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EDA - Uma manobra que quase leva um.


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75 replies to this topic

#21 celegatti

celegatti
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Posted 03 de August de 2009 - 19:51

QUOTE(marcato @ Aug 3 2009, 06:32 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vc mesmo ja deu a resposta!


Não...não dei resposta alguma.....
Só expliquei meu ponto de vista.....
Não sei por que que você colocou como sendo um vídeo "sensacionalista"....
Eu não concordo com isso.....foi apenas alguém postando o vídeo de um "quase acidente com o EDA"
Em nenhum momento a pessoa que postou o vídeo ficou falando lorotas....apenas postou por achar assustador!!


E outra.....eu não quero nem saber o que foi que aconteceu....o que importa é que o fumaceiro está bem (meio borrado, mas bem) e ninguém em solo foi atingido!!

Celegatti - SBRF

Edited by celegatti, 03 de August de 2009 - 19:52 .


#22 Landing

Landing
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Posted 03 de August de 2009 - 19:55

QUOTE(Raphael Vidotto @ Aug 3 2009, 07:02 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Ê marcato, calma cara, não precisa ser tão ácido assim. Eu também estava lá e também vi e assustei com o ocorrido, como o Thiago, aqui do fórum disse, eles tem padrões de segurança para as manobras, mas mesmo assim foi de assustar bastante, estava próximo ao Edo durante o ocorrido e na hora o pessoal por lá também se calou e ficou olhando bem aflito o que acontecia com a aeronave. Não aconteceu nenhum acidente, mas que assustou quem estava assistindo, assustou. No mais, extremo profissionalismo e treinamento do pessoal do EDA. thumbsup.gif


Estou calmissimo!
Tenho a minha opinião e pronto!
Não adianta a galera se irritar por causa disso!

#23 Landing

Landing
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Posted 03 de August de 2009 - 20:01

QUOTE(llpilch @ Aug 3 2009, 07:13 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Discordo também! Não gostou? Eu também não! toco.gif toco.gif


Pelo contrario! Estou adorando!


#24 Thiago

Thiago
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Posted 03 de August de 2009 - 20:20

Comentários que MERECEM ser tecidos, em virtude do ocorrido:

-Essa manobra NÃO iria levar mais um não. A aeronave tem assento ejetável, e o avião estava dentro do envelope de ejeção. Antes que alguém me pergunte COMO eu sei que estavam em condições de ejeção, basta lembrar que o Martin Baker dos T-27 pede como referências mínimas de ejeção, velocidade acima de 60kt e altura 0.

-Essa manobra POSSUI um backup de segurança que foi utilizado.

-As manobras do Esquadrão possuem sim uma low line baixa, em virtude do treinamento que eles tem, tanto para fazê-las , quanto para agirem de modo quando algo não dá como eles esperam. Sendo assim, realmente impressiona qualquer coisa que fuja do habitual.

-É justo deixarmos claro, que, TODAS, as manobras, TODAS são exaustivamente treinadas, e TODAS possuem sim procedimentos de segurança para evitar quaisquer problemas que possam acontecer durante a execução das mesmas.

-A fumaça já está a 15 anos sem nenhum acidente fatal porque justamente estuda , pratica, treina, elabora, executa todas as manobras. A título de informação, em Dayton, o FAA exigiu um display diferente do executado normalmente, pois para eles, algumas manobras não podem ser executadas lá - Por exemplo: A curva de dorso invertida não pode ser feita lá, porque segundo os sábios yankees, o piloto não tem condições físicas de fazê-las. Mas o Sean Tucker (fã da fumaça) pode.....
Então foram pra Dayton com uma demonstração engessada, mas que ainda assim agradou por lá.

-Eu vi a manobra. Assustou? Assustou! Mas mesmo baixo, ainda exisita ALTURA disponível para recuperação, que foi o que aconteceu. Se a Fumaça voa com 100 pés de limite mínimo, na AFA, é porque sabe que 100 pés ainda são suficientes para , se algo não der certo, ainda ser a margem de segurança disponível.

-Apenas para fecharmos o assunto: Sensacionalismo é uma bactéria que existe em cada vídeo feito, cada linha escrita, e cada foto tirada. Ela só aflora se alguém nutri-la.

Abraços.


#25 celegatti

celegatti
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Posted 03 de August de 2009 - 20:35

QUOTE(Thiago @ Aug 3 2009, 08:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Comentários que MERECEM ser tecidos, em virtude do ocorrido:

-Essa manobra NÃO iria levar mais um não. A aeronave tem assento ejetável, e o avião estava dentro do envelope de ejeção. Antes que alguém me pergunte COMO eu sei que estavam em condições de ejeção, basta lembrar que o Martin Baker dos T-27 pede como referências mínimas de ejeção, velocidade acima de 60kt e altura 0.

-Essa manobra POSSUI um backup de segurança que foi utilizado.

-As manobras do Esquadrão possuem sim uma low line baixa, em virtude do treinamento que eles tem, tanto para fazê-las , quanto para agirem de modo quando algo não dá como eles esperam. Sendo assim, realmente impressiona qualquer coisa que fuja do habitual.

-É justo deixarmos claro, que, TODAS, as manobras, TODAS são exaustivamente treinadas, e TODAS possuem sim procedimentos de segurança para evitar quaisquer problemas que possam acontecer durante a execução das mesmas.

-A fumaça já está a 15 anos sem nenhum acidente fatal porque justamente estuda , pratica, treina, elabora, executa todas as manobras. A título de informação, em Dayton, o FAA exigiu um display diferente do executado normalmente, pois para eles, algumas manobras não podem ser executadas lá - Por exemplo: A curva de dorso invertida não pode ser feita lá, porque segundo os sábios yankees, o piloto não tem condições físicas de fazê-las. Mas o Sean Tucker (fã da fumaça) pode.....
Então foram pra Dayton com uma demonstração engessada, mas que ainda assim agradou por lá.

-Eu vi a manobra. Assustou? Assustou! Mas mesmo baixo, ainda exisita ALTURA disponível para recuperação, que foi o que aconteceu. Se a Fumaça voa com 100 pés de limite mínimo, na AFA, é porque sabe que 100 pés ainda são suficientes para , se algo não der certo, ainda ser a margem de segurança disponível.

-Apenas para fecharmos o assunto: Sensacionalismo é uma bactéria que existe em cada vídeo feito, cada linha escrita, e cada foto tirada. Ela só aflora se alguém nutri-la.

Abraços.



Grande Thiago....

Juro que na hora que vi esse vídeo, fiquei só esperando o que você iria falar, pois sei que o que você dissesse eu poderia confiar 100%.
Fiquei assustado sim, mas com sua explicação fiquei mais calmo.

Por essas e outras que o EDA é para mim, e muitos outros, o melhor esquadrão de demonstração aérea do mundo!!
Uma das poucas coisas que me faz ter orgulho de ser Brasileiro....poucas mesmo!!!

FUMAÇA JÁ!!!!!

Celegatti - SBRF

#26 celegatti

celegatti
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Posted 03 de August de 2009 - 20:46


Isso me lembrou uma certa apresentação do EDA aqui em REC.... finzinho da apresentação, e quando o #6 foi dar o famoso "tchau", ele inventou de dar invertido, e um pouco mais perto dos prédios do que os outros deram. Pra quem conheçe Recife, foi bem em cima do calçadão de Boa Viagem!!
E na hora tava um "ventaralho", e confesso que me deu um frio na espinha...
Logo depois, os pilotos foram para o Aeroclube de Pernambuco para um coquetel. Lá estava eu de bicão, quando escuto o #6 (que não vou dizer quem era) dizer para outro fumaceiro:

- Baralho, o vento quase me jogava no prédio!

Na hora pensei: "Sabia que tinha dado merd@!!!hehehehe

Mas com certeza, se ele fez isso, ele fez com segurança, pois como aprendi no quartel, e ele também aprendeu, "Passarinho que come pedra, sabe o "Charlie Uniform" que tem"


FUMAÇA JÁ!!!!!

Celegatti - SBRF

#27 Red Angry Bird

Red Angry Bird
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Posted 03 de August de 2009 - 20:50

Caracas, mas que deu para dar um friozinho na barriga, deu! Mesmo sabendo que não ia dar #erda no final.

Imagino que realmente todas as manobras são exaustivamente treinadas, mas pelo que vi, todas estes esquadrões de demonstrações sofreram acidentes, alguns realmente sérios como os da Frecce Tricolori (Italiana) e do Ucranian Falcons (pouco tempo atrás). Isto significa que ninguém está safo de erros.

Acho que foi um belo de um flagrante, mostrando que há sim recuperação quando muitos acham que já era (só ouvir os comentários do povo assistindo), mostrando também a perícia dos pilotos da FAB e até a capacidade do Tucaninho.

Fumaça Rulez! punk.gif

Edited by claudio_767, 03 de August de 2009 - 20:51 .


#28 Bonotto

Bonotto
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Posted 03 de August de 2009 - 20:57

QUOTE(Thiago @ Aug 3 2009, 08:20 PM) <{POST_SNAPBACK}>
-Essa manobra NÃO iria levar mais um não. A aeronave tem assento ejetável, e o avião estava dentro do envelope de ejeção. Antes que alguém me pergunte COMO eu sei que estavam em condições de ejeção, basta lembrar que o Martin Baker dos T-27 pede como referências mínimas de ejeção, velocidade acima de 60kt e altura 0.


Perfeito, so duas correções:

Eu não disse mais um, eu disse um e estava me referindo a um acidente que poderia ter também somente danos materiais. Afinal
se o piloto ejeta e o avião cai....levou um....

E não faz 15 anos que infelizmente houve o ultimo acidente fatal, teve um que colocaram um guindaste no dia da apresentação em um local
onde no dia de reconhecimento da area ele não estava....não lembro quanto tempo mas eu ja morava em Curitiba ha poucos anos e estou aqui ha 15 anos.

thumbsup.gif


#29 Ferreira_AVC

Ferreira_AVC
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Posted 03 de August de 2009 - 22:05

é realmente, foi bem "não padrão" oque aconteceu alí.... só pela reação do povo (leigo ou não) da pra ver a movimentação estranha, oque passa longe de ser sensacionalismo de quem publicou a imagem com seus comentários.
A exemplo do usuário omykron, estou prendendo a respiração até agora também.


#30 Kellet

Kellet
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Posted 03 de August de 2009 - 23:49

A finalização da manobra é IMPRESSIONANTE !!!!

O cara teve mesmo muito sangue frio, habilidade, treinamento, autoconfiança, e finalmente, sorte, pra sair desta.

Já passei por algumas situações dificeis (em outras atividades, não com avião !!!!), e, na hora não dá pra ficar muito assustado não, a gente confia na habilidade e na decisão que tomou, e vai em frente, achando que vai dar certo. E quando dá certo (UFA !), então tudo OK, nem pensa muito, prossegue normalmente com o que estava fazendo.
A perna vai tremer mesmo é depois, quando a gente para, e pensa no que quase aconteceu...

Esse piloto deve ter deixado pra ficar tenso e preocupado quando desceu do avião...e mais ainda depois que viu este video !!!!

Muitas vezes, pra quem estava assistindo (seja ou não do "ramo" ), o medo é muito maior. Quem tá lá dentro tá envolvido, concentrado em fazer de tudo pra sair limpo e na boa, logo não tem tempo pra sentir medo, naquele momento.

Mas, se por acaso tinha alguém no assento de trás, esse se cagou todo, com certeza !!!!

Quanto a mim, estou 100% com o Omykron: me avisem quando puder respirar de novo !!!!

Antonio


#31 Thiago

Thiago
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Posted 04 de August de 2009 - 00:59

QUOTE
E não faz 15 anos que infelizmente houve o ultimo acidente fatal, teve um que colocaram um guindaste no dia da apresentação em um local
onde no dia de reconhecimento da area ele não estava....não lembro quanto tempo mas eu ja morava em Curitiba ha poucos anos e estou aqui ha 15 anos.


Caro Bonotto

A última perda que tivemos no EDA, em demonstração, foi na cidade de Rio Negrinho-SC,em 1995, em que o saudoso Cap Gamba, entrou em parafuso e não saiu mais, desaparecendo atrás de alguns prédios. Até hoje, entre aqueles que faziam parte do time àquela época, não conseguem entender o porquê do Gamba não ter ejetado, e ter precipitado-se ao solo juntamente com o T-27, e também porque o Gamba sempre foi considerado muito bom aviador. São coisas que infelizmente não teremos como saber.

Abracos.

#32 PT-KTR

PT-KTR
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Posted 04 de August de 2009 - 09:31

Thiago, você que é especialista em EDA, quantas perdas fatais e perdas de aeronaves (sem vítimas) o E.D.A já teve ao longo da história?

#33 Kellet

Kellet
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Posted 04 de August de 2009 - 23:22

QUOTE(PT-KTR @ Aug 4 2009, 09:31 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Thiago, você que é especialista em EDA, quantas perdas fatais e perdas de aeronaves (sem vítimas) o E.D.A já teve ao longo da história?


Tive a mesma curiosidade e a vontade de fazer a mesma pergunta !!!
Eu, infelizmente, assisti de perto a uma das perdas fatais...

Antonio


#34 Henrick777

Henrick777
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Posted 04 de August de 2009 - 23:35

Vídeo que mostra perfeitamente o ocorrido:



Uma simples frase para traduzir isso tudo:

Uma recuperação padrão de um erro.
A manobra panqueca (Tunô com ala invertido) constitui-se de 2 fases ou seja dois giros,
e a cada vez que se mudam as posições (giro) exige-se uma ligeira puxada para efetuar o giro,
no segundo giro, percebe-se que os aviões puxaram pouco e terminaram muito baixo a manobra
fazendo com que o ala tomasse a atitude PADRÃO de sair da manobra com todo o controle, apesar que baixo.

Assustou? Sim assustou, mas tudo sob controle, saudações ao nosso Ás fumaceiro.

#35 WillianSP

WillianSP
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Posted 05 de August de 2009 - 00:46

Incrível a perícia desses caras, quando ele saiu da manobra ali me deu um arrepio danado, só uma coisa pra dizer...

Parabéns Fumaça!

Obrigado pela explicação detalhada Thiago.

#36 Omykron

Omykron
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Posted 05 de August de 2009 - 00:56

QUOTE(Henrick777 @ Aug 4 2009, 11:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vídeo que mostra perfeitamente o ocorrido:



Uma simples frase para traduzir isso tudo:

Uma recuperação padrão de um erro.
A manobra panqueca (Tunô com ala invertido) constitui-se de 2 fases ou seja dois giros,
e a cada vez que se mudam as posições (giro) exige-se uma ligeira puxada para efetuar o giro,
no segundo giro, percebe-se que os aviões puxaram pouco e terminaram muito baixo a manobra
fazendo com que o ala tomasse a atitude PADRÃO de sair da manobra com todo o controle, apesar que baixo.

Assustou? Sim assustou, mas tudo sob controle, saudações ao nosso Ás fumaceiro.

manobra padrão ou não, só sei que eu ainda não tou respirando.

#37 José C. Biason

José C. Biason
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Posted 05 de August de 2009 - 01:26

QUOTE(Omykron @ Aug 5 2009, 02:56 AM) <{POST_SNAPBACK}>
manobra padrão ou não, só sei que eu ainda não tou respirando.



Caraca, até assistir o último vídeo eu estava respirando unsure.gif


JC. Biason

#38 Bonotto

Bonotto
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Posted 05 de August de 2009 - 01:44

QUOTE(Henrick777 @ Aug 4 2009, 11:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vídeo que mostra perfeitamente o ocorrido:



Uma simples frase para traduzir isso tudo:

Uma recuperação padrão de um erro.
A manobra panqueca (Tunô com ala invertido) constitui-se de 2 fases ou seja dois giros,
e a cada vez que se mudam as posições (giro) exige-se uma ligeira puxada para efetuar o giro,
no segundo giro, percebe-se que os aviões puxaram pouco e terminaram muito baixo a manobra
fazendo com que o ala tomasse a atitude PADRÃO de sair da manobra com todo o controle, apesar que baixo.

Assustou? Sim assustou, mas tudo sob controle, saudações ao nosso Ás fumaceiro.



Tudo certo ! se baixasse mais ums tres a quatro metros seria mal....mas o que é 3 autaro metros ? nadica ! unsure.gif todos estão acostumados
a isto....
Se esta e a relidade do EDa, oK mas não a realidade que observamos em shows aereos, graças a deus que foi uma....fina !

Alguem ja foi desinfetar o cockpit do tucano ? hehehehehe

#39 Henrick777

Henrick777
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Posted 05 de August de 2009 - 07:34

QUOTE(Bonotto @ Aug 5 2009, 01:44 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Tudo certo ! se baixasse mais ums tres a quatro metros seria mal....mas o que é 3 autaro metros ? nadica ! unsure.gif todos estão acostumados
a isto....
Se esta e a relidade do EDa, oK mas não a realidade que observamos em shows aereos, graças a deus que foi uma....fina !



He he he nadaaa certo Bonotto, a manobra saiu ERRADA como disse!
Eu assim como muitos CR ja assitiram inumeras vezes a demo da Fumaça e sabe que isso não acontece
o T-27 não passa tão proximo do chão assim nem nos rasantes mais punk.gif do #7!

Na Esquadrilha Oi já se ocorreram falhas assim, que se notar nem sempre são falhas humanas e sim correções,
um vento de través forte, algo assim. E a regra é essa, qualquer situação que ofereça perigo existe um escape, por exemplo em loopings e tunôs barril da Oi se acaso um dos alas perde referencia do líder é obrigatório abandonar a formação, ala direito abandona pela direita e ala esquerdo no caso pela esquerda, afim de evitar uma colisão.

O ocorrido no Domingo Aéreo AFA 2009 com a Fumaça pode ser baseado nisso.
A manobra terminou muito baixo, (ou o ala perdeu referencia com o líder e ao invez de continuar no dorso até uma altura rasoavel para voltar a posição normal e resolveu girar ao contrário afastando-se do líder... ou ele perdeu noção do lider ao perceber a distancia consideravelmente baixa poke.gif e ao invez de fazer um giro reto e nívelado (Tunô) fez um giro aberto praticamente um mergulho (Tunô barril)

Mas realmente todos têm motivos para dizer que era um acidente eminente! Eu mesmo já estava esperando o bola de fogo e fumaça cobri os céus da AFA de onde eu estava o Bandeirantes do EDO (PT-EDO) e o R99 da FAB estavam justamente a frente do ocorrido...

mais uma vez saudações ao Ás Fumaceiro!

QUOTE(Bonotto @ Aug 5 2009, 01:44 AM) <{POST_SNAPBACK}>
Alguem ja foi desinfetar o cockpit do tucano ? hehehehehe


hypocrite.gif

#40 Varig_777

Varig_777

    Varig_777

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Posted 05 de August de 2009 - 08:42

QUOTE(Henrick777 @ Aug 4 2009, 11:35 PM) <{POST_SNAPBACK}>
Vídeo que mostra perfeitamente o ocorrido:


Depois desse sim eu parei de respirar...dá pra ver bem melhor que o primeiro...carambaaa! Pra não dizer palavra de baixo nivel!