Jump to content

Photo

CCF De 1 classe

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
34 replies to this topic

#21 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 27 de July de 2012 - 02:17

Cara, to procurando aqui no RBAC,mas não achei onde diz que terei que fazer psicotecnico a cada 5 anos.

Ajuda eu? Hehe

Essas informações são reservadas para os avaliadores somente. A gente não tem acesso ao processo de triagem e nem o que é feito e como é avaliado. O regulamento diz basicamente para a gente quais são os mínimos exigidos e condicionais.
Estes ciclos eu tive mesmo a curiosidade de perguntar no CEMAL, para os médicos e enfermeiros que me atendiam. Citaram para mim o audiométrico, psiquiátrico, neurológico, psicotécnico e cardiológico. Para audio, psico e psiquiatrico são 5 anos ou se dentro deste tempo ocorra acidente ou incidente grave. Nos demais eu entendi 3 anos para neuro e o cardio ficou a critério do avaliador. Mas este último eu tenho lá minhas dúvidas. Ano que vem eu procuro me atualizar mais.

No mais eu recomendo a leitura da ICA160-6. Lá você encontrá de fato as INSTRUÇÕES para avaliações médicas. O problema da leitura da ICA, é que ela não é mais levada ao pé da letra para avaliações de tripulantes civis, porém somente em trips militares. E para os desavisados isso acaba gerando pânico desnecessário. Coisas banais como o uso de lentes ou algumas condições usuais de muitos tripulantes, são tidas como critérios para inaptidão nesta ICA. Problemas cardiácos e hipertensão, por exemplo.
Hoje em dia um piloto civil pode voar sem seus testículos (rsrs), porém um militar não pode. Existem casos, inclusive de PC civis com amputações parciais ou totais de membros, como pernas, braços, pés e/ou mãos. Os hospitais atualmente indicam restrições, mas permitem o voo acompanhado ou solo (dependendo do grau de amputação), desde que o candidato apresente proteses que permitam a coordenação motora requerida para voo. Porém para militares isso ainda é critério para inaptidão.
Enfim, leia. Vale a pena ter uma noção mesmo que superficial desta instrução.

Abrs!

E195-SDU,

Eu fiz minha inspeção no HASP, e não tinha essa observação na consulta da ANAC, hoje que apareceu, por isso achei estranho, visto que fiz a avaliação psicológica quando realizei tal exame.

Quanto ao audiométrico, lembro-me ter feito em todas as minhas revalidações.

Abs.

Então Paulo,
Apesar de regras e instruções, cada instituição pode adotar suas regras. Eles (hasp) podem de fato exigir que toda revalidação seja feita o audio, cardio, esteira, neuro, ...
Mas é aquilo que eu comentei em resposta a sua dúvida. Mas se ainda você não estiver seguro com isso, eu sempre recomendo que você entre em contato com a ANAC, no setor especializado. Com eles você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre códigos, e observações.

Também não encontrei nada. Voei como PP por quase 10 anos e em todas as revalidações que eu fiz (HASP/CEMAL/HARF), nunca mais fui submetido ao exame psicológico, fiz agora porque fui trocar de categoria.

Abs.

Como eu comentei. Depende do critério da equipe que vai te avaliar.

Um abrs!

#22 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 27 de July de 2012 - 09:19

Essas informações são reservadas para os avaliadores somente. A gente não tem acesso ao processo de triagem e nem o que é feito e como é avaliado. O regulamento diz basicamente para a gente quais são os mínimos exigidos e condicionais.
Estes ciclos eu tive mesmo a curiosidade de perguntar no CEMAL, para os médicos e enfermeiros que me atendiam. Citaram para mim o audiométrico, psiquiátrico, neurológico, psicotécnico e cardiológico. Para audio, psico e psiquiatrico são 5 anos ou se dentro deste tempo ocorra acidente ou incidente grave. Nos demais eu entendi 3 anos para neuro e o cardio ficou a critério do avaliador. Mas este último eu tenho lá minhas dúvidas. Ano que vem eu procuro me atualizar mais.

No mais eu recomendo a leitura da ICA160-6. Lá você encontrá de fato as INSTRUÇÕES para avaliações médicas. O problema da leitura da ICA, é que ela não é mais levada ao pé da letra para avaliações de tripulantes civis, porém somente em trips militares. E para os desavisados isso acaba gerando pânico desnecessário. Coisas banais como o uso de lentes ou algumas condições usuais de muitos tripulantes, são tidas como critérios para inaptidão nesta ICA. Problemas cardiácos e hipertensão, por exemplo.
Hoje em dia um piloto civil pode voar sem seus testículos (rsrs), porém um militar não pode. Existem casos, inclusive de PC civis com amputações parciais ou totais de membros, como pernas, braços, pés e/ou mãos. Os hospitais atualmente indicam restrições, mas permitem o voo acompanhado ou solo (dependendo do grau de amputação), desde que o candidato apresente proteses que permitam a coordenação motora requerida para voo. Porém para militares isso ainda é critério para inaptidão.
Enfim, leia. Vale a pena ter uma noção mesmo que superficial desta instrução.

Abrs!

Então Paulo,
Apesar de regras e instruções, cada instituição pode adotar suas regras. Eles (hasp) podem de fato exigir que toda revalidação seja feita o audio, cardio, esteira, neuro, ...
Mas é aquilo que eu comentei em resposta a sua dúvida. Mas se ainda você não estiver seguro com isso, eu sempre recomendo que você entre em contato com a ANAC, no setor especializado. Com eles você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre códigos, e observações.

Como eu comentei. Depende do critério da equipe que vai te avaliar.

Um abrs!

Entendi. Mas no RBAC diz a periodicedade com que vou realizar os exames cardiologicos e audiometria. Por isso achei estranho. Isso de fazer psico a cada 5 anos, é só se o psicologo determinar, e nao pra todos nós.
Tive CCF de 2 classe por 7 anos e de PC por 6, e só fiz psico nos iniciais.

Obrigado pela resposta.

Abs.

Edited by -600-, 27 de July de 2012 - 09:21 .

#23 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 27 de July de 2012 - 12:11

Entendi. Mas no RBAC diz a periodicedade com que vou realizar os exames cardiologicos e audiometria. Por isso achei estranho. Isso de fazer psico a cada 5 anos, é só se o psicologo determinar, e nao pra todos nós.
Tive CCF de 2 classe por 7 anos e de PC por 6, e só fiz psico nos iniciais.

Obrigado pela resposta.

Abs.

Como eu disse, existem coisas que não estão disponibilizados. Funciona de 5 em 5, porém fica a critério do médico.

Abrs.

#24 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 28 de July de 2012 - 03:34

Uma pequena atualização, após eu reler o RBAC67. Vou passar para os senhores o ciclo para realização de alguns exames, para que não exista mais dúvidas.

Cardiologia:
"(3) realização dos seguintes exames obrigatórios:
(i) eletrocardiograma e prova de esforço em esteira rolante para todos os exames de saúde periciais iniciais e nos exames de saúde periciais de revalidação após acidente ou incidente aeronáutico, em caso de suspensão de CMA. Nos outros exames de saúde periciais de revalidação, deve-se obedecer
aos seguintes critérios para a exigência do eletrocardiograma e prova de esforço em esteira rolante:
(A) para candidatos de 50 anos ou mais de idade, deve ser exigido a cada 12 meses;
(B) para candidatos de 30 anos ou mais de idade, e abaixo dos 50 anos de idade, deve ser exigido em uma periodicidade que não ultrapasse os 2 anos;
© para candidatos abaixo dos 30 anos de idade, pode ser exigido ou não, a critério do examinador ou da ANAC;"

Neurológico:
"(b) O EEG faz parte do exame de saúde pericial inicial; nos exames de saúde periciais de revalidação, a realização do exame fica a critério do examinador ou da ANAC.
© O EEG tem uma validade média de 6 meses, porém, a critério do examinador ou da ANAC, pode ser prolongada por um período que não exceda a 2 anos."

Pulmonar:
"(b) O Raio X de tórax deve ser exigido pelo examinador ou pela ANAC em todos os exames de saúde periciais iniciais. Nos exames de saúde periciais de revalidação, o Raio X pode ser exigido, a critério do examinador ou da ANAC, caso haja razões para se suspeitar de enfermidades pulmonares assintomáticas."

Psiquiátrico:
"(i) O psiquiatra deve emitir parecer em todos os exames periciais iniciais, pós-acidente, pós-incidente grave, ou quando solicitado por outro profissional de saúde."

Fechamos ai algumas dúvidas comuns sobre o que é feito e o que não é feito. A questão é que cada hospital tem seu padrão. Pode ser que depois de um inicial, você talvez não faça mais psicotécnico ou EEG ou ECG.
Vai depender muito do seu histórico no prontuário e da padrozinação dos hospitais.

Enfim...

#25 Kovac

Kovac
  • Usuários
  • 88 posts

Posted 28 de July de 2012 - 09:59

Pessoal que tirou seus antigos ccf de 2ª classe em juntas militares,podem ficar despreocupado que o CMA 1ª muda muita pouca coisa.

#26 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 31 de July de 2012 - 19:31

No campo observações de nenhum de vocês apareceu a mensagem que apareceu no meu:
APRESENTAR AVALIAÇÃO PSICOLOGICA 5/5ANOS. RBAC67.
?

#27 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 02 de August de 2012 - 12:54

No campo observações de nenhum de vocês apareceu a mensagem que apareceu no meu:
?

Relaxa, cara.

#28 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 18 de August de 2012 - 23:51

Alguém sabe o significado de PCM que consta na parte de trás da CHT referente ao Certificado Médico?

XIV - Certificado Médico / Medical Certificate
CLASSE 1/ CLASS 1 PCM A+

?

#29 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 19 de August de 2012 - 02:02

Alguém sabe o significado de PCM que consta na parte de trás da CHT referente ao Certificado Médico?

XIV - Certificado Médico / Medical Certificate
CLASSE 1/ CLASS 1 PCM A+

?

Piloto Comercial

Abraços

#30 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 19 de August de 2012 - 02:19

Valeu PTN4769.

Eu já fiz o CMA de PLA e consta isso ainda, por isso a dúvida. Na minha próxima revalidação ou inclusão de habilitação, que eles forem emitirem uma nova CHT irá constar PLA no lugar de PCM, é isso? (Apesar de saber que é tudo igual - 1ª Classe)

Abs.

#31 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 19 de August de 2012 - 09:28

Valeu PTN4769.

Eu já fiz o CMA de PLA e consta isso ainda, por isso a dúvida. Na minha próxima revalidação ou inclusão de habilitação, que eles forem emitirem uma nova CHT irá constar PLA no lugar de PCM, é isso? (Apesar de saber que é tudo igual - 1ª Classe)

Abs.

Paulo, você é PC checado?

Se você for checado PC, porém em licença tiver como PLA, significa que você é detentod de certificado PLA 1class e PCM (Piloto Comercial).

Edited by E195-SDU, 19 de August de 2012 - 09:32 .

#32 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 19 de August de 2012 - 11:36

?

No meu não.

#33 Paulopiloto

Paulopiloto
  • Usuários
  • 104 posts

Posted 19 de August de 2012 - 16:20

Paulo, você é PC checado?

Se você for checado PC, porém em licença tiver como PLA, significa que você é detentod de certificado PLA 1class e PCM (Piloto Comercial).

E195-SDU,

Chequei o PC recentemente, quando na ocasião meu CCF (hoje CMA) era de PC, porém na minha revalidação feita no HASP já fiz a troca de categoria, portanto na minha CHT aparece ainda PCM, mas meu CMA já é de PLA (apesar de saber que é tudo a mesma coisa - 1ª Classe). Certamente quando eu incluir alguma outra habilitação ou solicitar uma segunda via de CHT, virá PLA no lugar de PCM (impresso na parte de trás da CHT, onde contém as informações referente ao Certificado Médico), CORRETO?

Minha dúvida era essa.

Abs.

#34 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 19 de August de 2012 - 17:53

E195-SDU,

Chequei o PC recentemente, quando na ocasião meu CCF (hoje CMA) era de PC, porém na minha revalidação feita no HASP já fiz a troca de categoria, portanto na minha CHT aparece ainda PCM, mas meu CMA já é de PLA (apesar de saber que é tudo a mesma coisa - 1ª Classe). Certamente quando eu incluir alguma outra habilitação ou solicitar uma segunda via de CHT, virá PLA no lugar de PCM (impresso na parte de trás da CHT, onde contém as informações referente ao Certificado Médico), CORRETO?

Minha dúvida era essa.

Abs.

Correto, no dia da emissão da sua CHT seu CMA era de PC.

Qualquer atualização que gere uma emissão de nova CHT virá a impressão do seu CMA atual.

Abraços

#35 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 19 de August de 2012 - 20:02

PTN se antecipou e respodeu corretamente.

Tranquilo, que esses códigos chatos da ANAC sempre são difíceis de entender.