Jump to content

Photo

EMB-121 Xingu

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
56 replies to this topic

#1 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 10:26

Atendendo a pedidos,

Estou inciando uma série de posts dedicados, cada um, a postar um pouco do meu material sobre as aeroanves da Embraer. Inicio com o EMB-121 Xingu, um avião que parece um tanto esquisito numa primeira olhada, mas que realmente é muito simpático e cuja performance é elogia por aqueles que o voam.

Talvez aqui não seja o melhor fórum, mas até que a moderação se pronuncie sobre a criação, ou não, de um fórum específico, vou postando por aqui.

Depois irei criando outros tópicos para as outras aeronaves da Embraer (e tb para de outros fabricantes).

Estou selecionando itens do meu material que considero mais interessantes e mais raros.

Espero que gostem.

Segue a primeira leva...

Para começar um catálogo muito bonito de um operador do EMB-121 Xingu, a Air Venture da Bélgica...

Na parte de dentro tem um mapa da Europa com uma escala em papel vegetal, mostrando o alcance do Xingu, e que vc pode deslocar e colocar sobre qualquer cidade... muito legal.

Sds,
Vector

#2 TO/GA

TO/GA
  • Usuários
  • 103 posts

Posted 01 de March de 2008 - 10:59

Obrigado por compartilhar com a gente.
Abraços

#3 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 11:31

QUOTE(TO/GA @ Mar 1 2008, 10:59 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Obrigado por compartilhar com a gente.
Abraços

Uma foto da linha de montagem...

#4 F.Duarte

F.Duarte
  • Usuários
  • 888 posts

Posted 01 de March de 2008 - 11:49

Parabéns Vector pela iniciativa, belo post.

Aguardamos as proximas ediçoes.

Abraços!!

#5 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 01 de March de 2008 - 11:52

Fantástico Vector! Mas pô, você vai ficar mandando em doses homeopáticas assim? Isso é crueldade com a gente cara! laugh.gif

Em tempo, não sei quais são exatamente seus planos, mas tenho aqui um catálogo do Navajo (que você provavelmente também tem), e estava pensando que seria uma boa para essa série de tópicos da Embraer. Como eu entendi pelo seu primeiro post que você vai abrir outros tópicos com outros tipos da Embraer, queria saber se você prefere que eu espere que você o faça para depois eu postar o que tenho ou se já abro um e depois você complementa com essas raridades que tem por aí.

Um abraço.

#6 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 11:54

QUOTE(FlávioBHZ @ Mar 1 2008, 11:52 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Fantástico Vector! Mas pô, você vai ficar mandando em doses homeopáticas assim? Isso é crueldade com a gente cara! laugh.gif

Em tempo, não sei quais são exatamente seus planos, mas tenho aqui um catálogo do Navajo (que você provavelmente também tem), e estava pensando que seria uma boa para essa série de tópicos da Embraer. Como eu entendi pelo seu primeiro post que você vai abrir outros tópicos com outros tipos da Embraer, queria saber se você prefere que eu espere que você o faça para depois eu postar o que tenho ou se já abro um e depois você complementa com essas raridades que tem por aí.

Um abraço.

Abre aí cara...

Sds,
Vector

#7 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,330 posts

Posted 01 de March de 2008 - 11:57

Interessante Vector...
Não sabia que o 6º ETA tinha operado o Xingu I...
Parabéns pela iniciativa.
Abração

#8 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 01 de March de 2008 - 11:57

Beleza, vou aproveitar a minha inutilidade matinal e escanear algumas coisas.

Um abraço.

#9 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 12:21

Agora vai uma raridade... (pois não é documento de marketing).

É um catálogo formado por fotos (em papel-foto), mostrando uma foto de cada Xingu (tamanho 20 x 25 cm), para documentar seus esquemas de pintura.
Não é um catálogo completo, pois possui fotos de 15 diferentes aeronaves, mas tem fotos maravilhosas...

Segue a capa e uma foto interna...

Espero que gostem...

E aqui vai a lista das aeronaves retratadas:

PT-MAH, PT-MAR, PT-MAO, PP-ZXI, PT-MAC, PT-MAQ, PT-MAN, PT-MAP, PT-MAG, VU-9 2651, PT-MAD, PP-ZCT, PT-MAJ, PP-ZCT (outro esquema de pintura) e PT-FAN

Vector

#10 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,330 posts

Posted 01 de March de 2008 - 12:46

QUOTE(Vector @ Mar 1 2008, 01:21 PM) <{POST_SNAPBACK}>
E aqui vai a lista das aeronaves retratadas:

PT-MAH, PT-MAR, PT-MAO, PP-ZXI, PT-MAC, PT-MAQ, PT-MAN, PT-MAP, PT-MAG, VU-9 2651, PT-MAD, PP-ZCT, PT-MAJ, PP-ZCT (outro esquema de pintura) e PT-FAN

Vector

wub_anim.gif wub_anim.gif yesyes.gif
Só uma? Isso é sacanagem Vector... ranting_1.gif ranting_1.gif thumbsup.gif thumbsup.gif
Coloca as outras ai... secret.gif

[OFF: Me tragam um balde... Estou babando no tópico]

Abração

Edited by Cmte. Seabra, 01 de March de 2008 - 12:47 .

#11 LuizFernandes

LuizFernandes
  • Usuários
  • 220 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:15

reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif reverencia.gif

Maaaaaaaisssss!!!!

#12 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:21

OK, OK... Desculpe-me;...

Vector

#13 LuizFernandes

LuizFernandes
  • Usuários
  • 220 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:31

Ok ok...esta ficando maizomenos...mas ainda não estou satisfeito! whistling.gif

Que arquivo é esse hein!!??

Obrigado por compartilhar.
Abraços.

#14 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:35

Aiaiaiaiaia
Eu nem vi o post carregar e já me senti no direito de responder.
Vector, isso já é sacanagem e das brabas!!!
Puts......
Ainda bem que o E120 é filho do 121....ehehehe..
Você falou do PP-ZCT. Esse , foi designado para ficar com o pessoal da Copersucar-Fittipaldi, nos anos 70, quando da feira de Le Bourget. Ele tinha uma pintura MARAVILHOSA, muito parecida com a do Formula 1. Você teria alguma foto dele colorida?
Segundo o Ricardo Divila, que era o Engenheiro da Copersucar, o Xingu cumpria muito bem a sua missão, e o esquema era benéfico, tanto à EMBRAER, quanto à Copersucar, e na comparação com aeroportos relativamente próximos, o E121 chegava apenas 8 minutos depois do que o Learjet do Niki Lauda.

Cara......aí não vai ter como contra-atacar....você apelou! vou mandar apenas tiros de festim depois dessa...

#15 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:42

QUOTE(Thiago @ Mar 1 2008, 01:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Aiaiaiaiaia
Eu nem vi o post carregar e já me senti no direito de responder.
Vector, isso já é sacanagem e das brabas!!!
Puts......
Ainda bem que o E120 é filho do 121....ehehehe..
Você falou do PP-ZCT. Esse , foi designado para ficar com o pessoal da Copersucar-Fittipaldi, nos anos 70, quando da feira de Le Bourget. Ele tinha uma pintura MARAVILHOSA, muito parecida com a do Formula 1. Você teria alguma foto dele colorida?
Segundo o Ricardo Divila, que era o Engenheiro da Copersucar, o Xingu cumpria muito bem a sua missão, e o esquema era benéfico, tanto à EMBRAER, quanto à Copersucar, e na comparação com aeroportos relativamente próximos, o E121 chegava apenas 8 minutos depois do que o Learjet do Niki Lauda.

Cara......aí não vai ter como contra-atacar....você apelou! vou mandar apenas tiros de festim depois dessa...

Bem... sinto te informar...

Mas a próxima é pra vc... Thiago.

Já que me provocou...

Sds,
Vector

#16 Victor_K2

Victor_K2
  • Desligados
  • 687 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:43

hehehe

Gostou Thiago...?

Vector

#17 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,330 posts

Posted 01 de March de 2008 - 13:59

Iteressante, o PT-MAH deve ter recebido outra matrícula após essa foto. Essa matrícula não existe na ANAC.

Vector, vc sabe algo sobre aquela história que um Xingu teria sido "quebrado" num pouso duro durante uma demonstração na França. A aeronave teria quebrado na junção asas/fuselagem e não nos trens de pouso. A Gov. frances ficou surpreso e decidiu pela compra do avião devido à sua resistência? O avião danificado voltou para o Brasil onde foi consertado e recebeu novo número de série (121011 - PT-MSA)?

Abraço

#18 LuisPh

LuisPh
  • Usuários
  • 405 posts

Posted 01 de March de 2008 - 14:04

Mto boa as fotos biggrin.gif
Qual aeronave da Embraer fez mais sucesso ?? Brasilia, Xingu, Bandeirante, Legacy, ERJ 145 ou os EJets maiores ??

#19 FlávioBHZ

FlávioBHZ
  • Membro Honorário
  • 9,311 posts

Posted 01 de March de 2008 - 14:13

Pelo amor de Deus, fico só imaginando o que deve ter nessa coleção. Aqui vai minha humilde contribuição para a série esquema de pintura com listras. smile.gif Desculpem a qualidade da foto pois foi tirada com uma câmera descartável.

Esse avião, parte da família aqui de casa, foi fabricado no início da década de 80 (se não me engano saiu da fábrica no início de 81) para o Café Campinho de Alfenas-MG. Infelizmente abandonado na Pampulha (como se pode ver pela foto) após sua apreensão pela Receita há alguns anos.

Um abraço.

#20 Ollev

Ollev
  • Usuários
  • 127 posts

Posted 01 de March de 2008 - 14:17

Vector, sem pedir, mas já pedindo, ehehe MAO e MAQ, please....

Um grande abraço!!