Jump to content


Photo

Apresentação 2011 Esquadrilha da Fumaça


This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
58 replies to this topic

#21 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 09 de May de 2011 - 08:47

Meus prezados:
Após 15 anos, Esquadrilha da Fumaça volta a Dourados

Posted Image

A Esquadrilha da Fumaça, depois de 15 anos, volta a fazer acrobacias no céu de Dourados. O esquadrão da FAB (Força Aérea Brasileira) esteve na cidade em 1996 e deveria fazer nova apresentação em maio de 2008. No entanto, a chuva prejudicou a festa, que seria em homenagem ao Dia do Trabalhador e os voos foram cancelados.

Agora a Esquadrilha vem à cidade para participar da homenagem às mães, neste domingo (8 de maio), no Aeroporto Municipal Francisco de Mattos Pereira. O evento está sendo organizado pela Prefeitura de Dourados. Pilotos da equipe já estiveram vistoriando o local e consideraram a estrutura do aeroporto favorável às apresentações da Esquadrilha.

Conforme um dos responsáveis pela avaliação dos locais de apresentação, o capitão Murillo Boery, oito aeronaves deverão fazer acrobacias em Dourados. O show tem duração de 40 minutos, com pelo menos 22 sequências de manobras em equipe e 55 individuais.
No caso da apresentação em Dourados, considerada como circuito breve, 16 militares devem participar, sendo oito pilotos oficiais e oito mecânicos. Um dos pilotos não participa da demonstração, já que é o responsável pela locução, junto com um mecânico.

A apresentação da Esquadrilha será às 16h, mas a homenagem às mães começa às 8h com diversas atrações para o público, incluindo shows artísticos, aeromodelismo, paraquedismo, voos panorâmicos, exposição de aeronaves, parque infantil, além da praça de alimentação que será montada no aeroporto.
Entre os shows estão confirmadas as participações do cantor Peu e das bandas Carbono 144, Butekos e Ritmos Bends, contempladas neste ano com recursos do FIP (Fundo de Investimentos à Produção Artística e Cultural).

Para facilitar o acesso do público ao aeroporto, a prefeitura e a empresa de transporte coletivo estão organizando um itinerário especial, com ônibus destinados a levar os moradores exclusivamente para o evento.
A esquadrilha
Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do EDA (Esquadrão de Demonstração Aérea), um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira que faz demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo. Tem como finalidade aproximar os meios aeronáuticos civil e militar, contribuir para a maior integração entre a Aeronáutica e as demais Forças Armadas e marcar a presença da FAB em eventos no Brasil e no exterior.

A Esquadrilha originou-se pela iniciativa de instrutores de voo da antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio. Em suas horas de folga, os pilotos treinavam acrobacias em grupo, com o intuito de incentivar os cadetes a confiarem em suas aptidões e na segurança das aeronaves utilizadas na instrução.
Em 14 de maio de 1952, uma comitiva estrangeira em visita à Escola pôde apreciar a primeira demonstração oficial do grupo. Após algumas apresentações, percebeu-se a necessidade de proporcionar ao público uma melhor visualização das manobras executadas. Com isso, em 1953, acrescentou-se na aeronave utilizada à época um tanque de óleo exclusivo para a produção de fumaça.
Atualmente, o EDA está sediado na Academia da Força Aérea, na cidade paulista de Pirassununga
fonte: MS NOTÍCIAS, via CECOMSAER 8 maio 2011

#22 ney dourados

ney dourados
  • Usuários
  • 1,575 posts

Posted 09 de May de 2011 - 10:26

Bom eu fui, muito legal o tempo ajudou um domingo maravilhoso.

Edited by jambock, 17 de August de 2011 - 22:46 .


#23 T-6D

T-6D
  • Usuários
  • 2,470 posts

Posted 14 de May de 2011 - 11:25

Esquadrilha da Fumaça fará demonstração na Academia da Força Aérea dia 14 de maio

Sex, 29 de Abril de 2011 14:39
14 de maio de 1952. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), carinhosamente conhecido como Esquadrilha da Fumaça, realiza sua primeira exibição oficial na antiga Escola de Aeronáutica, sediada na cidade do Rio de Janeiro. Era o início da saga de pilotos e mecânicos que, com a energia apaixonada daqueles que entregam corações e mentes à realização de um ideal, empolgam multidões, deixando, no dissipar da fumaça de seus aviões, a imagem de uma Força Aérea formada por profissionais altamente motivados, eficientes e, ao mesmo tempo, humanos e capazes de conduzir suas máquinas de guerra com maestria e segurança. Atualmente sediado na Academia da Força Aérea, em Pirassununga/SP, o Esquadrão tem atingido uma média de 100 demonstrações anuais, das quais diversas alcançam populações dos mais distantes pontos do território nacional e até do exterior.

Desde a década de 50 até os dias atuais, diversas foram as transformações que esta, mundialmente reconhecida, Unidade da Força Aérea Brasileira sofreu. Da mudança de cidade à escolha de novos vetores que estivessem em consonância com a evolução da aviação, a Esquadrilha tem, hoje, muitos motivos para comemorar.



Para celebrar, a Esquadrilha fará uma demonstração, na AFA, a partir das 16h30.

Convidamos todas as pessoas de Pirassununga e região para participar desta festa.
Posted Image

#24 Toga_NG

Toga_NG
  • Usuários
  • 3,146 posts

Posted 14 de May de 2011 - 11:43

22 MAI - Monte Alto- SP


Faz no mínimo 15 anos que a cidade não vê o EDA fazer uma apresentação.
Essa vai juntar gente para pênis.

#25 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 20 de May de 2011 - 12:48

Agenda de JUNHO

05 JUN - Carneirinho/MG
11 JUN - Pirassununga/SP
13 JUN - Paraibuna/SP
18 JUN - São Manuel/SP
19 JUN - Barrinha/SP
23 JUN - Nhandeara/SP
24 JUN - Itaperuna/RJ
25 JUN - Vitória/ES
26 JUN - Linhares/ES
27 JUN - Mirassol/SP

A grande maioria das demonstrações ocorre entre as 15 e 16 h, pois não há o horário descrito na agenda.
EDA está hoje em Santa Maria-RS e vai fazer uma escala em Curitiba, provavelmente Bacacheri.
O C-95 da AFA que apoiou o Esquadrão na viagem ao Uruguai, volta hoje para SBYS.


Lear60, o EDA volta do RS no domingo mesmo, direto Pira, chega as 11 da manhã e decola às 15 pra demo em high mount. Vai ser cansativo...hehe.

Abras e Fumaça, JÁ!

#26 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 01 de June de 2011 - 13:53

Meus prezados:
Esquadrilha da Fumaça fará apresentação em Cordeirópolis
Posted Image

A Prefeitura de Cordeirópolis definiu nesta semana, os últimos detalhes, com oficiais da Academia da Força Aérea (FAB) para apresentação da Esquadrilha da Fumaça durante as comemorações de aniversário da cidade.

Representantes da FAB estiveram na prefeitura para apresentar as condições e fazer os acertos finais para exibição que já está marcada para o próximo dia 12 junho. A assinatura do termo de compromisso foi feita no gabinete pelo prefeito Carlos Cezar Tamiazo que estava acompanhado do vice Amarildo Zorzo e o secretário de Cultura Nivaldo Menezes.

A expectativa dos organizadores é que o evento atraia cerca de 10 mil pessoas. As atividades no local devem começar às 13h e a apresentação da esquadrilha está marcada para as 16h. Na cidade haverá um ônibus que irá circular pelos bairros nos pontos já existentes para fazer o transporte gratuito a partir das 12h30. A exibição será no Autódromo Valdemar Fragnani, que fica na Estrada do Barro Preto. A última apresentação realizada na cidade foi em 1994.
Apresentação
O show terá duração de 40 minutos, com pelo menos 22 sequências de manobras em equipe e 55 individuais. As manobras mais recentes foram incluídas em junho de 2008, em comemoração aos 56 anos da Esquadrilha da Fumaça, permanecendo até os dias atuais.

A Esquadrilha da Fumaça é formada por treze pilotos, que se revezam em sete posições de vôo a cada demonstração. Toda apresentação conta com 7 aeronaves. Quando não há aeronave de apoio, ou seja, em circuitos breves, a equipe se desloca normalmente com 16 militares, sendo 8 pilotos (oficiais) e 8 mecânicos (suboficiais e sargentos). Apenas um dos pilotos não participa da demonstração, pois fica responsável pela locução, juntamente com um auxiliar (mecânico).
fonte: Site Canal Rio Claro, via CECOMSAER 1º/06/2011

#27 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 05 de June de 2011 - 17:26

Agenda de JUNHO

19 JUN - Barrinha/SP

Estou pensando em levar meu pai para ver, já que em Março não consegui levá-lo, por motivos profissionais.

Alguém de SJP topa rachar a gasosa? meu japonês é bem econômico :lala:

Se alguém estiver disposto me avisa, Barrinha fica a 01:30h de carro de Rio Preto, próximo a Jaboticabal.

Abraços

DEL

#28 velhinhoam

velhinhoam
  • Usuários
  • 351 posts

Posted 14 de June de 2011 - 08:41

Comandantes,

por volta das 08:15h descia a Almirante Barroso em direção ao entroncamento
e avistei um monomotor manobrando num padrão diferente de quando vem para pouso no
aeroclube e ao me aproximar da Av. Júlio César - Rua do aeroporto, tive a grata
surpresa de ver um fumaceiro sobrevoando a região da Almirante Barroso indo na direção
1º de dezembro/Centro.
procurei aqui mas não achei nada sobre apresentação na nossa região.
estarão de passagem?
não pude ir ao Aeroporto verificar.
sds,

#29 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 14 de June de 2011 - 19:25

Velhinhoam

Seguinte

Pintou uma demonstração de ultimíssima hora do EDA aí em BE, para quinta feira.
Não sei o horário, mas é relativo a algo de um grande evento realizado em Belém.
O avião que vistes, é o Fumaça #6, Cap Escobar, que já foi fazer o que chamamos de "prec", que é a missão precursora que verifica as condições que o EDA solicita, antes de qualquer demonstração (bombeiros, ambulância, sistema de som, etc).

O EDA com 7 aeronaves decola amanhã fazendo SBYS-SBBR-SBPJ-SBBE, estimando BE às 16h...por aí.
Demonstram na quinta, e na sexta voltam para pira, fazendo o trajeto reverso.

Portanto, atento à quinta feira para tirarem boas fotos da Fumaça aí!

Um abraço.

Fumaça,JÁ!

#30 Thiago Zschornack

Thiago Zschornack
  • Usuários
  • 925 posts

Posted 26 de June de 2011 - 21:10

Velhinhoam

Seguinte

Pintou uma demonstração de ultimíssima hora do EDA aí em BE, para quinta feira.
Não sei o horário, mas é relativo a algo de um grande evento realizado em Belém.
O avião que vistes, é o Fumaça #6, Cap Escobar, que já foi fazer o que chamamos de "prec", que é a missão precursora que verifica as condições que o EDA solicita, antes de qualquer demonstração (bombeiros, ambulância, sistema de som, etc).

O EDA com 7 aeronaves decola amanhã fazendo SBYS-SBBR-SBPJ-SBBE, estimando BE às 16h...por aí.
Demonstram na quinta, e na sexta voltam para pira, fazendo o trajeto reverso.

Portanto, atento à quinta feira para tirarem boas fotos da Fumaça aí!

Um abraço.

Fumaça,JÁ!



Pelas datas, acredito que foi o centenário das assembléias de Deus. Não reparei muito nos céus daqui nessas últimas semanas.

Desculpem pela informação atrasada. Só para esclarecer mesmo...

#31 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 27 de June de 2011 - 00:13

Meus prezados:
Trailer do DVD da Esquadrilha da Fumaça, a ser lançado em breve:
http://www.youtube.com/watch?v=N-xNx8EAvxI&feature=player_embedded

#32 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 03 de July de 2011 - 14:39

Pelas datas, acredito que foi o centenário das assembléias de Deus. Não reparei muito nos céus daqui nessas últimas semanas.
Desculpem pela informação atrasada. Só para esclarecer mesmo


Xará

Foi isso mesmo. Acionaram de última hora, do nada.
E provavelmente haverá América Central ainda este ano, e outros países da Sulamérica.

Abraços.

#33 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 31 de July de 2011 - 19:47

Novas do EDA , galera.

EDA ESCOLHE NOVOS INTEGRANTES

Após uma semana de muita expectativa e ansiedade para os candidatos que almejavam ingressar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), finalmente, no dia 26 de julho, foram divulgados os nomes dos três novos pilotos e de seis novos anjos da guarda.

Com muita emoção, os aviadores receberam a notícia de maneira surpreendente, sendo tudo registrado por uma equipe da EPTV, afiliada à Rede Globo na região, e que está colhendo imagens para a produção de um documentário sobre os sessenta anos da Esquadrilha da Fumaça.

O primeiro a ser surpreendido foi o novo número 2, o 1º Tenente Aviador Eduardo Maia Arantes que, durante um voo de rotina na Academia da Força Aérea (AFA), foi interceptado por três aviões da Fumaça e, através da fonia, o oficial de operações da Esquadrilha, Major Alexandre, que pilotava um dos Tucanos, comunicou o ingresso: “O povo brasileiro confia na representação feita pela Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e do próprio Brasil no exterior. E nós, Família Fumaceira, confiamos em você como o mais novo piloto do EDA. Parabéns e seja muito bem-vindo, Fumaceiro!”

No mesmo momento, na torre de controle da AFA, estava a equipe da EPTV que simulava uma entrevista com o 1º Ten Av Marcos Mendes Conrado Veiga no momento que, por meio da fonia da torre, além de ouvir o anúncio de seu colega, foi surpreendido ao ouvir também seu nome como novo integrante.

Por fim, o Capitão Aviador João Igor Silva Pivovar, enquanto cumprimentava os novos fumaceiros, foi surpreendido pelo cinegrafista e pela repórter que, entre algumas perguntas, questionou como se sentia em ser o terceiro escolhido para ingressar na Fumaça.

"Uma grande surpresa, recebida com muita alegria!! Ser escolhido para integrar o time da Esquadrilha da Fumaça representa para mim uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade de bem representar a Força Aérea Brasileira!!" – comentou, emocionado, o novo número 5.

Um a um, os novos anjos da guarda também receberam a notícia com muita alegria. São eles: Suboficial Carlos Maurício Ribeiro de Souza, especialista em equipamento de voo; 3º Sargento Rafael Rodrigues dos Santos, especialista em Eletrônica; 3º Sargento Anderson Luis Trapani, especialista em manutenção de aeronaves; a 3º Sargento Flavia Lázaro Rochetti, especialista em serviços administrativos; o Cabo Adriano Geraldo Ferreira Martins, especialista em serviços administrativos; e o Cabo Valdir de Paula, especialista em manutenção de aeronaves.

Após todos os nomes divulgados, os novos fumaceiros receberam os cumprimentos de toda a equipe, dos colegas da AFA e familiares.

A partir do mês de agosto, os novos pilotos iniciarão o treinamento em suas posições de voo que conta com cerca de 72 missões.


Agenda de AGOSTO

04 AGO - 15:30 - Cáceres MT
05 AGO - 16:00 - Vilhena RO
06 AGO - 11:00 - Pimenta Bueno RO
07 AGO - 16:00 - Pirassununga SP ( Domingo Aéreo )
08 AGO - 16:00 - Votuporanga SP
11 AGO - 15:30 - Tatui SP
13 AGO - 16:00 - Araras SP
14 AGO - 14:00 - São Carlos SP
15 AGO - 15:30 - Jaú SP
20 AGO - 15:30 - Mineiros do Tietê SP
21 AGO - 16:00 - Campo Grande MS
22 AGO - 16:00 - Araraquara SP
27 AGO - 15:00 - Maripá PR
28 AGO - 16:00 - Americana SP
30 AGO - 15:30 - Nepomuceno MG

Agenda de SETEMBRO

03 SET - Aparecida de Goiania GO
04 SET - Anápolis GO
07 SET - Brasília DF
08 SET - Guimarânia MG
09 SET - Brasópolis MG
10 SET - Itaú de Minas MG
11 SET - Nuporanga SP
16 SET - Guaranesia MG
18 SET - Guariba SP ( Pessoal de RAO, fiquem atentos....)
20 SET - Ipaussu SP
24 SET - Brasilia DF
25 SET - Lagoa Santa MG ( essa eu to considerando seriamente em ir.....)


Pra concluir, na terça agora, a Fumaça vai aparecer no programa do Jô, na Globo. Vão, o Ten-Cel Esteves. Maj Alexandre e a Ten Josiane. Fiquem atentos.....hehe.

Um abra e Fumaça, JÁ!

#34 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 01 de August de 2011 - 01:07

Novas do EDA , galera.

EDA ESCOLHE NOVOS INTEGRANTES

Amigos do Aviação Militar,

Receber a notícia do Conrado na Fumaça foi algo que me encheu de alegria. Durante o almoço na BACG, no referido dia, um amigo de turma me falou: "Daniel, tá sabendo? O COD foi pra fumaça!" E eu espantado e já tomado de felicidade: "Sério? O COD!!! Vou ligar pra ele". Putz, eu fui totalmente inconveniente :anta: , o celular do cara não parava de receber ligação e eu tentando falar com ele, aí ele me mandou um SMS dizendo: já te ligo. Mas tarde recebi a ligação dele, feliz como uma criança pequena que recebe um presente surpresa de seus pais.

Para minha alegria ser completa e para alegria do "Quinze" também (já que o mesmo servira por aqui no passado), no dia seguinte já no final da tarde recebo a notícia que o COD acabara de pousar de T-27, em missão de Navegação com cadete. Corri para o pátio e pude encontrá-lo e cumprimentá-lo pessoalmente. Como foi gratificante ver que após tantas tentativas um amigo seu, que muito merece, alcança uma conquista como essa.

O Conrado foi um instrutor que marcou por demais a minha turma, voou com a gente no T-25 e no T-27. Comigo apenas no T-27: MAC-01, MAC-08, VI-03, VI-08, FR2-10 (1° solo de Formatura 2 aviões no Tucano), de n°3 na minha FR4-1 onde eu era o n°2 e por fim, me "dando ficha" na minha última instrução na AFA, FR4-4, onde eu estava solo no n°4 e ele novamente no n°3. Ele, juntamente com o Boery (já na fumaça) e outro instrutor, foram as grandes pessoas que propiciaram a Esquadrilha Castor de 2009, momentos de muita alegria, ajudando e cooperando na formação de todos nós, não ensinando apenas como voar, mas também como ser profissional, como ser Oficial, como ser Militar e especialmente, como ser uma pessoa de CARÁTER.

Conrado, você merece, uma pessoa humilde e extremamente profissional como você não poderia ficar de fora desse time. Que Deus te conduza nessa nova fase, e que seus sonhos continuem a se tornarem realidade. São os votos de seu amigo Daniel, que com muita gratidão lhe presta essa homenagem. Isto ainda é pouco se comparado a toda ajuda que você me deu em 2009.

Muito Sucesso, especial abraço, a gente se cruza nas Aerovias da vida!!!!

:fui:
:salute:

Daniel Jorge

#35 Vinicius Gigante

Vinicius Gigante
  • Usuários
  • 467 posts

Posted 01 de August de 2011 - 01:27

Esta apresentação no dia 04/07 em Anápolis é dos portões abertos? E a do dia 24/07 em Brasília é do sábado aéreo? Vlw!

#36 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 01 de August de 2011 - 03:04

Ô DEL...

Só traduz pra galera aí os termos...hehehe...

MAC - Manobras Acrobáticas
VI - Voo por instrumentos
FR2 - Formatura em 2 aviões (elemento)
FR4 - Formatura em 4 aviões ( dois elementos)

De fato, o conrado é gente boa! Merece.

Abras!

#37 DEL

DEL
  • Moderador
  • 1,538 posts

Posted 01 de August de 2011 - 09:48

Ô DEL...

Só traduz pra galera aí os termos...hehehe...

MAC - Manobras Acrobáticas
VI - Voo por instrumentos
FR2 - Formatura em 2 aviões (elemento)
FR4 - Formatura em 4 aviões ( dois elementos)

De fato, o conrado é gente boa! Merece.

Abras!

Não precisa, vocês já sabem todos :P Brincadeiras, mas é isso mesmo que você postou, apenas uma retificação: Formatura 4 aviões, de acordo com a doutrina da caça e também da instrução aérea na AFA que é baseada nesta, configura uma Esquadrilha, que pode ser dividida em 2 elementos no "Ataque 2" e nas situações anormais e de emergência, tanto é que nesses últimos casos, se necessário for, o n°3 pode liderar o n°2, vou dar um exemplo prático:

A Esquadrilha no regresso entra na Inicial (para pilofe), realiza a dispersão com o break, o Líder pousa, o n°2 toma uma rajada de vento (ou por qualquer outro motivo) e arremete, aí o n°3 obrigatoriamente arremete, e o n°4 pousa normal. Na perna do vento o n°3 vai comandar a reunião do n°2 e o novo "elemento" fará novo circuito de tráfego. Por isso não podemos falar que se trata de 2 elementos, visto que se assim fosse o n°3 não poderia liderar o n°2. Mas isso é "bitolagem" demais e apenas um exemplo que eu, particularmente, nunca vi acontecer mas que era sempre tratado em briefing.

Abraços

DEL

#38 MLN-SJP

MLN-SJP
  • Moderador
  • 4,262 posts

Posted 01 de August de 2011 - 10:36

Novas do EDA , galera.

EDA ESCOLHE NOVOS INTEGRANTES

Após uma semana de muita expectativa e ansiedade para os candidatos que almejavam ingressar no Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), finalmente, no dia 26 de julho, foram divulgados os nomes dos três novos pilotos e de seis novos anjos da guarda.

Com muita emoção, os aviadores receberam a notícia de maneira surpreendente, sendo tudo registrado por uma equipe da EPTV, afiliada à Rede Globo na região, e que está colhendo imagens para a produção de um documentário sobre os sessenta anos da Esquadrilha da Fumaça.

O primeiro a ser surpreendido foi o novo número 2, o 1º Tenente Aviador Eduardo Maia Arantes que, durante um voo de rotina na Academia da Força Aérea (AFA), foi interceptado por três aviões da Fumaça e, através da fonia, o oficial de operações da Esquadrilha, Major Alexandre, que pilotava um dos Tucanos, comunicou o ingresso: “O povo brasileiro confia na representação feita pela Esquadrilha da Fumaça da Força Aérea Brasileira e do próprio Brasil no exterior. E nós, Família Fumaceira, confiamos em você como o mais novo piloto do EDA. Parabéns e seja muito bem-vindo, Fumaceiro!”

No mesmo momento, na torre de controle da AFA, estava a equipe da EPTV que simulava uma entrevista com o 1º Ten Av Marcos Mendes Conrado Veiga no momento que, por meio da fonia da torre, além de ouvir o anúncio de seu colega, foi surpreendido ao ouvir também seu nome como novo integrante.

Por fim, o Capitão Aviador João Igor Silva Pivovar, enquanto cumprimentava os novos fumaceiros, foi surpreendido pelo cinegrafista e pela repórter que, entre algumas perguntas, questionou como se sentia em ser o terceiro escolhido para ingressar na Fumaça.

"Uma grande surpresa, recebida com muita alegria!! Ser escolhido para integrar o time da Esquadrilha da Fumaça representa para mim uma grande honra e, ao mesmo tempo, uma grande responsabilidade de bem representar a Força Aérea Brasileira!!" – comentou, emocionado, o novo número 5.

Um a um, os novos anjos da guarda também receberam a notícia com muita alegria. São eles: Suboficial Carlos Maurício Ribeiro de Souza, especialista em equipamento de voo; 3º Sargento Rafael Rodrigues dos Santos, especialista em Eletrônica; 3º Sargento Anderson Luis Trapani, especialista em manutenção de aeronaves; a 3º Sargento Flavia Lázaro Rochetti, especialista em serviços administrativos; o Cabo Adriano Geraldo Ferreira Martins, especialista em serviços administrativos; e o Cabo Valdir de Paula, especialista em manutenção de aeronaves.

Após todos os nomes divulgados, os novos fumaceiros receberam os cumprimentos de toda a equipe, dos colegas da AFA e familiares.

A partir do mês de agosto, os novos pilotos iniciarão o treinamento em suas posições de voo que conta com cerca de 72 missões.


Agenda de AGOSTO

04 AGO - 15:30 - Cáceres MT
05 AGO - 16:00 - Vilhena RO
06 AGO - 11:00 - Pimenta Bueno RO
07 AGO - 16:00 - Pirassununga SP ( Domingo Aéreo )
08 AGO - 16:00 - Votuporanga SP
11 AGO - 15:30 - Tatui SP
13 AGO - 16:00 - Araras SP
14 AGO - 14:00 - São Carlos SP
15 AGO - 15:30 - Jaú SP
20 AGO - 15:30 - Mineiros do Tietê SP
21 AGO - 16:00 - Campo Grande MS
22 AGO - 16:00 - Araraquara SP
27 AGO - 15:00 - Maripá PR
28 AGO - 16:00 - Americana SP
30 AGO - 15:30 - Nepomuceno MG

Agenda de SETEMBRO

03 SET - Aparecida de Goiania GO
04 SET - Anápolis GO
07 SET - Brasília DF
08 SET - Guimarânia MG
09 SET - Brasópolis MG
10 SET - Itaú de Minas MG
11 SET - Nuporanga SP
16 SET - Guaranesia MG
18 SET - Guariba SP ( Pessoal de RAO, fiquem atentos....)
20 SET - Ipaussu SP
24 SET - Brasilia DF
25 SET - Lagoa Santa MG ( essa eu to considerando seriamente em ir.....)


Pra concluir, na terça agora, a Fumaça vai aparecer no programa do Jô, na Globo. Vão, o Ten-Cel Esteves. Maj Alexandre e a Ten Josiane. Fiquem atentos.....hehe.

Um abra e Fumaça, JÁ!


Muito legal a forma de apresentação e o papel da EPTV nesta etapa..Parabens a FAB e a EDA e aos novos fumaceiros..

MLN

#39 Thiago

Thiago
  • Usuários
  • 5,907 posts

Posted 05 de August de 2011 - 21:38

PILOTOS DO EDA NO PROGRAMA DO JÔ

Como já tínhamos divulgado, dia 02 de agosto, estivemos presentes na gravação do Programa do Jô, no estúdio da Rede Globo, em São Paulo/SP. A exibição será dia 05 de agosto, após o Jornal da Globo.

O Major Av Alexandre e o Capitão Av Escobar foram os entrevistados numa conversa bastante descontraída, que abordou diversos temas sobre a Esquadrilha da Fumaça e a Força Aérea Brasileira (FAB).

No auditório, além de convidados dos demais entrevistados, estavam presentes o Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (Cecomsaer); o Coronel Av Henry Munhoz, Assessor de Imprensa da FAB; o Tenente Coronel Av Wagner de Almeida Esteves, nosso Comandante; a Capitão Médica Cristiane Ribeiro, médica da Academia da Força Aérea e esposa do Maj Av Alexandre, e mais 45 integrantes da Esquadrilha, entre pilotos, Anjos da Guarda e Soldados.

A chegada dos Tucanos com os entrevistados, no aeroporto de Congonhas, foi registrada pelo programa que exibiu as imagens durante a entrevista. Foi apresentado, também, um videoclipe da Fumaça, até então inédito, e os aviadores puderam comentar sobre as acrobacias executadas.

Entre comentários que ressaltavam a capacidade, o alto grau de treinamento de nossos pilotos e o apreço do apresentador pela Esquadrilha, a entrevista foi uma boa oportunidade para mostrar um pouco mais do trabalho da equipe, divulgar nossa Força Aérea e a forma de ingresso para se tornar um oficial aviador

Jô Soares foi presenteado com um DVD do documentário “Asas e Coração” e uma maquete do T-27 que deixou o apresentador bastante contente, pois além de deixá-la em sua mesa durante todo programa, por várias vezes fazia um comentário bem-humorado: “Hoje a noite vou brincar com meu aviãozinho novo!”.

O Programa do Jô é exibido pela Rede Globo e Rádio CBN, por volta da meia-noite, após o Jornal da Globo.



Comentário pessoal: Ontem à tarde, conversando com o Escobar, ele me disse que a entrevista foi legal e tudo, mas o jô ficou insistindo em falar umas coisas meio fora do foco (que era a fumaça), tais como a história do AF447, e etc....falou também aquela cascata dele que tinha um tio que foi da fumaça ( fato que, sinceramente desconheço), entre outras coisas. Mas houve a veiculação de alguns trechos do DVD e tal, o que ajuda e muito na divulgação da atividade do Esquadrão.

Vamos ver hoje o Jô Suadoooo! UOU!

#40 jambock

jambock
  • Membro Honorário
  • 26,509 posts

Posted 17 de August de 2011 - 09:12

Meus prezados:

Show de acrobacias na terra do aviador

Em dia de festa, aviões da Esquadrilha da Fumaça marcam o aniversário de Jaú

Cerca de 18 mil pessoas, conforme estimativa da Polícia Militar de Jaú, estiveram ontem no Lago do Silvério para assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Durante 40 minutos, os olhos do público ficaram atentos ao céu para acompanhar 20 sequências com mais de 50 acrobacias.

Na terra natal do aviador João Ribeiro de Barros, sete aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) deram um show de habilidade e perícia, em comemoração ao aniversário de 158 anos de Jaú. O público vibrava a cada diferente tipo de "looping" que os pilotos faziam.

A manicure Vivian Leandrin, 30, levou a filha Rafaela, de 6 anos que estava com o pé quebrado, além dos dois sobrinhos, para assistir as apresentações. “Estacionamos o carro bem longe, pois não tinha vaga perto. Então precisamos carregá-la no colo até aqui. Mas vale a pena, ela nunca assistiu e estámuito ansiosa para ver os aviões”, declarou Vivian.

Os adolescentes Natália Alves, 15, e Luiz Neto, 14, só tinham elogios para a Esquadrilha da Fumaça, ao final da apresentação. “Já os vi se apresentando várias vezes, mas sempre é uma emoção diferente”, diz Luiz.
Entre as muitas manobras realizadas pela Esquadrilha, a preferida de Natália é a chamada “looping e break”, quando os sete aviões descem lado a lado, em alta velocidade, e depois se separam, cada um tomando uma direção diferente.
fonte: Cristiane Hortencia - Agência BOM DIA para Diário de São Paulo, via CECOMSAER 17 ago 2011