Jump to content

Photo

Técnicas de Pintura III

Micropintura

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
6 replies to this topic

#1 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 07 de June de 2012 - 01:25

Para terminar essa série de macetes sobre técnicas de pintura de plastimodelos, apresento este post com o subtítulo "MICROPINTURA", ou ainda, "AQUELAS COISINHAS QUE QUASE NINGUÉM VÊ, MAS A GENTE SABE QUE ESTÃO LÁ!". Apanhei um pouco do foco da macro da minha câmera, mas acho que as fotos estão razoáveis. Vamos lá...

Para começar, ninguém consegue pintar coisas tão pequenas sem uma boa ajuda ocular. No meu caso, uso um óculos de joalheiro com luz led que, dependendo da lente, pode ampliar o objeto até 10 vezes.
Posted Image

Além da ajuda aos olhos, tenho pincéis, alfinetes e agulhas que utilizo para pintar, como esses abaixo. A ponta daquele pincel maior tem cerca de 0,5 cm de comprimento, enquanto a agulha que uso para fazer traços REALMENTE FINOS é de acupuntura.
Posted Image

Vamos a alguns resultados. Sempre que possível, indicarei o tamanho real da peça para se ter uma idéia do seu real tamanho. A lente macro mostra cruelmente todas as imperfeições, mas a visão no tamanho natural fica muito boa: La garantía soy yo!

Aqui a valorizada que dá nos relevos de um trem de pouso de um caça Macross 1/72 com um pouco de "sujeira". A roda tem 0,6 cm de diâmetro.
Posted Image

Aqui os motores-foguete de um Bell X-1 em corte, 1/72 também. Aqui o segredo é a variação de tons para se ter uma ideia da complexidade do mecanismo. O Motor-foguete tem cerca de 1,2 cm de comprimento.
Posted Image

A seguir, METÁLICOS. Esse kit do Tyrrel P-34 (6 rodas) possui 5 tons diferentes de metálicos o que dá um realismo muito grande. Para vocês terem uma ideia do tamanho, o motor inteiro com o câmbio tem cerca de 5,5 cm. As letras "FORD" no cabeçote tem cerca de 1 milímetro cada.
Posted Image

Aqui a complexa suspensão dianteira do P-34 juntamente com o encanamento dos radiadores de óleo e o mecanismo da direção. Um cuidado que eu tomei foi reproduzir os cabos coloridos que saem de trás do painel de instrumentos, como se pode ver. Os discos de freio dianteiros tem 0,7cm de diâmetro.
Posted Image

Alguns carros de F1 mais antigos vem com pilotos, o que dá pra exercitar um pouco a pintura de figuras humanas. Aqui, apresento-lhes o pequeno Mario (Andretti) com meu polegar ao lado para se ter uma ideia da escala.
Posted Image

Figuras humanas em escala 1/72 são muito pequenas, em torno de 2 cm de altura, em pé. Aqui temos 3 exemplos. O primeiro é da soldadesca embarcada no meu Blackhawk do Exército Brasileiro:
Posted Image

E aqui, duas figuras de Star Wars que vem nos kits da japonesa Fine Molds. Luke e R2D2 no kit do X-Wing e Jango Fett no kit da Slave I. Ambos possuem 1,8 cm de altura:
The Force is powerful in this one!
Posted Image

The Bounty Hunter!
Posted Image

É isso aí. Espero que sirva de inspiração à turma para tentar novas técnicas em seus modelos.
Aquele abraço a todos!

#2 AlexVenturine

AlexVenturine
  • Usuários
  • 935 posts

Posted 07 de June de 2012 - 11:58

Parabéns Marcelo, eu sempre tive muita dificuldade para reproduzir estes detalhes nos meus modelos!

#3 A.Bell

A.Bell
  • Usuários
  • 233 posts

Posted 07 de June de 2012 - 14:42

Como é que voçê utiliza a agulha pra fazer essas micro pinturas?

#4 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 07 de June de 2012 - 21:14

Falaí, Bell.

O método é o seguinte: eu mergulho a agulha na tinta e a partir daí tem duas formas:

1 - Deixo escorrer até fazer uma gotinha na ponta. Com ela eu faço a marcação. Esse método funciona mais para pontinhos ou manchinhas.
2 - Rodo a agulha para distribuir a tinta uniformemente sem fazer nenhuma concentração. Coloco a agulha de lado e faço o traço. A tinta sai por capilaridade.

Dependendo do tamanho da marcação, pode-se usar um palito de dentes também.

Aquele abraço
Marcelo

#5 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 07 de June de 2012 - 21:22

Veja esse tutorial aqui:

http://www.youtube.c...h?v=InvikKLxEo0

Repare que a pessoa está usando essas técnicas: fazer a bolha na ponta e espalhar, usar de lado para riscar e pontilhar.

Abralhos.

#6 A.Bell

A.Bell
  • Usuários
  • 233 posts

Posted 11 de June de 2012 - 10:28

Caramba,e eu pensei que á tinha visto de tudo! :joinha: Talves,uma técnica interessante pra luzes e interior de cabine,no painel.Eu vou ver se me dou bem nessa técnica,me parece,aida mais,bem econômica! :joinha:
Obrigado por essa!

#7 Marcelo Conforto

Marcelo Conforto
  • Usuários
  • 1,028 posts

Posted 11 de June de 2012 - 11:26

Essa técnica funciona muito bem para rebites ou linhas de junção de painéis extra-finas, onde o nanquim não consegue se fixar bem.
No más, tô sempre à cata de um macete novo pra experimentar. Tamos aí nessas paradas! :joinha: