Jump to content

Photo

CCF De 1 classe

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
34 replies to this topic

#1 Bruno Viana

Bruno Viana
  • Usuários
  • 15 posts

Posted 03 de February de 2012 - 01:41

Tô pensando em tirar meu ccf de 1 classe. Disseram que no Cemal é mais tranquilo. Alguém sabe me informar se é verdade? E se tem alguém hotel nas proximidades do local?
Vlw

#2 borrachasaovento

borrachasaovento
  • Usuários
  • 1,256 posts

Posted 03 de February de 2012 - 07:51

http://forum.contato...vidas-cemal-rj/

Tudo que tu precisa de info ta ai.

Abraço

#3 andrix

andrix
  • Usuários
  • 9 posts

Posted 03 de February de 2012 - 15:35

Aproveitando o tópico...

Ainda não tenho CCF de nenhum tipo e gostaria de fazer direto o de 1ª classe. Liguei pro Cindacta2 e me disseram que não posso, só com check de PP. Liguei pro HACO e falaram que posso e é só levar o CANAC.

E agora?

Alguém pode me dizer também se em hospital militar eu tenho que fazer os exames lá ou posso levar os exames que tenho direto para eles analisarem? Já tenho todos os exames em mãos de clínicas particulares.

Obrigado

Edited by andrix, 03 de February de 2012 - 15:35 .

#4 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 07 de February de 2012 - 15:40

Aproveitando o tópico...

Ainda não tenho CCF de nenhum tipo e gostaria de fazer direto o de 1ª classe. Liguei pro Cindacta2 e me disseram que não posso, só com check de PP. Liguei pro HACO e falaram que posso e é só levar o CANAC.

E agora?

Isso aí tá uma confusão .. cada um fala uma coisa, tem gente que conseguiu, tem gente que não.

#5 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 07 de February de 2012 - 20:56

O dia que a ANAC quiser pegar no pé, você corre o risco de perder o CCF. Faça o de segunda e depois peça o inicial de primeira classe PLA. Ai sim é algo previsto no RBAC67 e você não terá problemas.

Um Abraço!

#6 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 19 de February de 2012 - 00:50

o HACO está certo...
o que está em vigor é o RBAC 67...e ele é muito claro...
só que tem certos lugares que só usam as novas regras que favorecem...as que não favorecem a eles...não seguem..coisas de Brasil

#7 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 24 de February de 2012 - 10:46

o HACO está certo...
o que está em vigor é o RBAC 67...e ele é muito claro...
só que tem certos lugares que só usam as novas regras que favorecem...as que não favorecem a eles...não seguem..coisas de Brasil

Isso é preguiça de rever o modus operandi. Como eles não gostam de colocar o deles na reta, optam pela maneira que mais os resguarda. E a padronização das informações é zero. Se você ligar para 10 juntas, terá 10 respostas diferentes. Se ligar mais de 1 vez pra mesma junta, piorou.

#8 Tortello

Tortello
  • Usuários
  • 14 posts

Posted 29 de June de 2012 - 15:09

O dia que a ANAC quiser pegar no pé, você corre o risco de perder o CCF. Faça o de segunda e depois peça o inicial de primeira classe PLA. Ai sim é algo previsto no RBAC67 e você não terá problemas.

Um Abraço!

Desculpa mas não entendi isso de "primeira classe PLA".
Eu tenho CMA de 2ª classe e vou checar PP em breve. Após checar, já posso sair fazendo hora visual de PC ou preciso de CMA de 1ª classe para isso?
Outra dúvida, após checar, tenho que esperar chegar minha licença para começar as horas visuais de PC ou posso ir fazendo essas horas tão logo faça o cheque?

Não tenho preguiça de ler, então se puderem me indicar onde estão as respostas eu posso procurar. Claro que se alguém puder/quiser explicar como isso funciona... seria ótimo.

Abraços.

#9 borrachasaovento

borrachasaovento
  • Usuários
  • 1,256 posts

Posted 29 de June de 2012 - 18:40

Desculpa mas não entendi isso de "primeira classe PLA".
Eu tenho CMA de 2ª classe e vou checar PP em breve. Após checar, já posso sair fazendo hora visual de PC ou preciso de CMA de 1ª classe para isso?
Outra dúvida, após checar, tenho que esperar chegar minha licença para começar as horas visuais de PC ou posso ir fazendo essas horas tão logo faça o cheque?

Não tenho preguiça de ler, então se puderem me indicar onde estão as respostas eu posso procurar. Claro que se alguém puder/quiser explicar como isso funciona... seria ótimo.

Abraços.

1° Pode fazer as horas do PC todas com ccf de 2° classe sem problema, só que tem escola e aeroclube por ai que exige ccf de 1° pras horas do pc, mas pela regulamentação não precisa. Só vai precisar do de 1° classe pro voo de check de pc em diante.

2° Tem que esperar sair no sistema sua habilitação tendo em vista que as horas visuais do PC são em comando e pra isso tua habilitação já precisa estar no sistema pra tu poder passar plano de voo com seu código.

Abraço

#10 Voe

Voe
  • Usuários
  • 657 posts

Posted 30 de June de 2012 - 12:52

No cemal informaram que nao existe mais diferença entre o ccf de pc e pla, ambos são contemplados pelo cma de primeira classe

#11 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 30 de June de 2012 - 13:32

No cemal informaram que nao existe mais diferença entre o ccf de pc e pla, ambos são contemplados pelo cma de primeira classe

Confirmaram isso mesmo? Excelente então.

No RBAC 67 já não há diferença entre PC e PLA, é tudo CMA 1a classe com os mesmos requisítos.

Abraços!

#12 Red Angry Bird

Red Angry Bird
  • Moderador
  • 6,863 posts

Posted 30 de June de 2012 - 21:27

Até uns dias atrás, no HASP, tinha diferença entre CMA/CCF de PC e de PLA. Tanto que no meu grupo tinham uns 5 de 15 que estavam fazendo o de PLA.

#13 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de July de 2012 - 00:26

"(1) 12 meses para as categorias PLA e PC nos exames de saúde periciais realizados ou 6 meses nas seguintes condições:"

Foi retirado do RBAC67.

As categorias ainda existem. Os requerimentos são os mesmos, porém ainda existe diferença. Em qualquer situação em que o piloto pede um cheque de PLA, o mesmo deverá portar um CMA de 1ª Classe categoria PLA.

Tortello, antes de inciar o PC, eu recomendo que antes de tudo você tire o seu CMA de primeira classe. Afinal de contas, você vai precisar dele cedo ou tarde. Então tire logo e evite qualquer problema, como por exemplo existir alguma pendencia na sua avaliação, na proximidade do seu futuro cheque de PC.
Suas horas de PC só poderão ser feitas a partir do momento que você tiver seu certificado de PP disponível no sistema da ANAC.

Peço que você leia atentamente o recém atualizado RBAC61, que vai te esclarecer diversas dúvidas a respeito dos novos requerimentos/mínimos, para o PC MLTE IFR e INVA.
No mais, qualquer dúvida sobre os procedimentos e demais regulamentos a respeito da saúde do aviador, eu recomendo o RBAC67. A leitura parece ser demorada, mas não é. Vale a pena manter-se atualizado.

Boa Sorte e bons voos!

#14 Tortello

Tortello
  • Usuários
  • 14 posts

Posted 02 de July de 2012 - 09:28

Muito obrigado pessoal, respostas muito esclarecedoras.
To ansioso pelo meu vôo de check. Faltam agora 3h noturnas apenas.

Grande abraço!

#15 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 02 de July de 2012 - 10:28

Muito obrigado pessoal, respostas muito esclarecedoras.
To ansioso pelo meu vôo de check. Faltam agora 3h noturnas apenas.

Grande abraço!

Tortello, ja está sendo obrigatório o noturno no PP?

#16 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 26 de July de 2012 - 21:00

Para não abrir um novo tópico e como o assunto aqui é CCF/CMA de 1ª Classe, gostaria de saber se no campo observações do Certificado de Capacidade Física de algum de vocês (consulta de licenças e habilitações do site da ANAC) apareceu a seguinte mensagem:
TRATAR-SE NA(S) CLINICA(S): APRESENTAR AVALIAÇÃO PSICOLOGICA 5/5ANOS. RBAC67.

?

Quando fiz minha consulta hoje tinha essa mensagem lá.

Abs a todos.

#17 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 26 de July de 2012 - 23:00

Para não abrir um novo tópico e como o assunto aqui é CCF/CMA de 1ª Classe, gostaria de saber se no campo observações do Certificado de Capacidade Física de algum de vocês (consulta de licenças e habilitações do site da ANAC) apareceu a seguinte mensagem:
TRATAR-SE NA(S) CLINICA(S): APRESENTAR AVALIAÇÃO PSICOLOGICA 5/5ANOS. RBAC67.

?

Quando fiz minha consulta hoje tinha essa mensagem lá.

Abs a todos.

Onde você fez a inspeção?
Isso ai é uma observação, para que você leve sua avaliação psicológica obrigatório em um ciclo de 5 anos. Ou seja, de 5 em 5 anos, você, eu e demais pilotos precisamos refazer a avaliação psicotécnica. Da mesma forma que o audiométrico, que também é feito de 5 em 5.
Mas fique tranquilo. Se está escrito "APTO" na página, não tem pendência alguma.

#18 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 27 de July de 2012 - 00:12

Isso ai é uma observação, para que você leve sua avaliação psicológica obrigatório em um ciclo de 5 anos. Ou seja, de 5 em 5 anos, você, eu e demais pilotos precisamos refazer a avaliação psicotécnica. Da mesma forma que o audiométrico, que também é feito de 5 em 5.
Mas fique tranquilo. Se está escrito "APTO" na página, não tem pendência alguma.

Cara, to procurando aqui no RBAC,mas não achei onde diz que terei que fazer psicotecnico a cada 5 anos.

Ajuda eu? Hehe

#19 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 27 de July de 2012 - 00:16

E195-SDU,

Eu fiz minha inspeção no HASP, e não tinha essa observação na consulta da ANAC, hoje que apareceu, por isso achei estranho, visto que fiz a avaliação psicológica quando realizei tal exame.

Quanto ao audiométrico, lembro-me ter feito em todas as minhas revalidações.

Abs.

#20 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 27 de July de 2012 - 00:20

Cara, to procurando aqui no RBAC,mas não achei onde diz que terei que fazer psicotecnico a cada 5 anos.

Ajuda eu? Hehe

Também não encontrei nada. Voei como PP por quase 10 anos e em todas as revalidações que eu fiz (HASP/CEMAL/HARF), nunca mais fui submetido ao exame psicológico, fiz agora porque fui trocar de categoria.

Abs.