Jump to content


Photo

Cardiologia

Coraçao e aviaçao

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
54 replies to this topic

#1 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 31 de March de 2012 - 12:46

e ae gente... voltei!

seguinte... passou 2 anos e to com receio de voltar a tentar novamente... to com quase 30 pois vou faze esse ano 29 e vejo que se eu passar no ccf vou entrar mt tarde na aviaçao... nao acham?
pois é mas minha duvida é :

Arritmia cardiaca... nao sinto dores nao sinto aperto do coraçao... nao sinto nada.. so tenho azar de em um teste ergometrico ou num holter aparecerem extra sistoles ventriculares, quando tentei a primeira vez foram frequentes... agora nos ultimos testes foram isoladas.... meu cardiologista comenta q é mais por "panico" de nao conseguir.... ja conversei com psiquiatras psicologos e realmente pode vir a acontecer.. .mas nao é fato.... e infelizmente sei que arritmia é algo que anac tira ou to errado
pois a primeira vez quando fui fazer meu ccf de 2 classe um comandante q tava revalidando comigo ... da tam disse... "guri nem esquenta meu colega cop ele tem esse problema e vooa normalmente..." agora a duvida! que voces acham?

sob o conhecimento de voces que sao mais experientes que eu na anac e nos corredores de hospitais o q voces podem me dizer...



ps:. de resto dos exames de um ccf de 2classe eu passei só ficou o cardiologico que era pra mim levar um hotler24hrs e qu nao levei hehehehe e hoje eles nem tem mais minha ficha...

#2 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de April de 2012 - 15:33

Que tal você fazer seu inicial em clínicas particulares? Existem em São Paulo algumas clínicas e acredito que nelas são feitas agora exames iniciais de PP e acredito que também de PC/PLA.
Se você fizer o seu CCF, agora CMA nas clínicas particulares, pode ser que você se sinta mais confiante.
O clima militar nestes hospitais deixam os que fazem exames iniciais com muito receio, muito medo para ser mais exato. Eu me lembro que nos meus dois iniciais (PP e PC) fiquei morrendo de medo de ter alguma coisa. Hoje fico tranquilo. É uma coisa normal na vida do tripulante ter que passar por isso, depois que entramos nessa.
Porém depois que o RBAC67 entrou em vigor, eu vou experimentar uma dessas clínicas. Eles prometem realizar a inspeção com mais agilidade (duas horas e meia eu saio com o CMA no sistema atualizado) e não os 2 ou 3 dias que hospitais como HASP e CEMAL estão levando para os iniciais, por exemplo.

Desejo boa sorte para você. Leve em consideração que o ser humano nunca está livre de sofrer alguma doença ou problema hereditário. Muitos colegas que hoje exercem funções como tripulantes comerciais ou técnicos sofrem ou portam alguma alteração. Seja no coração, nos olhos, no sistema imunológico, audição, boca, articulações e por ai vai. O negócio é manter sempre a calma e correr atrás deste certificado. Nem que seja só para você fazer o PP ou seguir para o PLA, caso seja a sua vontade trabalhar como piloto.

Mais uma vez, boa sorte!

#3 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 01 de April de 2012 - 23:03

obrigado tche vlw o conselho... o problema todo que vou ter de enfrentar... ate posso fazer nas clinicas porem o risco de ser mandada minha ficha pro cemal e la eles digamos me expulsarem por defiitivo é maior.... to esperando digamos assim sair meu resultado dos holters que eu fiz pra ter uma maior "segurança" no que irei aprsentar pra ver se existe alguma chance ou nao ... pois assim como estou acho que terei alguma chance mesmo que voando com alguma restriçao....

voce que é mais dotado de conhecimento que eue o que é restriçoes de voo no ccf? poderia citar exemplos ou sites de consultas? agradecido

e obrigado pelo apoio!!!

#4 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 02 de April de 2012 - 02:05

obrigado tche vlw o conselho... o problema todo que vou ter de enfrentar... ate posso fazer nas clinicas porem o risco de ser mandada minha ficha pro cemal e la eles digamos me expulsarem por defiitivo é maior.... to esperando digamos assim sair meu resultado dos holters que eu fiz pra ter uma maior "segurança" no que irei aprsentar pra ver se existe alguma chance ou nao ... pois assim como estou acho que terei alguma chance mesmo que voando com alguma restriçao....

voce que é mais dotado de conhecimento que eue o que é restriçoes de voo no ccf? poderia citar exemplos ou sites de consultas? agradecido

e obrigado pelo apoio!!!



Para que eles mandariam a sua ficha para o CEMAL?
Olha cara, as restrições variam de acordo com a condição do aeronavegante. Pode ser desde uma obrigatoriedade de usar lentes corretivas em voo até a incapacidade de voar com pessoas que detém qualquer tipo de restrição. Não é nada demais.
Pense o seguinte. Tem um rapaz ai no mercado que teve o antebraço arrancado em um acidente de carro. Ele criou uma prótese, para poder pilotar helicóptero que é uma aeronave muito mais crítica que aviões. Então hoje em dia existe muita flexibilidade para quem voa com restrições.

Edited by E195-SDU, 02 de April de 2012 - 02:10 .


#5 Kovac

Kovac
  • Usuários
  • 88 posts

Posted 02 de April de 2012 - 10:39

Se sua arritmia for resultante de um pânico, stress, ansiedade ou coisa do tipo, pode conversar com seu psiquiatra/cardiologista e discutir a possibilidade de você tomar algum ansiolítico.

Se tiver tempo disponível, faça uma corrida na esteira diariamente para seu corpo ir se acostumando, caso não pratique exercícios físicos.

Relaxa que vai da tudo certo.

#6 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 02 de April de 2012 - 15:12



Para que eles mandariam a sua ficha para o CEMAL?
Olha cara, as restrições variam de acordo com a condição do aeronavegante. Pode ser desde uma obrigatoriedade de usar lentes corretivas em voo até a incapacidade de voar com pessoas que detém qualquer tipo de restrição. Não é nada demais.
Pense o seguinte. Tem um rapaz ai no mercado que teve o antebraço arrancado em um acidente de carro. Ele criou uma prótese, para poder pilotar helicóptero que é uma aeronave muito mais crítica que aviões. Então hoje em dia existe muita flexibilidade para quem voa com restrições.



Muitos aeronavegantes e tal dizem que problemas de coraçao nao é permitido... e se meu caso nao for dos melhores eles mandam pro cemal e a pessoa ou pode ser liberada ou marcada com uma tarja bem grande na ficha PROIBIDO DE VOAR... ai é fogo.....

sim eu vi o caso do cara q recorreu a justiça pra poder voltar a voar... porem ele nao ta tirando a cma inicial ele ja era comando!!!

#7 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 02 de April de 2012 - 15:24

Se sua arritmia for resultante de um pânico, stress, ansiedade ou coisa do tipo, pode conversar com seu psiquiatra/cardiologista e discutir a possibilidade de você tomar algum ansiolítico.

Se tiver tempo disponível, faça uma corrida na esteira diariamente para seu corpo ir se acostumando, caso não pratique exercícios físicos.

Relaxa que vai da tudo certo.


pois é cara... nao foi nada diagnosticado q de firme posiçao ainda.... porem eu to fazendo exames e exames para ir bem armado nos argumentos contra os cardiologista das HACO da vida... como falei pro E195... o maximo q pode acontecer é eu ser vetado o poder de voar... pois la no topico de coisas q pode impedir o voo... sao as varias coisas do coraçao...

http://forum.contato...na-aeronautica/

"91 - distúrbios da formação do estímulo cardíaco (taquicardias paroxísticas; flutter e/ou fibrilação auricular e ventricular, extrassistolia ventricular que não ceda à terapêutica habitual, ou quando presente em doença cardíaca perfeitamente caracterizada; ritmo idio-ventricular);"

nao entendi mt bem isso... mas td bem

#8 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 02 de April de 2012 - 22:54



Muitos aeronavegantes e tal dizem que problemas de coraçao nao é permitido... e se meu caso nao for dos melhores eles mandam pro cemal e a pessoa ou pode ser liberada ou marcada com uma tarja bem grande na ficha PROIBIDO DE VOAR... ai é fogo.....

sim eu vi o caso do cara q recorreu a justiça pra poder voltar a voar... porem ele nao ta tirando a cma inicial ele ja era comando!!!


Eu não estou de acordo com o que você disse. Eu sinceramente não sei como é o processo. Quem te falou que essas clínicas mandam sua ficha de avaliação para ser analisada no CEMAL? Essas clínicas tem autonomia para deferir ou indeferir um candidato. O que pode ocorrer, pelo que consta no RBAC67, é que se você for reprovado, você poderá recorrer na junta de avaliação do CEMAL. Lá eles vão pedir exames mais específicos e darão ou não o parecer negativo.
Nestas clínicas particulares, você ja vai levar os exames de saúde feitos, ou seja, a bateria de exames cardiológicos serão feitas em uma clínica da sua escolha. O seu cardiologista poderá intermediar estes exames. Ou seja, se o seu problema é mais emocional do que cardiológico, a probabilidade de o exame ser feito sem influência do fator stress será bem maior.
Então pense com muito consideração a opção de fazer seus iniciais em uma clínica particular. Existe uma clínica em São Paulo que lá eles só farão os exames psicológicos e oftamológicos. O resto dos exames serão todos requeridos em um pedido de exames que a clínica vai te enviar. Você vai fazer os exames, e quando todos estiverem prontos, você irá para clínica para que eles sejam avaliados pelo médico responsável.

#9 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 30 de April de 2012 - 18:33

(g) O candidato cujo ritmo cardíaco seja anormal por arritmias ou bloqueios cardíacos deve ser julgado
não apto, a menos que a arritmia cardíaca e/ou bloqueio cardíaco tenham sido objeto de investigação e
avaliação em conformidade com as melhores práticas médicas aceitáveis pelo examinador ou pela
ANAC, e que se haja estimado, a critério do examinador ou da ANAC, que não seja provável que o
problema afete a segurança de voo.

Que significa pra voces isso?

#10 GLE

GLE
  • Usuários
  • 685 posts

Posted 30 de April de 2012 - 20:52

Significa que a arritmia precisa ser investigada para determinação de suas causas. E caso você tenha arritmia, uma série de exames complementares precisam ser feitos para determinar se essa arritmia pode provocar algum risco à segurança de vôo. Após essa determinação, você pode ser julgado apto ou não, dependendo da origem e causa da arritmia.

Meu caro, percebe-se que você está um tanto quanto ansioso. Isso é ruim! Só agrava o quadro de arritmia!

O melhor a fazer é pegar o RBAC67, ir a um cardiologista de sua confiança e tirar todas as suas dúvidas!
O seu médico pode solicitar uma série de exames para identificar a origem se sua arritmia e determinar o quão importantes elas são.
Não alimente sua ansiedade com interpretações leigas e achismos, apenas um médico cardiologista pode te avaliar e interpretar corretamente os requisitos.

Se acalme, abaixe o nível de ansiedade e de forma consciente vá em busca das suas informações e das orientações necessárias!

Boa sorte! Vai dar tudo certo!

#11 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de May de 2012 - 11:23

Cara, não uma questão do que achamos ou não. Como o colega acima disse, você precisa mandar o RBAC67 para seu caradiologista. Lá você fará todos os exames. A partir dos resultados destes exames, o seu médico vai te dar o parecer/atestado para que você leve ao CEMAL ou qualquer hospital ou clínica.
A dica ja foi dada. Va com muita, mas muita calma fazer seus exmaes, que ai os resultados vão ser positivos. Você mesmo ja disse que quando está calmo, o exame sai bom.

E no mais meu caro, não fique amadurecendo esse medo, esquecendo de viver o seu objetivo. Quanto mais rápido você fizer estes exames todos, mais rápido você começa a voar. Cardiopatia é um problema de quase metade das tripulações com mais de 40 anos. E ainda assim eles todos estão voando. E não adianta dizer que eles são aprovados, porque são CMTEs. Se o bicho está pegando o CEMAL caça o CCF do mais novo até o mais velho. Não tem jeito.


Boa Sorte !


#12 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 03 de May de 2012 - 14:09

Bom decidi... vo faze novamente a tentativa do ccf... vo faze o teste com a psiquiatra da anac.. vo faze o encefalo... e vo leva os exames todos... como no teste ergometrico diz extra sistoles...isoladas... eles vao pedir um holter... acabei de pegar o resultado... tenho 74ventriculares polimorficas isoladas e 40 supraventriculares isoladas... passar por todos exames e era isso... qualquer coisa se tiver algum jeito me "trato" la dentro da HACO mesmo ... mas dificel eles nao devem ter convenio com unimed hehehe nao tem escapatoria... posso tentar o jeito facil ir em algum lugar e acabar "comprando" o cff e me ##### legal com 35 anos quando descobrirem com os testes ergometricos... entao o jeito é seder e ir la ver o q da.... ou entao ir diretamente no cemal e ver o q eles dizem... so que ai se eu for no cemal eles podem me condenar inapto pra sempre...

#13 VEEONE!

VEEONE!
  • Desligados
  • 1,484 posts

Posted 03 de May de 2012 - 18:03

Em 24h de Holter você só teve 74 ventriculares isoladas e 40 supraventriculares isoladas? Todos os outros batimentos foram normais?

Você não tem nada... provavelmente nem vá acusar no eletro...

#14 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 03 de May de 2012 - 20:05

Em 24h de Holter você só teve 74 ventriculares isoladas e 40 supraventriculares isoladas? Todos os outros batimentos foram normais?

Você não tem nada... provavelmente nem vá acusar no eletro...


esqueceu que eu tenho que entrega o teste de ergometrico de esteira e la tem escrito extra sistoles ventriculares isoladas...
vao pedir um holter pra saber o PQ dessas isoladas... senao pedirem o de esteira pode ate ser que nao acuse no eletro q eles fazem mesmo....

e em relaçao a todos batimentos normais... sim
ritmo sinusal

Edited by Leotuning, 03 de May de 2012 - 20:08 .


#15 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 03 de May de 2012 - 23:12

Cara, não tem jeito. Faça o padrão.

Só uma pergunta. Por que eles pedem teste ergometrico, se você tem menos de 40 anos e é inicial de PP? No HACO eles pedem ergometrico? No CEMAL é só eletrocardiograma.

#16 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 03 de May de 2012 - 23:28

Cara, não tem jeito. Faça o padrão.

Só uma pergunta. Por que eles pedem teste ergometrico, se você tem menos de 40 anos e é inicial de PP? No HACO eles pedem ergometrico? No CEMAL é só eletrocardiograma.



-Iniciais para obtenção de CMA, Acidentes e Incidentes AeronáuticosDocumentação e Exames que deverão ser trazidos pelo candidato.
1ª CLASSE (PLA, PC e PP-IFR)
(1) Documento de identificação oficial, com foto, válido no território nacional
(2) Código da ANAC válido
(3) Atestado psicológico (Conforme modelo previsto na Resolução do Conselho Federal de Psicologia nº 7/2003 e observando os Requisitos Mentais e Comportamentais da RBAC nº 67)
(4) Eletroencefalograma (válido por 6 meses, porém, critério do examinador ou da ANAC, pode ser prolongada por um período que não exceda a 2 anos)
(5) Prova de esforço em esteira rolante (Teste Ergométrico) para inspecionado de qualquer idade
(6) Radiografia panorâmica da Arcada Dentária
fONTE: http://www.haco.aer.mil.br/aviacaocivil.htm

#17 DpsTr

DpsTr
  • Usuários
  • 1,817 posts

Posted 03 de May de 2012 - 23:43

Cara, fica tranquilo, sem querer dar uma de médico mas já o fazendo extrasístole é algo que muitas vezes não está associado a qualquer doença e nem representa qualquer risco para a pessoa, não é aquilo "um dia vc enfarta na esteira por causa disso", é, mal comparando, como se fosse uma deformidade física que não traz limitação.

Sei pq tb tenho isso, investiguei a fundo com mais de 05 médicos (fiquei encucado na época que descobri...) e todos juraram de pés juntos que não era nada e eu devia me preocupar mais com a queda de meteoritos na minha cabeça do que com isso.

Esse é o sentido da norma aí de cima, mesmo que detectem isso pelo seu holter vc vai poder apresentar outros exames, atestados médicos, etc, e demonstrar que no seu caso tb é algo não associado a doenças cardíacas outras (e é bem provável que seja, assim como é comigo), e aí vc é aprovado no exame. Claro que possivelmente vá dar um pouco de trabalho, do tipo algumas idas a canoas, mas como vc vai estar com razão mais dia menos dia te dão o ok. Aliás, melhor levar junto com o holter já os atestados, né...

#18 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 03 de May de 2012 - 23:51

Cara, fica tranquilo, sem querer dar uma de médico mas já o fazendo extrasístole é algo que muitas vezes não está associado a qualquer doença e nem representa qualquer risco para a pessoa, não é aquilo "um dia vc enfarta na esteira por causa disso", é, mal comparando, como se fosse uma deformidade física que não traz limitação.

Sei pq tb tenho isso, investiguei a fundo com mais de 05 médicos (fiquei encucado na época que descobri...) e todos juraram de pés juntos que não era nada e eu devia me preocupar mais com a queda de meteoritos na minha cabeça do que com isso.

Esse é o sentido da norma aí de cima, mesmo que detectem isso pelo seu holter vc vai poder apresentar outros exames, atestados médicos, etc, e demonstrar que no seu caso tb é algo não associado a doenças cardíacas outras (e é bem provável que seja, assim como é comigo), e aí vc é aprovado no exame. Claro que possivelmente vá dar um pouco de trabalho, do tipo algumas idas a canoas, mas como vc vai estar com razão mais dia menos dia te dão o ok. Aliás, melhor levar junto com o holter já os atestados, né...



o que mais me chateia é o rbac67 q diz:

(g) O candidato cujo ritmo cardíaco seja anormal por arritmias ou bloqueios cardíacos
deve ser julgado não apto, a menos que a arritmia cardíaca e/ou bloqueio cardíaco tenham
sido objeto de investigação e avaliação em conformidade com as melhores práticas
médicas aceitáveis pelo examinador ou pela ANAC, e que se haja estimado, a critério do
examinador ou da ANAC, que não seja provável que o problema afete a segurança de voo.

#19 DpsTr

DpsTr
  • Usuários
  • 1,817 posts

Posted 03 de May de 2012 - 23:56



o que mais me chateia é o rbac67 q diz:

(g) O candidato cujo ritmo cardíaco seja anormal por arritmias ou bloqueios cardíacos
deve ser julgado não apto, a menos que a arritmia cardíaca e/ou bloqueio cardíaco tenham
sido objeto de investigação e avaliação em conformidade com as melhores práticas
médicas aceitáveis pelo examinador ou pela ANAC, e que se haja estimado, a critério do
examinador ou da ANAC, que não seja provável que o problema afete a segurança de voo.


Mas isso aí é a teu favor, cara... tá escrito com todas as letras que se não trouxer risco à segurança de vôo (que é o caso da extrasístole não associada a patologia cardíaca mais severa) vc deve ser aprovado. A questão é comprovar isso, mas aí basta vc se munir bem de atestados do(s) teu(s) médico(s).

#20 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 04 de May de 2012 - 00:04

Tenho :
- Holter 24hrs
- Teste ergometrico
- eletroencefalograma condiçoes normais
- Ecco doppler colorido com contraste e sem contraste
- ressonancia magnetica cardiaca com stresse farmacologico

como disse antes... tive esse 1 ano pra perder peso pois estava com 145 e hj to com 128 kilos atualmente 38 IMC e antes 45.. e pra fazer todos esses exames.....