Jump to content

Photo

Decolagem "com emoção" em SJCY (Estância Santa Rita, Cuiabá-MT)

PT-ENW SJCY High Performance Takeoff Decolagem com emoção Seneca

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
49 replies to this topic

#21 LIMA123

LIMA123
  • Usuários
  • 34 posts

Posted 24 de December de 2011 - 04:32

Respeito as opiniões de Alguns.. mais a mim não me agrada certas manobras sem necessidade.. Embora voando no Malote e infelizmente em alguma eventualidade ter de fazer "peladas".. não curto nem um pouco.. Eu procuro tratar a ACFT da mesma forma que trato a minha Esposa.. Com muito Carinho e suavidade...
Cleverson não me leve a mal companheiro.. é uma opinião pessoal e não estou te jugando...
Grande Abraço...
Boas Festas...

#22 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 24 de December de 2011 - 12:06

Avião velho?! Na boa amigão, só te peço uma coisa: nunca junte este adjetivo à palavra "teco-teco" quando estiveres falando com alguém que ama a arte de voar.
Abraços!!!

Já ouviu falar em Performance Factor? ou Degradation Factor?

A performance do teu avião hoje é diferente da de quando o avião saiu da fábrica.

Eu não ficaria 'puxando G' de Sêneca, ainda mais um com 30 anos.

Cara, não falo mais pra não me incomodar.

Feliz Natal e Boas Festas!

#23 Baron

Baron
  • Usuários
  • 635 posts

Posted 24 de December de 2011 - 17:18

Sempre que passava por uma área de turbulência ou em alguma formação mais pesada ao comando de um Seneca velho que voava, ficava a imaginar quantos gzinhos alguns distintos senhores já teriam, inutilmente, puxado nele.

Bonita manobra, mas na minha opinião ficaria mais linda ainda em um extra, quem sabe um t6, ou ainda um pitts com direito à fumaça e tudo.

Aliás, já pensou em tirar carteira de ACRO Cmte. Cleverson? O senhor tem talento demais pra desperdiçar voando só nivelado.

#24 cleverson.barros

cleverson.barros
  • Usuários
  • 263 posts

Posted 24 de December de 2011 - 17:19

Já ouviu falar em Performance Factor? ou Degradation Factor?

A performance do teu avião hoje é diferente da de quando o avião saiu da fábrica.

Eu não ficaria 'puxando G' de Sêneca, ainda mais um com 30 anos.

Cara, não falo mais pra não me incomodar.

Feliz Natal e Boas Festas!

Bah, é claro que eu nunca compararia as condições gerais de um fusca 1974 ou de uma Rural 1972 com um Fusion ou uma Hilux 2012. As coisas são totalmente diferentes. Ficaria até infantil afirmar que a segurança é a mesma e a durabilidade dos materiais é idêntica. Agora sempre ficarei chateado quando disserem: olha, o Cleverson é piloto, mas, porém, todavia, entretanto, outrossim, só voa avião velho, ele só sabe voar teco-teco. Já passei e algumas vezes ainda passo por isso, e digo que é ultrajante constatar a falta de respeito de alguns que não entendem a essência do gosto dos outros. Se eu gosto de voar na mão? SIM, Se eu prefiro fazer tudo sem PA?! SIM. Porém não quer dizer que eu não ache show de bola uma boa decolagem ou um pouso "daqueles" de um grandalhão (desde que seja Boeing!!!). A operação neles oferece mais glamour e mais status? Sem dúvida!!! Mas eu não sou movido por este tipo de combustível.
Por fim, eu já falei bastante e sei que vou me incomodar mais do que tu, tchê.
Boas festas pra ti também, e aproveites o fato de estar passando as festas na terra mais linda deste Brasil, o nosso Rio Grande do Sul!!!

Abraços...

#25 cleverson.barros

cleverson.barros
  • Usuários
  • 263 posts

Posted 24 de December de 2011 - 17:26

Aliás, já pensou em tirar carteira de ACRO Cmte. Cleverson? O senhor tem talento demais pra desperdiçar voando só nivelado.

Eu não!!! Eu prefiro tentar buscar talento para frases sarcásticas e irônicas.

#26 navegador

navegador
  • Usuários
  • 1,128 posts

Posted 24 de December de 2011 - 17:40

Caríssimo Cleverson,

Obrigado por seu vídeo, pois todos gostamos de ver manobras radicais bem feitas. Vc cita:

"Mas tenha plena certeza disso. Sempre compartilharei os meus vídeos com vocês. Na verdade, sempre penso em como fazer melhores vídeos, justamente pra compartilhar com vocês o sentimento tão nobre que me toma quando estou voando!
Abraços!"

Percebo que ações mais arrojadas no momento do voo, são coisas que lhe agradam. Assim, claro, apenas como sugestão, e se é que vc já não o fez, vejo como bastante indicado a sua avaliação sobre participar de ações de acrobacia, porém com as máquinas e instrutores capacitados, caso não tenha feito a instrução específica, e então ser mais ativo nas manobras radicais, e livre dos riscos desnecessários que eventualmente podem surgir em equipamentos 'Standards".

O Kindlemann, ou "Kindão", antes, enquanto, e depois na Transbrasil, seguiu este caminho. Pode ser promissor.

Navegador.

#27 Baron

Baron
  • Usuários
  • 635 posts

Posted 24 de December de 2011 - 17:51

Eu não!!! Eu prefiro tentar buscar talento para frases sarcásticas e irônicas.

Se desarma aviador, eu não fui irônico. Na boa, imagino você com um Decathlon nas mãos, ia fazer miséria! Se um dia o fizer, filma e mostra pra gente!

#28 cleverson.barros

cleverson.barros
  • Usuários
  • 263 posts

Posted 24 de December de 2011 - 18:14

Se desarma aviador, eu não fui irônico. Na boa, imagino você com um Decathlon nas mãos, ia fazer miséria! Se um dia o fizer, filma e mostra pra gente!

Bah mano véio!!! Me perdoe!!! De verdade mesmo... Me acostumei às pedradas e isso tem o lado negativo da falta de sensibilidade com quem não faz por merecer.
Foi mal mesmo...

Abraços...

Caríssimo Cleverson,

Obrigado por seu vídeo, pois todos gostamos de ver manobras radicais bem feitas. Vc cita:

"Mas tenha plena certeza disso. Sempre compartilharei os meus vídeos com vocês. Na verdade, sempre penso em como fazer melhores vídeos, justamente pra compartilhar com vocês o sentimento tão nobre que me toma quando estou voando!
Abraços!"

Percebo que ações mais arrojadas no momento do voo, são coisas que lhe agradam. Assim, claro, apenas como sugestão, e se é que vc já não o fez, vejo como bastante indicado a sua avaliação sobre participar de ações de acrobacia, porém com as máquinas e instrutores capacitados, caso não tenha feito a instrução específica, e então ser mais ativo nas manobras radicais, e livre dos riscos desnecessários que eventualmente podem surgir em equipamentos 'Standards".

O Kindlemann, ou "Kindão", antes, enquanto, e depois na Transbrasil, seguiu este caminho. Pode ser promissor.

Navegador.

Falou tudo!!! Estás mais do que certo!!!

Abraços, e até mais...

#29 MSMPILOT

MSMPILOT
  • Usuários
  • 385 posts

Posted 25 de December de 2011 - 03:42

Aida bem que Saint Exupery e Charles Lidbergh, Amelia e Hugues nao tao mais aqui pra ler essas coisas.

Nasci e me criei na Amazonia, na perna do vento da 15 de SBJC. La, se escutava barulho de paulistinha na do vento - como se escuta Guri ate hoje - em condicoes de tempo que no SUL nem a porta do hangar se abre. (fiz metade do meu PP em Braganca-SP e metade em Belem)

Rapah, num fim de cantina cheia em Julio Cesar, esse tipo de decolagem - entre outras - rola umas 3 vezes por dia. sabe porque??? Pra celebrar a nossa Guerreira Aviacao e os nossos Grandes Guerreiros Aviadores da Amazonia, que sao e serao todos Eternizados...o resto sao pilotos que um dia morrerao.

Cleverson mano, Tu es um dos nossos... Deus te Abencoe e te proteja, mesmo que a ##### da cauda do Seneca seja seguro com um soh parafuso.

#30 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 25 de December de 2011 - 12:04

Nasci e me criei na Amazonia, na perna do vento da 15 de SBJC. La, se escutava barulho de paulistinha na do vento - como se escuta Guri ate hoje - em condicoes de tempo que no SUL nem a porta do hangar se abre. (fiz metade do meu PP em Braganca-SP e metade em Belem)

Rapah, num fim de cantina cheia em Julio Cesar, esse tipo de decolagem - entre outras - rola umas 3 vezes por dia. sabe porque??? [b] Pra celebrar a nossa Guerreira Aviacao e os nossos Grandes Guerreiros Aviadores da Amazonia, que sao e serao todos Eternizados...o resto sao pilotos que um dia...

MSMPILOT,

Que bacana saber que vc é de Júlio César. Sou paraense de Pai, Mãe e Aeroclube.

Só pra constar... Amélia morreu pq se perdeu. Exupery e Lindenbergh eram caras padrões pra caramba! Exupery morreu voando foto-reconhecimento, um dos voos mais técnicos que tem e o Lindenbergh trabalhou pra Vough como piloto de suporte. Foi inclusive piloto de suporte de Corsair na segunda guerra, chegando a fazer missões operacionais no Pacífico.

Quer mais cara pé e mão que Bob Hoover? Piloto de guerra, de teste e, finalmente, de suporte.

Pode ter certeza que todos os descritos acima tinha aviação na veia, mas tem um diferencial. Tinham preparo teórico e prático pra fazer o que faziam.

Nada em show aéreo é deixado ao acaso. Pilotos de teste, demonstração e de suporte fazem coisas que parecem pelada, mas não são peladeiros.

Conheço inúmeros pilotos de teste e de suporte e todos são muito técnicos. Agora, dar raso e dar puxada, qqer um dá. Com segurança... Poucos dão.

Abraço,

Sydy

Edited by Sydy, 25 de December de 2011 - 12:05 .

#31 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 935 posts

Posted 25 de December de 2011 - 13:04

Cleverson, emocionante seu vídeo, gostei pra caramba! Não curto entrar em bola dividida aqui no CR, nem dar muita bola para aquelas discussões que tratam do sexo dos anjos.
Mas acho que a tônica dos posts dos colegas não é sobre quem voa "grandalhões" é piloto e quem voa "Papa Tango" é manicaca. A galera só está tentando mostrar o risco em certas manobras e operações! Valeu? na boa tá...

abraços

#32 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 25 de December de 2011 - 14:02

Disse que não ia mais falar, mas vamos lá, pode ser que me arrependa...

Jogo no time do conhecimento. O dia que começar a fazer as coisas porque me acho um guerreiro da aviação, herói do povo, símbolo de coragem, de eternidade... bom, aí vou começar a rezar pra Deus mesmo.

Não faço esse tipo de coisa não é porque sou cagalhão, sinto medo ou não tenho competência. Não faço porque eu tenho conhecimento, não coloco Deus no meio, nas minhas veias correm sangue de gente comum e não me acho acima de ninguém.

Eu só sei que eu sou um homem comum como todos os outros, vencível, mortal, e que erra sem parar. Se não for conhecendo e sabendo o porque das coisas, como vou me proteger?

#33 Clipper

Clipper
  • Desligados
  • 1,464 posts

Posted 25 de December de 2011 - 14:33

Olá, Cleverson

Entre pedradas e elogios, acredito que o mais importante no meio de toda essa polêmica é que você sabe muito bem o que está fazendo em relação à divulgação de seus vídeos e, obviamente, do público que vai assisti-los, quer seja via CR ou diretamente no YT, como pilotos em formação, profissionais da aviação, entusiastas, curiosos e, é claro, o pessoal da Anac. Portanto, acredito que você tem plena consciência de como administrar as eventuais repercussões, mesmo que nem sempre favoráveis. Já aprontei as minhas e não tenho a pretensão de julgá-lo por nada, mas a única coisa que eu diria como colega de profissão é sempre pensar na família, principalmente na gurizada que temos em casa, antes de fazer qualquer coisa que fuja da rotina das operações.

Um grande abraço e bom 2012 :joinha:

Meio off topic, mas nessa discussão toda, o que me chamou a atenção foram alguns comentários. Opa! Confesso que estou bem desatualizado com a formação elementar nos dias atuais, portanto, desculpem a minha eventual ignorância, mas fiquei curioso em saber qual é finalidade de demonstrar uma decolagem americana a um aluno em preparo. Que fim levou a análise de performance envolvendo obstáculos na trajetória de decolagem e o uso do Best Angle of Climb (Vx) ou Best Rate of Climb (Vy)?

Abs.

#34 MSMPILOT

MSMPILOT
  • Usuários
  • 385 posts

Posted 25 de December de 2011 - 14:44

A aviacao em questao aqui e uma diferente daquela que a maior parte dos senhores esta acostumado. Qum e da Amazonia aqui sabe oque eu to dizendo e sabe porque eu citei os grandes Herois do passado. Claro que eles eram padrao, mas tambem eram destemidos, nao fosse por isso jamais seriam eterenizados. Alguns dos equipamentos que voavam, mal suportava chuva ou intemperes...

Trazendo isso tudo pra nossa realidade: lugares remotos do Globo - e nao sao poucos - a aviacao e mais deque aviao, e esperanca. No Brasil se vc pousar seu cessna 206 em localidades como os que nasceram o "bebezinho de 2 cabecas" no Marajo, vc vera que a chegada de um aviao meu amigo, parece a chegada de um "disco voador": povo cerca a aeronave.

Eh Essa aviacao que faz de ruas pistas de pouso. Faz de 206 sem banco, ambulancia Aerea. Faz de simples Homens mal pagos e que voam aeronaves gerais de 30 anos de idade verdadeiros herois da Aviacao contemporanea... e agora alguem vem me falar de voar padrao???!!!
Quem voa padrao na Amazonia morre na primeira decolagem alem de nao arruma emprego nunca. Quem duvida, eh so se candidatar a instrutor do ACPA e dizer que nao vai decolar com aluno porque tem muita nuvem no ceu. Demissao na certa.

Talvez a aviacao que grande parte dos Senhores voa em Seus jatos ultramodernos e turbohelices de ultima geracao, deva ser a do manual, mas a do Cleverson e de outros milhares de guerreiros da Amazonia legal eh outra e isso deve ser respeitado. Aqui se um comandante de MD11 da um raso americano com uma puxada que o diedro fica ate negativo, todos axam o maximo e exaltam... mas se eh o Cleverson no corisco todos caem matando... Que ##### eh essa galera???

Sorry se esse tipo de aviacao nao eh padrao, mas eh emocao sim senhor, nao so pra queles que a fazem mas tambem pra queles que dependem dela. Que os rasos e puxadas - seja de A380 ou Seneca - nunca morram, ou entao matem a aviacao de uma vez.

So mais uma coisa: quem aqui le manual de carro novo? todomundo neh.

#35 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 25 de December de 2011 - 15:07

So mais uma coisa: quem aqui le manual de carro novo? todomundo neh.

Bom, vai ver que no carro se der um probleminha eu paro e leio...

Agora, o dia que o teu avião te perguntar uma coisa e você não souber, fica difícil.

E só mais uma coisa:
Ninguém aqui falou que essa aviação é feia por prestar serviços ao povo da Amazônia.
Só não entendo a graça de postar vídeos dando rasantes e 'puxadas' em aviões certificados categoria normal. É pra simbolizar o que?

#36 MSMPILOT

MSMPILOT
  • Usuários
  • 385 posts

Posted 25 de December de 2011 - 15:13

Bom, vai ver que no carro se der um probleminha eu paro e leio...

Agora, o dia que o teu avião te perguntar uma coisa e você não souber, fica difícil.

E só mais uma coisa:
Ninguém aqui falou que essa aviação é feia por prestar serviços ao povo da Amazônia.
Só não entendo a graça de postar vídeos dando rasantes e 'puxadas' em aviões certificados categoria normal. É pra simbolizar o que?

Aqui se um comandante de MD11 da um raso americano com uma puxada que o diedro fica ate negativo, todos axam o maximo e exaltam... mas se eh o Cleverson no corisco todos caem matando... Que ##### eh essa galera???

#37 Clipper

Clipper
  • Desligados
  • 1,464 posts

Posted 25 de December de 2011 - 15:55

Caro MSM,

Tenho de confessar que jamais imaginaria encontrar nessa calma seção um debate tão curioso e inusitado sobre as operações aéreas.

Pois bem, gostaria de fazer uma observação a respeito das suas interessantes colocações, que não necessariamente tem a ver com os vídeos do Cleverson, que me parece uma boa pessoa e um piloto dedicado, apesar das eventuais polêmicas criadas.

Inicialmente, é preciso destacar, e isso é inegável, que o número de acidentes na aviação brasileira, principalmente a geral, fala por si. No início dos anos 80 fiz umas boas horas de pistão pela região do Pará e Mato Grosso, e não duvido que todo aquele universo ainda continue a mesma coisa, em resumo, se não é de precariedade absoluta (como era naqueles tempos), exige, pelo menos, cuidados severos, porque não há heroísmo ou necessidade que justifique qualquer irregularidade. Sim, vi muitas coisas acontecendo e muita gente necessitada, mas hoje, com um pouco mais de experiência de voo e de vida, jamais me deixaria envolver novamente em certas situações, assim, nem de longe faria qualquer tipo de apologia ao que existe por lá e, principalmente, recomendaria a qualquer colega se expor daquela forma, não por arrogância ou preconceito ou por falta de solidariedade, mas por agora saber, mais do que nunca, que aquilo mata ... e rapidamente.

Dessa forma, nos dias atuais – onde a segurança aérea, de qualquer nível, é meta – não faz o menor sentido comparar, discutir e fazer julgamentos quanto ao que cada um tem como opção de vida, conduta e princípios – pessoais ou profissionais. Portanto, com todo o meu respeito, que cada um interprete o ato de voar da maneira que for mais correta e que se exponha do jeito que for mais adequado e conveniente, principalmente quanto à necessidade, no entanto, isso impõe ter plena consciência das consequências. Ao contrário do trânsito terrestre, o voo nem sempre permite uma segunda chance para consertar uma "navalhada".

Para finalizar, a aviação de demonstração jamais morrerá. O que sempre morrerá será o piloto incauto, de MD-11 ou de PA-34.

Abs.

#38 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 25 de December de 2011 - 17:08

Prezados,

Interessantes observações... Posso falar de igual com o MSM pq sou formado no ACPA e sei como as coisas funcionam no norte. Voei a campanha eleitoral de 90 pra governador no Pará todo e posso afirmar que a aviação no norte é difícil.

MSM, sou do norte e não lembro do nome de um piloto herói dai. Vamos citar quem? Coronel Guibson? (esse foi herói de guerra e de pioneirismo), Pinon, Azeitona, Catraca, Dário, Zé Maria, Estrela? Quem é herói ai? Ninguém! Nem quem deveria ser tratado como herói, Cel Guibson, o é.

Parece que há uma procura de fama e heroísmo por aqui... Desculpem-me a honestidade, mas é isso que parece. Comparar o colega com Exupery e outros fica difícil, mas juro que entendo a analogia.

Eu achei o vídeo bacana, mas se continuar fazendo isso sem treinamento, vai morrer. Simples assim. Mais cedo ou mais tarde, vai fazer uma caca e não vai ter perdão... Qtos colegas eu perdi fazendo m...

Talvez seja duro demais falar e/ou ouvir isso, porém o que a gente mais vê é piloto se matando por besteira. A verdade é que piloto não gosta de ver piloto morrer. Parece traição... O piloto foi traído pela meteorologia, pela técnica, pelo desconhecimento ou pela aeronave.

Não somos ninguém para julgar o colega que gosta de postar vídeos. Eu tiro o chapéu pra ele. Colocar a cara à tapa, se arriscando a ANAC dar uma cranqueada nele. Sim, isso é possível e eu já vi acontecer. Piloto se incomodar por vídeo... Vixi... Vi de montão.

Acho que o caminho correto seria seguir para acrobacia. Ai sim, ficaria bonito entortar o avião. Entortar avião normal, só para pilotos de teste, demonstração e de suporte que são treinados pra isso. Mesmo assim, nem todos..

Vou terminar essas bobagens com uma frase em inglês que é ditado comum na aviação. Não sei o autor, mas ela foi bastatnte repetida nos últimos 100 anos: There bold pilots and there old pilots, but there aren't old bold pilots.

No mais... Grande abraço a todos e desculpem-me pelas divagações.

Sydy

Edited by Sydy, 25 de December de 2011 - 17:10 .

#39 MSMPILOT

MSMPILOT
  • Usuários
  • 385 posts

Posted 25 de December de 2011 - 17:51

Respeito e agradeco a todos os colegas que aqui opinaram...acabou mesmo sendo produtivo o debate.

Thank you Guys!

#40 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 25 de December de 2011 - 18:50

Puts... Véio... Melhor conversar com os moderadores e pedir para deletarem esse post pra evitar qqer coisa...

O CA desse avião tá vencido... Que roubada!

MATRÍCULA: PTENW

Fabricante:
EMBRAER
Modelo:
EMB-810C
Número de Série:
810132
Tipo ICAO :
PA34
Tipo de Habilitação para Pilotos: MLTE
Classe da Aeronave: POUSO CONVECIONAL 2 MOTORES CONVENCIONAIS
Peso Máximo de Decolagem: 2073 - Kg
Número Máximo de Passageiros: 005

Categoria de Registro:
PRIVADA SERVICO AEREO PRIVADOS
Número dos Certificados (CM - CA): 9523
Situação no RAB:
Data da Compra/Transferência: 110908

Data de Validade do CA: 08/12/11
Data de Validade da IAM: 140212
Situação de Aeronavegabilidade: Normal
Motivo(s):

Edited by Sydy, 25 de December de 2011 - 18:51 .