Jump to content


Photo

Fumaça reinicia atividades de olho no retorno das apresentações, em 2014


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
87 replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 30 de January de 2014 - 17:04

Meus´prezados:

Esquadrilha reinicia as atividades em 2014 de olho no retorno das apresentações

A equipe do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) voltou do recesso no dia 27 de janeiro e já está envolvida nas atividades de retomada do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano”. Entre as atividades, estão a realização de vôos de readaptação dos pilotos e as aulas teóricas sobre o A-29 Super Tucano para os aviadores recém-ingressos na equipe, chamadas de Ground School. Além disso, os mecânicos garantem a manutenção da frota que será utilizada nas atividades aéreas.

O Chefe da Seção de Operações da Esquadrilha da Fumaça, Major Aviador Álvaro Escobar Veríssimo, esclarece a readaptação, fase em que o piloto se familiariza novamente com a aeronave, está sendo realizada no EDA por meio de voos solos e em formação prevista para terminar na sexta-feira (31/01). “A fase é fundamental para garantir a segurança nos voos e providenciar treinamentos necessários para o retorno das atividades aéreas”, afirmou.

Já no Ground School, dois pilotos novos assistem a aulas ministradas por dez instrutores da aeronave, todos integrantes da Esquadrilha. Após esse período de instrução técnica do avião, os alunos irão começar as atividades no simulador de voo da aeronave A-29, dando início às aulas práticas.

O Esquadrão possui, atualmente, onze aviões, sendo que oito estão disponibilizados para a linha de voo, e quatro estão passando por manutenção realizada pelos mecânicos, também chamados de “Anjos da Guarda”.

Fonte: CECOMSAER 29 jan 2014

Onze aviões. Oito na linha de voo e quatro em manutenção. (!?!?)



#2 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 30 de January de 2014 - 17:25

Onze aviões. Oito na linha de voo e quatro em manutenção. (!?!?)

 

Jambock,

Se você frequentar Natal vai perceber que a disponibilidade dos A-29 é baixíssima, sempre está lotado o hangar de manutenção do esquadrão de lá. Dizem as más línguas que bate quase 50%.... Ou seja, o EDA tá é bem na foto.

Se serve de consolo, na USAF, a coisa não é muito melhor. As taxas de disponibilidade de um B2 são de menos de 50%, e do "concorrente" do A29, o T6II é de 63%. E, como curiosidade, a espinha dorsal da caça de lá (Viper e Eagle) têm entre 70 e 80% de disponibilidade, dependendo da variante.



#3 Cougar_PH

Cougar_PH
  • Usuários
  • 619 posts

Posted 30 de January de 2014 - 18:46

dodomaha

 

vc não entendeu.
8+4=11

 

e a disponibilidade em Natal não é tão baixa, apenas depende do período.



#4 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 30 de January de 2014 - 22:55

Estou dando azar então.

Porque já tem alguns anos que passo lá e sempre vejo aquele hangar abarrotado de aviões desmontados. Fora os que estão fora de voo, mas não desmontados.

Quanto à conta, não tinha percebido mesmo, só vi o 8+4, não recorri à reportagem para somar os números.



#5 Cougar_PH

Cougar_PH
  • Usuários
  • 619 posts

Posted 31 de January de 2014 - 12:34

dodomaha

 

não é azar, apenas diminuiu os números de voos, só isso.

no segundo semestre é que tem um aumento dos voos de ter até 12 voos ao dia.



#6 dodomaha

dodomaha
  • Usuários
  • 1,297 posts

Posted 31 de January de 2014 - 13:19

Que bom que você tem esse conhecimento para esclarecer. Porque a impressão que passa ao ver aquele hangar cheio de aviões aos pedaços é que a disponibilidade é baixa.



#7 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 13 de February de 2014 - 18:07

Meus prezados:

Novos pilotos da esquadrilha praticam em simulador do A-29 Super Tucano

Dois novos pilotos recém chegaFumaça treina em Simulador de Voo do A-29  BACGdos da Esquadrilha da Fumaça foram até a Base Aérea de Campo Grande (MS), entre os dias 10 e 12 de fevereiro, para treinar no simulador de voo do A-29 Super Tucano da Unidade. As atividades foram acompanhadas por dois integrantes do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) com o objetivo de auxiliar os alunos e transmitir conhecimento.

Um dos instrutores, o Tenente Aviador Thiago Romeiro Capuchinho, explicou que a missão consistiu em simular a ambientação da cabine e do voo básico, além de conhecer os procedimentos de emergência da aeronave. “O simulador é essencial para que os alunos sigam com segurança para a próxima fase do treinamento, que é a parte prática com os voos que vão ser realizados na sede do EDA, em Pirassununga (SP)”.

Um dos alunos, o Capitão Aviador José de Almeida Pimentel Neto, ressaltou que a missão foi uma consolidação de todos os procedimentos normais e de emergência aprendidos no curso teórico. “Após o simulador, estaremos prontos para pilotar a aeronave, primeiramente junto com o instrutor para, depois, partir para o voo solo”, afirmou o piloto.

Fonte: Agência Força Aérea 13/02/2014 17:03h

 

 



#8 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 13 de February de 2014 - 18:16

Meus prezados:

Esquadrilha escolhe novo piloto
i131213133222176515.jpg
“Foi indescritível ver duas aeronaves da Esquadrilha da Fumaça interceptando o avião em que eu estava pilotando e receber o comunicado de ser o novo integrante pela fonia”. Dessa forma, o Capitão Glauber Lage Moreira Claver Silva descreve como recebeu o anúncio de que seria o novo piloto da posição de nº 3 do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), no dia nove de dezembro. Assim que ele pousou na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, a equipe do EDA já o esperava em frente ao hangar da Fumaça para parabenizá-lo pela conquista.

Admirador da Esquadrilha, o novo integrante ressalta que sonhava em ser Fumaceiro há muito tempo, desde quando assistia às demonstrações, na infância, antes mesmo de ser piloto. “A unidade da Fumaça é muito admirada não só por militares, mas pelo público em geral. Eu sempre quis fazer parte da Esquadrilha e, quando comecei a trabalhar na AFA, essa possibilidade se tornou ainda mais próxima, mas não imaginava que poderia acontecer”, disse o capitão.
Para ele, será uma experiência interessante do ponto de vista profissional, pois aprenderá a voar uma nova aeronave - o A-29 Super Tucano. “Será um voo muito diferente, bem mais tecnológico e importante para a minha carreira de piloto”. Antes de ingressar no EDA, o Capitão Glauber trabalhava como Comandante da Esquadrilha Vega do 1º Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA), responsável pela instrução de voo dos cadetes aviadores do 4º ano da AFA.
Fonte: Agência Força Aérea 16 dez 2014



#9 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 22 de March de 2014 - 14:48

MEUS PREZADOS
ESQUADRÃO DE DEMONSTRAÇÃO AÉREA REALIZA TREINAMENTO NO RIO GRANDE DO NORTE
19149.jpg

 

Durante o período de 15 de março a 2 de abril, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Esquadrilha da Fumaça, participa de treinamento em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e Grande região. No total, foram deslocados cerca de 40 militares, entre pilotos, mecânicos e equipe de apoio, além de representante da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER), que concede suporte técnico.

Segundo o comandante da Esquadrilha da Fumaça, o Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, o objetivo da missão é o treinamento dos pilotos, das equipes de manutenção e de apoio logístico em deslocamentos à longa distância. O transporte da equipe foi realizado com nove aeronaves A-29B Super Tucano e um C-130 Hércules do Esquadrão Gordo (1º/1º GT), da Base Aérea do Galeão (RJ).

O Comandante ainda ressalta que as maiores vantagens do treinamento estão no intercâmbio de experiências entre as equipes do EDA e do Esquadrão Joker (2º/5º GAV), unidade baseada na capital potiguar e que opera a aeronave Super Tucano há mais tempo na Força Aérea, a prática de procedimentos de emergência no simulador de voo do A-29, existente na BANT, e a realização de treinos operacionais ao nível do mar. Outro benefício da BANT está na pista a ser utilizada pela equipe do EDA, de uso exclusivo militar para emprego operacional.

Essa missão é mais uma que acontece fora da sede do Esquadrão, Pirassununga (SP), após o início do “Programa de Implantação da Aeronave A-29 Super Tucano na Esquadrilha da Fumaça”. A primeira aconteceu na Base Aérea de Anápolis (BAAN), em Goiás, em dezembro de 2013, para treinos em elevada altitude. Esses treinamentos não são abertos ao público e a Esquadrilha ainda não tem uma data prevista de retorno da agenda de demonstrações.
Fonte: Agência Força Aérea 21 de Março, 2014 - 10:14 ( Brasília )


Edited by jambock, 22 de March de 2014 - 14:51 .


#10 Bonotto

Bonotto
  • Moderador
  • 8,467 posts

Posted 29 de March de 2014 - 23:29

Ouvi de um piloto que o EDA perderá um pouco de suas manobras nas demostrações devido ao perfil de voo do a29, e que o envelope das 

demontrações serão diferentes; segundo ele: mais velocidade e um pouco menos de "arrojo" nas manobras.

 

Antes que me perguntem: o piloto é militar, voou o Tucano, voou o a29 mas não é do do EDA.

 

Pergunta: a info confere ? eles vão alterar o tipo de manobras nas apresentações ?

 

Abraços,



#11 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 05 de April de 2014 - 00:06

Meus prezados:

 

Finalmente vejo sete aeronaves da Fumaça em formação.

https://www.facebook...95511377&type=1



#12 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 11 de June de 2014 - 00:10

Meus prezados:
"Fumaça" em Santa Maria/RS - treinos operacionais e logísticos, palestras e visita social.
http://www.eda.aer.m...e-visita-social



#13 Ricardo Santos

Ricardo Santos
  • Usuários
  • 612 posts

Posted 11 de June de 2014 - 01:18

Vão fazer alguma passagem em algum estádio da Copa?



#14 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 11 de June de 2014 - 14:11

Meus prezados:

A Esquadrilha da Fumaça no programa "Você faz o que eu faço?"

http://noticias.r7.c...6c8968498f.html



#15 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 26 de June de 2014 - 18:53

Meus prezados:
EDA - Esquadrão anuncia novos pilotos
Capitão Wander e Tenente Yoshida integram o grupo a partir de 2015

20815.jpg

20819.jpg

________________________________________

Comandante da Fumaça cumprimenta os novos pilotos - Foto: Ten Concate / EDA
     
A partir de 2015, o Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) terá dois novos pilotos. O Capitão Cléryson Wander Texeira e o Tenente Lucas Pacheco Yoshida passam a integrar a Esquadrilha da Fumaça. Os militares foram informados em voo na Academia da Força Aérea na manhã da quarta-feira 18 de junho.
A bordo do T-27 Tucano para voo de instrução em formatura, os novos pilotos foram surpreendidos pela interceptação de dois A-29 Super Tucano da Esquadrilha. A notícia foi anunciada por meio da fonia do avião.
No hangar, a equipe da Esquadrilha da Fumaça acompanhava. Ao pousarem, os novos pilotos foram recebidos por todo o grupo ao lado do Comandante da Academia da Força Aérea, Brigadeiro do Ar Carlos Eduardo da Costa Almeida. “Chegou a hora de vocês, militares exímios e que merecem essa aprovação, pelo bom trabalho que realizam na AFA”, ressaltou o oficial-general.

Emocionado, o Capitão Wander destacou que há muito tempo  desejava fazer parte da Fumaça. “Já tive a oportunidade de pilotar o avião de apoio, um C-95 Bandeirante, na missão da Esquadrilha para o Uruguai, em março de 2013. Ali tive a certeza de que queria entrar para o grupo”, afirma.  Nascido em Ipatinga (MG), o piloto trabalha na AFA há seis anos.
O Tenente Yoshida, natural de Votuporanga (SP), que exerce a função de Chefe da Subseção de Instrução do 1º Esquadrão de Instrução Aérea da AFA desde o início deste ano, ressaltou que foi surpreendido com a notícia. “Eu realmente não estava esperando ser interceptado pelas aeronaves. Fiquei muito feliz com a notícia que chegou pela fonia do avião", descreveu.

Despedida - Os novos pilotos completam o time de pilotos do EDA no momento em que dois aviadores veteranos se despedem da Fumaça. O Major Iramar Renó Faria e o Major Marcelo Franklin Rodrigues estão no último ano do esquadrão.

Piloto da posição de número 4, conhecido como Ferrolho, Major Renó integrou a Esquadrilha em 2009 e é o Chefe da Seção de Comunicação Social. Já o Major Franklin, que já atuou como Ala Direita e, atualmente, voa na posição de número 7, está há seis anos no Esquadrão e é o Chefe da Subseção de Planejamento, Controle e Estatística, da Seção de Operações.



#16 lopes

lopes
  • Usuários
  • 2,170 posts

Posted 26 de June de 2014 - 19:43

Pó que bacana.

Alguém sabe de onde e cada integrante (estado)

Abraços.

Lopes


Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk

#17 Brunoo

Brunoo
  • Usuários
  • 1,224 posts

Posted 26 de June de 2014 - 20:07

Pó que bacana.

Alguém sabe de onde e cada integrante (estado)

Abraços.

Lopes


Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk

http://www.eda.aer.m...-09-36-6/atuais

 

Clicando no nome de cada um aparece mais informações incluindo de onde são.

 

Abraço



#18 Canguru

Canguru
  • Usuários
  • 64 posts

Posted 27 de June de 2014 - 19:01

Hoje pela primeira vez sete A-29 voaram juntos soltando fumaça e rolou até a escrita no céu. Tá ficando muito legal!


Edited by Canguru, 27 de June de 2014 - 19:01 .


#19 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 28 de June de 2014 - 14:43

Pó que bacana.
Alguém sabe de onde e cada integrante (estado)
Abraços.
Lopes
Enviado da selva para o cidade usando Tapatalk

 

http://www.eda.aer.m...-09-36-6/atuais

Clicando no nome de cada um aparece mais informações incluindo de onde são.

Abraço

Meus prezados Lopes e Brunoo:
O site da Fumaça tráz os dados sòmente dos pilotos titulares. Nâo os tráz referentes aos “estagiários”. Mas, exceção ao Cap. Glauber Lage Moreira Claver Silva, cuja naturalidade não foi possível obter, a do Cap. Cleryson Wander Teixeira é Ipatinga (MG) e a do Ten. Lucas Pacheco Yoshida é Votuporanga (SP).


Edited by jambock, 28 de June de 2014 - 14:44 .


#20 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 15 de July de 2014 - 20:35

Depois de um período afastado do CR volto e preciso compartilhar minha alegria em ver mais um amigo integrar o EDA.

 

Sucesso Yoshida!!!!!

 

Abraços

 

DEL