando o cadastro e após a análise receberá um segundo e último e-mail confirmando sua liberação.

2.4.1 - Não serão aprovados cadastros feitos utilizando-se servidores proxy.

2.5 - A qualquer momento você poderá suspender sua conta no Contato Radar, sendo ela desligada. Contudo, as mensagens postadas por você no Fórum durante todo o seu tempo de utilização não serão apagadas, em hipótese alguma. Caso mais tarde deseje retornar ao Fórum como usuário cadastrado, você deverá enviar um email para admin@contatoradar.com.br pedindo a reativação de sua conta, pois seu retorno deve ser feito sob o mesmo nome de usuário anteriormente utilizado, preservando-se também o histórico de sua participação anterior.

2.5.1 - O retorno ao Fórum a pedido é facultado a qualquer momento àqueles que pediram seu desligamento, estando a decisão final a critério exclusivo dos Administradores e sujeita a avaliação de sua participação pregressa.

2.5.2 - O recadastramento de usuário desligado sem seguir o procedimento mencionado caracteriza duplicação de conta (usuário fantasma) e, caso descoberto, não apenas a nova conta será cancelada como a primeira banida, sendo movida do grupo de desligados para o de expulsos, não mais lhe sendo facultado o retorno ao Fórum nos termos do item 2.5.1.

2.5.3 - Reiteramos que as mensagens postadas são de inteira responsabilidade de cada usuário e nenhuma postagem ou tópico será apagado a pedido, salvo o sque infrigirem as regras aqui dispostas.

2.6 - Usuários expulsos só poderão se recadastrar no Fórum após o transcorrer de no mínimo 360 (trezentos e sessenta) dias contados a partir da expulsão e deverão, para tal, enviar pedido escrito à administração do sítio via email admin@contatoradar.com.br. A decisão final sobre o recadastramento fica a critério exclusivo dos Administradores, que poderão ou não expor os motivos de sua decisão.

2.6.1 - O cadastramento de nova conta por usuário expulso ou a simples tentativa de realizar um novo cadastramento antes de decorrido o período mencionado no item 2.6 acarretará banimento definitivo.

2.7 - Usuários sem atividade alguma por período superior a 360 (trezentos e sessenta) dias serão automaticamente excluídos pelo sistema, podendo retornar ao Fórum sem a necessidade de autorização prévia dos Administradores.

3 – Condições Gerais

3.1 - Você deve ter 16 anos de idade ou mais para poder participar do Contato Radar, não sendo aceitas contas novas de usuários com idade abaixo do mínimo.

3.2 - Se você tem menos de 18 anos, precisará de permissão de seus pais para se tornar um membro. Note que esse sítio não foi criado para menores, por isso o uso de linguagem e a divulgação de imagens consideradas impróprias pode eventualmente ocorrer.

3.3 - Você deve reconhecer que não há presunção de anonimato além do seu nome de usuário no Fórum (ver item 2.1 do Cadastramento), se responsabilizando pelo conteúdo de suas postagens e não podendo os mantenedores do sítio serem implicados nas conseqüências destas.

3.4 - Ao fazer suas postagens no Fórum você garante ao Contato Radar o direito de veiculação das mensagens nelas contidas e o eventual cancelamento de sua conta (mesmo que a seu pedido) não nos obriga a apagá-las.

3.5 - As mensagens devem se ater ao assunto discutido, respeitando as opiniões expostas bem como os demais usuários.

3.6 - A permanência das postagens no Fórum deve se vista como um privilégio, e não um direito, sendo prerrogativa do Staff do sítio tomar as atitudes cabíveis quando do não atendimento ao disposto nestes Termos de Uso e nas Regras do Fórum.

3.6.1 - Postagens somente serão apagadas a pedido do usuário através de argumento fundamentado, que deverá apontar cada uma das mensagens explicitando porque tal remoção é necessária, ficando a decisão final sempre a critério exclusivo do Staff. Este por sua vez levará em consideração também a importância das mensagens para o correto entendimento da discussão, podendo por esse motivo optar inclusive pela não remoção.

3.6.2 - Os usuários podem receber aprovações em suas postagens - doravante chamadas de "likes" - que aumentam o índice de credibilidade do mesmo. Os likes devem ser vistos como um privilégio e não um direito, sendo prerrogativa do Staff do sítio retirar todos os likes - zerar - como forma de sanção ao usuário com comportamento inadequado, sendo o cancelamento compulsório no caso de bloqueio de conta (suspensão), expulsão ou banimento.

3.7 - Ao postar material que não seja de sua autoria você deverá deixar isso claro e fazer, obrigatoriamente, menção à fonte e, se a lei assim exigir, ter autorização de postagem por parte do detentor dos direitos autorais.

3.7.1 - Por "material" ficam subentendidos textos, fotos, trabalhos artísticos, acadêmicos e videos.

4 – Conduta Proibida

4.1 - Ao se cadastrar no Fórum você concorda que não irá, sob qualquer hipótese:
• Utilizar o Fórum para postar em nome de usuários expulsos e/ou cobrar satisfações sobre possíveis sanções aplicadas. Dúvidas, sugestões e reclamações sobre temas gerais podem ser expostas no Fórum Central de Relacionamento, já assuntos pessoais relativos ou não a sanções devem ser tratados de forma privativa via Ombudsmen;
• Transmitir ou tentar disseminar mensagens com conteúdo ilegal, difamatório, abusivo, fraudulento ou questionável sob qualquer aspecto, mensagens obscenas, vulgares, caluniosas, abusivas, discriminatórias, com cunho sexual de pedofilia, sobre drogas, que contenham menções de ódio, ameaça, vingança ou que infrinjam qualquer lei vigente no Brasil, caso contrário sua mensagem poderá ser editada ou removida e você poderá ser suspenso ou banido do fórum a critério exclusivo da Moderação, além de poder responder judicialmente por suas declarações;
• Alterar informações obtidas através do Contato Radar;
• Apresentar-se como outra pessoa ou tentar ludibriar os membros desta comunidade de qualquer forma;
• Ceder a utilização de sua conta a outra pessoa, usuária cadastrada ou não;
• Criar mais de uma conta com o intuito de violar os Termos de Uso ou quaisquer das regras do Fórum;
• Transmitir ilegalmente material ou informação proprietária, violando direitos autorais;
• Fazer engenharia reversa, bem como tomar qualquer outra atitude que tenha por intento gerar modificações ou ganhar acesso a áreas e funcionalidades do Fórum restritas ou limitadas;
• Envolver-se em qualquer prática que interfira ou interrompa o funcionamento do sítio, bem como qualquer rede ou servidores a ele conectados.

4.2 - Não é permitido, sem a devida autorização dos administradores do Contato Radar, o uso do Fórum de forma comercial / publicitária, assim entendidos:
• Spam;
• Propaganda promocional ou institucional de produtos e serviços;
• Propaganda de outros sítios e concorrentes.

4.2.1 - Considera-se área do Fórum para efeito do citado no item 4.2 não apenas aquelas públicas, mas também o mensageiro pessoal fornecido pelo sítio.

5 – Revista Eletrônica

5.1 - A Revista Eletrônica ("Portal do Contato Radar"), junto com o Fórum de Discussões, é parte integrante da marca Contato Radar e tem como função entreter e informar, permitindo a participação na qualidade de colaboradores tanto de usuários cadastrados como não cadastrados.

5.2 - Caso tenha interesse em publicar algum material de sua autoria na Revista Eletrônica entre em contato com o Staff do sítio para que seja feita uma análise do tema sugerido e da viabilidade da veiculação. Sendo aceito, você receberá uma confirmação por parte do Contato Radar para que possa produzi-lo e enviá-lo.

5.3 - A veiculação do material enviado não obriga o Contato Radar ao pagamento de qualquer soma em dinheiro, a não ser que seja expressa e previamente acordado, ficando garantida a menção de seu nome, nome de usuário ou pseudônimo (a seu critério) na qualidade de autor.

6 – Responsabilidades

6.1 - A conta no Fórum Contato Radar é pessoal e intransferível e você é responsável pela confidencialidade de sua senha de acesso.

6.2 - Você é assim responsável por todas as atividades que ocorram em sua conta e deverá notificar imediatamente o uso não autorizado de que tome conhecimento.

6.3 - Você concorda que somente utilizará os serviços oferecidos para os fins permitidos por este termo, pelas regras estabelecidas pelo Contato Radar e em concordância com leis e regulamentos aplicáveis no território da República Federativa do Brasil.

6.4 - O Contato Radar NÃO SE RESPONSABILIZA POR OPINIÕES E COMENTÁRIOS PUBLICADOS EM QUALQUER UM DOS SEUS FÓRUNS. O conteúdo de cada mensagem é de única e exclusiva responsabilidade do autor.

6.4.1 - O sistema de reputação do fórum Contato Radar não representa a opinião do staff ou dos donos do contato radar sobre qualquer usuário, sendo esta uma ferramenta usada pelos próprios usuários para avaliar o conteúdo gerado por cada usuário ao longo de sua participação no fórum.

6.5 - As mensagens publicadas no Fórum não refletem necessariamente a opinião dos Administradores, Moderadores e Ombudsmen do Contato Radar.

6.5.1- As opiniões do sítio, posicionamentos, entre outros assuntos relevantes serão postadas unicamente no fórum QUADRO DE AVISOS.

O DESRESPEITO AOS ITENS MENCIONADOS NESTE TERMO DE USO ASSIM COMO ÀS REGRAS DO FÓRUM PODERÁ ACARRETAR REMOÇÃO DE POSTAGENS BEM COMO CANCELAMENTO DE CONTA.

A MARCA CONTATO RADAR, REPRESENTADA PELA REVISTA ELETRÔNICA E PELO FÓRUM DE DISCUSSÕES, É DE USO EXCLUSIVO DE SEUS CRIADORES. PARA REPRESENTÁ-LA VOCÊ PRECISA DE CONSENTIMENTO POR ESCRITO DOS ADMINISTRADORES DO SÍTIO, NÃO PODENDO POR SUA LIVRE INICIATIVA RESPONDER POR QUALQUER ASSUNTO CONCERNENTE AO CONTATO RADAR.


__________________________________________________________________________________________________

Contato Radar – Fórum de Discussões


Bem vindo ao Fórum do Contato Radar! Você está prestes a ingressar no maior e mais completo centro de informações relacionadas à aviação no Brasil.
Este Fórum é parte integrante da Revista Eletrônica Contato Radar, sendo criado e mantido por profissionais que se dedicam à sua organização, atualização e constante melhoria. Ressaltamos que em caso de desrespeito às regras abaixo descritas o Staff se reserva o direito de intervir da maneira que julgar correta tomando as decisões cabíveis, analisando cada caso de maneira individual, visando sempre o bem estar dos demais usuários e o bom funcionamento desta comunidade.
Ninguém é obrigado a participar deste Fórum. Caso não concorde com as regras aqui dispostas pedimos que não participe.

7 – Considerações Gerais

7.1 ‐ O Fórum do Contato Radar, assim como a Revista Eletrônica Contato Radar e seus proprietários não têm qualquer responsabilidade sobre o conteúdo postado ou escrito em artigos por seus visitantes e/ou colaboradores.

7.2 ‐ Apesar de tomar todos os esforços possíveis os proprietários não garantem o up time ininterrupto deste sítio bem como nenhuma ocorrência de erros.

7.3 ‐ Os proprietários não se responsabilizam por conseqüências causadas pelas informações, dicas ou relatos sugeridos ou escritos pelos participantes, sejam eles usuários ou Staff.

7.4 ‐ A opinião dos participantes (aqui referidos individualmente como Usuário e coletivamente como Usuários) desta comunidade ou daqueles que prestam serviço voluntariado à organização (aqui referidos como Staff), não refletem, necessariamente, a opinião dos Proprietários do Contato Radar ou de sua administração.

7.5 ‐ Todo Usuário tem o direito de postar livremente nesta comunidade sobre qualquer assunto relacionado a aviação (em todos os seus campos), exceto na seção específica "Papo de Hangar" que tem a intenção de ser um ponto de descontração desta comunidade, porém com suas próprias regras.

7.6 ‐ Não serão permitidas propagandas gratuitas de produtos ou serviços. Para isso disponibilizamos uma área de classificados. Caso tenha interesse em promover produtos/serviços, o Usuário deve entrar em contato com o Staff do Contato Radar para obter autorização prévia (ver itens 2.15 e 5.2).

7.7 ‐ Algumas áreas têm regras adicionais e específicas as quais devem ser seguidas a risca.

7.8 ‐ Por questão de segurança o software do Fórum faz um log (registro de acessos) de todos os IP's dos autores de mensagens postadas. Tal informação não será nunca divulgada, a não ser a pedido das autoridades competentes.

7.9 ‐ As regras poderão ser modificadas a qualquer momento. Novos itens poderão ser adicionados ou outros removidos. Quando possível um aviso será postado no sub‐fórum Quadro de Avisos, ou através de NOTAM. É de responsabilidade dos Usuários manterem‐se atualizados com as regras, bem como das suas atualizações. Encorajamos a todos os Usuários que visitem regularmente as regras, sempre visando o bem estar da comunidade e seus demais Usuários.

7.10 ‐ Em caso de dúvidas, questionamentos, sugestões ou críticas, pedimos a gentileza de procurar a Administração, Moderadores, nossa Central de Relacionamento ou os Ombudsmen desta Comunidade.

8 – REGRAS GERAIS

8.1 - As regras abaixo têm como objetivo disciplinar o relacionamento entre os Usuários e o Fórum Contato Radar, buscando uma convivência respeitosa, instrutiva e democrática. Ao se cadastrar, espera‐se que você tenha lido as regras e que aceita incondicionalmente nossa Política de Privacidade e os Termos de Uso do Contato Radar. Não será aceita a "desculpa" de desconhecimento das regras para se justificar atos que as infrinjam.

8.2 - Assim como pedimos comprometimento por parte do Usuário, também nos comprometemos com a privacidade e respeito ao Usuário cadastrado. Como toda comunidade virtual exige moderação, o Fórum Contato Radar não se furtará desta máxima de forma a garantir o bom andamento e a manutenção da ordem nas discussões.

9 – Normas de etiqueta e comportamento no Fórum

9.1 - Não envie mensagens escritas somente em maiúsculo, o que na Internet interpreta‐se como grito. Somente será aceito o uso de maiúsculas no título do tópico para chamar atenção e desde que usada dentro de [ ] (colchetes). Exemplo: [ATENÇÃO BSB] Caravelle da TWA pousado neste momento ou [FOTOS CGH] Feitas hoje a tarde. Do contrário não serão aceitas maiúsculas e o Usuário estará passível de sofrer sanções.

9.2 - Incentivamos a ajuda mútua entre os Usuários, seja respondendo dúvidas ou solucionando problemas. Os Usuários que insistirem em participar proferindo somente críticas destrutivas correrão o risco de serem expulsos e terão suas mensagens apagadas. Críticas construtivas sempre são bem vindas, desde que feitas por Usuários que participem ativamente do Fórum.

9.3 - Não serão permitidas ofensas ou difamação a qualquer profissional ou empresa ligada à área de aviação (e seus "derivados"), assim como a outro usuário, membros da Equipe de Administração e Moderação do Fórum ou outros Fóruns, seja por racismo, diferenças ideológicas, preferência pessoal etc. Tais atitudes serão punidas exemplarmente levando sempre em consideração o histórico de comportamento do usuário.

9.4 - Críticas e reclamações sobre o comportamento de outros Usuários devem ser evitadas a todo custo. Cada Usuário tem seu próprio ponto de vista e este tem que ser respeitado. Se desejar reclamar sobre o comportamento de outro Usuário envie uma mensagem para um dos Moderadores do Fórum com as suas reclamações e links que as fundamentem.

9.5 - O Fórum não é lugar para discussões pessoais. As discussões que se tornarem pessoais (com ataques, ofensas ou ameaças) serão imediatamente apagadas e os envolvidos punidos. Pelo mesmo motivo evite entrar em discussões, responder a provocações ou comprar briga de outros Usuários. Se quiser manter uma discussão pessoal, por favor, utilize a ferramenta de Mensagem Privada (MP), mail pessoal ou mensageiros como MSN, Yahoo etc.

9.6 - Nenhum Usuário está autorizado a discutir em público sobre as decisões referentes à aplicação das Regras e Termos de Uso tomadas pala Administração ou Moderação. Essa atitude poderá gerar a suspensão imediata e sem aviso prévio do(s) Usuário(s). Caso não esteja satisfeito com alguma decisão tomada entre em contato com a Administração do Fórum através das ferramentas disponíveis.

9.7 - Os Usuários que difamam o Contato Radar (seu criador, seus proprietários, seus funcionários, colaboradores, Usuários etc.) em outros Fóruns, Blogs, Orkut, páginas pessoais, dentre outros, quando identificados serão expulsos, mesmo que se comportem dentro das regras do Fórum ou que sejam Usuários ativos. Ser um Usuário que colabora, que tem grande conhecimento, ou que responde a muitas mensagens não lhe agrega qualquer privilégio, tampouco o isenta de suas obrigações como Usuário desta comunidade. As regras valem para todos.

9.8 - Palavras chulas serão eventualmente aceitas, SOMENTE quando utilizadas dentro de um contexto, para enfatizar um ponto. Não é tolerado o seu uso gratuito ou ofensivo.

9.8.1 - Não será aceito o uso de palavras chulas mascaradas com símbolos como *** ou escritas utilizando-se qualquer outro tipo de sinal entre as letras com o intuito de mudar a grafia mantendo o sentido.

9.9 - Não confundir o uso do internetês, que é um neologismo que designa a linguagem utilizada no meio virtual, com a falta de preparo e capricho na confecção de textos. Crie o hábito de revisar suas postagens, verifique sempre se não há erros gramaticais graves como "há" sem o h, confusão entre "mas" e "mais" ou outros erros que tornam a leitura do texto no mínimo desgastante. O uso do internetês é aceitável enquanto for utilizado de forma moderada e ponderada, mas não serão aceitos posts com linguagem excessivamente baseada mais na fonética do que na norma culta. Exemplos: "naum", "entaum", "aMiGuS" entre outras aberrações linguísticas.

10 – Mensagens e Tópicos

10.1 - O Fórum do Contato Radar é antes de qualquer coisa sobre aviação real. Apesar de termos uma área para "descontração" não iremos admitir Usuários que utilizem mais o fórum de assuntos "offtopic" do que qualquer outro, pois isso, aos olhos do Staff, indicará um Usuário que em nada contribui para o bom andamento e crescimento da comunidade. Se algum Usuário insistir em postar grande parte dos seus posts no Papo de Hangar ele será gentilmente convidado a não mais fazer parte da comunidade. Somos a favor de descontração, mas tudo tem limites. Assuntos OFF TOPIC postados em fóruns que não o Papo de Hangar serão apagados e o Usuário estará sujeito a sanções de acordo com a deliberação do Staff.

10.1.1 - Devido à abertura concedida para postagens na área "offtopic" do Fórum Contato Radar, e com o intuito de evitar excessos, as postagens no referido espaço deverão acima de tudo pautar-se pelo bom senso, evitando assuntos que refiram-se a tema com conotação sexual/pornográfica, bizarra ou que possa ser considerada apelativa sob qualquer aspecto. O mesmo bom senso que pautará a postagem por parte dos Usuários delineará a atuação da Moderação na sua interpretação.

10.2 - O Usuário deve evitar se comportar como um Moderador ou Administrador do Fórum, devendo limitar suas respostas às dúvidas postadas. Caso encontre alguma mensagem fora das regras, utilize a função denunciar mensagem (Reportar), de forma que todos os Moderadores sejam alertados via mail e possam agir mais rapidamente. Além disso, evite postar mensagens de pedido de moderação na seção "Central de Relacionamentos".

10.3 - Mensagens que incitem a discriminação racial, religiosa ou partidária, sejam contra os homossexuais, mulheres, negros ou a qualquer grupo raça ou credo são EXPRESSAMENTE PROIBIDAS. Qualquer mensagem com este conteúdo será editada ou apagada sem aviso e seu autor será suspenso imediatamente.

10.4 - Mensagens com a mesma dúvida serão apagadas, bloqueadas ou unidas a outras sem aviso. Portanto, antes de postar algo utilize o sistema de pesquisa do Fórum, já que muitas vezes sua dúvida pode ter sido respondida anteriormente.

10.5 - Mensagens com informações erradas ou falsas podem ser apagadas sem aviso prévio. Só dê uma informação se tiver certeza que a mesma é verdadeira, válida ou possível de ser confirmada. O autor poderá ser punido caso insista em postar mensagens deste tipo. Mensagens com conteúdo especulativo devem ser devidamente sinalizadas como tal (exemplo: [AFA] ou [BOATO]).

10.6 - Tópicos ou mensagens com o tema "Empresa x Empresa", sem um mínimo de fundamentação ou boa argumentação, serão apagados sem aviso e em caso de reincidência seu autor será punido. Não serão toleradas mensagens passionais do tipo "eu gosto de empresa/fabricante X por que é melhor".

10.7 - Ao redigir suas mensagens procure valer-se do apuro, visando contribuir com a discussão. Mensagens que não agreguem ao debate poderão ser removidas, dentre elas aquelas extremamente curtas (incluindo mas não se limitando às postagens de simples concordância ou discordância e postagens com uso exclusivo de smileys) e as que se desviem do assunto debatido.

10.7.1 - Tópicos ou mensagens que se transformarem em bate papo poderão ser apagados ou bloqueados, pois o objetivo do Fórum é ter conteúdo técnico e informativo.

10.8 - Ao postar uma pergunta, seja educado e tente incluir todos os detalhes que possam ser úteis para quem se dispuser a ajudá‐lo com o problema. Lembre‐se que os outros Usuários do Fórum não o frequentam apenas para responderem suas perguntas, mas também para aprender. Além de postar perguntas, tente sempre contribuir com algo. Os Usuários mais respeitados e mais queridos são sempre os que ajudam mais.

10.9 - Evite postar mensagens em seções erradas. Se você não está familiarizado com as seções, recorra as descrições de cada uma no índice principal do Fórum, e, se mesmo assim permanecer a dúvida, pesquise sobre o assunto, pois é provável que já tenha algo postado. Mensagens postadas em áreas erradas serão movidas para a seção correta ou bloqueadas e seu autor avisado. Em caso de persistência, poderão ocorrer sanções a critério do Staff.

10.10 - Ao escolher um título para o tópico lembre‐se que ele deve conter obrigatoriamente o assunto (não utilize títulos, tais como: "Socorro!!!") e não os direcione a uma única pessoa (por exemplo: "Fulano, me ajude!"). O título do tópico será editado sem prévio aviso caso esta regra seja descumprida.

10.11 - O envio de mensagens não‐solicitadas (SPAM) causará a expulsão imediata de quem às enviou. Seja na forma de tópico, mensagem privada ou e‐mail.

10.12 - Conforme já explicitado no item 9.1, não escreva em letras maiúsculas. Isto é extremamente desagradável, equivale a GRITAR. Além de ser desagradável de ler, é injusto, pois faz com que sua mensagem tenha mais destaque que as demais. O uso de letras maiúsculas e em negrito é proibida na postagem de mensagens inteiras. Seu uso só é permitido em trechos de mensagens visando chamar a atenção para a informação ali contida. Também é proibida a postagem de mensagens inteiras com cores berrantes (rosa, roxo, verde) ou qualquer outra maneira de chamar a atenção.

10.13 - Ao responder qualquer mensagem, seja cortês e educado. Jamais menospreze o outro só porque ele sabe menos. Ninguém nasce sabendo das coisas. Caso ache que a pergunta seja muito básica ou que seu autor não tenha sido educado, ou ainda que a pergunta não tenha relação com o tema do grupo, simplesmente não a responda, guarde seu tempo para responder mensagens onde possa ajudar com algo. Também não responda com dicas "inúteis" ou ironizando.

10.14 - Responder mensagens em seu próprio tópico com a intenção de movê‐lo para cima na lista de tópicos (conhecido como "dar um UP") não é permitido em menos de 24 horas desde a última mensagem postada. Salvo adicionar alguma informação relevante. O tópico poderá ser apagado e/ou o Usuário ser considerado como um "flooder".

10.15 - Críticas a informações veiculadas por órgãos de imprensa deverão ser acompanhadas de justificativa e devem ser feitas de maneira respeitosa. Não serão aceitas críticas sem embasamento, exageradas, ou postagens que sirvam unicamente para ironizar, difamar ou tratar pejorativamente meios de comunicação. Incentivamos que notícias consideradas inexatas sejam comentadas com questionamentos pertinentes ou com a devida correção de eventuais erros.

10.16 - É terminantemente proibido o comércio (marketing, propagandas, compra e venda) em todas as áreas do Fórum do Contato Radar – exceto na seção Classificados e somente por pessoas físicas que não tenham tal atividade como prática habitual. Pessoas jurídicas que queiram comercializar em nosso Fórum ou pessoas físicas que tenham as vendas como prática habitual devem contactar a Administração afim de contratar serviços de propaganda e parcerias.

10.16.1 - Para fazer uso de propagandas procure a Administração do sítio, a fim de contratar seus serviços de Anúncios (não gratuito).

10.16.2 - Toda e qualquer mensagem não autorizada de cunho comercial, marketing e/ou propaganda será automaticamente apagada e o autor ficará com suas mensagens sob a supervisão da equipe de Moderação. Na reincidência o Usuário poderá ser expulso.

11 – Avatares, assinaturas e fotografias

11.1 - O tamanho máximo permitido para o avatar (representação gráfica do usuário, em geral uma ilustração ou fotografia) é de 200 x 133 pixels, e limitado a 50kb (51200 bytes).

11.1.1 - Imagens fora destes padrões e que forem consideradas prejudiciais à velocidade e apresentação do Fórum, serão excluídas à critério dos Moderadores.

11.2 - A assinatura com texto não deve ultrapassar o número de 7 (SETE) linhas, somando-se as em branco. Caso contenha imagem, elas não podem ultrapassar as dimensões de 150 pixels de altura e 650 pixels de largura e devem estar no formato .gif, .jpg ou .png e não podem exceder 100kb.

11.2.1 - A idéia de "assinatura" geralmente não passa de um cumprimento, com o nome e forma de contato.

11.2.2 - A assinatura deve respeitar os termos referentes à propaganda, estando condicionada ao referido no item 11.2 dos Termos de Uso e no item 10.15 e sub-itens das Regras Gerais do Fórum.

11.3 - As fotografias postadas no Fórum devem respeitar os seguintes limites:
• Máximo de 1024 pixels horizontais (e não mais que isso na vertical) e 72 dpi de resolução para imagens postadas nos Fóruns "Fotografia", "Tratamento de Imagens e Avaliação" e demais Fóruns e Sub-Fóruns;

11.4 - Fotografias e imagens que extrapolem os limites aqui referidos serão editadas pela Moderação, deixando-se apenas o link para as mesmas.

12 – Sanções aos usuários

12.1 - BLOQUEIO DE CONTA (SUSPENSÃO) – consiste em sanção temporária de caráter preventivo, aplicada por decisão conjunta ou individual dos Moderadores.

12.1.1 - A duração do bloqueio, que poderá variar de um mínimo de 5 (cinco) dias a um máximo de 45 (quarenta e cinco) dias, será definida pelo Moderador que primeiro tomar conhecimento da infração e agir de forma a aplicar a sanção.

12.2 - EXPULSÃO – consiste em exclusão do Usuário do quadro de Usuários do Fórum, somente aplicada com a concordância da maioria absoluta dos Moderadores.

12.2.1 - O Usuário expulso poderá retornar ao Fórum após transcorridos no mínimo 360 (trezentos e sessenta) dias da expulsão, condicionado este retorno ao estipulado no item 2.6 dos Termos de Uso.

12.3 - BANIMENTO – punição de caráter definitivo e irrevogável, somente aplicada com a concordância unânime dos Moderadores.

12.3.1 - O Usuário banido não mais poderá, a qualquer tempo, se recadastrar ou ter sua conta reabilitada voltando a fazer parte do quadro de Usuários do Fórum.

12.4 - As sanções aqui referidas como BLOQUEIO DE CONTA, EXPULSÃO e BANIMENTO são independentes, podendo ou não ser progressivas, o que implica sua aplicação a qualquer tempo, mesmo não havendo antecedentes.

12.4.1 - A decisão sobre qual sanção aplicar será sempre tomada a critério do Staff tendo em vista a infração cometida, bem como a participação pregressa do Usuário e seus antecedentes, que poderão servir de atenuantes ou agravantes.

12.4.2 - Casos em que as regras aqui referidas e os Termos de Uso se mostrarem omissos serão avaliados pelo Staff recorrendo à análise comparativa com casos pretéritos que se assemelhem a eles e, em se mostrando insuficiente, à interpretação discricionária das regras de forma a melhor aplicá-las ao caso concreto. Tal interpretação não obsta o usuário a recorrer, por sua vez, ao mencionado no item 12.6 destas regras.

12.5 - É terminantemente proibido aos Usuários que sofrerem as punições aqui mencionadas postarem via outro Usuário, seja através de pedidos para transmitir opiniões ou conteúdo ou do "empréstimo" de login's e senhas. Caso tal fato seja descoberto as punições serão agravadas, podendo a suspensão ser prolongada ou convertida em expulsão e esta por sua vez em banimento. Além disso, quem postou por você ou cedeu a conta será suspenso.

12.6 - Caso o Usuário punido se ache inocente ou no direito de resposta, deve entrar em contato com os Ombudsmen do Fórum através do email ombudsman@contatoradar.com.br provendo argumentação fundamentada, sem a qual o caso não poderá ser reavaliado.

12.6.1 - Tentativas de novos cadastros, postagens ou solicitação para outros Usuários tomarem satisfação em público, automaticamente serão enquadradas no item 12.1 e acarretarão agravamento do bloqueio (que caso já seja de 45 dias, poderá ser convertido em expulsão).

13 – CONTATO

13.1 - Comentários, dúvidas, sugestões e reclamações podem ser feitas ao ouvidor do fórum Contato Radar, usuário Stratocruiser (para usuários cadastrados) ou encaminhadas ao email ombudsman@contatoradar.com.br.

13.2 - Para tratar de assuntos comerciais entre em contato com a Administração do sítio através do email admin@contatoradar.com.br.

13.3 - Para comunicações e NOTAMs antigos existe o fórum QUADRO DE AVISOS, apenas para leitura, contendo todo material de comunicação já usado.

_____________________________________________________
Os Moderadores poderão fazer adendos ou alterações à estas regras a qualquer momento.

Em caso de disputa legal esses termos e condições serão regidos de acordo com as leis da República Federativa do Brasil. Aqueles que escolhem acessar esse Fórum de outras localidades o fazem por iniciativa própria e são responsáveis pelo cumprimento das leis locais.



Atenciosamente,
Staff Contato Radar