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Experiência no CEMAL, com o RBAC67.

Relato e novas facilidades.

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135 replies to this topic

#121 JoaoPedro

JoaoPedro
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Posted 18 de March de 2013 - 09:29

Xi cara,
não sei. eu fui embora na quarta mesmo, ele ia terminar na quinta.

#122 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 18 de March de 2013 - 12:06

Você achou o oftalmo rigoroso, pois usa óculos. rsrsrs...
É assim mesmo. Lá eles são tão rigorosos quanto em qualquer outro lugar. Vai se acostumando a ter sempre seu óculos, mais um reserva, porque tanto a ANAC quanto o CEMAL cobram.
A ANAC cobra pois está regulado no RBAC, e acredito que os oftalmologistas dos hospitais cobram, justamente para ver se ambos os pares estão de acordo com a sua limitação.

Parabéns e bons voos!

#123 E175

E175
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Posted 18 de March de 2013 - 21:43

Nunca me cobraram óculos reserva no CEMAL. Aliás nunca ouvi falar dessa cobrança em inspeção, primeira vez rs.

#124 Thrust.Set

Thrust.Set
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Posted 18 de March de 2013 - 21:59

E195-SDU, amigão Boa Noite!
Sei que já deve estar pensando o que eu quero de novo com esse assunto de CMA né, depois de te encher o saco comisso.
Segui meu amigo todas as suas recomendações, fui no meu ortopedista fizemos todo um check-up juntos estudamos o meu tipo de cifose com o que está escrito no RBAC ele me assegurou que minha escoliose se reduziu quase a zero grau e que minha cifose não é sintomatica e que me atesta 100% para a atividade em questão. Pegarei dia 22 o laudo.
Agora o que venho tentar pegar uma luz com ovcê é naquela questão de onde ir, pois por mais que a Ouvidoria do CEMAL tenha dito que somente no DIRSA e somente com o Recurso, alguns amigos da área me disseram que eu deveria tentar em hospitais de outro estado ou em clinicas particulares pois o sistema não é integrado, porém, hoje existe o bendito código anac que com uma simples pesquisa descobre se eu já fiz alguma avialiação ou não.
Eu avaliei seriamente em tentar no HASP ou HACO mas é um tiro cego pois eu pago a GRU tenho custos com viagem e chega lá eles chegam e dizem que não posso fazer pois já tenho uma reporvação.
Você provavelmente deve conhecer pessoas da área que talves tenham algum conhecimento sobre como está o sistema hoje em relação a quem reprova no CEMAL (ou você mesmo saiba). Se pudesse me dar mais essa luz.

Abraços meu caro.

#125 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 19 de March de 2013 - 01:08

Nunca me cobraram óculos reserva no CEMAL. Aliás nunca ouvi falar dessa cobrança em inspeção, primeira vez rs.


E175, vou passar para você alguns parágrafos a respeito disso.
"
(4) caso precise de correção para atender aos requi


sitos visuais deste Regulamento, deve figurar


expresso no campo de observações do CMA, caso conce


dido, que o tripulante deve usar a correção, e que


deve portar um par de óculos reserva (mesmo quando


usando correção por lentes de contato), quando


desempenhando as atribuições de sua licença e habil


itação;"


"

(d) O candidato portador de correção óptica deve ap


resentá-la (e sua reserva) ao examinador ou à


ANAC por ocasião do exame de saúde pericial, ou qua


ndo desempenhando as atribuições de sua licença e


habilitação aeronáutica, ao inspetor da ANAC, caso


seja solicitado."




Eu não me preocupei em checar precisamente as consequências de se não apresentar lentes corretoras e backup-reserva (talvez eu deva, para me informar melhor). Mas acredito que se um INSPAC, após checar o status do seu CMA requerer as lentes com backup e o tripulante não as apresentar em sua totalidade (só ter um par), ele poderá multá-lo, e proibir o voo até que um par de lentes reserva seja providenciado. A multa deve ser pesada, pois envolve diretamente a segurança de voo.
No caso das revalidações, se o médico cobrar e você não as tiver em mãos, acredito que ele pode indeferir a revalidação, ou enviar um DIS, cobrando o backup para o próximo exame.

São coisas pequenas, que as vezes um oftalmo ou inspac mais rígido podem cobrar.

Abraço!

E195-SDU, amigão Boa Noite!
Sei que já deve estar pensando o que eu quero de novo com esse assunto de CMA né, depois de te encher o saco comisso.
Segui meu amigo todas as suas recomendações, fui no meu ortopedista fizemos todo um check-up juntos estudamos o meu tipo de cifose com o que está escrito no RBAC ele me assegurou que minha escoliose se reduziu quase a zero grau e que minha cifose não é sintomatica e que me atesta 100% para a atividade em questão. Pegarei dia 22 o laudo.
Agora o que venho tentar pegar uma luz com ovcê é naquela questão de onde ir, pois por mais que a Ouvidoria do CEMAL tenha dito que somente no DIRSA e somente com o Recurso, alguns amigos da área me disseram que eu deveria tentar em hospitais de outro estado ou em clinicas particulares pois o sistema não é integrado, porém, hoje existe o bendito código anac que com uma simples pesquisa descobre se eu já fiz alguma avialiação ou não.
Eu avaliei seriamente em tentar no HASP ou HACO mas é um tiro cego pois eu pago a GRU tenho custos com viagem e chega lá eles chegam e dizem que não posso fazer pois já tenho uma reporvação.
Você provavelmente deve conhecer pessoas da área que talves tenham algum conhecimento sobre como está o sistema hoje em relação a quem reprova no CEMAL (ou você mesmo saiba). Se pudesse me dar mais essa luz.

Abraços meu caro.


Thrust, boa noite!

Sinceramente não tenho muito o que recomendar.
Não sou médico e não trabalho com medicina aeroespacial, mas por motivos acadêmicos pesquisei muito sobre o "tema".
Pelo que eu entendi no regulamento o recurso no DIRSA (balizada pela ANAC) é a última das alternativas disponíveis para o candidato. Ela somente será necessária, quando você esgotar todas as suas alternativas nos hospitais, clínicas e médicos credenciados pela ANAC.
Mas no meu ponto de vista, nada te impede de requerer outro exame inicial no CEMAL ou em qualquer outro orgão, desde que você tenha em mãos laudos médicos que comprovem sua aptidão. O que comprovaria sua aptidão? Um parecer de um especialista, que através de exames documentados e um laudo médico, ateste que sua condição física não apresenta riscos para a atividade laborativa proposta. Seja porque sua condição regrediu e não mais existe ou por ela ser branda a ponto de ser considerada não prejudicial (sempre com respaldo do médico especialista, através de exames e seus laudos).
Meu conselho? Faça no CEMAL, meu amigo. Afinal foi lá que você fez seu exame inicial e existe chance de que em outros hospitais eles neguem o CMA. Ai no final das contas, você terá que retornar ao CEMAL.
No CEMAL, você irá pagar outra GRU para inspeções iniciais e desta vez levará o laudo para que eles possam reavaliar seu caso. Caso eles venham a indeferir novamente seu CMA, ai seria o caso de você entrar com recurso na ANAC. Pelo que eu sei, com laudos, tudo fica mais fácil. Nada mais é do que uma garantia para a junta avaliadora dos hospitais. Assim seu histórico fica bem documentado e tudo nos conformes do regulamento.

Corra atrás do laudo (atestado) com seu médico. Se for necessário, faça outros exames, investigue mais o seu caso. Assim você terá maiores garantias.
Por fim, peço que você leia a Subparte A, 67.11, ©, (D) - 1, 2, 3. Pela minha interpretação do regulamento, estes parágrafos justificam tudo que eu te falei acima, sobre recursos e seu direito de requerer outro exame em carater INICIAL e não RECUSAL.

Boa sorte, e qualquer coisa é só me procurar.

Abraço!

#126 E175

E175
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Posted 19 de March de 2013 - 09:57

E175, vou passar para você alguns parágrafos a respeito disso.


E195, a cobrança do óculos reserva nas operações eu sei que existe. O que eu nunca presenciei é a cobrança nas inspeções. Até faz sentido, como você disse, para checar as condições do outro par, mas não vi fazendo isso nem nas vezes que fui ao CEMAL, nem nas duas que estive no PAMA-LS.

#127 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 19 de March de 2013 - 12:07

Fica de olho, então.

#128 JoaoPedro

JoaoPedro
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Posted 21 de March de 2013 - 12:20

ThrustSet
Os sistemas são inteligados sim. Tanto que fiz o meu de 2ª Classe em uma junta do Aeroclube de Araxá, cheguei no CEMAL e já tinham todos os meus dados.

#129 Thrust.Set

Thrust.Set
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Posted 21 de March de 2013 - 19:09

ThrustSet
Os sistemas são inteligados sim. Tanto que fiz o meu de 2ª Classe em uma junta do Aeroclube de Araxá, cheguei no CEMAL e já tinham todos os meus dados.

Então só me resta o recurso no DIRSA mesmo !

#130 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 22 de March de 2013 - 01:12

Então só me resta o recurso no DIRSA mesmo !


Creio que você não tenha lido meu comentário acima. Leia com calma e veja se você muda de idéia.

#131 Thrust.Set

Thrust.Set
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Posted 22 de March de 2013 - 07:33


Creio que você não tenha lido meu comentário acima. Leia com calma e veja se você muda de idéia.


Exato meu amigo, estava em viagem a trabalho sem um PC e o celular conseguiu abrir o CR nas limitações dele e só abriu as mensagens pequenas da página.
Seguirei seu conselho de tentar outra "Inicial" no CEMAL e caso seja necessário ai sim partiremos ao DIRSA.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e boa vontade!

#132 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 22 de March de 2013 - 22:28

Exato meu amigo, estava em viagem a trabalho sem um PC e o celular conseguiu abrir o CR nas limitações dele e só abriu as mensagens pequenas da página.
Seguirei seu conselho de tentar outra "Inicial" no CEMAL e caso seja necessário ai sim partiremos ao DIRSA.
Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e boa vontade!


Imagina.
Boa sorte e mantenha contato.

Abrs

#133 FernandezRj

FernandezRj
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Posted 12 de April de 2013 - 13:06

E ai pessoal tudo beleza?
Bom, nos 2 últimos dias estive no CEMAL para fazer as avaliações Iniciais Para PP de 2ª Classe.
Achei tudo bem rápido e eficiente.
No primeiro dia,na sala de testes,infelizmente fiquei um pouco nervoso, e os testes eram bem chatos, no primeiro você tinha que assinalar imagens pré-determinadas, que estavam misturadas com muitas outras imagens em toda uma folha em somente 3m e 30s, e o segundo teste,era o espacial,que vc tinha vários cubos e tinha que determinar por lógica qual seria o próximo movimento deste cubo,eram 20 questões e somente 18 minutos.
Sai da sala de testes com o pé atrás a respeito dessas avaliações.
Já no segundo dia,em entrevista com o psiquiatra, descobri que tive insuficiencia no teste psicotécnico(os 2 citados acima). Sem mais nenhum problema,retornei a casa e no dia seguinte (hoje) olhei no site da ANAC e lá estava. NÂO APTO.
Apesar de não passar,estou tranquilo,não é nenhum problema grave,tipo miopia com alto grau,escoliose ou outras coisas que reprovam.

Fica agora minha pergunta, procuro um psicologo de RH e entro com um Recurso?
Liguei para o CEMAL e me disseram para eu fazer isso.
E não recebi nenhum tipo de carta confidencial,ela vai vir? O meu segundo dia de exames foi ontem,e o resultado no site da ANAC saiu hoje. Esta carta demora a vir,não vem mais,tenho que buscar?
Fico aguardando vocês!

Edited by FernandezRj, 12 de April de 2013 - 13:08 .


#134 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 13 de April de 2013 - 02:49

E ai pessoal tudo beleza?
Bom, nos 2 últimos dias estive no CEMAL para fazer as avaliações Iniciais Para PP de 2ª Classe.
Achei tudo bem rápido e eficiente.
No primeiro dia,na sala de testes,infelizmente fiquei um pouco nervoso, e os testes eram bem chatos, no primeiro você tinha que assinalar imagens pré-determinadas, que estavam misturadas com muitas outras imagens em toda uma folha em somente 3m e 30s, e o segundo teste,era o espacial,que vc tinha vários cubos e tinha que determinar por lógica qual seria o próximo movimento deste cubo,eram 20 questões e somente 18 minutos.
Sai da sala de testes com o pé atrás a respeito dessas avaliações.
Já no segundo dia,em entrevista com o psiquiatra, descobri que tive insuficiencia no teste psicotécnico(os 2 citados acima). Sem mais nenhum problema,retornei a casa e no dia seguinte (hoje) olhei no site da ANAC e lá estava. NÂO APTO.
Apesar de não passar,estou tranquilo,não é nenhum problema grave,tipo miopia com alto grau,escoliose ou outras coisas que reprovam.

Fica agora minha pergunta, procuro um psicologo de RH e entro com um Recurso?
Liguei para o CEMAL e me disseram para eu fazer isso.
E não recebi nenhum tipo de carta confidencial,ela vai vir? O meu segundo dia de exames foi ontem,e o resultado no site da ANAC saiu hoje. Esta carta demora a vir,não vem mais,tenho que buscar?
Fico aguardando vocês!


Você tem que ir pegar.
Normalmente eles dão um "gancho" de 180 dias. Procure um especialista, consiga uma avaliação e um atestado para você levar ao Cemal, caso decida recorrer.

Edited by E195-SDU, 13 de April de 2013 - 02:51 .


#135 E195-SDU

E195-SDU
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Posted 13 de April de 2013 - 03:00

Novamente peço que os colegas leiam o RBAC67.
Nele vocês terão todas as informações necessárias sobre as inspeções e o que é avaliado, como é avaliado e porque é avaliado.

Infelizmente, os jovens entram no meio e esquecem que existem regulamentos para tudo que envolve a operação. Desde um regulamento para homologação de um simples parafuso, até homologação de empresas aéreas.

Não é uma bronca ou crítica negativa. Afinal eu também entrei cru na aviação e demorei para sentar e me interessar por isso tudo. Acontece que as coisas ficam muito mais simples e sem mistério, após a leitura destes.

Abraço pessoal!

#136 FernandezRj

FernandezRj
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Posted 13 de April de 2013 - 10:42

Você tem que ir pegar.
Normalmente eles dão um "gancho" de 180 dias. Procure um especialista, consiga uma avaliação e um atestado para você levar ao Cemal, caso decida recorrer.

Valeu pela ajuda! Vou fazer isso