Jump to content

Photo

Duvidas CCF

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
77 replies to this topic

#21 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 20 de June de 2011 - 15:38

Mais duvidas...

Meu CCF venceu dia 01/06/2011, portanto quero saber, se for no HASP:
Até quando posso revalidar.
Ainda não tirei minha carteira então terei que fazer todos os exames novamente?
Qual o valor?

Obrigado desde já!

Saudações!

Henrique, se não me engano ao tentar revalidar sem CHT deverá ser feita inspeção inicial novamente.

Você pode ficar até 5 anos sem revalidar, após isso tem que fazer outro inicial.

Abraços

#22 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 285 posts

Posted 17 de July de 2011 - 12:29

Essa semana fui pro CEMAL fazer minha inspeção. Levei a carta do curso para poder tirar direto o de 1ª classe, pois tava com receio da ANAC analisar minha documentação (horas de voo da AFA) e ainda esse ano eu ter que tirar o de 1ª classe pra começar o curso de PC. Infelizmente não deu, primeiro falaram que eu tinha que comprovar essa horas voadas, então fui no carro e busquei minhas certidões, aí o outro militar que me atendeu me falou que somente apresentando a carteira de PP. Eu não quis criar caso e então perguntei se poderia fazer o de 2ª classe mesmo, ele falou que sim. Acho que acabou sendo melhor assim, pq depois do teste psicotécnico, no papo com o psiquiatra, ele (muito gente boa) falou pra eu melhorar o teste de concentração, pois caso contrário posso ter problemas pra tirar o PC. Falei com ele que tinha dormido pouco e pegado estrada pra chegar até lá, e ele falou que isso com certeza influenciou no teste, dizendo pra na próxima eu ficar no hotel de trânsito pra fazer o exame bem relaxado. Pelo menos consegui o de 2ª classe e mandei a papelada completa pra ANAC. Agora é só aguardar!!

#23 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 17 de July de 2011 - 13:43

Essa semana fui pro CEMAL fazer minha inspeção. Levei a carta do curso para poder tirar direto o de 1ª classe, pois tava com receio da ANAC analisar minha documentação (horas de voo da AFA) e ainda esse ano eu ter que tirar o de 1ª classe pra começar o curso de PC. Infelizmente não deu, primeiro falaram que eu tinha que comprovar essa horas voadas, então fui no carro e busquei minhas certidões, aí o outro militar que me atendeu me falou que somente apresentando a carteira de PP. Eu não quis criar caso e então perguntei se poderia fazer o de 2ª classe mesmo, ele falou que sim. Acho que acabou sendo melhor assim, pq depois do teste psicotécnico, no papo com o psiquiatra, ele (muito gente boa) falou pra eu melhorar o teste de concentração, pois caso contrário posso ter problemas pra tirar o PC. Falei com ele que tinha dormido pouco e pegado estrada pra chegar até lá, e ele falou que isso com certeza influenciou no teste, dizendo pra na próxima eu ficar no hotel de trânsito pra fazer o exame bem relaxado. Pelo menos consegui o de 2ª classe e mandei a papelada completa pra ANAC. Agora é só aguardar!!

Putz, cada um diz uma coisa, um colega que ainda nem voava fez direto o de 1a classe também no CEMAL, ele levou 2 cartas, uma pedindo CCF de 1a classe e outra de 2a classe para caso não autorizassem o primeiro, e acabou nem precisando.

Abraços

#24 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 07 de October de 2011 - 06:39

Atualmente as companhias aereas pra comandante e algumas pra ate copiloto tao pedindo ccf de pla... e nao o simples 1 classe..

alguem sabe qual a diferença entre o de 1 classe e o ccf de pla ??? quais exames sao diferenciados e tal???

agradeço a atençao aos q explicarem!

#25 mayka

mayka
  • Usuários
  • 19 posts

Posted 08 de October de 2011 - 17:43

Aviso aos gauchos e quem for fazer na HACO iniciais eles tao pegando de jeito na Urina!

Como assim? Tem alguém no banheiro pegando os gaúchos de jeito?
Ou na hora de urinar vem um gaúcho e pega de jeito? e dá uma balançadinha?
E te pegaram de jeito?
Será que eu que sou mulher, eles me pegam de jeito tb? ou só os homens? ou só os gaúchos?
Vc poderia especificar melhor, por favor?
Fiquei curiosa!

#26 mayka

mayka
  • Usuários
  • 19 posts

Posted 08 de October de 2011 - 17:50

Atualmente as companhias aereas pra comandante e algumas pra ate copiloto tao pedindo ccf de pla... e nao o simples 1 classe..

alguem sabe qual a diferença entre o de 1 classe e o ccf de pla ??? quais exames sao diferenciados e tal???

agradeço a atençao aos q explicarem!

Dá uma olhadinha no RBAC 67, lá vc pode tirar todas suas dúvidas sobre CCF!
SDS

#27 mayka

mayka
  • Usuários
  • 19 posts

Posted 08 de October de 2011 - 17:54

Putz, cada um diz uma coisa, um colega que ainda nem voava fez direto o de 1a classe também no CEMAL, ele levou 2 cartas, uma pedindo CCF de 1a classe e outra de 2a classe para caso não autorizassem o primeiro, e acabou nem precisando.

Abraços

Amigos,
Para tirar o CCF de 1ª Classe, é preciso primeiro ter o de 2ª. Assim como para tirar o de PLA é preciso ter o de 1ª classe.
Para todos os CCF iniciais é necessário a carta de apresentação.
SDS

#28 w.carlayle

w.carlayle
  • Usuários
  • 211 posts

Posted 08 de October de 2011 - 18:10

Certeza???

conheço VARIAS pessoas que tiraram CCF de primeira classe direto..

e teve um amigo meu que tirou PLA sem ter o de primeira classe..

#29 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 08 de October de 2011 - 18:23

Amigos,
Para tirar o CCF de 1ª Classe, é preciso primeiro ter o de 2ª. Assim como para tirar o de PLA é preciso ter o de 1ª classe.
Para todos os CCF iniciais é necessário a carta de apresentação.
SDS

Como eu disse, meu colega é PP checado e tirou o de 1a direto no CEMAL, o mesmo levou 2 cartas de apresentação, uma requisitando CCF de 1a classe e outra de 2a classe, para caso não autorizassem o de 1a.

Abraços

Edited by PTN4769, 08 de October de 2011 - 18:23 .

#30 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 08 de October de 2011 - 18:24

E para o de 2ª classe não é necessário carta de apresentação, uma vez que não é exigido curso. Isso era obrigatório antes, quando o candidato levava a carta da escola.

#31 FEPZ

FEPZ
  • Usuários
  • 174 posts

Posted 08 de October de 2011 - 20:12

Fiz em julho do corrente ano o CCF, em Canoas, pedi PLA e saiu direto. É só pedir aquele que vc deseja na hora que chegar e fazer a parte burocrática.

#32 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 10 de October de 2011 - 04:16

Fiz em julho do corrente ano o CCF, em Canoas, pedi PLA e saiu direto. É só pedir aquele que vc deseja na hora que chegar e fazer a parte burocrática.

OTIMO AGORA É CONTIGO ENTAO!!

QUAL A DIFERENÇA ENTRE O CCF DE 1 CLASSE CONVENCIONAL PRO CCF DE PLA???? ALGUEM SABE?

#33 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 10 de October de 2011 - 04:18

INSISTO NESSA QUESTAO PQ NO RBH67 NAO ESPECIFICA ESSA DIFERENÇA... SÓ FALA A RESPEITO 1 E 2...
E COMO TODOS AEROCLUBES PERGUNTAM... O QUE TU QUER SER PILTOO DE LINHA AEREA OU TER SEU PROPRIO AVIAO...
EU JA DIGO QUERO SER PLA! ENTAO DIZEM... BOM ENTAO TU TEM QUE JA FAZER DE CARA O CCF PLA... PQ SE FOR REPROVADO NO CCF EVITA DE GASTAR 100 MIL E POR A ANAC NA JUSTIÇA ... HAEUAHEUAHEUH ACHEI UM DESAFORO MAS INFELIZMENTE ELES TEM RAZAO....

pensando assim fui consultar....
avianca tam gol .... tudo pede CCF de pla....

#34 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 10 de October de 2011 - 04:24

Como assim? Tem alguém no banheiro pegando os gaúchos de jeito?
Ou na hora de urinar vem um gaúcho e pega de jeito? e dá uma balançadinha?
E te pegaram de jeito?
Será que eu que sou mulher, eles me pegam de jeito tb? ou só os homens? ou só os gaúchos?
Vc poderia especificar melhor, por favor?
Fiquei curiosa!

haeuhaueaehuaeuahe modo de fala de gaucho mesmo....
eles tao mais exigente.... hahahahh posta uma foto sua !!!

#35 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,560 posts

Posted 10 de October de 2011 - 09:58

Leo,

Acho que não tem diferenças nos exames em comparação do 1ª classe pro PLA. O negócio é ir indo, quando eu tirei o meu de 2ª classe, havia um cara no meu quarto no hotel de trânsito que foi tirar o de 2ª(renovar que estava vencido a mais tempo) e o de 1ª classe, pelo o que eu entendi ele fazia ambos os exames ao mesmo tempo, não sei dizer como.

Agora se o seu problema foi o peso acima, se não passou no 2ª classe, no de 1ª eles não vão aliviar nada, pelo contrário. Trabalhe mais nessa questão do peso tentando diminuir, para não ter problemas futuros.

Fica aí a dica. :thumbsup:

Abraço

PS: Meus exames foram feitos no CEMAL.

Edited by Flagship, 10 de October de 2011 - 09:59 .

#36 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 10 de October de 2011 - 13:29

ta td bem... é que assim... eu fiz o exame na haco.. pra segunda classe e nao passei por excesso de peso e por uma arritmia leve, tomei advertencia de 3 meses para levar um holter 24hrs e emagrescer... mas nao consegui emagrescer e acabei nem levando o holter hehehehe ai fui ate o eldorado do sul e perguntei novamente pra eles o que fazer... ai eles me disseram isso ja que no teu caso logo de cara encontraram problemas faz o ccf pla!! so que na rbh67 nao tem os exames que sao feitos referentes pois se existi-se eu poderia fazer TODOS eles pelo meu plano de saude e assim... normalizar minha condiçao de saude.... pois minha condiçao de saude referente a peso ja ta quase normalizada e arritmia tbm! só falta saber se tem mais algum problema..... por isso to questionando o que é mais investigado de diferente do 1 classe pros exames pra pla...

#37 Flagship

Flagship
  • Usuários
  • 2,560 posts

Posted 10 de October de 2011 - 18:29

ta td bem... é que assim... eu fiz o exame na haco.. pra segunda classe e nao passei por excesso de peso e por uma arritmia leve, tomei advertencia de 3 meses para levar um holter 24hrs e emagrescer... mas nao consegui emagrescer e acabei nem levando o holter hehehehe ai fui ate o eldorado do sul e perguntei novamente pra eles o que fazer... ai eles me disseram isso ja que no teu caso logo de cara encontraram problemas faz o ccf pla!! so que na rbh67 nao tem os exames que sao feitos referentes pois se existi-se eu poderia fazer TODOS eles pelo meu plano de saude e assim... normalizar minha condiçao de saude.... pois minha condiçao de saude referente a peso ja ta quase normalizada e arritmia tbm! só falta saber se tem mais algum problema..... por isso to questionando o que é mais investigado de diferente do 1 classe pros exames pra pla...

Só não estou entendendo porque sua preocupação com CCF de PLA sendo que você ainda não conseguiu nem o de 2ª classe, na hora dos exames, pergunta para os médicos como são os procedimentos de PLA. Ficar preocupando com PLA antes mesmo do PP, acho bobagem.

#38 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 10 de October de 2011 - 18:33

pq nao iria ter necessidade passar no 2 fazer o privado.. e nao passar no resto ne... iria ser uma pessoa frustrada pro resto da vida.... ae é melhor eu saber se vou poder conseguir passar ou nao...

#39 mayka

mayka
  • Usuários
  • 19 posts

Posted 11 de October de 2011 - 23:24

pq nao iria ter necessidade passar no 2 fazer o privado.. e nao passar no resto ne... iria ser uma pessoa frustrada pro resto da vida.... ae é melhor eu saber se vou poder conseguir passar ou nao...

Srs, boa noite.
Olha Léo, fiz todos meus CCF´s no CEMAL, iniciais e renovação.
Aqui estão dizendo que é possível tirar diretamente o de PLA. Isso é novidade para mim!
Se é assim, vc deveria sim tentar tirar diretamente este. E deveria se preocupar mesmo, principalmente com a arritmia.
Se vc não encontrou o que procurava no Rbha 67... acho que um bom resumo serve: O CCF de PLA é o CCF 1ª Classe com mais rigor... se vc tira um, acaba tirando o outro.
Boa sorte!
M.

#40 DaniloMiná

DaniloMiná
  • Usuários
  • 68 posts

Posted 15 de October de 2011 - 18:59

Responderei pelo que sei, não por experiência própria, mas pelo que já ví acontecer com amigos:

Bom dia a todos!

Meu primeiro topico pra variar é pra saude! hehehehe
e de ja agradeço a quem responder !!

Duvidas referentes ao ccf's

1 - Quem for obeso acima da tabela da rbh67 eles reprovam?
Não sei responder.

2- Constatado que a pessoa tem arritmia leve, e solicitado pra fazer holter e aparecer algo, pode ser reprovado?
Com certeza. Tive um amigo que reprovou no de 1a classe, por problemas de arritmia cardíaca... e outro não conseguiu obter o de 1a classe por má-formação do coração, algo relacionado às válvulas do mesmo. Acredito que é o exame Dopler que mostra isto.

3 - Quais exames sao diferentes de quem fez pra 2 classe e vai faze pra 1 classe, qual a diferença?
Pelo que lembro, são os mesmos exames, sendo que você fará um "exame inicial" novamente. A diferença é que o de 1a classe é mais restritivo.

4 - Qual a maior dificuldade que atualmente se encontra em passar no CCF 1 classe?
Isso é pessoal e vai de cada um! Não encontrei problemas nas revalidações.

5 - Tendo feito ja todos exames reprovado em alguns e tendo o prazo de 90 dias para refazer os exames com eles, posso mudar a classe, ou só refazendo toda a inspeçao?
Não sei dizer.

6 - Referente a pergunta 2 a pessoa foi aprovada, tera dificuldades de fazer ccf 1 classe?
Depende, por ser mais restritivo, a tendência é que o de 1a classe reprove mais, tenho essa impressão. Acho que o tempo para refazer o exame é 180 dias, se o problema apresentado for contornável, por exemplo, glicose alta ou colesterol ruim alto.

7 - O que hoje atualmente é mais recomendavel para refazer a postura?
RPG, talvez?

O topico criado vou tirando elas com o parecer das respostas... para evitar congestionamento do forum
atenciosamente obrigado aos interessados que responderem e atençao aos q lerem !!! podem ser perguntas que nem pensaram em faze!

As respostas foram bem limitadas mas acredito que ajudei em algo. Abraço e boa sorte!