Jump to content

Photo

Dente do siso, particularidades.

CMA 2ª Classe

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
29 replies to this topic

#21 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de October de 2013 - 21:31

SDU sou da área, e tive um probleminha no meu exame odontológico, ignorância de quem verifica exame de terceirizados, tive que matar a cobra e mostrar o pau. É o Brasil.

Sua contribuição para o fórum é grande. Seja sempre bem vindo para trocar idéias e tentar dar uma luz para o pessoal que passa por alguma dor de cabeça nesses exames. 

Eu sempre tento ajudar, mas me baseando apenas nos regulamentos. A palavra de um médico, entretanto, é bem melhor.

Um Abrs!

#22 Mrpd

Mrpd
  • Usuários
  • 177 posts

Posted 11 de October de 2013 - 18:41

Uma pergunta totalmente de leigo: O que o dente do siso influencia na aviação a ponto de alguém ter a CMA negada por isso?

#23 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 16 de October de 2013 - 18:49

Uma pergunta totalmente de leigo: O que o dente do siso influencia na aviação a ponto de alguém ter a CMA negada por isso?

Dependendo da situação, ele pode causar dor, inflamação nas gengivas dentre outros que possam incapacitar parcialmente a fala, a mastigação e a concentração no voo por conta das fortes dores.
Mas não consta no RBAC67 nada que fale que pilotos e comissários não podem obter o CMA, caso estes tenham siso. Desde que eles não venham a influenciar na sua atividade.
Eu sou piloto, tenho dois e eles tiveram espaço para se desenvolver. Minha mulher tem todos e eles estão começando a "nascer". Só que ela não tem espaço e recentemente eles causaram uma dor tão forte que ela não conseguia falar e nem comer. Ficou de cama e com estado febril.
É dureza, mas esses dentes nos causam transtornos lá em cima e aqui embaixo.

Abraço!

#24 sinico.aeronauta

sinico.aeronauta
  • Usuários
  • 5,107 posts

Posted 17 de October de 2013 - 13:29

falaram muito tempo atràs pra mim que se eu nao os tirasse, provavelmente eu iria sofrer de dor de cabeça, coisa que até agora nao acontece...

#25 Mrpd

Mrpd
  • Usuários
  • 177 posts

Posted 22 de October de 2013 - 23:01

Dependendo da situação, ele pode causar dor, inflamação nas gengivas dentre outros que possam incapacitar parcialmente a fala, a mastigação e a concentração no voo por conta das fortes dores.
Mas não consta no RBAC67 nada que fale que pilotos e comissários não podem obter o CMA, caso estes tenham siso. Desde que eles não venham a influenciar na sua atividade.
Eu sou piloto, tenho dois e eles tiveram espaço para se desenvolver. Minha mulher tem todos e eles estão começando a "nascer". Só que ela não tem espaço e recentemente eles causaram uma dor tão forte que ela não conseguia falar e nem comer. Ficou de cama e com estado febril.
É dureza, mas esses dentes nos causam transtornos lá em cima e aqui embaixo.

Abraço!

Obrigado pela resposta!! Realmente faz muito sentido.

Abraço

#26 Saulo Ubarana

Saulo Ubarana
  • Usuários
  • 675 posts

Posted 23 de October de 2013 - 21:10

Só lembrando que quem remove os terceiros molares são os Dentista , não Médicos. Com relação à necessidade de remoção é algo muito discutido na odontologia e motivo de muitas controversas. Tudo vai depender do espaço na maxila/mandíbula para acomodar esses dentes. Exite uma intrínseca relação entre terceiros molares inclusos ou semi inclusos com diversas patologias (Pericoronarite , Cisto Dentígero , Ameloblastoma e etc...) alem de forçarem um apinhamento dos dentes inferiores anteriores. O Caso mais comum envolvendo um dente como esse é a pericoronarite que se trata de uma infecção do capuz pericoronário (tecido que envolve o dente) causando dor , febre , trismo. Se não tratada, a infecção pode comprometer os espaços fasciais (espaços "virtuais" entre músculos) causando uma angina de Ludwig que tem um prognóstico muito reservado. 

Lido diariamente com isso ... Sou Dentista  :lol:

#27 Cessna-152

Cessna-152
  • Usuários
  • 192 posts

Posted 06 de November de 2013 - 23:14

Meus dentes do siso inferiores são inclusos e são deitados, a dentista sequer comentou ao ver meu raio-X. Havia um comissário que foi reprovado pela odonto, mas acho que foi algo na gengiva, (algum tipo de doença).

#28 Bandeirante

Bandeirante
  • Usuários
  • 1,915 posts

Posted 08 de November de 2013 - 11:14

Tirei 2 sisos em 2010 e os outros 2 no mês passado. Nunca me atrapalhou no CCF desde 2007

#29 wassall

wassall
  • Usuários
  • 151 posts

Posted 10 de December de 2013 - 09:41

Desculpe colega Saulo pela intervenção postergada, tudo que relatou tem fundamento, porém, não há evidência científica de que os terceiros molares inferiores retidos causem apinhamento (mal posicionamento) dos dentes da bateria anterior inferior. Não há controvérsia.

#30 drubens

drubens
  • Usuários
  • 16 posts

Posted 18 de December de 2013 - 17:26

A regra é clara o resto é pano preto:

67.103 Requisitos odontológicos
(a) Nos exames de saúde periciais iniciais e nas revalidações, o candidato deve atender aos seguintes
requisitos odontológicos:
(1) presença de um número de dentes compatível com uma função mastigatória assintomática,
tolerando-se próteses que satisfaçam essa condição e que não prejudiquem a fonação;
(2) ausência de cáries profundas;
(3) ausência de moléstias periodontais evidenciáveis ao exame visual ou radiográfico;
(4) ausência de afecções periapicais constatadas visualmente ou em exames radiográficos;
(5) ausência de deformidades maxilares ósseas, ou de tecidos moles ou dentários, congênitas ou
adquiridas, que dificultem a mastigação ou a articulação da palavra;
(6) ausência de curativo dentário; e
(7) ausência de tratamento endodôntico em curso.

Não faz menção alguma em relação ao dente do siso especificamente. Vale pro siso o que vale pros outros dentes (ausencia de caries profundas, ausencia de infecçoes......)