Jump to content


Photo

Fumaça reinicia atividades de olho no retorno das apresentações, em 2014


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
87 replies to this topic

#21 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 23 de July de 2014 - 01:59

Meus prezados

 

EDA - PILOTOS DA ESQUADRILHA DA FUMAÇA PARTICIPAM DE FEIRA DA AVIAÇÃO MILITAR NA INGLATERRA
O evento contou com a participação de diversas equipes de 28 países

 

Dois pilotos da Esquadrilha da Fumaça participaram entre os dias 11 e 13 de julho, na Inglaterra, de uma das maiores feiras de aviação militar do mundo, a “The Royal International Air Tattoo”.

O Capitão Aviador Marcos Mendes Conrado Veiga e o Tenente Aviador Thiago Romeiro Capuchinho tiveram a oportunidade de trocar experiências com equipes de 28 países, além de prestigiar mais de oito apresentações de esquadrões de demonstração aérea, como a Red Arrows (Inglaterra), que comemorou seus 50 anos durante o evento; a Frecce Tricolori (Itália); a Patrouille de France (França). Orlik Aerobatic Team (Polônia); Royal Jordanian Falcons (Jordânia); Patrouille Suisse (Suiça);Breitling Jet Team (França) e Breitling WingWalkers (Reino Unido).

Para o Capitão Conrado, a oportunidade foi interessante para conhecer o trabalho das outras equipes do mundo. “Pudemos presenciar experiências de como outros esquadrões se organizam e realizam suas apresentações.

A última vez que a Esquadrilha participou deste evento foi em 2008 e foi importante representá-la para manter vivo o nome da Fumaça e da Força Aérea Brasileira em um evento de tão grande porte”, afirmou.

O Tenente Capuchinho também ressaltou a relevância da participação. “Conhecemos como foi realizada a organização de um grande evento de aviação. Todas as experiências adquiridas serão agregadas ao nosso dia a dia e adaptadas à realidade de nosso Esquadrão.

O que nos chamou mais atenção foi o reconhecimento da Fumaça no exterior, pois os participantes logo sabiam que nós éramos integrantes ao ver nosso uniforme com o símbolo da Esquadrilha”, completou.

O Esquadrão não participou com demonstração aérea em função da implantação operacional da aeronave A-29 Super Tucano em andamento.

Fonte: Agência Força Aérea via CECOMSAER 22 de Julho, 2014 - 17:55 ( Brasília )



#22 XandeGil

XandeGil
  • Usuários
  • 388 posts

Posted 23 de July de 2014 - 22:26

Será que dia 17 no Domingo Aéreo da AFA rola alguma apresentação surpresa?



#23 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 935 posts

Posted 23 de July de 2014 - 23:53

Será que dia 17 no Domingo Aéreo da AFA rola alguma apresentação surpresa?

Segundo post no facebook oficial da fumaça...é não  :thumbsdown_still:



#24 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 20 de August de 2014 - 00:53

Meus prezados:

EDA - ESQUADRILHA DA FUMAÇA FINALIZA MISSÃO NA BASE AÉREA DE CAMPO GRANDE

 

A missão do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), na Base Aérea de Campo Grande (MS), encerrou-se na manhã desta quarta-feira, dia 13 de agosto. A iniciativa contou com a participação de 29 militares da Esquadrilha da Fumaça, entre Oficiais e Graduados de diversas áreas, além de um representante técnico da Empresa Brasileira de Aeronáutica (EMBRAER).

O Comandante do EDA, Tenente-Coronel Marcelo Gobett Cardoso, ressalta que a campanha visou à prática de simulador de voo da aeronave A-29 Super Tucano, localizado no 3º Esquadrão do 3º Grupo de Aviação - Esquadrão Flecha - e ao treinamento de deslocamento em esquadrão e do transporte da equipe de apoio e de material logístico em uma missão fora de sede.

No simulador de voo, não só os pilotos treinaram procedimentos de emergência, como também alguns mecânicos especialistas na área de motores do Esquadrão.

Segundo o Sargento em Manutenção de Aeronaves Clodoaldo Casagrande Trink, “a atividade foi realizada pelos mecânicos que trabalham com giro de performance do motor da aeronave A-29.

Nós simulamos algumas panes que podem ocorrer durante a partida do avião para sabermos qual procedimento ideal deverá ser aplicado. Dessa forma, podemos evitar que o motor seja danificado durante as operações de solo”.

Fonte: Agência Força Aérea 19 de Agosto, 2014 - 09:20 ( Brasília )



#25 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 24 de September de 2014 - 22:00

Meus prezados:

Equipe de 18 militares do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) participa de missão de treinamento entre os dias 22 e 25 de setembro.

A campanha visa ao exercício das áreas de logística e de manutenção, simulando tarefas necessárias para a realização de uma missão de demonstrações da Esquadrilha da Fumaça que ocorra dentro de um período de até cinco dias, cada qual em uma localidade diferente.

A atividade tem o envolvimento de nove pilotos, um Oficial Especialista em Aviões e oito Sargentos especialistas da área de manutenção de aeronaves. A Esquadrilha pousará em três unidades da Força Aérea Brasileira. São elas, respectivamente: Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos/SP, Base Aérea dos Afonsos, no Rio de Janeiro/RJ, e Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS), em Belo Horizonte/MG.

Segundo o Oficial Especialista em Aviões, Major Márcio Aparecido Tonisso, “com a atividade, o grupo irá simular uma missão de demonstração aérea em três localidades, verificando os trabalhos de logística e de manutenção necessários para a realização desse tipo de campanha. Vale ressaltar que o Esquadrão não fará treinamento de demonstração”. Ele ressalta ainda que não há data de retorno da agenda de apresentações do Esquadrão.

22577_resize_620_380_true_false_null.jpg

Maj, Av. Pimentel participa, pela primeira vez, de deslocamento com sete aeronaves.

 

22569_resize_620_380_true_false_null.jpg

Ten.Av. Gasparelo, Idem. 

 

22568_resize_620_380_true_false_null.jpg

22572_resize_620_380_true_false_null.jpg

 

 

22570_resize_620_380_true_false_null.jpg

22576_resize_620_380_true_false_null.jpg

22579_resize_620_380_true_false_null.jpg

22574_resize_620_380_true_false_null.jpg

Aeronave C-97 Brasília, de apoio à missão, pertence ao 4º ETA  - Esquadrão "Carajá" 

 

22573_resize_620_380_true_false_null.jpg


Edited by jambock, 25 de September de 2014 - 00:06 .


#26 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 09 de October de 2014 - 02:09

Fumaça participa dos "Portões Abertos" de Santa Maria, Canoas e Boa Vista

 

Três Bases Aéreas da Força Aérea Brasileira (FAB) irão receber a aeronave A-29 Super Tucano do Esquadrão de Demonstração Aérea  (EDA), neste final de semana, para a exposição estática nos “Portões Abertos”. O objetivo do evento é promover a integração da FAB com a comunidade local que terá a oportunidade de conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelos militares da Força Aérea Brasileira.

 

No sábado, dia 11 de outubro, o avião da Esquadrilha da Fumaça estará na Base Aérea de Santa Maria (BASM), no Rio Grande do Sul. No dia seguinte, dia 12, a aeronave pousará na Base Aérea de Canoas (BACO). E também no dia 12, outro avião participará dos “Portões Abertos” de Boa Vista (BABV), em Roraima.

 

Confira a participação do EDA com exposição estática da aeronave nos “Portões Abertos” da FAB:

 

Dia 11/10: Base Aérea de Santa Maria - RS

Dia 12/10: Base Aérea de Canoas - RS

Dia 12/10: Base Aérea de Boa Vista - RR

 

maj_marcelo_a.jpg

Bruno_Batista_e.jpg

ribeiro_b.jpg

 

Exposição estática - Fumaça participa dos "Portões Abertos" de Santa Maria, Canoas e Boa Vista

 

 

Fonte:



#27 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,719 posts

Posted 09 de October de 2014 - 07:45

Ano passado aqui em Canoas foi estática também a presença do FAB5963... e sem a Fumaça não teve um grande publico e esse ano novamente deve não ter muita coisa... até o horario de abertura dos portões passaram para as 10:00 ...  



#28 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 768 posts

Posted 09 de October de 2014 - 10:47

Em Brasília lotou o Sábado Aéreo na BABR, porém fica uma lacuna vazia sem o EDA, tiveram outras esquadrilhas, mas sem o mesmo impacto. Apesar de priorizarem a segurança, esse tempo todo de adaptação da transição está dentro do cronograma ou atrasou?



#29 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 10 de October de 2014 - 11:32

Missed

 

O que tá segurando agora a Fumaça, são questões de logística.

 

O treinamento com 7 aeronaves já está pronto. Display feito, adaptado, treinado.

 

A volta do Esquadrão, não envolve mais a questão do voo, mas sim como disse, de logística.

 

Ainda são ajustes finais a serem feitos com a Embraer.

 

O avião foi basicamente "redescoberto", pois sua missão nos terceiros já estava maturada. Como esse envelope acrobático em formação , à baixa altura, não havia ainda sido desenvolvido, algumas modificações foram necessárias no avião, e cada modificação exige a participação da Embraer, através de sua engenharia, e a partir daí, qualquer parafuso (metáfora) que se mude no A-29, envolve um processo um pouco demorado (aí coloca o IFI na jogada....enfim, processos.)

Mas vai ser bonito. Quem viu as passagens no Domingo Aéreo na AFA, viu que vai ficar muito legal. Principalmente a sinfonia dos bichos em formação.

Abraço.



#30 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 10 de October de 2014 - 19:08

Prezado Thiago

Dia 12/10, em Canoas/RS, a Fumaça estará representada por UMA aeronave, em exposição estática. Idem em Santa Maria/RS, na mesma data.



#31 Leonardo PoA

Leonardo PoA
  • Usuários
  • 1,719 posts

Posted 10 de October de 2014 - 19:23

Amanha em SM com chuva tera um a-29 estatico e domingo em Canoas idem, estatico.

Problema de logistica?? Como é? Nao entendi essa, há tanta mudança assim de equipamento para ter que ter uma logistica nova???


Abss

#32 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 17 de October de 2014 - 15:07

Leonardo

 

A coisa é séria, parceiro.

 

Releia o que eu escrevi lá em cima. Mas repetirei: o avião foi "redescoberto", ou seja, começou a fazer uma função para o qual não foi projetado (como o F-16, MB339, enfim como qualquer avião de combate em esquadrilhas).

 

Há a necessidade da mudança de vários componentes, de forma a adequar o avião para a missão da Fumaça. São vários componentes....., muitos...

 

Essa mudança de componentes, que readequam o avião, dentro do perfil "Fumaça" exige um protocolo interno da Embraer, que envolve emissão de Boletins, aprovação em engenharia, e vai embora numa bola de neve que entra dentro do IFI (Instituto de Fomento Industrial), e lá é aprovado ou não.

 

A Fumaça, junto com a Embraer já está trabalhando nisso, já tem um bom tempo. 

 

É um processo que exige calma. O tempo, neste caso, não é um inimigo....

 

Porque se acontecer algo, TODOS vão apontar o dedo....

 

Mais que nós, ELES querem voar demonstrando. Mas muito mais do que nós..

 

Mas eles tem ciência da responsabilidade que carregam, e que, uma demonstração que atenda plenamente os requisitos DELES, será apenas o coroamento de um processo bem conduzido.

 

Tenhamos calma.....

 

Em breve o EDA volta.

 

PS: Ainda bem que ainda existe a Fumaça. Já imaginou em 1976, quando acabou, passa a tranca no hangar, e desativa-se o Esquadrão?

 

Abs.



#33 MLN-SJP

MLN-SJP
  • Moderador
  • 4,262 posts

Posted 17 de October de 2014 - 16:55

Calma para segurança Não....

 

Melhor ter calma e ser tudo seguro.,...



#34 MissedApproach

MissedApproach
  • Usuários
  • 768 posts

Posted 20 de October de 2014 - 14:03

Eu faço aqui um "mea culpa" em relação ao EDA... Acredito que pela "alta" frequência de apresentações que tinham ao longo de um ano, eu estava meio que cansando de ver o EDA e já não era mais motivo para me segurar até o final de um sábado aéreo por exemplo até o final só para acompanhar a demonstração. Olha, esses dois anos sem EDA... Que lacuna esse Esquadrão deixou que não dá para ser preenchida e que saudade estou da paixão que esses aviadores externam em manobras e simpatia para cativar seu público, esse ano tiveram três esquadrilhas no sábado aéreo, mesmo assim (parabenizando as esquadrilhas) falta o EDA... Fumaça já...

#35 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 05 de November de 2014 - 21:03

Meus prezados:
Novo sistema de emissão de fumaça para os A-29 do EDA

http://www.defesaaer...com.br/?p=39049



#36 Flying_Dutchman

Flying_Dutchman
  • Usuários
  • 45 posts

Posted 30 de November de 2014 - 22:07

Hoje em Interlagos teve a passagem de uns tucanões :yeah:

 

9XmcF64.jpg



#37 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 02 de December de 2014 - 00:00

Prezado Flying_Dutchman:

Agora, eles não só usam os faróis de aterrissagem ligados, como também o farol lateral. Legal!  



#38 Grumman F-14 Tomcat

Grumman F-14 Tomcat
  • Colaborador
  • 3,009 posts

Posted 02 de December de 2014 - 12:50

 FAB abre corrida em Interlagos (SP)

 

A Esquadrilha da Fumaça realizou quatro passagens sobre o Autódromo de Interlagos durante o evento
 
 
Fonte: CECOMSAER

 

Passava do meio-dia deste i14121100849179257.jpgdomingo (30/11), na capital paulista, quando todos os olhares e

 

celulares se voltaram para o céu no Autódromo de Interlagos. A Esquadrilha da Fumaça cruzou a arquibancada por quatro vezes antes da largada da Le Mans Seis horas de São Paulo, prova inspirada na corrida francesa, que reúne protótipos esportivos e carros de turismo das principais montadoras do mundo.

 

Logo em seguida, ao som do hino nacional, um paraquedista da FAB saltou com a bandeira brasileira para entregá-la ao bicampeão mundial de Fórmula 1, Emerson Fittipaldi, que o aguardava bem na faixa da largada, ao lado do Comandante do IV Comando Aéreo Regional (IV COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno.

 

"O Le Mans 6 Horas de São Paulo é um evento internacional que, assim como o Emerson Fittipaldi, eleva o nome do Brasil em todo o mundo. A participação da Força Aérea com o estande, a Esquadrilha da Fumaça e a Equipe Falcões de paraquedismo, além de fortalecer o sentimento de patriotismo, representou uma oportunidade para todo o público conhecer as habilidades de nossos militares, nos fazendo ainda mais presentes na vida dos brasileiros", avalia o Comandante do IV COMAR.

 

Além da Esquadrilha da Fumaça e dos paraquedistas da equipe de salto livre Falcões, a Força Aérea Brasileira levou para São Paulo uma exposição que reuniu alguns dos projetos de Defesa e Espaço desenvolvidos pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos

 

Campoi1412117031753497.jpgs, um simulador do A-29, aeronave usada pela Fumaça, e a mostra fotográfica “Janela do

 

meu Escritório”, imagens que retratam a paixão de pilotos profissionais e amadores pela aviação.

 

Foi no estande da FAB em Interlagos que o público também pôde conversar com os pilotos da Fumaça. Durante a tarde, a equipe distribuiu autógrafos, posou para fotos e respondeu a perguntas dos admiradores. O metalúrgico e aeromodelista Robson Daniluski, por exemplo, acompanha a Esquadrilha há mais de 15 anos. “Exemplo de profissionalismo, eles representam nosso país e nos dão orgulho”, afirmou.

 

Em fase de treinamento com a nova aeronave, A-29, a Esquadrilha da Fumaça não tem data definida para voltar com as apresentações. “Deu pra matar um pouco a saudade”, brincou, Jonas Cruz, em conversa com o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett.

 

Na edição deste ano, a competição homenageou o tricampeão Ayrton Senna. “Foi extremamente gratificante participar de um evento de visibilidade que reverenciou um dos ícones do automobilismo”, avalia o Comandante da Fumaça.

 

 

Mais fotos: http://fab.mil.br/no...Interlagos-(SP)



#39 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 09 de December de 2014 - 17:21

Meus prezados:
Esquadrão da FAB é o único representante da América do Sul no evento realizado nos EUA
23724_resize_620_380_true_false_null.jpg

Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido com Esquadrilha da Fumaça, participa entre os dias 8 e 11 de dezembro de uma reunião relacionada a shows aéreos internacionais, na cidade de Las Vegas, nos Estados Unidos.

Participam do International Council of Air Shows (ICAS) o Comandante da Esquadrilha, Tenente-Coronel Aviador Marcelo Gobett Cardoso, e o Chefe da Seção de Operações do EDA, Major Aviador Álvaro Escobar Veríssimo. O conselho promove e organiza festivais aéreos na América do Norte. A Esquadrilha da Fumaça é o único esquadrão aéreo militar da América do Sul que está participando desse conselho, juntamente com algumas esquadrilhas da América do Norte, como Thunderbirds (Força Aérea Americana), Blue Angels (Marinha dos EUA), Snowbirds (Força Aérea Canadense), além de alguns esquadrões europeus.

“A participação no Conselho é essencial para que a Força Aérea Brasileira mantenha-se representada no contexto dos eventos aéreos na América do Norte por meio de demonstrações”, afirma o Tenente-Coronel Gobett.

Entre os objetivos do ICAS estão promover apresentações aéreas de projeção internacional, divulgar festivais aéreos para aqueles que trabalham na área e construir reconhecimento e valorização da indústria do show aéreo entre o público em geral.
Fonte: Agência Força Aérea 09 de Dezembro, 2014 - 14:20 ( Brasília )



#40 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 08 de January de 2015 - 17:45

Meus prezados:
Aeronaves Embraer A-29 Super Tucano da "Fumaça" recebem seus números de posição no time
Como um indício de que logo a Fumaça voltará a fazer demonstrações, os seus aparelhos já começaram a receber os números de identificação de cada avião de acordo com a sua posição no time de demonstrações da FAB.
Já receberam seus números as seguintes aeronaves:
Fumaça 1 A-29A FAB 5734; Fumaça 2 A-29A FAB 5710; Fumaça 4 A-29B FAB 5965; Fumaça 5 A-29A FAB 5719; FUMAÇA 6 A-29A  FAB 5712; Fumaça 7 A-29B FAB  5966 e A-29A FAB 5703 (duas aeronaves com o mesmo número). As seguintes aeronaves ainda não receberam os seus números A-29A FAB 5707 e FAB 5724.
Fonte: revista ASAS nº 82


Edited by jambock, 08 de January de 2015 - 17:47 .