Jump to content


Photo

"New Shepard": o foguete reutilizável da Blue Origin

Blue Origin Amazon

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
2 replies to this topic

#1 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 30 de November de 2015 - 10:33

Meus prezados
A nova corrida espacial
O empreendedor Jeff Bezos está nas nuvens. Na semana passada, a Blue Origin, empresa de tecnologia aeroespacial criada pelo fundador da Amazon, realizou um teste bem-sucedido com seu foguete reutilizável, o primeiro a executar uma aterrissagem vertical e a chegar totalmente intacto ao solo. O “New Shepard” alcançou uma altitude de 100,5 quilômetros e pousou a menos de 1,5 metro de distância do ponto planejado.

“Um pouso controlado não é fácil de ser realizado, mas quando bem feito, pode parecer fácil”, comemorou Bezos no Twitter. O bilionário Elon Musk, criador da rival SpaceX e também da Tesla Motors, de carris elétricos, também usou o microblog para parabenizar o concorrente.

Nos últimos meses, a SpaceX não teve sucesso em dois testes com o foguete Falcon 9, que acabou explodindo durante a aterrissagem.
Fonte: Moacir Drska para IstoÉ Dinheiro via CECOMSAER 30 NOV 2015
https://www.blueorigin.com/technology



#2 RodrigoRS

RodrigoRS
  • Usuários
  • 235 posts

Posted 30 de November de 2015 - 17:40

O que a Blue Origin fez tem seu mérito, mas comparar isso com o que a SpaceX está tentando fazer, como essa imprensa cheia de jornalistas imbecis está fazendo, é uma idiotice.

 

Para comparar, o foguete da BO atingiu apenas 100 Km de altitude e voa a 3 vezes a velocidade do som, apesar de ser um foguete com controle ativo de atitude ele se enquadraria melhor na categoria de veículos suborbitais e não orbital.

 

Já o Falcon 9 é um foguete orbital, pode inserir cargas em órbitas GTO e SSO, e viaja a 30.000 Km/h (30x a velocidade do som).

 

Só por aí dá pra perceber que a dificuldade para pousar o F9 é muitíssimo maior. Além de ter que reentrar na atmosfera (coisa que o Shepard não precisa fazer), o Falcon 9 precisa ser desacelerado até uma velocidade próxima de 7 Km/h. E ainda tem que acertar o local de pouso!

 

É por essa dificuldade enorme e alto risco de falhas que o governo americano não permite que a SpaceX tente pousar seus estágios em terra, obrigando-a a tentar o pouco em uma balsa no oceano, o que dificulta ainda mais o processo.

 

Só depois de obter êxito nas suas tentativas de pouso em alto mar que o governo permitirá tentativas de pouso no solo.



#3 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 06 de April de 2016 - 11:39

Meus prezados

Empresa testa foguete de turismo espacial capaz de pousar de volta na Terra

A empresa de transporte espacial Blue Origin diz ter lançado e retornado com sucesso, pela terceira vez, um foguete criado para transportar até seis  passageiros.

A Blue Origin, empresa do fundador da Amazon, Jeff Bezos, é uma das companhias que tentam desenvolver uma aeronave com propulsores reutilizáveis.

O objetivo é reduzir custos para permitir que passageiros paguem por voos - o chamado turismo espacial.

No vídeo divulgado pela Blue Origin, o foguete e a cápsula voltam seguros à Terra.

Fonte: BBC via CECOMSAER 6 ABR 2016