Jump to content

Photo

Experiência no CEMAL, com o RBAC67.

Relato e novas facilidades.

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
135 replies to this topic

#41 Bonamichi

Bonamichi
  • Usuários
  • 62 posts

Posted 04 de September de 2012 - 13:14

Estive no CEMAL ontem, revalidando (PLA).
Entrei as 6:30 e saí as 10:30. Hoje as 10hs já estava no site da ANAC.
Os exames são os de sempre, a única diferença foi realmente o teste ergométrico que é obrigatório a todos e em todas as idades.

#42 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 04 de September de 2012 - 21:22

Bonamichi, grato pelo relato.

Estejam atentos, pois mesmo que a Instrução Suplementar 67.*** diga que o teste ergométrico seja obrigatório para todos OS INICIAIS (1classe, 2classe, 3classe, 4 classe), existem hospitais da aeronáutica e clínicas particulares que ESTÃO cobrando INCLUSIVE para REVALIDAÇÕES DE TODAS AS CLASSES. Obviamente este terá um tempo de validade, logo, em uma seguinte revalidação o exame ainda estará válido.
Porém para quem deseja MUDAR A CLASSE do CMA, será NECESSÁRIO a APRESENTAÇÃO de um novo teste ergométrico.

#43 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 05 de September de 2012 - 13:36

No site do CEMAL já consta o ergométrico obrigatório para todas as idades nas revalidações:

Documentos Necessários:
* Trazer todos os exames cobrados na inspeção anterior.

a) Identidade Original;
b) Código ANAC;
c) Cartão de Vacinas: Antiamarílica(Febre Amarela) e Antitetânica em dia.
d) Mulheres: Ficha de Exame Ginecológico preenchido e assinado por Ginecologista e laudo do exame preventivo anual (Papanicolau) ou ultrassonografia pélvica, se virgem.
e) Laudo do exame parasitológico de fezes, somente para Categoria de Comissário de Voo. O exame parasitológico de fezes deverá ter sido realizado a menos de 30 dias da data da inspeção de saúde.
f) Teste Ergométrico (Independente da Idade).

http://www.cemal.aer...ude-revalidacao

Abraços

#44 -600-

-600-
  • Usuários
  • 1,566 posts

Posted 06 de September de 2012 - 10:07

Só acrescentando pessoal, o ergometrico é obrigatorio a todos nas inspecoes iniciais, depois, nas revalidaçoes, é a cada dois anos pra quem tem idade entre 30 e 49 anos, e anual a partir dos 50 anos.
O site do HASP esta certinho.

Abs.

#45 Penteado

Penteado
  • Usuários
  • 246 posts

Posted 15 de October de 2012 - 22:04

Pessoal, atualizando um pouco o tópico, estive semana passada no CEMAL para o inicial de 1 Classe.

No primeiro dia tudo normal, a primeira coisa que notei é que nesta época do ano fica um pouco lotado devido aprovados no concurso da EPCAR. Tirando isto, o resto foi bem normal. Uma diferença que eu notei também no primeiro dia foi uma leve mudança no psicotécnico, tendo em vista que agora não há mais aquele teste de realizar desenhos. Ele foi trocado por um dos provérbios, em que há uma lista de 10 provérbios populares, e vc tem que dizer o significado de cada um.

Fique atento, pois há respostas certas, se a sua fugir muito da padrão, é considerado erro.

No segundo dia ficou faltando poucos exames, como o cardiológico em que somente mostrei o teste ergométrico e fui liberado, e o odonto. Terminei os exames por volta das 09:00h, mas como eles estão sendo mais rígidos, a junta médica que avalia todos os exames e dá a liberação, somente autorizou as 12:00h.

No mesmo dia, na parte da tarde já constava no site da ANAC atualizado.

Abs,

Penteado

#46 RemoveBeforeFlight

RemoveBeforeFlight
  • Usuários
  • 460 posts

Posted 16 de October de 2012 - 12:41

Pessoal, atualizando um pouco o tópico, estive semana passada no CEMAL para o inicial de 1 Classe.

No primeiro dia tudo normal, a primeira coisa que notei é que nesta época do ano fica um pouco lotado devido aprovados no concurso da EPCAR. Tirando isto, o resto foi bem normal. Uma diferença que eu notei também no primeiro dia foi uma leve mudança no psicotécnico, tendo em vista que agora não há mais aquele teste de realizar desenhos. Ele foi trocado por um dos provérbios, em que há uma lista de 10 provérbios populares, e vc tem que dizer o significado de cada um.

Fique atento, pois há respostas certas, se a sua fugir muito da padrão, é considerado erro.

No segundo dia ficou faltando poucos exames, como o cardiológico em que somente mostrei o teste ergométrico e fui liberado, e o odonto. Terminei os exames por volta das 09:00h, mas como eles estão sendo mais rígidos, a junta médica que avalia todos os exames e dá a liberação, somente autorizou as 12:00h.

Abs,

Penteado

humm interessante essa mudança no teste psicotécnico, pelo visto ficou mais simples. Eu perdí horas e horas fazendo aqueles desenhos nos meus exames iniciais. Voce tem algum exemplo de provérbios pra mostrar aqui??

#47 Penteado

Penteado
  • Usuários
  • 246 posts

Posted 16 de October de 2012 - 21:27

humm interessante essa mudança no teste psicotécnico, pelo visto ficou mais simples. Eu perdí horas e horas fazendo aqueles desenhos nos meus exames iniciais. Voce tem algum exemplo de provérbios pra mostrar aqui??

RemoveBeforeFlight,

Alguns provérbios que eu consigo lembrar são:

1 - Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé.

2 - Gato escaldado tem medo de água fria.

3 - Após a tempestade vem a bonança.

4 - Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Os demais eu não consegui lembrar, em cada um destes você tem que dizer o significado em no máximo 3 linhas.

Abs!

#48 RemoveBeforeFlight

RemoveBeforeFlight
  • Usuários
  • 460 posts

Posted 16 de October de 2012 - 21:51

RemoveBeforeFlight,

Alguns provérbios que eu consigo lembrar são:

1 - Se Maomé não vai a montanha, a montanha vai a Maomé.

2 - Gato escaldado tem medo de água fria.

3 - Após a tempestade vem a bonança.

4 - Quem com ferro fere, com ferro será ferido.

Os demais eu não consegui lembrar, em cada um destes você tem que dizer o significado em no máximo 3 linhas.

Abs!

Legal! vou dar minhas refletidas aqui em cima deles rs brigadao!

#49 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 17 de October de 2012 - 21:30

Abs,

Penteado

Não tem ninguém sendo mais rígido. A demora se da pelo número de atendimentos.

Abrs,

E195

#50 bortolanza3

bortolanza3
  • Usuários
  • 352 posts

Posted 18 de October de 2012 - 07:57

Buenas gurizada.
Ontem renovei meu CCF/CMA de 1° no HACO.
Tcheee, uma maraviiiilha. Cheguei as 7 e 9:30 todos liberados. O que vi foi uns 3 de SP virem fazer aqui no sul pela rapidez, dizem eles de não gostarem do HASP. Bom, em torno de 15 pessoas e como disse 2h e 15 de exames. Achei uma maravilha. Não fiz raio x do torax e audiometria.

Tenho uma pergunta, mas acho que o E195 me responderá, nosso expert na medicina aeroespacial.

No campo observações veio os codigos 67.7E E 67.103C OUT 17 -
67.79D OUT 14 - USAR LENTES
CORREORAS E PORTAR PARA DE
ÓCULOS RSERVA.

O que seria os números acima?

Abcs, bons voos.

#51 bortolanza3

bortolanza3
  • Usuários
  • 352 posts

Posted 27 de October de 2012 - 10:44

Cadê os experts na medicina Aeroespacial?

#52 RemoveBeforeFlight

RemoveBeforeFlight
  • Usuários
  • 460 posts

Posted 28 de October de 2012 - 20:23

Cadê os experts na medicina Aeroespacial?

posso ta errado, mas essas numerações me pareceram dados de algum termo técnico médico, talvez pra indicar o grau das lentes ou algo parecido.

abraço.

#53 Roadster

Roadster
  • Usuários
  • 2,330 posts

Posted 01 de November de 2012 - 16:30

Buenas gurizada.
Tcheee, uma maraviiiilha. Cheguei as 7 e 9:30 todos liberados. O que vi foi uns 3 de SP virem fazer aqui no sul pela rapidez, dizem eles de não gostarem do HASP. Bom, em torno de 15 pessoas e como disse 2h e 15 de exames. Achei uma maravilha. Não fiz raio x do torax e audiometria.

Tenho uma pergunta, mas acho que o E195 me responderá, nosso expert na medicina aeroespacial.

ÓCULOS RSERVA.

Abcs, bons voos.

Esses códigos sao equivalentes aos itens do RBAC. Veja no índice. Por exemplo: 67.103C é relacionado a requisito odontológico e deve ser o vencimento de sua panorâmica.

#54 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 06 de November de 2012 - 14:41

Buenas gurizada.

ÓCULOS RSERVA.

Abcs, bons voos.

Cmte, desculpe por não ter visto sua pergunta.
Mas de fato de fato este códigos são relativos aos seus vencimentos e parágrafos relativos aos fatores incapacitantes (em caso de reprovação), restrição (em caso de capacitação com restrição) e recomendações (uso de lentes como foi o seu caso, pedidos de exames extras, dentre outros).

Este números estão ai para te ajudar também, caso você queria acessar o regulamento e ter mais informações sobre tais fatores incapacitantes, restritivos e recomedações.

O que importa é que você está saudável e que o uso de lentes deverá ser respeitado em todos os voos, inspeções e a qualquer momento que um inspetor da ANAC se apresentar e solicitar seus óculos ou lentes, mostre para ele a lente ou óculos em uso e os seus respectivos backups. Lembre-se que necessariamente você precisa de um par deles para reserva.

Forte abraço e voe com segurança!

Pessoal, qualquer solicitação ou dúvida, entrem em contato via PM. Terei prazer em ajudar.

#55 GPWS

GPWS
  • Usuários
  • 579 posts

Posted 10 de November de 2012 - 14:17

Tá tendo q fazer o psico todo santo ano pra revalidação?

Se tiver haja saco hein!

#56 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 10 de November de 2012 - 14:28

Tá tendo q fazer o psico todo santo ano pra revalidação?

Se tiver haja saco hein!

Não. Até onde eu sei, são de 5 em 5 inspeções.

#57 PA34

PA34
  • Usuários
  • 234 posts

Posted 25 de November de 2012 - 15:21

Um amigo falou que durante o psicolouco se você for reprovado em algum exame, você só podera refazer depois de 180 dias ? Isso procede gente ? Procurei no Rbac 67 e não li nada a respeito. Desde já agradeço alguma resposta ! :joinha:

#58 edmontelo

edmontelo
  • Usuários
  • 12 posts

Posted 03 de December de 2012 - 20:42

alguem sabe me dizer se os exames de 1º classe são muito diferentes do de 2º? ou ja que passei no de 2º posso ficar um pouco mais tranquilo quando for fazer o de 1º?

#59 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 03 de December de 2012 - 21:25

Um amigo falou que durante o psicolouco se você for reprovado em algum exame, você só podera refazer depois de 180 dias ? Isso procede gente ? Procurei no Rbac 67 e não li nada a respeito. Desde já agradeço alguma resposta ! :joinha:/>

Negativo. Isso depende do diagnóstico. Existem restrições de até 1 ano.

alguem sabe me dizer se os exames de 1º classe são muito diferentes do de 2º? ou ja que passei no de 2º posso ficar um pouco mais tranquilo quando for fazer o de 1º?

Se você gozar de plena saúde física e mental, não existirá diferenças.

#60 Thrust.Set

Thrust.Set
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 08 de December de 2012 - 14:34

Pessoal,

No site do CEMAL informa que o único exame que já temos que levar pronto para os exames iniciais é o ERGOMETRICO (independente da idade), isso procede?
Pois alguns me falaram que é apenas para pessoas acima de 35 anos, e outros confirmam a info do site.

Edited by Thrust.Set, 08 de December de 2012 - 14:35 .