Jump to content

Photo

Dúvidas CCF/CHT

CCF 1a Classe 0 O+

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
24 replies to this topic

#1 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 25 de May de 2012 - 17:37

Pessoal...
a ANAC me mandou primeiro uma carteira outro dia....q falava: CCF de 1a Classe PCM O+
hoje recebi outra escrita: CCF 1a Classe 0 O+
No sistema o CCF tá válido e nada mudou...
alguém eclarece ?

#2 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 25 de May de 2012 - 18:30

Sugiro que você nem se preocupe. Essas siglas malucas que a ANAC coloca no sistema só servem para eles. O que presta para você e seu patrão é a validade e categoria do seu CMA.
Se diz no site que está válido e é primeira classe, nem queime borracha. Fique de boa...

Mas qualquer dúvida, ligue para o SSO e espere pacientemente na linha, enquanto um dos funcionários da ANAC incorpore Jesus e resolva te atender.

Um abrs!

#3 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 25 de May de 2012 - 18:47

hahahaha....e o pior de tudo é que fiz o de PLA...então muito em breve posso esperar outra carteira chegar escrito OUTRA coisa! hahaha...#####!
gelei aqui agora né ?

#4 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 25 de May de 2012 - 20:17

hahahaha....e o pior de tudo é que fiz o de PLA...então muito em breve posso esperar outra carteira chegar escrito OUTRA coisa! hahaha...#####!
gelei aqui agora né ?

Pode sim. Mas ai neste caso, não espere muito, porque se você fez o de PLA, eles podem ter feito cagada e atualizado errado...
De umas 72 horas depois do exame, e ai sim você liga. Se ja se passaram as 72 horas, ligue na segunda logo...

#5 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 26 de May de 2012 - 14:48

o meu eu tirei sexta de primeira classe pla
e tem observaçoes.... nao sei o q sao mas td bem
Posted Image
49D MAIO 17 E 67.75E MAIO 17 - 43C2 MAIO 14

49D MAIO 17 49D – Raio X Panorâmico da Arcada Dentária
67.75E MAIO 17 6775E - Atestado Psicológico
43C2 MAIO 14 43C2 - Prova de esforço em esteira rolante (Teste Ergométrico) (compulsório por idade)

de acordo com o site da haco....

onde eu verifico se existe alguma restriçao????

#6 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 26 de May de 2012 - 19:16

Cara, isso não deve ser nada além da data de realização destes exames. Checa ai e veja se batem os dias. Estes exames tem prazo de validade de 5 anos. Pode ser que seja uma obs para que não te cobrem ano que vem.

Abrs

#7 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 27 de May de 2012 - 01:31

tranquilo verificarei porem onde eu vejo se tem alguma restriçao meu ccf?

#8 w.carlayle

w.carlayle
  • Usuários
  • 211 posts

Posted 01 de June de 2012 - 00:15

Boas galera..
Tenho CCF de segunda classe,o mesmo vence esses dias,então estou querendo tirar o CMA de PLA agora..
Estou pensando em fazer na clinica La Vue em São paulo..
Alguém aí poderia me dizer um pouco sobre exigências,eles são muito rigorosos no CMA de primeira classe PLA??Pois tenho um certo "medo" de tomar pau..
Seria melhor tirar o primeira classe PC primeiro??
Desculpe as várias perguntas!!

Abraço a todos!!

#9 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 01 de June de 2012 - 09:23

poisé...mas essas caralhada de coisas q eles colocam, tenho medo de influenciar num processo seletivo, por exemplo.

#10 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de June de 2012 - 13:38

poisé...mas essas caralhada de coisas q eles colocam, tenho medo de influenciar num processo seletivo, por exemplo.

Relaxa, mano. Se você tiver alguma restrição ou pendencia, eles ja teriam te avisado. Isso ai são códigos de exames e tal.
O pessoal da ANAC não tem um padrão quando vai atualizar essa página. E nem os hospitais seguem os padrões nas inspeções. Bem ao estilo do Brasil...

Edited by E195-SDU, 01 de June de 2012 - 13:40 .

#11 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de June de 2012 - 13:44

Mas como foi eu te falei. Liga para ANAC e tira esta dúvida. Não é nada demais. E no mais as empresas só querem saber se você tem o CMA válido, de PC ou PLA. Restrições existem em um grande número de pilotos, e nem por isso eles não deixam de ser contratados ou demitidos. Uso de lentes corretivas por exemplo. Existem vários.
Outras restrições mais sérias podem trazer de fato alguma dificuldade na aviação em geral, mas como você não foi contactado e não tem nada escrito (não são escritos em códigos) no campo de observações, fica tranquilo.

Mas como eu te falei. Liga para ANAC e tira esta dúvida. Não é nada demais. E no mais as empresas só querem saber se você tem o CMA válido, de PC ou PLA. Restrições existem em um grande número de pilotos, e nem por isso eles não deixam de ser contratados ou demitidos. Uso de lentes corretivas por exemplo. Existem vários.
Outras restrições mais sérias podem trazer de fato alguma dificuldade na aviação em geral, mas como você não foi contactado e não tem nada escrito (não são escritos em códigos) no campo de observações, fica tranquilo.

Edited by E195-SDU, 01 de June de 2012 - 13:44 .

#12 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 01 de June de 2012 - 13:55

Boas galera..
Tenho CCF de segunda classe,o mesmo vence esses dias,então estou querendo tirar o CMA de PLA agora..
Estou pensando em fazer na clinica La Vue em São paulo..
Alguém aí poderia me dizer um pouco sobre exigências,eles são muito rigorosos no CMA de primeira classe PLA??Pois tenho um certo "medo" de tomar pau..
Seria melhor tirar o primeira classe PC primeiro??
Desculpe as várias perguntas!!

Abraço a todos!!

Cara, sinceramente? Eu até ia revalidar com eles, mas acaba que é uma mão de obra ferrada, porque você precisa pegar os pedidos de exames com eles, para você ter acesso os reembolso com o plano de saúde, caso eles não tenham o convênio. Eu fiu no CEMAL e levei umas 4 horas lá. Foi muito rápido e o pessoal por lá é nota 10! No meu caso ja era revalidação do meu 1ª classe.
O problema é que vocês de SP não curtem muito o HASP. Eu imagino que seja uma dor de cabeça e um estresse por lá.
Se você quiser ir na La Vue, vai de boa. Não existe rigor maior que no HASP ou CEMAL.

Eu entrei em contato uma vez com um médico que faz estes exames de revalidação e inicias. O cara me disse que ele mesmo diz para os pilotos e comissários, que o melhor lugar para se tirar ou renovar os certificados são no CEMAL.
Nós temos esse medo de ficar nas mãos de militares e tal. Mas os caras lá fazem de tudo para te colocar para voo sempre. O intenção nunca é sacanear. Eles não têm nada a ganhar em te tirar de voo.
O negócio é ter saúde em dia e chegar lá calmo nos iniciais, para o psicotécnico. Vocês que estão no inicial, sempre pecam no psicotécnico, porque ficam inseguros na hora.
Não tem mistério em nada. Faça e continue voando!

Boa Sorte!

Edited by E195-SDU, 01 de June de 2012 - 13:56 .

#13 w.carlayle

w.carlayle
  • Usuários
  • 211 posts

Posted 01 de June de 2012 - 14:14

Cara, sinceramente? Eu até ia revalidar com eles, mas acaba que é uma mão de obra ferrada, porque você precisa pegar os pedidos de exames com eles, para você ter acesso os reembolso com o plano de saúde, caso eles não tenham o convênio. Eu fiu no CEMAL e levei umas 4 horas lá. Foi muito rápido e o pessoal por lá é nota 10! No meu caso ja era revalidação do meu 1ª classe.
O problema é que vocês de SP não curtem muito o HASP. Eu imagino que seja uma dor de cabeça e um estresse por lá.
Se você quiser ir na La Vue, vai de boa. Não existe rigor maior que no HASP ou CEMAL.

Eu entrei em contato uma vez com um médico que faz estes exames de revalidação e inicias. O cara me disse que ele mesmo diz para os pilotos e comissários, que o melhor lugar para se tirar ou renovar os certificados são no CEMAL.
Nós temos esse medo de ficar nas mãos de militares e tal. Mas os caras lá fazem de tudo para te colocar para voo sempre. O intenção nunca é sacanear. Eles não têm nada a ganhar em te tirar de voo.
O negócio é ter saúde em dia e chegar lá calmo nos iniciais, para o psicotécnico. Vocês que estão no inicial, sempre pecam no psicotécnico, porque ficam inseguros na hora.
Não tem mistério em nada. Faça e continue voando!

Boa Sorte!

Acho que vou fazer na La Vue mesmo..
De qualquer forma muito obrigado pelas suas palavras..
Bons voos sempre!!

A big hug!!

#14 Carajato

Carajato
  • Usuários
  • 1,093 posts

Posted 01 de June de 2012 - 23:26

Também fiz o CMA no HACO, e tenho as observações do Raio-X Panoramico e do atestado psicologicos validos até 2017. Relaxa quanto a isso, é justamente o que o E195-SDU disse, pra te isentar desses exames nas revalidações dos próximos 5 anos.

#15 Leotuning

Leotuning
  • Usuários
  • 157 posts

Posted 05 de June de 2012 - 17:18

Tirei meu CMA dia 25 de maio, porem nem as aulas teoricas começaram!!!! to estudando por conta.... até la... se eu na renovaçao ja nao ter pelo menos a carteira de piloto privado eu perco meu cma?

#16 bAlysson

bAlysson
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 15 de June de 2012 - 17:33

Pessoal, boa tarde...

Na aba 'OBSERVAÇÕES' na minha CMA, apareceu lá ''APTO USAR LENTES CORRETORAS''. Estou obrigado a usar durante os vôos ou é apenas um 'pode usar caso seja necessário' ?

Explico: Fui no CEMAL fazer minha inspeção de primeira classe essa semana, correu tudo bem, porém, no oftalmologista, ele me pediu pra consultar e, na próxima inspeção, que eu portasse lentes corretoras. Felizmente, não é nada demais.

Foi naquele teste onde voce senta na cadeira e precisa ler o que está num projetor a alguns metros à frente. Consegui ler as três linhas, mas quando ele apertou um botão num controle remoto, ficou tudo embaçado :lol: Bom, ao menos pra mim né. Nunca tive problema algum pra enxergar, tanto de longe quanto de perto, mas... é o que ele disse: Posso ter algo que eu não sabia que tinha.

Aliás, CEMAL nota 10. Organização e atendimento.

Um abraço!

#17 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 15 de June de 2012 - 19:34

Pessoal, boa tarde...

Na aba 'OBSERVAÇÕES' na minha CMA, apareceu lá ''APTO USAR LENTES CORRETORAS''. Estou obrigado a usar durante os vôos ou é apenas um 'pode usar caso seja necessário' ?

Explico: Fui no CEMAL fazer minha inspeção de primeira classe essa semana, correu tudo bem, porém, no oftalmologista, ele me pediu pra consultar e, na próxima inspeção, que eu portasse lentes corretoras. Felizmente, não é nada demais.

Foi naquele teste onde voce senta na cadeira e precisa ler o que está num projetor a alguns metros à frente. Consegui ler as três linhas, mas quando ele apertou um botão num controle remoto, ficou tudo embaçado :lol: Bom, ao menos pra mim né. Nunca tive problema algum pra enxergar, tanto de longe quanto de perto, mas... é o que ele disse: Posso ter algo que eu não sabia que tinha.

Aliás, CEMAL nota 10. Organização e atendimento.

Um abraço!

Em todo voo e inspeção de saúde, meu caro! O que você pode fazer e deve fazer é se consultar com seu oftalmologista e ver o que ele acha disso. Ou seja, se você tem mesmo necessidade de usar óculos. Se for o caso, beleza. Se não, você pode procurar o CEMAL novamente, para nova realiação ou simplesmente mantenha o óculos contigo nos voos, para que caso venha um fiscal da ANAC e te veja sem os óculos, você não leve uma comidinha de rosca. O que não pode é você usar óculos sem realmente ter necessidade. Isso pode até fazer mal pra saúde dos seus olhos.

Parabéns e bons voos!

#18 bAlysson

bAlysson
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 15 de June de 2012 - 22:49

Em todo voo e inspeção de saúde, meu caro! O que você pode fazer e deve fazer é se consultar com seu oftalmologista e ver o que ele acha disso. Ou seja, se você tem mesmo necessidade de usar óculos. Se for o caso, beleza. Se não, você pode procurar o CEMAL novamente, para nova realiação ou simplesmente mantenha o óculos contigo nos voos, para que caso venha um fiscal da ANAC e te veja sem os óculos, você não leve uma comidinha de rosca. O que não pode é você usar óculos sem realmente ter necessidade. Isso pode até fazer mal pra saúde dos seus olhos.

Parabéns e bons voos!

Obrigado pela resposta, E195;

Realmente, vou ir a um oftalmo.... É bem possível que eu tenha mesmo algo, pois não consegui enxergar absolutamente nada quando ele apertou o botão do projetor. Simplismente ficou tudo embaçado. Não quis discutir muito com o cara na hora pois é perca de tempo, e eu realmente posso ter um problema e não sei. Certamente, vale mais a pena eu realizar os exames, usar os óculos, do que incomodar eles com recursos desnecessários. Teve gente lá que realmente iria precisar de recurso, infelizmente.

É isso aí.

Abs, bons vôos!

#19 E.P.M.

E.P.M.
  • Expulsos
  • 2,289 posts

Posted 16 de June de 2012 - 12:32

para a ANAC não só um óculos basta. Em voo são no mínimo dois. Um nos olhos e um stand by.

#20 bAlysson

bAlysson
  • Usuários
  • 5 posts

Posted 16 de June de 2012 - 12:53

Olá, E.PM.;

Acredito que é o contrário.

''(3) deve demonstrar que um único par de óculos ou lentes de contato (caso precise utilizá-los) é
suficiente para atender aos requisitos de visão para perto e para longe, sem trocar ou retirar os óculos.
Óculos bifocais ou multifocais podem ser usados pelo candidato para atender a este requisito; ''

Página 25/49 do RBAC-67 (http://www2.anac.gov...RBAC67EMD00.pdf)