Jump to content

Photo

CMA - Novo RBAC 67

ccf cma rbac 67

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
48 replies to this topic

#1 Boeing 707

Boeing 707
  • Usuários
  • 184 posts

Posted 04 de January de 2012 - 12:14

Sei que já existe um tópico que estavam discutindo isso, mas o foco dele era a questão de ser ou não em papel, além de ter desviado o assunto.

Abri o tópico para discutir sobre as demais mudanças no novo regulamento, como andam as coisas na prática, e etc.

As clínicas já estão "sabendo" da mudança, na prática, ou ninguém "ainda sabe de nada" como nas últimas semanas do ano passado?

As cartas de encaminhamento foram extintas? No RBAC diz que o candidato deve levar documento com foto (RG...), mas não fala nada de carta.

Outra coisa: ele pode tirar o de primeira classe de cara (como antes, mas sem a necessidade da carta) para ter uma "garantia" que pode seguir carreira (aquela história toda...)?

#2 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 04 de January de 2012 - 15:26

Eu liguei para o CEMAL ontem e a moça repetiu a mesma ladainha de 2011. Precisa da carta (datada 2012 inclusive), só pode tirar na ordem das categorias, etc, etc.

#3 Low Rider

Low Rider
  • Usuários
  • 250 posts

Posted 05 de January de 2012 - 00:40

Aos amigos, por favor acessem:

http://www.haco.aer.mil.br/

inspeção de saúde/ aviação civil

Realmente mudou.... pelo menos no Haco.... Abs !

#4 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 05 de January de 2012 - 07:09

uai...tão pedindo exame da esteira pra todo mundo que vai tirar inicial de 1 classe??? Que ridículo!

Edited by E.P.M., 05 de January de 2012 - 07:10 .

#5 AGPILOT

AGPILOT
  • Usuários
  • 1,048 posts

Posted 05 de January de 2012 - 08:04

Psicotécnico pra revalidação tb?! Putz, ô saco.

#6 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 05 de January de 2012 - 09:38

Acho que o ergométrico não será pedido para quem tem menos de 50 anos, salvo em casos especiais. Quanto ao psicológico se for o mesmo exame sempre é algo pra rir, Que me salvem os psicólogos do CR, mas já vi dizer que o exame só faz sentido se aplicado como teste. Se eu faço o mesmo exame durante anos, todo ano, é natural que eu passe a fazê-lo de olhos fechados, não? Me parece uma medida bem boba. Agora, se for apenas uma entrevista, algo nesse sentido, quem sabe.

#7 Cj3

Cj3
  • Usuários
  • 84 posts

Posted 06 de January de 2012 - 12:39

Alguém já Revalidou no HACO esse ano com as Novas Regras? Estão realmente exigindo O tal do Atestado Psicológico e Teste de Esforço em Esteira? Estou tendo uma baita dor de Cabeça, pois o meu vence Semana que vem, e não acho nenhum Psicólogo para Fazer o tal atestado, todos que ligo quando digo pra qual finalidade é o mesmo, eles dizem que "esse tipo eu não faço", tentei ligar para a Alexandra que botaram o telefone aqui em outro tópico, mas, ela está de Férias. Ta ficando complicado!

#8 AGPILOT

AGPILOT
  • Usuários
  • 1,048 posts

Posted 06 de January de 2012 - 15:07

Alguém já Revalidou no HACO esse ano com as Novas Regras? Estão realmente exigindo O tal do Atestado Psicológico e Teste de Esforço em Esteira? Estou tendo uma baita dor de Cabeça, pois o meu vence Semana que vem, e não acho nenhum Psicólogo para Fazer o tal atestado, todos que ligo quando digo pra qual finalidade é o mesmo, eles dizem que "esse tipo eu não faço", tentei ligar para a Alexandra que botaram o telefone aqui em outro tópico, mas, ela está de Férias. Ta ficando complicado!

Dá uma ligada no aeroclube de Eldorado q tem uma psicóloga q faz o teste do pessoal de lá.
www.aeroeldorado.com.br

Abç

#9 Cj3

Cj3
  • Usuários
  • 84 posts

Posted 08 de January de 2012 - 16:30

Valeu AGPILOT! Brigadao!

#10 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,974 posts

Posted 09 de January de 2012 - 11:48

Alguém saberia me informar como estão os procedimentos para renovar o CCF, atual CMA, para comissários em Manaus no Hospital da Aeronáutica, uma vez que ele não é mais fisíco e terá validade de 5 anos.
Aonde posso recolher essas informações e/ou telefone?

Sds

#11 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 285 posts

Posted 17 de January de 2012 - 23:16

Alguém sabe se mudou alguma coisa no CEMAL? Se tem que levar algum exame ou sei lá o que? Fiz o meu de 2ª classe em julho passado e agora vou fazer o inicial de 1ª, e como teve essa mudança, já viu... de qq forma vou ligar pra lá.

#12 lecaqui

lecaqui
  • Usuários
  • 285 posts

Posted 18 de January de 2012 - 10:36

Liguei para o Cemal, e lá não necessita mais de carta de apresentação. Só falaram para eu levar o CCF anterior e código ANAC.

#13 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 06 de February de 2012 - 22:03

PARA OBTENÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

(1) Documento de identificação oficial, com foto, válido no território nacional

(2) Código da ANAC válido

(3) Atestado psicológico, conforme o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003)

(4) Eletroencefalograma (válido por 6 meses, porém, critério do examinador ou da ANAC, pode ser prolongada por um período que não exceda a 2 anos)

(5) Prova de esforço em esteira rolante

(6) Radiografia panorâmica

- PARA REVALIDAÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

(3) Atestado psicológico, conforme o Manual de Elaboração de Documentos Escritos produzidos pelo psicólogo, decorrentes de avaliação psicológica (RESOLUÇÃO CFP Nº 007/2003)

(4) Prova de esforço em esteira rolante (candidato abaixo de 30 anos pode ser exigido ou não a critério do examinador ou da ANAC; para 30 anos ou mais e abaixo dos 50 anos a cada 2 anos; e a partir de 50 anos ou mais a cada 1 ano)

PARA OBTENÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

(4) Eletroencefalograma (válido por 6 meses, porém, critério do examinador ou da ANAC, pode ser prolongada por um período que não exceda a 2 anos)

- PARA REVALIDAÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

(4) Prova de esforço em esteira rolante (candidato abaixo de 30 anos pode ser exigido ou não a critério do examinador ou da ANAC; para 30 anos ou mais e abaixo dos 50 anos a cada 2 anos; e a partir de 50 anos ou mais a cada 1 ano)

#14 enricolazzaroni

enricolazzaroni
  • Usuários
  • 45 posts

Posted 19 de February de 2012 - 13:33

Fui fazer o inicial 2ª classe aqui no HFAB e me pediram teste ergométrico, disseram que agora é obrigatório e tal...

#15 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 19 de February de 2012 - 23:22

Fui fazer o inicial 2ª classe aqui no HFAB e me pediram teste ergométrico, disseram que agora é obrigatório e tal...

Para maiores de 36 ou 40 anos, somente...

#16 enricolazzaroni

enricolazzaroni
  • Usuários
  • 45 posts

Posted 21 de February de 2012 - 11:08

Para maiores de 36 ou 40 anos, somente...

Pois é, que eu saiba era assim, mas tenho 17 e pediram pra eu fazer e levar la... Pensei que pudesse ter dado alguma coisa estranha no Eletrocardiograma, mas pediram antes de eu fazer qualquer exame cardíaco.

#17 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 21 de February de 2012 - 19:29

Pois é, que eu saiba era assim, mas tenho 17 e pediram pra eu fazer e levar la... Pensei que pudesse ter dado alguma coisa estranha no Eletrocardiograma, mas pediram antes de eu fazer qualquer exame cardíaco.

Estranho. Mas o regulamento diz outra coisa.

#18 thor.rao

thor.rao
  • Usuários
  • 2,974 posts

Posted 21 de February de 2012 - 19:34

Não reli o CMA, mas um colega foi tirar, inicial para PP e foi informado sobre a origatoriedade do ergométrico...

#19 Oxcart

Oxcart
  • Usuários
  • 447 posts

Posted 22 de February de 2012 - 16:17

Sobre o teste ergométrico, na seção 67.79 (página 21 do RBAC 67) - http://www2.anac.gov...RBAC67EMD00.pdf

(d) Para os candidatos sem antecedentes de problemas cardíacos, a avaliação cardiológica constitui-se no cumprimento das seguintes etapas:
(1) anamnese dirigida para o aparelho circulatório; (2) exame físico cardiológico; (3) realização dos seguintes exames obrigatórios:
(i) eletrocardiograma e prova de esforço em esteira rolante para todos os exames de saúde periciais iniciais e nos exames de saúde periciais de revalidação após acidente ou incidente aeronáutico, em caso de suspensão de CMA. Nos outros exames de saúde periciais de revalidação, deve-se obedecer aos seguintes critérios para a exigência do eletrocardiograma e prova de esforço em esteira rolante:
(A) para candidatos de 50 anos ou mais de idade, deve ser exigido a cada 12 meses;
(B) para candidatos de 30 anos ou mais de idade, e abaixo dos 50 anos de idade, deve ser exigido em uma periodicidade que não ultrapasse os 2 anos; e
© para candidatos abaixo dos 30 anos de idade, pode ser exigido ou não, a critério do examinador ou da ANAC; e
(ii) análises clínicas: LDL e HDL colesterol, colesterol, triglicerídeos e ácido úrico, no candidato acima de 35 anos.

Ou seja, pelo que entendi, realmente agora é obrigatório para todo mundo que for tirar o CMA pela primeira vez, independente de idade ou histórico anterior de problemas cardíacos. Se não acusar nenhuma anormalidade, aí a pessoa fica livre de fazê-lo nas revalidações até completar 30 anos.

Já em relação a poder tirar CMA de 1a classe desde a primeira habilitação (ao começar o curso de PP), eu não encontrei nada dizendo que pode nem que não pode.

De repente posso ter "passado direto" em alguma parte que diga sobre isso com mais detalhes (não cheguei a ler do documento inteiro com atenção, a maior parte foi aquela "corrida de olho"), mas a dúvida continua...

Edited by Oxcart, 22 de February de 2012 - 16:20 .

#20 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 27 de February de 2012 - 12:53

ARA OBTENÇÃO DE CMA DE 1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)

itens 5 e 6 obrigatorios?