Jump to content

Photo

Escoliose.. Alguem tem escoliose e conseguiu entrar para Aviação Civil ?

This topic has been archived. This means that you cannot reply to this topic.
19 replies to this topic

#1 Polyane S.

Polyane S.
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 13 de June de 2012 - 22:02

Alguem tem escoliose e conseguiu entrar para aviação civil? E como que foi estar retirando o CCF d 2º classe ?
O que os medicos costumam analizar ?

#2 Leandrinho

Leandrinho
  • Usuários
  • 3,538 posts

Posted 13 de June de 2012 - 22:25

Tenho um ombro um pouco mais alto que o outro e sou um pouco corcunda.
Tirei meu CCF segunda classe em 2009 sem nenhum problema e renovei agora em maio, sem problemas tb.

#3 Thrust.Set

Thrust.Set
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 13 de June de 2012 - 22:38

Tenho um ombro um pouco mais alto que o outro e sou um pouco corcunda.
Tirei meu CCF segunda classe em 2009 sem nenhum problema e renovei agora em maio, sem problemas tb.

Você não sabe o alívio que você me deu.
Tenho as mesmas características e estava preucupado com isso.

#4 Polyane S.

Polyane S.
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 13 de June de 2012 - 22:56

Ai, que bom. Também estou mais aliviada. Aviação é a minha paixão e se isso me impedisse ia ser muito triste.
O Hospital do Rio é menos exigente ou qualquer hospital da aeronautica tem o mesmo nivel de avaliação ?

#5 Leandrinho

Leandrinho
  • Usuários
  • 3,538 posts

Posted 13 de June de 2012 - 22:59

Dizem que no HASP, onde tirei e renovei, sao os mais chatos/exigentes.
Ainda assim consegui tirar e renovar tranquilamente.
Entao o resto acredito ser mais tranquilo ainda.
Vai sem medo, vai dar tudo certo!

:joinha:

#6 Polyane S.

Polyane S.
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 13 de June de 2012 - 23:02

Ai. Também estou mais aliviada. Mas o hospital do Rio de Janeiro é menos rigido nesses casos ou todos possuem o mesmo nivel de avaliação ?

#7 Leandrinho

Leandrinho
  • Usuários
  • 3,538 posts

Posted 13 de June de 2012 - 23:06

Ai. Também estou mais aliviada. Mas o hospital do Rio de Janeiro é menos rigido nesses casos ou todos possuem o mesmo nivel de avaliação ?

Dizem que no Rio é muito mais facil.

#8 E175

E175
  • Usuários
  • 16,428 posts

Posted 13 de June de 2012 - 23:10

A exigência é igual, porém muda o humor dos médicos. Muitos aspectos do RBAC são vagos e fica muito a critério de quem avalia. O CEMAL é menos pano preto do que os demais. Em regra geral, quanto menor a junta maior a chatisse.

#9 Mauro Silva

Mauro Silva
  • Membro Honorário
  • 1,670 posts

Posted 13 de June de 2012 - 23:37

Conheci uma CMS que além de escoliose, bem nítida por sinal, tinha uma diferença de 1,5 cm no comprimento das pernas.

Não tenha medo não, vai tranquila que vai dar certo.

O Exame não é tão rígido assim.

Um Bom sorriso no rosto vai mostrar que você está pronta para o trabalho.

Bom exame e seja bem vinda!

Abc

Mauro

#10 Sydy

Sydy
  • Expulsos
  • 7,065 posts

Posted 14 de June de 2012 - 09:06

Polyane,

Como o Mauro e demais colegas falaram, vá sem medo. O CEMAL é honesto e vai te avaliar com correção. Lembre-se sempre da dica do Mauro. Sorriso no rosto e educação abrem milhões de portas.

Boa sorte e boa carreira,

Sydy

#11 IceAir

IceAir
  • Usuários
  • 5,603 posts

Posted 14 de June de 2012 - 11:53

Também tenho escoliose e CCF de 1a classe, já renovado.

No inicial meu medo foi aparecer algo no raio-X do tórax, mas não falaram nada.

Meu desvio é leve e assintomático, fiz RPG durante um tempo para fortalecer a musculatura das costas ao redor da coluna e hoje faço pilates para "manutenção" da postura.

Abraços!

#12 Polyane S.

Polyane S.
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 14 de June de 2012 - 14:01

Obrigada pessoal. Tenho certeza que esses conselhos me ajudarão.

#13 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 15 de June de 2012 - 00:14

Boa sorte! Não existe restrição para casos como o seu. Se não prejudica a segurança de voo, mobilidade e afins, não tem com que se preocupar.

A recomendação é SEMPRE dar preferência ao CEMAL. São bem honestos e as avaliações contam com muito bom senso. Dão sempre prerência aos pareceres positivos, desde que não comprometa a segurança do voo e principalmente da sua saúde.

Não esqueçam nunca de irem com confiança, educação e tranquilidade. Estes três fatores FAZEM a diferença.

Boa sorte para quem está indo tirar o primeiro certificado! Vai dar tudo certo.

#14 Clemente

Clemente
  • Usuários
  • 1,703 posts

Posted 15 de June de 2012 - 13:18

Só para complementar o tópico. Também tenho escoliose e sempre renovei meu CCF de 1ª classe no HASP sem problemas.

Abraços!

#15 Polyane S.

Polyane S.
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 23 de June de 2012 - 12:12

Clemente, qual é o seu grau de escoliose ?

#16 mordekaiser

mordekaiser
  • Usuários
  • 11 posts

Posted 03 de July de 2012 - 15:24

Você não sabe o alívio que você me deu.
Tenho as mesmas características e estava preucupado com isso.

hahahaha exatamente como eu

#17 Thrust.Set

Thrust.Set
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 07 de November de 2012 - 20:18

Pessoal sabem mais ou menos o grau de escoliose aceito?
Outas duvida: Além da escoliose também possuo pectus carinatum (veio num pacote, devo ter feito algo muito ruim em outra vida !). A pectus é apenas uma deformidade no tórax que não causa dor, nem problemas em nenhum órgão, é pura e exclusivamente estético, mas como aviação é uma coisa meio louca pergunto: alguém sabe se há alguma restrição quanto a isso também?

#18 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 07 de November de 2012 - 23:35

Pessoal sabem mais ou menos o grau de escoliose aceito?
Outas duvida: Além da escoliose também possuo pectus carinatum (veio num pacote, devo ter feito algo muito ruim em outra vida !). A pectus é apenas uma deformidade no tórax que não causa dor, nem problemas em nenhum órgão, é pura e exclusivamente estético, mas como aviação é uma coisa meio louca pergunto: alguém sabe se há alguma restrição quanto a isso também?

Thrust, sinceramente eu não lembro de ter visto restrição ao "pigeon chest", como popularmente é chamado.
Porém o que se resume muito bem a um dos mínimos exigidos, é que o candidato não tenha nenhuma deformidade física que comprometa o exercício de pilotar e/ou a segurança de voo.
Então resumindo mais ainda. Se a escoliose e o pectus forem severos, você pode vir a sofrer incapacitação. Porém, se no seu caso forem "deformidades" (detesto usar esse nome, afinal deformidade para mim só existe no carater do ser humano ruim) pequenas e que você não sente dores "importantes" (que façam você perder o foco em atividades e afins "segurança de voo"), não acredito que exista limitações.

Meu nariz é torto, meus ombros são irregulares (joguei tênis por 5 anos) e meu joelho esquerdo dói quando eu corro muito (acidente no futebol), tenho pés chatos e calos nos dedões dos pés e mesmo assim eu nunca tive problemas.
É tudo questão de bom senso e seguir o regulamento de maneira honesta. Se você acha que é capaz fisicamente de ser piloto, faça seu pedido de inspeção.
Sendo eu um leigo em medicina aeroespacial, mas tendo estudado bastante o regulamento 67, acredito que você será bem feliz ao fazer seu CMA.

Porém sugiro fortemente que você faça sempre exercícios específicos para melhorar sua postura (procure ajuda médica), manter-se sempre dentro do peso e IMC aceitáveis, pois assim você não vai sentir dores normais as vibrações que os voos proporcionam.
Acredite, pois são raros os tripulantes que não sentem dores nas costas, pescoço, pernas e cabeça pelo menos uma vez por semana. Os que nunca sentem são atletas ou gozam de uma saúde exemplar. Eu pelo menos sinto sempre aquela dorzinha generalizada, que vai dos pés a cabeça, sempre em pernas longas e jornadas estressantes. Mas nada que um banho quente, uma cama limpa e um bom ar condicionado não resolvem.

Abraço e boa sorte nessa luta que é ser piloto!

#19 Thrust.Set

Thrust.Set
  • Usuários
  • 395 posts

Posted 08 de November de 2012 - 10:48

E195-SDU

EXTREMAMENTE obrigado pela resposta, tranquilidade 100% agora, como citei a pectus É estética e não me limita a exatamente nada, a escoliose nunca sofri com ela pois desde pequeno quando descobri faço tudo que é esporte e exercicos disponiveis e faço acompanhamento de sua evolução com a mesma equipe de médicos que descobriu que eu tinha quando pequeno, então está sobre controle.
E vamos a luta agora !
Abraço.

#20 E195-SDU

E195-SDU
  • Usuários
  • 6,748 posts

Posted 08 de November de 2012 - 11:15

Mas antes de tudo, meu caro Thrust, leve o RBAC67 ao seu médico. Leiam os parágrafos relativos as suas dúvidas.
Isso só dará à você ainda mais segurança.

Abrs,