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Concorde quebrando a berreira do som!

Concorde Double Bang

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39 replies to this topic

#21 Lucas Gabardo

Lucas Gabardo
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Posted 10 de December de 2013 - 18:11

Show de informação. Valeu AF085!



#22 Roadster

Roadster
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Posted 10 de December de 2013 - 19:48

Santa Cruz - SCR

#23 AF085

AF085
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Posted 10 de December de 2013 - 21:41

Ainda pouco, o LH praticamente fez a saída mais comum que o Concorde fazia, ao decolar da 10 (antiga 09/27).

 

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#24 lockheed

lockheed
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Posted 11 de December de 2013 - 07:20

Sinico.aeronauta, acertou!!!

 

Que ilha pequena e que recebeu tanto voo do Concorde! Assim como Lisboa, o recebia para reabastecimento!

 

http://www.youtube.com/watch?v=36M_Cf2V_G4



#25 AF085

AF085
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Posted 11 de December de 2013 - 09:20

Decolando em SMA e DKR, por ser direto pro oceano, o Concorde não precisava fazer atenuação de ruído, então o pós-combustor ficava ligado até M1.7 (uns 11-12 minutos),  e o M2.0 era atingido por volta dos 50mil pés, em 15-16 minutos. Num vôo saindo de CDG, isso só acontecia entre 50 a 60 minutos após a decolagem.

 

Pra quem gostar/tiver o simulador do SSC, um vôo CDG-JFK, comentado nos mínimos detalhes (francês).

 

http://aeroclubdubea...tiquenord_1.pdf

 

http://aeroclubdubea...tiquenord_2.pdf



#26 monks

monks
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Posted 11 de December de 2013 - 16:26

http://aeromagazine....ncorde_735.html



#27 AF085

AF085
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Posted 11 de December de 2013 - 18:11

Valeu por compartilhar Monks! não conhecia esse artigo da Aeromagazine.

 

Eu faria umas considerações. Apesar do recorde de altitude durante a fase de testes ser de 68mil pés, eu ouvi a fonia dos vôos do SSC durante anos, antes e depois de 1982, e sempre o nível autorizado era o 610, saída e chegada. O SSC fazia cruzeiro ascendente, ou seja a medida que ficava mais leve ia subindo não fazia vôo nivelado,  eu nunca ouvi reportarem acima de 580 chegando no través de VTR antes do DECEL. As instruções do centro BSB eram sempre continue subindo para 610 até chamarem pra descida. Segundo, tenho dúvidas quanto ao ano ser 1985. Apesar do Mitterrand ter feito visita oficial em 1985, ele chegou por Brasilia. O SSC veio de BSB para o GIG, Mitterrand veio em avião da Fab porque parou em Minas para uma vista. Do GIG seguiu para GRU e eu vi a decolagem da 33. De GRU seguiu para REC, e lá sim veio um segundo SSC para fazer o trecho seguinte que era BOG. Tem foto de dois SSC em REC na web. Para terem mandado caça escoltar, deve ter sido na visita do presidente do Zaire em 1987, que aliás quase teve um acidente diplomático. O Zaire pediu autorização para o SSC, mas atrás veio um 707(ou DC8) com o resto da comitiva e mandaram um caça pra abater!   :lol:

 

ameriqueSud_CertificatPhil_oct1985%2B(0)

 

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#28 AF085

AF085
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Posted 11 de December de 2013 - 18:17

REC 18/10/85

 

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#29 AF085

AF085
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Posted 11 de December de 2013 - 21:09

Primeiro vôo charter em set/84. Fretado pela J&Johnson, viagem de incentivo a funcionários europeus. Voltou com uns 20 passageiros em vôo normal.

 

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Um colega teve acesso ao pátio

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Montagem mal feita, falta um pedaço da fuselagem/porta.

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Numa área remota, antes de T2 ser construído.

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#30 AF085

AF085
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Posted 11 de December de 2013 - 21:26

Uma sequência de pouso nos anos 90. Um dos muito charters de volta ao mundo.

 

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#31 AF085

AF085
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Posted 11 de December de 2013 - 21:31

Se não foi o último vôo em fev/00, foi um dos últimos.

 

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#32 A345_Leadership

A345_Leadership
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Posted 11 de December de 2013 - 21:56

Show de imagens e informações, AF085!



#33 AF085

AF085
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Posted 12 de December de 2013 - 00:09

Valeu Leader, tenho muita coisa, são mais de trinta anos acumulando informações, o problema é achar e scanear.

 

Quanto ao alijamento de combustível, estive pensando supondo ser um vôo presidencial, devem ter colocado mais combustível que o usual, e como o peso limite para pouso MLW era de 110-111 T, devem ter tido que se livrar no último momento.



#34 Lvcivs

Lvcivs
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Posted 13 de December de 2013 - 00:16

AF085 tu tá com umas cartas que eu não tenho ahahahahhaha

 

 

Decolando em SMA e DKR, por ser direto pro oceano, o Concorde não precisava fazer atenuação de ruído, então o pós-combustor ficava ligado até M1.7 (uns 11-12 minutos),  e o M2.0 era atingido por volta dos 50mil pés, em 15-16 minutos. Num vôo saindo de CDG, isso só acontecia entre 50 a 60 minutos após a decolagem.

 

Pra quem gostar/tiver o simulador do SSC, um vôo CDG-JFK, comentado nos mínimos detalhes (francês).

 

http://aeroclubdubea...tiquenord_1.pdf

 

http://aeroclubdubea...tiquenord_2.pdf

 

Tem certeza quanto a essa subida direto com reheats?? Nunca ouvi falar disso, e duvido muito pois o consumo era MUITO grande, passando de 20 toneladas/hora/motor na decolagem/baixa altura... ou seja, até uns 5 mil pés, ele estaria gastando 1,33 toneladas de combustível por minuto.

 

Além disso, devido ao formato da asa, quando mais lento, mais sustentação e muito mais arrasto. Tanto que na aproximação era necessário mais motor pra manter 160 nós do que 190!!!

 

Concorde acelerava tão rápido que os reheats não eram necessários após ganhar velocidade depois de decolado. Nos aeroportos onde não havia procedimento de atenuamento de ruído, o procedimento padrão era desligar os reheats a 500 pés de altura e prosseguir a subida. E só acioná-los novamente, em pares simétricos, para quebrar a barreira do som, e aí sim mantê-los até M1.7, este tempo sim limitado a 15 minutos (mas que era mais do que suficiente mesmo com atmosfera quente e avião pesado).



#35 AF085

AF085
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Posted 14 de December de 2013 - 23:41

Ainda tenho as primeiras da British para BAH e IAD, além de uma AERAD com as rotas para YYZ, JFK, BGI, LIS. Só que ainda precisa escanear, são meio brabas para montar. Quanto ao afterburner, leia por favor, o final da página 2.

 

http://www.giannini....ecularities.pdf

 

Voei na AF duas vezes: CDG-JFK em 28set96 e CDG-DKR-GIG em 24jun98, o charter da Copa da França, e posso te afirmar, a decolagem de Yoff foi  E-S-P-E-T-A-C-U-L-A-R! no barulho e na velocidade de corrida,  MACH 2.0 em 15 minutos e o mais incrível, não percebi fazer uma curva em nenhum dos vôos. Não senti o efeito elevador na cabeça no início da decolagem que eu sinto em qualquer outro. Aquele avião voava com o nariz pra cima em todas as fases do vôo, inclusive na descida de 580. A impressão pelo barulho do atrito do ar na fuselagem é que ele estava em aceleração e subida o tempo todo. A única coisa que posso apontar de defeito no Concorde era o taxi, senti cada emenda da pista, trepidava muito e as freadas mesmo no taxi eram fortíssimas. Oo pessoal da AF devia ser ter treinamento especial pra andar nele em movimento. Os 3 pousos que fiz foram extremamente duros, o melhor foi no GIG o pior foi em DKR porque pousamos com vento de cauda, foi aquele OHHHH ! generalizado. Qualquer avião depois do Concorde, pra mim é fusca. Perdão, o A380 é uma limo.  :lol:

 

O meu é o da direita F-BVFA, decolamos umas 10H30. O FF no push era o vôo AF002 para JFK que decolaria as 11H.

 

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Desculpem a vergonha, estava 14 kg acima do meu peso na época  :cry:

 

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#36 adenilson707

adenilson707
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Posted 13 de January de 2014 - 17:04

REC 18/10/85

 

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Daqui uns dias, aparece foto do Concorde em SSA



#37 AF085

AF085
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Posted 13 de January de 2014 - 17:46

Nunca pousou em SSA.



#38 trevisan26

trevisan26
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Posted 13 de January de 2014 - 21:38

Parabéns caro AF085, tu é um cara privilegiado... hehe

 

Algum dos concordes preservados tem condições de vôo ainda? Se sim, hipoteticamente, alguém teria ideia de quanto custaria para um Concorde realizar um vôo hoje em dia? Falo de algo como um vôo de apresentação. 



#39 FBOAVENTURA

FBOAVENTURA
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Posted 13 de January de 2014 - 22:15

Esse ano tive a oportunidade de conhecer e entrar no F-WTSS (protótipo) e no F-BTSD (teoricamente em condições de vôo) em Le Bourget, Paris.

E uma boa experiência para quem não teve a oportunidade de voar nele como o nosso colega AF085!

Eu sempre fui alucinado pelo Concorde, por isso a visita foi muito emocionante.

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#40 AF085

AF085
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Posted 14 de January de 2014 - 00:26

Parabéns caro AF085, tu é um cara privilegiado... hehe

 

Algum dos concordes preservados tem condições de vôo ainda? Se sim, hipoteticamente, alguém teria ideia de quanto custaria para um Concorde realizar um vôo hoje em dia? Falo de algo como um vôo de apresentação. 

Nenhuma chance de um Concorde voltar a voar novamente. Nem de um futuro SST de passageiros, assim como os ônibus espaciais, essa tecnologia se perdeu, não é viável pelos padrões financeiros atuais.